Quando é que se levantam as orelhas de um pastor alemão?
Hoje em dia, os pastores alemães são muito populares entre os amantes de cães. Eles podem ser companheiros fiéis, mesmo se estiverem em casa, pois se dão bem com os filhos pequenos. Além disso, muitas vezes são criados como cães de guarda. Alguns, no entanto, levam ativamente representantes dessa raça de cães para exposições, por isso é especialmente importante para essas pessoas monitorarem como as orelhas de um animal de estimação se levantam. Propomo-nos a ponderar com que idade as orelhas sobem, como colocá-las no cachorrinho em casa e também os possíveis motivos para não terem levantado.
Características do desenvolvimento da orelha de pastor
Desde o nascimento, como todas as outras raças de cães, as orelhas dos cães pastores não estão totalmente formadas. Em tenra idade, eles são cartilagem bastante mole que adere firmemente à cabeça do cachorro. Depois de algum tempo, suas orelhas começaram a crescer com ele, aumentando de tamanho. Não se deve perder o momento de formação da orelha, pois, ao atingir um determinado estágio de desenvolvimento, a cartilagem se transformará em uma placa elástica que não pode ser trocada.
O pericôndrio é responsável pela formação das orelhas - depende dele como as orelhas do cachorro irão se desenvolver. Torna-se uma espécie de condutor graças aos pequenos vasos e capilares, através dos quais penetram na cartilagem as substâncias necessárias responsáveis pelo seu crescimento e formação.
Assim, dá-se a formação da orelha - como um tijolo, com o auxílio das células-tronco, é criada sua forma correta.
Quando as orelhas começam a subir?
Muitos notaram o fato de que um filhote de pastor alemão tem orelhas muito maiores do que a cabeça em uma idade precoce. Isso se deve à atividade vigorosa de absolutamente todas as partes da orelha do filhote. A partir de cerca de dois a quatro meses, as células da cartilagem em grandes quantidades começam a secretar colágeno e elastina - substâncias que contribuem para o crescimento da orelha. Assim, o desenvolvimento das orelhas está à frente do desenvolvimento geral do cão.
No primeiro período de desenvolvimento de um pequeno cão pastor, você não deve se preocupar com o formato de suas orelhas. Nessa idade, a cartilagem deve estar exatamente nesta posição. Uma das características que causam pânico em donos inexperientes é a formação inicial das orelhas do cão e, em seguida, sua queda. Este fenômeno está diretamente relacionado à mudança dos dentes do filhote. Assim, acontece que aos 2 meses de idade, as orelhas podem subir e, depois de um mês, voltam a cair. Este é um processo natural que nada pode ser feito sobre isso, então não se preocupe antes do tempo.
Quando o filhote atinge os 4 meses de idade, a produção de substâncias estimuladoras do crescimento é drasticamente reduzida. Então, aos 5 meses de idade, já está praticamente reduzido a zero, é nesse período que a aurícula adquire certa estrutura e densidade. Não há necessidade de se preocupar se a cartilagem ainda não estiver em pé durante esse período. Talvez eles aumentem 30-45 dias após a data de vencimento - isso ainda é considerado normal. Agora, se o cão chega aos 8 meses e as orelhas ainda pendem, então, sem dúvida, você precisa soar o alarme.
Muitos cometem o erro de seguir a formação da cartilagem desde o nascimento do pastor alemão, mas esta é uma idade muito precoce para se estabelecer. Deve-se ter em mente que cada cão se desenvolverá à sua maneira, portanto, não exponha o filhote com muita frequência.
Sua melhor aposta é simplesmente curtir o crescimento do seu animal de estimação, ensinar comandos e brincar com ele, enquanto se certifica de que a dieta do seu cão é saudável.
Prevenção para se tornar
Para que as orelhas fiquem de pé, é aconselhável dar ao cão todas as vitaminas de que necessita para o seu crescimento, bem como realizar procedimentos simples para uma melhor formação. Propomos considerar os principais.
- Muitos criadores de cães adicionam farinha de ossos, vários peixes e kefir à dieta padrão de um filhote.
- É aconselhável massagear a orelha do cão, necessária para a boa circulação sanguínea e fortalecimento da cartilagem, mas este procedimento deve ser realizado com cuidado para não prejudicar o animal.
- O proprietário pode deliberadamente fazer ruídos ou farfalhar repentinos. Assim, o filhote esticará os ouvidos e se levantará para captar o som.
- É necessário monitorar a saúde do filhote. Para qualquer anormalidade que você possa identificar (por exemplo, irritação, alergias), você deve ir imediatamente com seu animal a um veterinário qualificado para consulta.
Razões pelas quais as orelhas não sobem
Conforme mencionado acima, se o cão atingiu uma certa idade e as orelhas não se erguem, isso pode ser devido a vários fatores. É muito importante não perder um minuto e ir ao consultório ver um especialista. O veterinário examinará o cão, fará uma série de perguntas e determinará a razão exata pela qual as orelhas não levantam.
Os motivos mais comuns para esse desvio são os seguintes.
- Lesões de ouvido durante o nascimento de um bebê.
- Doenças diretamente relacionadas aos ouvidos.
- Uma reação alérgica do corpo a certos alimentos.
- Doenças prévias antes da formação das orelhas.
- Condições inadequadas de alojamento para cães, incluindo dieta inadequada.
- Falta de vitaminas essenciais para se tornar.
- Poucos passeios ao ar livre.
- O uso de curativos biológicos inadequados ou sua ausência na dieta alimentar.
- Os pais do animal têm algum tipo de distúrbio hormonal.
- A altura e o peso do filhote não são apropriados para a idade.
- A ocorrência de qualquer situação estressante que afetou o cão.
- Hereditariedade ruim.
- Reação à vacinação ou falta dela. É assim que o corpo do seu animal pode lutar contra um dos vírus.
O que devo fazer?
É aconselhável consultar um veterinário qualificado em primeiro lugar. Somente um especialista poderá determinar com precisão as causas de tal problema e sugerir uma solução. Além disso, existem várias maneiras de ajudar as orelhas do seu pastor alemão a ficarem mais fortes e se moldarem em casa. Eles também devem ser discutidos com seu médico.
A maioria dos veterinários afirma que se aos 8 meses as orelhas ainda não estão em pé, elas nunca mais se levantarão... Nesse caso, a única solução seria realizar uma operação cirúrgica, durante a qual o filhote recebe implantes artificiais que dão a forma desejada. Claro, o problema ainda vai permanecer, mas o cão terá as características necessárias para participar de vários shows.
Deve ser sempre lembrado que o cão não tem a garantia total da formação natural das orelhas, por isso monitore regularmente o animal.
Métodos de preparação
Propomos considerar algumas das maneiras mais eficazes de posicionar o ouvido. No primeiro caso, o proprietário precisará de grandes rolos de espuma de borracha (uma alternativa pode ser um pequeno tubo), um remendo cirúrgico branco, cola médica, bem como um lápis sólido (sem afiar), bastão ou qualquer outro objeto oblongo .
- Remova o eixo central do modelador previamente preparado e insira um palito de 20 mm em seu interior. A superfície do modelador de cachos deve ser untada com cola.
- O desenho é inserido na orelha do cão para não prejudicar o filhote e não bloquear o acesso ao canal auditivo. Quando os rolinhos estiverem no lugar, você precisa pressionar a superfície da orelha para que ela adira à cola médica, mas faça isso com cuidado.
- Depois disso, você precisa colar a orelha e os rolinhos com um gesso. Neste ponto, você precisa segurar um lápis ou bastão, dependendo do que você escolheu. O processo de embrulhar deve começar de baixo para cima, embora seja necessário fazer isso não muito apertado para não prejudicar o bebê e não interromper a circulação sanguínea. Assim que você chegar ao fim, o palito é removido do modelador.
- O próximo passo é a estabilização do ouvido. Para fazer isso, você precisa prender um bastão de sorvete na parte de trás e depois fixá-lo. Isso fixará a posição selecionada.
- O filhote precisa se distrair para não tirar o curativo até certo momento.
- O enrolamento não deve ser feito na orelha por mais de duas semanas, o período ideal será de 10 dias.
Mesmo que apenas uma orelha não valha a pena, esse procedimento é realizado para duas.
Outra forma é fornecer ao filhote a quantidade correta de cálcio. Para isso, será necessário dar ao filhote uma colher de sopa de queijo cottage ou iogurte em todas as refeições. Porém, vale a pena abster-se de comprar e adicionar suplementos alimentares à dieta, pois um excesso desse elemento pode se depositar nos ossos, o que acarretará uma série de problemas no futuro.
A maneira mais suave de ajustar as orelhas é colá-las.
- Pegue um par de pedaços de papelão idênticos.
- O canal auditivo do filhote é tamponado com algodão e a parte fraca da orelha é raspada, onde o papelão será colado. É necessário para tratar a área cortada e o lado adesivo do sistema transdérmico. Esse procedimento é necessário para excluir sensações dolorosas durante a remoção posterior do adesivo. Após a secagem do tratamento, o gesso é colado e alisado no local selecionado.
- Em seguida, um pedaço de papelão é retirado e untado com cola de secagem rápida. Deve ser colado, segurando a orelha, e a seguir fixar a posição selecionada com um gesso.
- A cola permanece nas orelhas por no máximo duas semanas.
O que fazer quando seus ouvidos se levantam?
Depois de formadas as orelhas, é necessário evitar que voltem a cair. Isso pode muito bem acontecer se você parar de prestar atenção às cartilagens, assim que elas adquirirem o formato correto.Isso exige fazer barulhos altos constantemente, mas para não assustar o cão, isso manterá os ouvidos tensos. Será útil massagear as orelhas para melhorar a circulação sanguínea.
Um filhote de pastor alemão requer atenção especial ao ajustar as orelhas. Naturalmente, nem todo dono precisa que eles tenham a forma correta, já que nem todo mundo ganha um cachorro para participar de competições. No entanto, deve ser entendido que A colocação de orelhas em um cão pastor é correta tanto do lado estético quanto do fisiológico.
Veja abaixo duas maneiras de erguer os ouvidos do pastor alemão.