Cão de guarda

Lakenois: características e conteúdo da raça

Lakenois: características e conteúdo da raça
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Manutenção e cuidados
  5. Nutrição
  6. Educação e treinamento

A raça do cão pastor belga é bastante rara. Um dos pontos mais notáveis ​​é a pelagem do cachorro, que parece um arame enrolado. Além disso, esse cão se distingue pela grande resistência e também por uma figura atlética. Inicialmente, ela foi retirada apenas para proteger vários objetos, e mais tarde tornou-se pastor.

História de origem

Já pelo nome pode-se entender que o Laquenois apareceu na Bélgica. No seu território, no final do século XIX, existiam alguns cães que ajudavam a pastorear a manada. E embora todos tivessem o mesmo emprego, sua aparência era diferente. Os amantes de cães profissionais decidiram combinar as melhores qualidades de todos esses animais em uma única espécie. Assim, em 1891, foi criado um clube de amantes desses animais. Organizaram uma exposição, onde participaram centenas de cães, entre os quais foram selecionados os melhores e utilizados na criação de raças de qualidade.

Como resultado disso, quatro tipos de cães pastor belgas foram obtidos de uma vez. Estes são Tervurens, Malinois, Groenendals e Laquenois. Hoje, a International Dog Handlers Association classifica todos eles de acordo com o mesmo padrão. No entanto, em alguns países, eles ainda são considerados raças separadas.

Lakenois foi nomeado após a residência do Château de Laken, que pertenceu à Rainha Henrietta da Bélgica. Já no início do século 20, os padrões desta raça foram estabelecidos. Segundo eles, o cão deveria ter uma coloração cinza, além de uma pelagem que lembra um arame. No entanto, surgiram divergências entre alguns seguidores sobre a coloração. Alguns deles queriam reconhecer apenas o Laquenois vermelho padrão, enquanto os outros eram adeptos da cor cinza.

Características da raça

Os cães pastor belgas puro-sangue puro-sangue são animais bastante fortes e grandes, cujo corpo é densamente coberto por pêlos "de arame". Além disso, eles têm uma cabeça muito elegante e postura orgulhosa. Tudo isso dá ao cão uma aparência aristocrática. No entanto, na realidade é um cão trabalhador que pode pastorear um enorme rebanho e trabalhar em um serviço de guarda e guardar a casa de seu dono.

A descrição dos padrões Laquenois geralmente aceitos é a seguinte.

  • O crescimento da fêmea varia em 60 centímetros, mas o macho pode ser mais alto, até 65 centímetros. As mulheres pesam pelo menos 25 quilos, os homens pesam cerca de 30 quilos.
  • O rosto tem formato retangular em cunha.
  • A ponte do nariz é lisa e os lábios muito finos.
  • A boca é preenchida por uma série de dentes grandes e fortes que formam uma mordedura em tesoura.
  • Os olhos dos animais são pequenos, diferem em uma forma oblíqua e alongada, a cor da íris é na maioria das vezes marrom ou preta.
  • No topo da cabeça existem pequenas orelhas triangulares.
  • O pescoço é longo e inserido alto, além disso, se alarga em direção às omoplatas.
  • O físico é muito forte, com um peito largo. O dorso do animal é reto e ligeiramente encurtado, o lombo é forte, com uma garupa inclinada. A barriga é esgalgada.
  • A cauda do Pastor Belga é de comprimento médio. Se o animal estiver calmo, sua cauda se abaixará, e se estiver feliz, a cauda se levantará.
  • As patas de Laenois são longas e poderosas, com pontas ligeiramente arredondadas.
  • Esses animais têm um subpêlo bastante espesso, pois a maioria deles vive em climas frios.
  • Devido à sua pelagem incomum, o cachorro parece desleixado, fica com uma aparência desgrenhada o tempo todo. Os pêlos do rosto e das pernas serão mais curtos do que no resto do corpo. Em alguns lugares, chega a 5 a 6 centímetros.

Caráter e comportamento

A história de Laekenois começou bem recentemente, então os animais ainda não conseguiram herdar todas as qualidades de seus ancestrais. Os cães podem pastorear rebanhos e se envolver em vários trabalhos de busca. E, se suas habilidades de pastor não forem tão exigidas, então é bem possível envolver os cães no trabalho de busca.

Eles têm um caráter muito forte, porém, não gostam de forma alguma da solidão. Os cães pastor são muito apegados aos seus donos, mas ao mesmo tempo podem reconhecer apenas um dono. Para estranhos, esse cão parece muito zangado e perigoso. E isso é verdade, porque são excelentes defensores e guardas.

Esses animais de estimação são bastante sensíveis, portanto, os filhotes não precisarão apenas ser treinados, mas também se adaptarem a uma vida normal.

Eles precisam ser apresentados às pessoas e apresentados aos seus amigos e outros animais. Isso lhes dará a oportunidade de desenvolver autoconfiança e de não serem muito tímidos. Além disso, os cães serão menos agressivos no futuro.

Os cães belgas se dão bem com crianças. Não precisam ser jogos. Os cães podem simplesmente seguir comandos, o que é muito popular entre as crianças. Mas com outros animais de estimação que vivem na casa, eles podem não se dar bem. Usualmente, os cães têm uma atitude negativa em relação aos roedores. Eles evocam os instintos do caçador nos cães, e os cães olham para eles como uma presa que deve ser capturada. Além disso, eles também não se dão bem com gatos. A única exceção são os gatos que foram criados junto com os cães pastores.

Esta raça de cão é perfeita para pessoas solteiras e famílias com crianças. Para adultos e crianças, esse cão será um grande amigo.

Manutenção e cuidados

Se falamos em manter esses animais incomuns, então este não é um processo difícil. Basta dar um pouco de atenção, alimentá-los corretamente e também cuidar deles. Em primeiro lugar, devemos prestar homenagem ao cuidado de suas peles.

Uma vez que os cães belgas são animais de pêlo duro, eles precisarão de um procedimento como aparar. No entanto, esses cães nem sempre estão prontos para o procedimento.Portanto, na maioria das vezes eles caem naturalmente, resultando em uma nova pelagem.

Mas se o animal mora em um apartamento comum, a lã espalhada pelo apartamento será um verdadeiro incômodo para os proprietários. Neste caso, é necessário pentear os animais de estimação com um pente especial, que permitirá que você passe rapidamente o período de muda. Isso deve ser feito diariamente durante o período de muda. Além disso, graças ao procedimento, o belga terá sempre uma aparência bonita e elegante.

Muitas vezes não é necessário dar banho nesses cães, porque eles podem se limpar da sujeira.

Para isso, basta sacudir um pouco e tudo vai desaparecer de uma vez. O banho deve ser feito uma vez por mês ou dois. Neste caso, é necessário o uso de produtos de higiene especiais. Após o banho, você pode umedecer o pêlo laquenois com condicionadores ou enxágues especiais. Após o banho, enrole o pastor doméstico em uma toalha felpuda e espere um pouco até que toda a umidade seja absorvida.

Os animais de estimação que vivem em um apartamento precisam escovar os dentes regularmente. Isso deve ser feito algumas vezes por semana. A limpeza evitará doenças da cavidade oral. Além disso, é muito benéfico para os dentes quando o animal recebe ossos, brinquedos especiais ou guloseimas para os dentes.

Porém, para que não haja problemas com a limpeza, é necessário acostumar os cães a ela desde muito cedo. Somente neste caso o filhote se comportará não apenas com calma, mas também com paciência.

Além disso, não se esqueça das orelhas, que devem ser limpas regularmente. Para fazer isso, você precisa usar ferramentas especiais. Eles devem ser pingados nas orelhas e, após 3-4 minutos, basta limpar. Para evitar que cera ou sujeira se acumulem nas orelhas, é necessário remover os pelos de dentro das orelhas.

Os olhos também devem ser limpos. Mas isso só deve ser feito quando eles "acidificam" um pouco ou quando alguma sujeira entra neles.

Você pode usar tampões comuns embebidos em uma solução especial.

Além disso, os animais que moram no apartamento precisam remover as garras com um cortador de unhas. Mas é melhor fazer isso em clínicas veterinárias para que o cão não morda ou arranhe seu dono. Nesse caso, é necessário sacrificar o animal.

Embora quase todos os cães desta raça estejam com excelente saúde, algumas doenças ainda podem aparecer. Eles podem ser transmitidos de uma geração para outra. As seguintes doenças são dignas de nota.

  • Displasia de grandes articulações. Nesse caso, o osso do quadril não pode se encaixar perfeitamente na própria articulação. O andar do cão está prejudicado e ele está com dor aguda. A claudicação aparece um pouco mais tarde.
  • Doenças dos olhos que ocorre mais freqüentemente em animais mais velhos. Pode ser glaucoma ou até catarata.
  • Vólvulo do estômago pode ser congênita e adquirida. A doença adquirida costuma aparecer nesses cães devido à desnutrição, que no futuro pode levar à morte do cão. Para evitar que isso aconteça, você precisa dar ao seu animal o máximo de descanso possível e também selecionar cuidadosamente o menu.
  • Infertilidade. Pode ser encontrada em cães fêmeas e machos.
  • Envelhecendo muito rápido. Isso acontece rapidamente e, aos 6 a 8 anos de idade, o cão não só se sente velho, mas também tem essa aparência.

Nutrição

A alimentação deve ser balanceada e variada. A alimentação pode ser industrial e natural. Se a preferência for dada ao primeiro, você precisará comprar apenas produtos superpremium de alta qualidade ou produtos holísticos. Isso fornecerá ao cão todas as vitaminas e minerais de que necessita.

Ao comprar alimentos baratos, o cão não apenas não come o suficiente, mas também pode contrair doenças associadas ao trato gastrointestinal.

Na escolha dos alimentos naturais, é necessário que alguns alimentos sejam incluídos na dieta alimentar.

  • Proteínas, que são encontrados em alimentos como carne ou peixe, bem como em vísceras. Além disso, também são encontrados no leite azedo e nos ovos de galinha. A carne pode ser dada aos cães diariamente, mas os ovos apenas algumas vezes por semana.
  • Gorduras pode ser encontrado na carne, peixe, manteiga ou óleo vegetal. No entanto, você não deve exagerar com manteiga.
  • Carboidratos fornecerá perfeitamente aos cães a energia de que precisam. Para isso, podem ser adequados mingaus de vários cereais. Por exemplo, você pode usar alimentos como arroz, trigo sarraceno ou mingau de trigo. Você pode cozinhá-lo em água ou caldo de carne. Além disso, o pão preto geralmente também está entre os carboidratos.

Além desses alimentos, os animais de estimação precisam de minerais e vitaminas. Para que se encaixem, é imprescindível consultar um veterinário. E também, ao comprar cachorros pequenos, você deve perguntar aos vendedores com que eles os alimentam. Isso evitará que os proprietários cometam erros na escolha do feed.

Educação e treinamento

Quase todos os cães pastor belgas são inteligentes e fáceis de treinar. Mas, ao mesmo tempo, são bastante cautelosos e independentes, o que de alguma forma pode complicar todo o processo educacional.

O filhote precisa mostrar sua liderança desde o início. Além disso, deve ser provado. Você não deve mostrar a ele sua fraqueza, caso contrário, no futuro, o cão simplesmente não obedecerá ao dono. A pessoa deve se comportar com confiança. Afinal, assim que o cão sentir a folga, ele tentará imediatamente assumir a guia com as próprias mãos.

No entanto, você também não deve ser muito zeloso. Principalmente você não deve bater no cachorro ou gritar, porque depois de um tempo o cachorro vai mostrar agressividade para com essa pessoa.

Na maioria das vezes, Laquenois escolhe um mestre para si e obedece apenas aos seus comandos. Esse cão é amigável e respeitoso com o resto da família, no entanto, ele pode se recusar a seguir suas ordens.

Uma pessoa que planeja treinar um cachorro deve ser paciente, porque esses cães são rebeldes. Cada comando concluído deve ser recompensado com uma guloseima, e se o animal tentar fazer uma peça suja, o proprietário deve dizer “Não” com voz firme e confiante. As aulas com o cão devem ser feitas todos os dias, só assim é possível ensinar o cão a disciplinar.

Para resumir, podemos dizer que ao escolher animais de estimação incomuns para você como Laekenois, é preciso estar pronto não apenas para cuidar do filhote, mas também para criá-lo. Somente neste caso, o animal pode ser mantido em casa sem medo de consequências ruins. Esses cães não só serão capazes de proteger a casa de seu dono de várias invasões, mas também servirão como excelentes pastores para qualquer criatura viva no quintal.

Para mais informações sobre o cão pastor belga Laquenois, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa