Cão de guarda

Collie: história, tipos, escolha e cuidado

Collie: história, tipos, escolha e cuidado
Contente
  1. Origem
  2. descrição geral
  3. Variedades
  4. Regras básicas de conteúdo
  5. Vantagens e desvantagens
  6. Como nomear?
  7. Como escolher?

Muitas das raças de cães modernas foram criadas ao mesmo tempo com o objetivo de proteger os rebanhos que pastam de predadores. Collie é um exemplo de tal animal.

Origem

Mesmo profissionais experientes ainda não sabem dizer de onde vem exatamente o nome do cão collie. Existem várias versões:

  • um eleva o nome da raça à palavra gaulesa "útil";
  • a outra se refere à palavra escocesa para carvão;
  • o terceiro refere-se à designação local de ovelha de cabeça preta.

Na maioria das vezes, a palavra "collie" é usada em relação aos pastores escoceses, criados nesta região britânica. Exatamente as mesmas espécies, que foram criadas em outros lugares, são simplesmente chamadas de cães pastores ou cães de pastoreio. Além das Ilhas Britânicas, eles vivem principalmente no continente australiano e na América do Norte. No entanto, os collies podem ser encontrados em qualquer outro canto do mundo.

No principal território ocupado pela raça, foi ativamente utilizado no passado para a criação de novos cães de pastoreio. Ambas as linhagens puras e híbridas foram criadas. Algumas das ramificações incluem a palavra "collie" em seu nome. No entanto, essa definição de grupo é opcional.

A primeira menção conhecida do cão pastor escocês data de 1790. Mas não há dúvida de que a raça collie começou a ser usada muito antes do que foi mencionado nas fontes escritas. Os nomes mais antigos são "koeli", "collis". O nome moderno apareceu mais tarde. Os ancestrais dos cães pastores escoceses foram trazidos para a Grã-Bretanha pelos invasores romanos. Os animais foram originalmente pintados de preto.

A direção principal da seleção tornou-se naturalmente melhorando as qualidades do pastor. Ao longo do caminho, sua aparência mudou e melhorou. Em 1860, os primeiros collies foram levados para Londres, onde teve início a criação. Os criadores ingleses estão intimamente empenhados no trabalho com a raça.

No mesmo 1860, o pastor escocês foi mostrado pela primeira vez no show de Birmingham. 19 anos depois, em 1879, ela foi apreciada no Novo Mundo. O primeiro clube collie surgiu nos Estados Unidos em 1886. Nos próximos 50-70 anos, a raça marcha triunfantemente ao redor do mundo. E ela deve seu sucesso a uma série de qualidades valiosas.

Deve-se notar que a hipótese acima sobre o início da história dos cães pastores escoceses não é compartilhada por todos os especialistas. Alguns adestradores de cães acreditam que os ancestrais da raça podem não ser cães romanos, mas aqueles que apareceram nas Ilhas Britânicas quando foram colonizados por nômades da Idade da Pedra. Se essa suposição estiver correta, os primeiros vestígios da presença de collie devem ser encontrados nas regiões do sul da Inglaterra. É improvável que esta disputa termine definitivamente.

Não há consenso entre os profissionais sobre quais raças foram as predecessoras do pastor escocês.

Os traços de muitos deles mal são adivinhados, enquanto outros ancestrais podem permanecer desconhecidos para sempre.

Há uma opinião de que o papel principal na formação do collie moderno foi desempenhado pelo pastor Golden Moreia, que no passado habitou o leste da Escócia e as regiões férteis das montanhas. Esta raça foi distinguida por:

  • Preto e branco;
  • pesando 11,5-13,5 kg;
  • pernas relativamente curtas;
  • corpo alongado.

As patas dianteiras do Golden Moreia eram curvas e as traseiras eram bovinas. A opinião predominante sobre a inteligência superior de indivíduos de tamanho inferior influenciou o aparecimento do ancestral do pastor escocês. Filhotes altos foram simplesmente destruídos. Os traços característicos de Moray foram:

  • configuração do crânio largo e convexo;
  • olhos amarelos redondos;
  • orelhas caídas;
  • lã extra-densa de duas camadas.

O comprimento da pelagem costumava ser curto, mas alguns preferiam cães com franjas alongadas. Seus donos não eram tanto os próprios pastores, mas fazendeiros ricos. Os defensores da origem do Moray Collie acreditam que já nos primeiros séculos de existência da raça ancestral, não tanto as qualidades práticas quanto as decorativas eram especialmente apreciadas.

Os animais de estimação eram vistos como decoração da casa e do terreno, motivo de orgulho para o proprietário. No final da Idade Média e início dos tempos modernos, a formação da raça escocesa ocorreu por hibridização com os cães pastores dos distritos do norte da Inglaterra (fazendo fronteira direta com as terras escocesas).

Como resultado, houve aumento do tamanho e diminuição do comprimento do corpo, aumento do focinho. A protuberância do crânio foi simultaneamente reduzida e a pelagem encurtada. Mas, ao mesmo tempo, a cor dominante preto e branco permaneceu intacta.

Quando suas mudanças começaram, apareceram preto puro e preto e branco com inclusões marrons e vermelhas do cão. Teria sido possível reconhecer os traços característicos de um collie já nos primeiros anos do século XIX.

A hibridização com o setter irlandês mais tarde desempenhou um papel importante. A cor predominante mudou, e todos os tons da cor vermelha foram considerados de acordo com o padrão. Os modernos collies escoceses pegaram emprestado dos criadores:

  • crescimento relativamente alto;
  • tez pesada;
  • endireitando as pernas;
  • opacidade do focinho;
  • lábios "crus" característicos.

Às vezes, sua semelhança externa com retrievers é notada. Mas os especialistas não têm nenhuma evidência convincente de que tal hibridização realmente ocorreu. Em todo caso, um estudo atento dos pedigrees dos vencedores das exposições ainda não nos permite encontrar vestígios desse cruzamento. Mas sabe-se com segurança sobre o cruzamento com um galgo, realizado para esticar o focinho e aumentar a aparência aristocrática.Por um tempo, foi o tipo com características de galgo mais procurado entre todos os collies.

No século 21, esses cães ainda são encontrados, embora não tão frequentemente como antes. É por causa da influência do galgo que não há uma transição clara e o lobo frontal da cabeça é ligeiramente oblíquo. Uma influência ainda mais significativa no moderno cão pastor escocês teve uma hibridização com o cão bandog. Sua origem é desconhecida e ainda não existe uma tradução geralmente aceita dessa palavra para o russo.

No entanto, os especialistas acreditam que é a raça bandog que mais se aproxima do collie familiar em termos de características externas.

De acordo com os especialistas, o aparecimento final dos "escoceses" ocorreu entre 1860 e 1890. Mesmo considerando toda a história da cinologia, é difícil encontrar outros exemplos de uma formação tão rápida da raça.

Os cães trabalhadores sem pedigree, então adquiridos nos mercados de animais de tração, eram de tamanho relativamente pequeno. Seus membros dificilmente poderiam ser chamados de padrão de beleza, mesmo para a pessoa menos exigente. E mesmo com o surgimento dos primeiros clubes que mantinham listas de matrizes, quaisquer dados, com exceção do apelido e do nome do proprietário, não apareciam nessas listas.

Até 1895, os collies eram frequentemente registrados em livros de rebanho como cães pastores, e só então eles recebiam uma seção separada e clara. Birmingham tornou-se o principal centro de seleção e criação. No século XX, as mudanças continuaram e os criadores fizeram todos os esforços para fazer os pastores escoceses parecerem o mais nobres possíveis. Os criadores conseguiram melhorar significativamente esses indicadores (se tomarmos por base os cães que viveram no início do século passado). Portanto, é importante saber como essa raça se parece agora.

descrição geral

O termo "collie" na prática canina é aplicado não a uma raça, mas a todo um grupo de raças de pastoreio, que foram criadas na Escócia e nas regiões do norte da Inglaterra. É costume incluir nesta categoria não apenas variedades oficialmente reconhecidas, mas também pequenos subtipos locais. Na característica geralmente aceita de um collie, 5 características típicas são indicadas:

  • corpo proporcional;
  • Altura mediana;
  • facilidade de adição;
  • nitidez do focinho;
  • cor específica.

A história da raça refletiu sobre ela da maneira mais convincente - até agora, a maioria dos collies tem um instinto de pastoreio altamente desenvolvido. Os usuários, bem como os treinadores profissionais de cães, observam as propriedades valiosas desses cães:

  • resistência física;
  • agilidade impressionante;
  • boa capacidade de aprendizagem.

A grande maioria dos collies pesa de 22 a 32 kg. Os maiores cães são selecionados para pastar o gado. Existem vários tipos de caudas - desinfladas, levantadas, às vezes até mesmo curvas. No entanto, ele está excluído de se torcer em um anel e tocar as costas.

Alguns espécimes desde o nascimento são bobtail.

Qualquer collie é diferente atividade e energia. Eles podem correr em terrenos acidentados com terrenos difíceis durante todo o dia. É notado por especialistas que as capacidades intelectuais da raça tornam possível incluí-la entre os vinte cães mais inteligentes do mundo. Esta circunstância tornou os “escoceses” participantes regulares em competições de:

  • Bola aérea;
  • arte pastoral;
  • agilidade;
  • freestyle.

Certas raças do grupo collie, principalmente de pêlo comprido e de pêlo curto, são propensas a doenças genéticas. Eles também toleram infecções relativamente mal. Outro ponto fraco desses ramos é sua suscetibilidade aumentada a certos medicamentos. A altura na cernelha, de acordo com o padrão, é de 0,55 a 0,65 m.

O cachorro tem uma figura musculosa. Os músculos abundam no pescoço longo e graciosamente arqueado. A cabeça tem a forma de um cone; suas feições não são muito acentuadas, o crânio tem uma forma plana. As orelhas triangulares não são muito grandes.

Em um estado emocional calmo, eles são pressionados contra a pele e, se o animal for alertado ou excitado, as orelhas levantam-se e até inclinam-se para a frente.

Devido aos olhos amendoados, muitas pessoas pensam que o animal parece de alguma forma astuto e misterioso. Ao mesmo tempo, o visual não deve expressar nem mesmo notas agressivas menores. Abaixo do nariz preto estão mandíbulas fortes com mordedura em tesoura. O corpo longo do collie inclui:

  • endireitou as costas;
  • peito relativamente baixo;
  • pernas retas alongadas;
  • cauda de sabre.

O cão anda fácil e amplamente, enquanto se move muito suavemente. O padrão oficial permite apenas 3 cores:

  • tricolor;
  • areia (em tons diversos, com exceção dos tons creme e palha);
  • azul (dominado por cores claras).

Independentemente da cor, o cão deve apresentar grandes manchas brancas. O cão pastor clássico da Escócia tem:

  • mancha branca no focinho;
  • a mesma coleira;
  • ponta esbranquiçada da cauda;
  • meias brancas.

A aparência do collie é realmente impressionante e surpreendente. Ele invariavelmente expressa uma nobreza calma. Além disso, este cão literalmente exala simpatia.

Acredita-se que o caráter do cão se formou naquela época em que a aparência era menos importante do que as qualidades de trabalho. Naquela época, o mais apreciado era a capacidade de trabalhar com os rebanhos e obedecer aos pastores sem questionar.

Seria muito mais difícil para os proprietários de gado e os trabalhadores acompanhantes realizarem seu trabalho sem a ajuda de um collie. Um cão bem treinado será capaz de fazer algo que exigiria pelo menos 20 pessoas adicionais. Ainda hoje, quando várias inovações técnicas vêm em socorro dos pastores, a importância do pastor de quatro patas dificilmente pode ser superestimada. Na cidade, um collie pode parecer pouco convincente, não é atraente o suficiente, mas tudo muda quando o cão está em um ambiente familiar.

A inteligência do collie e suas qualidades práticas podem ser avaliadas na proteção de ovelhas. Cães habilmente e rapidamente cercam os animais espalhados, mesmo nas colinas. Eles reúnem o rebanho e o forçam a se reunir no curral. O gado mais teimoso é facilmente controlado pelo collie.

Mas também é importante entender as limitações associadas ao passado desta raça. Era utilizado exclusivamente para pastagem, e não para fins de proteção. Wolfhounds maiores agiam como guardas. Os cães pastores escoceses, pela própria estrutura de suas mandíbulas, são incapazes de infligir uma mordida, causando ferimentos graves à vítima. Já nos tempos antigos, os cães que abriam bem a boca e os animais aleijados eram cruelmente eliminados.

Como resultado, o collie não é propenso a um comportamento agressivo e as tentativas de forçá-lo a se comportar de forma violenta não são bem-sucedidas.

Treinadores inexperientes buscam apenas a aparência de acessos de raiva sem fim. O fato é que instilar agressividade entra em conflito com a instalação centenária que bloqueou ataques não autorizados a outros animais, especialmente a humanos.

A psique do cão não pode processar motivos mutuamente exclusivos de uma maneira aceitável e, portanto, um comportamento estranho aparece. Mas é preciso entender que como zagueiro, quando o ataque já está acontecendo, o collie se mostra muito bem. O principal é que o animal seja bem educado e treinado, então ele realmente protegerá a si mesmo e aos donos se necessário.

Nas descrições, nota-se a timidez do personagem do pastor escocês. Por isso, ela não estabelece contato com as pessoas muito rapidamente. Mas é bem possível, embora por muito tempo, ganhar a confiança da besta. A circunvolução agradável e de longo prazo permitirá que você consiga uma fixação extremamente forte.

Collie tenta concentrar seu apego emocional em uma pessoa, em vez de espalhá-lo por toda a família. A devoção depende muito da idade em que o collie apareceu na casa. Animais adultos, especialmente os sobrevendidos, são menos crédulos e menos leais.A crença generalizada nos Rough Collies de que eles são excessivamente animados e ativos não é muito correta.

Se os cães podem correr e se exercitar por muito tempo em liberdade, o excesso de emoção é removido. O pastor escocês deve encontrar pelo menos algum tipo de escape para sua energia efervescente - e ela com certeza irá procurá-lo, apesar de todo o descontentamento dos proprietários.

Portanto, os próprios comentaristas que atribuem teimosia e tendência a violar as ordens dos proprietários ao collie são os culpados - eles levam os animais de estimação para passear por vários minutos pela manhã e à noite. Conclusão: a raça não é adequada para pessoas constantemente ocupadas ou frequentemente em viagens de negócios.

Não tenha medo de que os collies exijam algum tipo de regime extremo, especialmente atividade física intensa. Eles podem manter a forma sem treinamento especial. Será suficiente para os adultos caminharem pela rua a passos largos, ocasionalmente precisarão de viagens em família para a natureza.

Em nosso país, os collies são usados ​​principalmente em Altai e nas regiões do Extremo Oriente. Não há muitas ovelhas, mas há cervos sika. Nenhum outro cão, mesmo o mais conceituado e popular, é adequado para escoltar veados. Mas o pastor escocês há muito é usado não apenas para o trabalho de pastoreio.

Qualidades incomuns tornaram possível usá-lo para fins de sentinela. As primeiras tentativas desse tipo foram feitas no início do século XX. Collie agora é usado pelos serviços de fronteira dos estados escandinavos. Juntamente com o, seu uso como animais de estimação está aumentando constantemente.

Em apartamentos e casas, os "escoceses" tornam-se membros da família leais e dedicados.

Variedades

Ao longo da longa história do collie, muitos subtipos desta raça foram criados. E atenção especial deve ser dada Australian Shepherd Aussie. Ao contrário do nome, teve origem nos Estados Unidos. O principal uso desses cães é pastar e guardar o gado. Presume-se que os Aussies foram derivados usando:

  • Cães Pastores Bascos;
  • collies ingleses clássicos;
  • Cão Pastor Espanhol.

A característica dos australianos é pelagem densa moderadamente longa... A cabeça é decorada com orelhas semi-eretas e o corpo termina com uma cauda curta. Freqüentemente, você tem que lidar com heterocromia. Na própria Austrália, existem cães pastores de cauda curta. Eles apareceram como resultado do cruzamento de cães pastores e dingos importados da Europa.

Cães de cauda curta Eles se distinguem por sua construção leve e cabelo relativamente curto. É importante distingui-los dos curandeiros australianos, eles também são cães pastor australianos. Ao criar esta subespécie, foram necessários diferentes espécimes de dingo e collie com cabelo curto. Uma característica típica desta espécie é considerada:

  • físico poderoso;
  • casaco bastante curto;
  • orelhas verticais.

Mestiço australiano têm uma cor azulada ou salpicada de vermelho. O tom principal é diluído com manchas bronzeadas. Também dignos de nota são dois grupos de collies desenvolvidos no sul do continente. Kelpies foram desenvolvidos com base em cães trazidos diretamente da Escócia ou das regiões do norte da Inglaterra. Os especialistas sugerem que a hibridização com dingo também foi usada quando o kelpie foi introduzido, mas este ponto ainda não foi esclarecido.

A raça tem pelagem curta e orelhas eretas. São possíveis cores bastante diferentes, incluindo tons de preto, vermelho ou castanho-avermelhado. Ao desenvolver o coolie australiano, não apenas os collies europeus foram usados, mas também cães da Alemanha e da Espanha.

Merece atenção e pastor inglês... Seu nome não deve ser enganoso - a raça foi criada por criadores americanos, e apenas os indivíduos originais eram de origem inglesa. As orelhas caídas do pastor inglês parecem muito boas. Ela é caracterizada por pelagem espessa de cor preta ou preta e castanha, diluída com manchas brancas. O Blue Lacey foi obtido através do cruzamento de um pastor inglês com uma variedade de raças.Quais eram essas raças, mesmo os especialistas ainda não descobriram.

É sabido que azul rendado pode ter três opções de cores:

  • Ruivo;
  • azul;
  • tricolor.

O mais famoso de todos os collies, no entanto, permanece Border Collie. Sua principal especialização é pastando ovelhas. Border Collies não são adequados para lidar com animais de grande porte. Esta raça pode ter orelhas parcialmente eretas e caídas. A pelagem sedosa do Border Collie pode ser muito longa, mas é muito curta nas pernas e no rosto.

As cores desta raça são preto, vermelho, preto e castanho e merle. Independentemente da cor específica, possuem marcações brancas e o mesmo colarinho. Às vezes, os cães tornam-se quase completamente brancos. O azul merle significa o predomínio de um tom azul-prateado puro, diluído em diferentes pontos com manchas escuras de tamanho médio.

Os itens a seguir não se enquadram no padrão azul merle:

  • cor ardósia natural;
  • grandes áreas pretas;
  • cortinas enferrujadas (mesmo no subpêlo).

O collie de mármore não parece menos brilhante. Ele pode ter olhos castanhos e azuis. Mas a raça collie barbudo está ainda à frente de muitas outras em termos decorativos. Não foi à toa que quase deixou de ser usada no comércio de pastores, mas encontrou aplicação como companheira e modelo de exposição. Os homens "barbudos" sempre têm orelhas caídas e uma pelagem alongada e sedosa por todo o corpo. Além das cores preta, marrom, azul, cinza e vermelha, a areia também é permitida; marcações brancas são possíveis.

Já o Cumberland Sheepdog é considerado devorado por uma espécie semelhante - o Border Collie, e também ancestral direto do ramo australiano. Os próprios Cumberlands mais puros há muito desapareceram. Sua característica é a alta densidade da pele preta.

O cão pastor McNab (ou simplesmente McNab) é bastante popular. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador. Vários indivíduos podem ter orelhas eretas ou parcialmente eretas. A pelagem curta preta ou vermelha é complementada por inclusões brancas no peito e focinho. E o Collie da Nova Zelândia foi criado com base no border collie. A variedade da Nova Zelândia não abre a boca durante o pastejo das ovelhas. Muitos pastores acreditam que esses cães podem dar qualquer ordem ao gado em um piscar de olhos.

Além dela, no passado também existia o chamado Smithfield Shepherd Dog. Eram cães grandes, ajudando não só a proteger os rebanhos de gado, mas também a conduzi-los. Eles receberam seu nome em homenagem ao mais antigo dos mercados de carne de Londres (por razões óbvias, eles sempre puderam ser vistos lá).

No século 21, os Smithfields são chamados de cães da Tasmânia, semelhantes em aparência aos collies barbudos. Entre outras opções de raças, Welsh Sheepdogs e Shelties (também são Shetland Sheepdogs) merecem atenção. O collie em si, no sentido cotidiano, é um clássico cão pastor escocês. Por ser criado nas terras altas da Grã-Bretanha, tem uma pelagem excelente e subpêlo espesso. Ambos permitem que suportem com sucesso até mesmo o mau tempo.

Regras básicas de conteúdo

Mas o passado pastor do collie não significa que o cuidado com o collie não seja importante o suficiente. Os pastores escoceses podem muito bem viver ao ar livre. No entanto, seria muito mais correto mantê-los mais próximos dos proprietários. É claro que esses animais não têm tendência a quebrar casas por causa da falta de comunicação com as pessoas, como os boxeadores às vezes fazem. O ponto é diferente - os cães são carinhosos e amigáveis, pelo que os donos só vão beneficiar com a sua aproximação e contacto constante.

Tal como acontece com outras raças, você precisará:

  • definir claramente o local onde o cão irá descansar e dormir;
  • comprar brinquedos;
  • cuidar da cama;
  • estocar tigelas para comida e água.

Como o collie é naturalmente ativo, ele deve ser capaz de jogar fora a energia acumulada.Para fazer isso, você terá que passear com os animais de estimação duas vezes por dia, não apenas andando pela rua, mas também dando tempo para que os cães corram livremente. Nesse caso, é claro, a guia está desatada.

Os cães pastores de pêlo comprido merecem escovagem diária (pelo menos ¼ hora). Junto com uma escova normal, um pente com dentes pequenos também é usado para isso. Pentear deve ser feito com cuidado e cuidado. Neste caso, o cabelo comprido é levantado para alcançar as raízes. O máximo de atenção é sempre necessário:

  • juba;
  • cauda;
  • cabelo nas patas e outras partes dos membros.

É nesses três lugares que os animais de estimação de donos desatentos costumam ser cobertos por esteiras. Quanto aos indivíduos de pêlo liso, podem ser penteados uma vez a cada 5-7 dias. Mas todos os cuidados não podem se reduzir apenas a trabalhar com o pelo do cachorro. Você precisa dar banho aos cães pastores escoceses uma vez a cada 2 meses. O banho extra é realizado em caso de poluição pesada.

Para melhorar o resultado, os procedimentos com água são realizados com um xampu emoliente. Você pode comprar em qualquer farmácia veterinária. Uma vez por semana, as orelhas são tratadas com uma solução especial. Simultaneamente ao tratamento, as próprias orelhas são examinadas para detectar lesões, reações inflamatórias ou um volume excessivo de secreções com o tempo.

Você também terá que escove os dentes do cão sistematicamente. A violação desta regra ameaça o aparecimento de odores desagradáveis ​​e a formação de tártaro.

As garras não são cortadas de acordo com o horário, mas de acordo com a velocidade de seu crescimento. Garras excessivamente longas interferem no movimento normal. Já nos collies, devido ao aumento da atividade física, a necessidade de tosquia adicional das unhas ocorre com menos frequência.

É imperativo monitorar as secreções que se acumulam nos olhos. São retirados com guardanapo embebido em água fervida. Uma boa alternativa pode ser considerada uma solução de camomila de farmácia. O aparecimento sistemático de descarga deve alertar imediatamente os proprietários.

Você deve consultar seu veterinário imediatamente. O fato é que a secreção ativa muitas vezes acaba sendo uma manifestação de um processo infeccioso.

Adequado para alimentar collies apenas produtos naturais... Alimentos secos da classe de elite podem ser um substituto para eles. A dieta de um cão alimentado com comida natural deve incluir peixes. O intervalo máximo entre temperos com frutos do mar é de 30-40 dias. As guloseimas incluem queijo e biscoitos.

É estritamente proibido dar collies:

  • banha salgada ou ázima;
  • feijão, feijão, ervilha;
  • produtos de farinha.

Os cães pastores escoceses gozam de boa saúde e quase não são suscetíveis a doenças congênitas. Eles podem viver de 12 a 15 anos se forem bem cuidados. De particular importância para a expectativa de vida são:

  • dieta normal;
  • visitas regulares a veterinários;
  • vacinação sistemática;
  • tratamento regular com medicamentos que suprimem os parasitas da pele.

Mas devemos entender que mesmo um collie pode ter distúrbios bastante graves. Existe até uma síndrome do olho collie especial. Nessa síndrome, que é hereditária, os olhos se desenvolvem de maneira anormal. Outra patologia de seu desenvolvimento - distiquíase, é expressa no aparecimento de uma fileira extra de cílios. Collies também podem sofrer de:

  • epilepsia;
  • dermatite (volvo das pálpebras);
  • pênfigo foliáceo (lesão autoimune da pele);
  • vitiligo (um mau funcionamento na produção de melatonina);
  • surdez congênita;
  • displasia;
  • aspergilose;
  • luxação dos cotovelos.

A anemia hemolítica imunomediada e os distúrbios digestivos representam um sério perigo para os animais. Na anemia hemolítica, a resposta imune atinge as células vermelhas do sangue. O cão pastor escocês é muito sensível à maioria dos medicamentos.

Portanto, os cães não devem ser tratados por conta própria. Qualquer medicamento só pode ser usado após consulta com veterinários.

Voltando à preparação, existem alguns atributos obrigatórios que devem ser mencionados:

  • um pente com dentes finos;
  • um pente com dentes grandes;
  • escovar;
  • pistola de pulverização para pulverização de água (remoção da eletricidade estática).

Primeiro, o collie é penteado ao longo do cabelo, indo do pescoço até a cauda, ​​com um pente grande. Em seguida, eles pegam um pente ou escova mais fina para deixar a lã completamente em ordem. É mais difícil pentear os cães até um ano e, portanto, você terá que fazer isso com mais frequência. A escovagem também deve ser aumentada durante os períodos de queda.

Um erro comum é não escovar, quando o collie estiver limpo e em perfeita ordem. É necessário tomá-lo como regra, independentemente da aparência do casaco, faça isso por 10 ou 15 minutos por dia... Note-se que o toque com um pente não só melhora o estado do cabelo, mas também tem um efeito positivo no fluxo sanguíneo na camada superior da pele. No que diz respeito à lavagem, raramente é necessária.

A lavagem excessiva do cão pastor escocês rouba sua camada protetora da pele e aumenta a probabilidade de doenças dermatológicas.

Se não houver zooshampoo especial, você pode fazer com sabonete infantil ou sabonete para peles sensíveis. É necessário monitorar cuidadosamente para que a água e os detergentes não entrem nos olhos ou ouvidos. O cão comprado é penteado imediatamente. Além disso, terá que ser realizado em uma sala quente por pelo menos 8 horas, esse requisito é especialmente importante no inverno. O Collie raramente se suja, se ainda acontecer, é aconselhável lavar somente as áreas sujas e não usar detergentes.

Vantagens e desvantagens

A vantagem indiscutível do collie é sua lealdade para com os proprietários. Sim, isso é típico de muitas raças. No entanto, o "tartan" se destaca mesmo contra o pano de fundo geral. Há casos em que ela correu para proteger o dono ou outros membros da família, arriscando a própria vida. Mais importante, o collie pode demonstrar afeto em um ambiente descontraído.

O animal tentará imitar os donos e se adaptar a eles. A sociabilidade torna o isolamento ou a longa separação dos proprietários quase inaceitáveis ​​para ele. Os estereótipos de comportamento de Shepherd desenvolvidos ao longo de muitos séculos forçam o collie a tentar reunir todos os membros da família. Quando uma companhia de pessoas ou animais de estimação está reunida ao redor, o pastor sente genuína bem-aventurança.

A atitude para com as crianças é literalmente reverente para ela. A raça é considerada uma babá de quatro patas ideal, capaz de brincar com as crianças e protegê-las de qualquer perigo.

Sua atitude para com estranhos é quase sempre cautelosa. No entanto, se o cão perceber que não há ameaça da parte deles, ele brincará e se divertirá de boa vontade com essas pessoas.

Os pequenos collies se distinguem por sua maior curiosidade. Portanto, você terá que monitorar cuidadosamente o comportamento para que eles não acabem em perigo. O cão é extremamente ativo, e a princípio sua prontidão para o jogo, para competições e corridas matinais, noturnas com os donos quase sempre é tocante. Mas você precisa pensar bem sobre quais são suas capacidades, se será possível passar muito tempo com o collie. As características positivas da raça são:

  • inteligência altamente desenvolvida;
  • excelente memória;
  • arte;
  • falta de agressividade (pelo menos em animais saudáveis ​​e bem treinados).

Uma mente desenvolvida torna o treinamento muito mais fácil. Mas é importante entender que às vezes o collie usa habilidade insuficiente e perseverança insuficiente dos proprietários. Então os cachorros são teimosos, astutos e demonstram que não entendem as exigências do treinador. Essa astúcia é suprimida de maneira elementar: deve-se seguir a linha de maneira clara e consistente - sem grosseria e violência, mas com calma e sem desvios.

Collie é invariavelmente bonito e elegante - isso é notado por todos os conhecedores e especialistas. A raça, como convém a um "pastor", resiste com tranquilidade ao frio e ao calor.Das deficiências, vale destacar a complexidade de cuidar dele e a necessidade de selecionar cuidadosamente os medicamentos para o tratamento de doenças com mais cuidado do que o habitual.

Cada um dos animais é estritamente individual e você terá que buscar uma abordagem pessoal para isso.

Os mais saudáveis ​​são os collies "clássicos", que se distinguem dos representantes do ramo "moderno" por:

  • uma constituição mais seca;
  • elegância do pescoço;
  • alongamento dos membros;
  • cabeça seca;
  • ligamentos mais fortes.

Um "clássico" completo faz movimentos mais livres e permanece fisicamente ativo até uma idade mais avançada. Mas a "secura" não deve ser exagerada. Uma constituição esguia, um peito achatado e um focinho oblongo podem se tornar as desvantagens de alguns indivíduos. "Moderno" move-se um pouco rigidamente, frequentemente sofre de violações na estrutura do esqueleto e ligamentos. Apenas em pequena medida essas deficiências são justificadas pela doce expressão no rosto.

Outros problemas da "modernidade" são:

  • fraqueza dos ligamentos;
  • caindo para trás;
  • pescoço encurtado (até sua completa ausência visual);
  • costelas excessivamente curvas que dão a impressão de um barril;
  • subpêlo muito desenvolvido.

Como nomear?

Como acontece com outras raças de cães, é aconselhável chamar o collie com um nome sonoro lacônico. Afinal, o nome condicional terá que ser pronunciado com muita frequência. E mais uma nuance: quanto mais difícil o nome, mais difícil é parar o cachorro em uma situação crítica, chamá-lo.

A "garota" costuma ser chamada de Kelly, mas há variações como:

  • Madeira;
  • Jasmim;
  • Nicole;
  • Olivia;
  • Graça;
  • Francesca;
  • Betty;
  • Emily;
  • Kat;
  • Vega.

Collies chamam de "meninos":

  • Enérgico;
  • Dândis;
  • Rikami;
  • Olafs;
  • O Lloyds;
  • Oscars;
  • Lawrences;
  • Bruno;
  • Mikami;
  • Danami;
  • Mozarts;
  • Henry;
  • Olivers;
  • Steve.

Nomes de fantasia de origem estrangeira não agradam a todos e não é necessário limitarmo-nos a eles. Dos apelidos de cães mais familiares, os seguintes são adequados:

  • Persa;
  • Trovão;
  • Kai;
  • Yakut;
  • Polkan;
  • Sultão;
  • Bertha;
  • Busya;
  • Elsa;
  • Sophie;
  • Inferno;
  • Seta;
  • Beta;
  • Erro;
  • Vênus.

Como escolher?

Quando a decisão de conseguir um collie for finalmente tomada, você precisará escolher cuidadosamente o cão certo. E, ao mesmo tempo, a finalidade para a qual o animal é adquirido é de particular importância. É ela quem determina quais parâmetros serão mais importantes. Então, ao comprar cachorros como melhores amigos de uma pessoa, nível de saúde e traços de caráter. Mas muitos estabeleceram uma meta muito mais ambiciosa - vencer em várias exposições.

Pessoas ambiciosas também terão que estudar profundamente os padrões da raça, as características de um determinado animal, e então verificar se ele não está de acordo com a norma da raça. Um bom pedigree não é menos significativo para o trabalho expositivo. Qualquer júri, qualquer especialista certamente irá avaliá-lo. E, no entanto, é a saúde do cão que sempre vem em primeiro lugar. Um collie robusto e bem desenvolvido às 8 semanas de idade se distingue por:

  • direto de volta;
  • focinho ligeiramente arredondado sem afilamento;
  • força e estrutura uniforme das patas;
  • pescoço alongado;
  • orelhas caídas para frente;
  • um corpo quase quadrado;
  • mordedura em tesoura;
  • casaco poderoso.

Mas você precisa olhar não apenas para os próprios animais. Um gado saudável e de alta qualidade não pode ser criado em más condições, quando está lotado e sujo. Os vendedores responsáveis ​​não hesitam em familiarizar os compradores com todas as condições para a guarda dos seus cachorros. Os próprios animais de estimação devem ser ligeiramente roliços e propensos a movimentos ativos. Não devem ter parasitas ou doenças de qualquer tipo, portanto, você deverá exigir dos criadores ou proprietários do viveiro um certificado do veterinário atestando a excelente saúde do animal.

Para conhecer as características da raça collie, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa