Cão de guarda

Cão Pastor Caucasiano: características da raça. Alimentação e cuidados

Cão Pastor Caucasiano: características da raça. Alimentação e cuidados
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Variedades
  5. Altura e peso por meses
  6. Escolhendo um cachorrinho
  7. Condições de detenção
  8. Alimentando
  9. Cuidado
  10. Educação e treinamento
  11. Apelidos adequados
  12. Avaliações

O Cão Pastor Caucasiano é um animal muito forte. É grande. Caso contrário, esta raça é chamada de wolfhound aborígene ou caucasiano. Esta besta é o guarda perfeito. Hoje veremos mais de perto esses cães poderosos e grandes.

História de origem

Os poderosos cães pastores caucasianos pertencem às raças antigas, que antes passavam por uma seleção muito rígida pelo direito de estar perto dos humanos. Se partirmos de dados arqueológicos, podemos descobrir que a idade desses indivíduos é de pelo menos 2.500 anos.

Sabe-se precisamente que os ancestrais dos cães pastores caucasianos são os grandes dinamarqueses tibetanos. Antes de nossa era, eles eram a verdadeira personificação dos molossianos clássicos, já que eram verdadeiros pesos pesados. Além disso, esses animais sempre demonstraram lealdade infinita para com seu mestre. Os caucasianos sempre trataram seus inimigos sem piedade.

Acredita-se que cães desta raça chegaram ao território da China quando o imperador foi presenteado com tal filhote. Os representantes desta raça foram imediatamente apreciados na Ásia. Os caucasianos despertaram grande interesse lá e atraíram muita atenção. Além disso, esses cães se espalham rapidamente. Primeiro, eles chegaram à Mongólia, Mesopotâmia e, em seguida, através dos territórios do Cáucaso, eles penetraram em Roma e na Grécia.

Existe também uma versão mítica especial da origem dos cães de guarda fortes e fofinhos. Segundo ela, os caucasianos conseguiram ressuscitar o governante da Armênia Ara, o Belo, lambendo suas feridas. Nessa época, havia uma divisão dos cães pastores em caucasianos e asiáticos centrais.Deve-se notar que as primeiras cópias foram selecionadas de forma especialmente rígida. Suas qualidades de trabalho foram levadas em consideração.

Indivíduos da Ásia Central foram deixados em seu território nativo e quase não mudaram com o tempo. Há algumas evidências de que, ao contrário dos centro-asiáticos, que podiam proteger o território em grupos inteiros, os caucasianos poderiam fazer essas tarefas sozinhos ou em pares.

As terras do Cáucaso são muito bonitas. Nessas regiões, a natureza é realmente bela. No entanto, as condições climáticas no Cáucaso estão longe de ser as ideais. Além disso, as áreas montanhosas, que podem ser muito difíceis de passar, tornaram-se rotas de "trânsito" para comerciantes e conquistadores. Os ancestrais dos cães pastores caucasianos temperaram seu caráter nessas circunstâncias difíceis para eles. Sua firmeza foi transmitida às gerações seguintes. Viver em um cruzamento de tráfego teve um impacto significativo em muitas das características e características distintivas dos brancos.

Em suas terras de origem, também havia uma divisão das atividades diretas dos cães. Molossianos de áreas montanhosas foram explorados para pastar o gado, bem como proteger a propriedade dos proprietários. Quanto às áreas de criação de gado, era aqui que esses cães eram chamados de wolfhounds caucasianos. Os molossianos, por outro lado, eram chamados de cães empíricos.

Cães de caça caucasianos desempenhavam funções guardas duros e inabaláveis... Além do mais, eles participaram de campanhas militares. Há algo nos traços de caráter dos caucasianos de hoje que eles herdaram de seus ancestrais - ódio feroz ao lobo e ao estranho.

Os cães pastores caucasianos eram altamente respeitados. Prova disso é o fato de suas imagens terem sido encontradas em brasões de famílias principescas.

Naquela época, havia vários tipos de cães assim. Cada uma das nacionalidades tinha seu próprio cachorro. No nível não oficial, uma divisão semelhante ocorre hoje. Mas esses animais atraíram a atenção dos criadores russos e não só. Foi nesse momento que se iniciou o trabalho direto de transformação da raça indígena em fábrica.

Ao longo dos anos, foi realizado um trabalho para melhorar as qualidades e características dos Pastores Caucasianos. Os cães tornaram-se mais habitáveis ​​em ambientes urbanos. É verdade que, infelizmente, nem a criação de melhor qualidade, associada a um ambiente urbano desfavorável, fez seu trabalho e a vida dos caucasianos foi seriamente reduzida. Hoje, os cães pastores caucasianos vivem em média não mais do que 10-12 anos, embora nos velhos tempos esse período fosse mais longo.

Demorou muito para desenvolver esta raça severa. Os padrões por si só mudaram várias vezes. A última versão foi aprovada pela Kennel Federation em 2010.

Descrição da raça

Os cães pastores caucasianos são muito populares hoje em dia porque têm excelentes qualidades de cão de guarda. Antes de iniciar um guarda tão leal e destemido, você deve se familiarizar com sua descrição e o padrão que ele deve cumprir.

Vamos conhecer as principais características inerentes aos Pastores Caucasianos.

  • O peso dos homens adultos pode chegar a 50 kg. As cadelas são mais leves - em média 45 kg, mas também existem indivíduos mais pesados.
  • Os machos do cão pastor caucasiano na cernelha têm 68 cm de altura e as fêmeas têm 64 cm ou mais.
  • Quanto à cor da pelagem, vários tons de cinza são permitidos, assim como o cinza-marrom com manchas vermelhas. Existem também indivíduos de lã de cor creme. O padrão permitido não é muito brilhante e perceptível na cor do tigre. Cores pretas ou brancas puras são consideradas indesejáveis. Os lábios e as pálpebras dos caucasianos têm uma orla característica de tonalidade escura, independentemente da cor principal da pelagem do animal.
  • Como mencionado acima, o tempo de vida dos Pastores Caucasianos foi encurtado quando eles começaram a se adaptar às condições de vida na cidade. Atualmente, esses animais vivem em média até 12 anos. Claro, muito aqui depende de cuidados adequados com o cão e nutrição balanceada.Em condições ideais, um animal de estimação pode viver mais.
  • O personagem dos cães pastores caucasianos é muito leal. Eles podem se dar bem com crianças. Normalmente, esses animais de guarda severos são leais às travessuras dos mais pequenos. É verdade que as crianças devem ter permissão para entrar nos cães pastores caucasianos apenas sob a supervisão de adultos. Os caucasianos desconfiam de outros animais e são hostis a estranhos.
  • O nível de inteligência desses animais está em um nível bastante alto. No entanto, pode ser difícil treiná-los, pois eles podem ser preguiçosos. E o caráter dos caucasianos como um todo não é muito obediente. É muito importante considerar isso se você estiver planejando adquirir esse tipo de animal.
  • O potencial de proteção desses cães é excelente. É a proteção o principal objetivo dos representantes desta raça. Os cães pastores caucasianos podem, sem hesitação e hesitação, entrar na batalha com o inimigo, independentemente de sua força.

Como você pode ver, os cães pastores caucasianos têm muitas características muito importantes que devem ser lembradas por uma pessoa que planeja ter um cão tão poderoso. Agora vamos ver quais padrões existem para o exterior desses animais.

  • Cabeça Os caucasianos são geralmente quadrados e bastante massivos. O crânio tem uma estrutura em forma de cunha. As arestas da sobrancelha são bem desenvolvidas e visíveis.
  • Focinho Os caucasianos são muito numerosos. A transição para o focinho da testa é suave, gradual. As costas nasais são sempre perfeitamente planas e retas. O lobo nasal dos caucasianos tem narinas pronunciadas.
  • mandíbulas Os cães pastores caucasianos são muito grandes e até parecem assustadores. Uma característica desses indivíduos é a presença de 42 dentes. Os caninos são grandes e a mordida é firme.
  • Olhos Os caucasianos não são muito grandes e têm uma forma arredondada. Eles são inseridos razoavelmente largos e profundamente inseridos. A cor da íris pode variar de avelã claro a avelã. As pálpebras são bem definidas e proeminentes no focinho.
  • Ouvidos em representantes desta raça, eles são inseridos altos e largos. Eles têm uma forma triangular característica. Pode ser cortado ou não.
  • Pescoço Os caucasianos são caracterizados por uma inserção baixa, solidez e notável muscularidade. A nuca é pronunciada.
  • Corpo em cães pastores caucasianos, corresponde ao tipo molossiano. É musculoso e bem equilibrado. O peito nesses indivíduos é bastante largo, o dorso é reto, a cernelha é pronunciada. A garupa é forte e firme, ligeiramente inclinada para a cauda.
  • Forma de cauda nos cães descritos assemelha-se a uma foice. Também existem animais com cauda em anel. Este membro é inserido alto e tem um grande comprimento.
  • Membros são caracterizados por um comprimento médio. Eles são retos, têm músculos bem desenvolvidos. Os ossos são largos. Os pés são geralmente ligeiramente redondos e muito firmes.
  • Os caucasianos não podem ser chamados de tenros e moles. Ela geralmente é dura e bastante áspera. O cabelo é liso e não muito próximo ao corpo do animal. O subpêlo é sólido e abundante. Um pouco mais longo na cauda, ​​pescoço e pernas traseiras.

Caráter e comportamento

Muitas pessoas tratam os cães pastores caucasianos com grande cautela e apreensão. Isso não é surpreendente, porque esses cães inspiram medo pela própria aparência. Eles são grandes, poderosos, com músculos bem desenvolvidos. Seus rostos não parecem fofos e brincalhões.

No entanto, não tire conclusões precipitadas sobre esses animais. Primeiro, você deve se familiarizar com todas as características de seu comportamento e caráter.

É necessário abordar a educação do Cão Pastor Caucasiano com toda responsabilidade, respeito e amor. Somente se essa condição for atendida pode-se esperar dedicação total e comportamento adequado do cão. As seguintes características são características dos caucasianos.

  • Simpatia. Os caucasianos são grandes fãs de estar em uma empresa. Mesmo que o gigante more no pátio de uma casa particular, ele deve, pelo menos às vezes, ser autorizado a entrar na casa. Você deve dedicar mais tempo ao animal. O cachorro deve sentir seu amor. Se não houver contato constante desse cão com uma pessoa, as relações amigáveis ​​não funcionarão.
  • Coragem... O nome desses cães por si só sugere que eles foram criados especificamente para proteger ovelhas e proteger a propriedade humana. Os representantes desta raça são guardas e vigias ideais. Eles estão sempre alertas e prontos para correr para proteger os proprietários.
  • Equilíbrio... Os cães pastores caucasianos são muito inteligentes. Desde cedo, eles entendem que sua tarefa é proteger o lar. É extremamente raro que os caucasianos demonstrem agressão e raiva irracionais. Claro, queremos dizer aqueles indivíduos que foram criados com respeito e amor. Os caucasianos podem mimar sem se preocupar com o fato de que deixarão de proteger normalmente a casa. Pelo contrário, elogios e recompensas são apenas para o benefício desses animais.
  • Atividade... Antes de ir às compras para um Cão Pastor Caucasiano, deve-se observar que o animal é bastante grande e maciço, e precisa de caminhadas frequentes. Um pequeno quintal para tal besta dificilmente é adequado. Às vezes com um caucasiano você terá que sair para dar um passeio em um parque ou estádio, para que o animal possa correr o quanto quiser, se descarregar.
  • Devoção. Os cães pastores caucasianos se acostumam com seu dono com uma rapidez surpreendente. Esses animais não toleram muito bem sua mudança. No curso de educação dos caucasianos, é muito importante demonstrar sua liderança, ser rigoroso. No entanto, você não pode constantemente apressar o animal, bem como gritar com ele. Esse comportamento não vai assustar o cão nem forçá-lo a fazer tudo certo. Ao contrário, o pastor deixará de ter respeito por você e não confiará em você.

Vale a pena considerar outras características do comportamento dos Pastores Caucasianos.

  • Eles podem se dar bem com os filhos dos proprietários. É verdade que é melhor manter essa amizade sob o controle dos adultos.
  • Os caucasianos não gostam de estranhos, mas podem ser leais aos amigos e parentes dos donos.
  • Uma vez que esses animais têm um instinto protetor bem desenvolvido, eles serão capazes de proteger sua família de qualquer perigo sem hesitação.
  • Estes cães são muito confiantes em si próprios, reagem de forma clara e rápida a várias situações extremas.
  • Os caucasianos adoram jogos ativos. Eles precisam de uma atividade física impressionante, portanto, você não deve mantê-los trancados.
  • Os cães pastores caucasianos são destemidos e sempre o demonstram.

Devemos levar em conta o fato de que os cães pastores caucasianos não são animais maus, mas simples. Se o objetivo do animal é proteger a casa e o dono, nada pode distraí-lo. Ele não vai voltar sua atenção para outra coisa.

O proprietário e os membros de sua família são vistos por esses indivíduos como membros da matilha. Se você não criar um cão assim, a pessoa não estará na melhor situação: o cão vai acreditar que domina e conduz a matilha, o que no final pode acabar literalmente em tragédia. É por isso o principal que será exigido do dono é mostrar ao seu animal quem manda na casa.

Deve ser lembrado que os brancos são muito sensíveis à dor. Isso deve ser levado em consideração nas situações em que o cão fica com a criança. Via de regra, esses cães são muito leais às crianças, pois entendem que estão lidando com quem precisa ser protegido. Em momentos de comunicação com crianças, os brancos deixam de ser rígidos e durões - eles estão prontos para passar algumas horas brincando. Os conflitos só podem surgir se a criança machucar o cachorro. A parte mais vulnerável são as orelhas. É por isso que é tão importante controlar essa comunicação.

A atitude dos caucasianos em relação aos outros animais da casa pode ser completamente diferente. Tudo depende das circunstâncias. Por exemplo, se um cão pastor cresceu e se desenvolveu na companhia de um gato, então ela não o atacará - o mascote bigodudo se tornará seu amigo, ela o protegerá.

Os caucasianos também podem tratar bem gatinhos pequenos. Se você apresentar animais de estimação adultos, é improvável que situações de conflito sejam evitadas. Os caucasianos costumam desenvolver um bom relacionamento com outros cães. A única exceção a essa regra são os casos em que dois homens lutam pela liderança.

Variedades

Em diferentes localidades, os cães pastores caucasianos desenvolveram-se separadamente. Como resultado, várias espécies diferentes desta raça foram formadas. Considere vários tipos diferentes desses cães.

  • Georgiano. Os representantes desta raça são bastante grandes e altos. Seu corpo é ligeiramente alongado e alongado. Quanto à cor, geralmente é dominada por uma paleta cinza. Esses indivíduos têm cabelos compridos.
  • Armênio. Essas variedades também são de pêlo comprido. A cor da pelagem é monocromática. Esses animais não são tão grandes e altos.
  • Azerbaijão. Essas variedades de cães pastores são tanto de montanha quanto de estepe. As espécies de montanha são muito semelhantes às espécies da raça georgiana. Os cães da estepe têm pêlo curto. A cor da pelagem é fulvo escuro ou vermelho. Esses animais têm pernas longas e corpo quadrado.
  • Daguestão. Este é um dos maiores tipos de cães pastores. Seu corpo também tem uma estrutura quadrada. Esses indivíduos têm cabelos longos e cabelos lisos. As opções de cores variam.
  • Caucasiano do Norte. Um animal muito independente, acostumado a tomar decisões sem envolvimento humano. Indivíduos determinados e destemidos com um caráter verdadeiramente lutador.

Altura e peso por meses

A fase inicial de vida de um cão pastor começa desde o momento do seu nascimento até às 7 semanas. Ao nascer, o peso dos filhotes é geralmente de 0,6-0,8 kg. Se apenas um gatinho que nasceu tem uma massa inferior a 600 g, é improvável que um cachorro grande cresça a partir dela.

Um cachorro muito grande também não garante uma saúde perfeita. Antes de comprar um animal de estimação, cujo peso ao nascer era superior a 800 g, é necessário visitar um veterinário e perguntar se o animal tem alguma doença congênita.

No primeiro mês de vida, nomeadamente dos 15 aos 20 dias, os cães necessitam de tratamento especial por parte do dono. Este é um estágio sério no desenvolvimento de um caucasiano... Durante este período, sua percepção auditiva e visual do mundo se desenvolve. Os filhotes se comprometem a aprender os objetos ao seu redor. Nessa idade, eles já podem andar.

O peso médio mensal dos cachorros costuma ser de 4000 a 6800 G. Além disso, deve-se ter em mente que o peso de meninos e meninas não é muito diferente.

Quando os pequenos caucasianos têm 2 meses de idade, eles começam a adicionar 400-420 g todos os dias, o que faz com que o peso médio dos caucasianos de dois meses seja de 13 a 19,6 kg.

Aos 3 meses de idade, os pequenos caucasianos ainda permanecem um pouco desajeitados, desajeitados. Gradualmente, seus membros e pescoço começam a "esticar". O corpo assume uma estrutura oval. A cabeça aumenta de tamanho, assim como o peito. Em tal período de tempo, os indivíduos jovens parecem aparentemente filhotes de urso.

Os caucasianos de três meses ainda estão crescendo rapidamente, amadurecendo e ganhando peso. Todos os dias eles se recuperam em 200-400 g. Como resultado, um animal de estimação nesta idade deve pesar de 18 a 32 kg. Na cernelha, as meninas têm geralmente 43-46 cm de altura e os meninos 45-49 cm.

Quando os bebês estão com 4 meses de idade, seu peso deve ser em média 25-60 kg. Os cães da raça caucasiana com cinco meses de idade têm um peso máximo de 64 kg, e o menor - 35 kg. Nessa idade, os animais adquirem sua cor natural. Em adolescentes, os molares crescem rapidamente, suas orelhas sobem. Nesse estágio, um cachorro jovem se parece quase com um adulto.

Ao atingir os 6 meses, os cães jovens pastores geralmente pesam 40-94 kg. A altura dos indivíduos na cernelha nos machos é 63-68 cm, e nas meninas - 59-63 cm. É neste momento que as cadelas podem ter seu primeiro estro. No entanto, especialistas não recomendo cães de tricô desse tipo nessa idade. É melhor fazer isso não antes do momento em que os brancos estiverem com 2 anos de idade.

Após 6 meses, esses cães param de crescer tão rapidamente quanto antes. Em 4 semanas, eles podem adicionar cerca de 1700 a 5160 g. Como regra, um caucasiano de 7 meses de idade pesa 41,7-99 kg.

Animais com oito meses de idade pesam entre 43,4 e 104,4 kg. A diferença entre o maior e o menor peso se deve em grande parte aos genes dos pais, ao estado de saúde do indivíduo, bem como à correção de seu conteúdo.

Os cães de raça pura com nove meses de idade geralmente pesam entre 44,8 e 109,5 kg. Estes já são indivíduos quase totalmente formados. É verdade que eles continuarão a crescer, embora não tão rapidamente.

Muitos dos representantes desta raça crescem até os 10 meses. Tendo atingido a idade especificada, esse cão parece um adulto comum. Um homem de 10 meses de idade pesará entre 46,2 e 114,6 kg.

É importante lembrar que alguns cães continuam crescendo e ganhando peso até os 3 anos de idade. Tais fenômenos acontecem, porque à medida que envelhecem, os ossos dos animais crescem e se tornam mais fortes, e com eles a massa muscular fica mais forte.

De 6 meses a um ano, a massa dos animais descritos aumenta em um terço. Para mulheres, o peso normal é de 40-115 kg, e para homens - 50-125 kg. A altura na cernelha nos machos é geralmente 68-78 cm, e nas cadelas - 64-72 cm.

Se você comprou um filhote da raça descrita, deve monitorar como ele cresce e se desenvolve. Os valores de altura e peso são mais frequentemente indicativos do estado de saúde dos animais de estimação. Por exemplo, o crescimento atrofiado ou o crescimento atrofiado podem indicar a presença de certas doenças ou deficiências na composição da dieta. É melhor manter uma tabela detalhada à mão, que reflita todos os indicadores necessários para um cão em crescimento.

Mês (idade do animal)

Quanto pesa um cachorro

Quanto pesa uma cadela

Altura na cernelha em um cão

(em centímetros)

Parâmetro de crescimento (medido na cernelha)

1

4000-6800 g

2500-4500 g

24-26

23-25

2

13000-19600 g

11500-18000 g

34-37,5

33-35,5

3

18000-32000 g

16500-30000 g

45-49

43-46

4

25000-60000 g

22000-50000 g

51-55,5

48,5-51,5

5

35000-64000 g

32000-60000 g

57-62,5

54-57

6

40.000-94.000 g

35000-92000 g

63-68

59-63

7

41700-99000 g

35700-96200 g

64-70

60-65

8

43400-104400 g

36500-100600 g

65-72

61-67

9

44800-109500 g

37200-104800 g

66-74

62-69

10

46200-114600 g

38000-109000 g

66,5-75

63-70

11

47600-125000 g

38600-113200 g

67,5-76

63,5-71

12

50.000-125.000 g

40.000-115.000 g

68-78

64-72

Escolhendo um cachorrinho

A seleção de um cão jovem da raça descrita deve ser tratada da forma mais responsável e equilibrada possível. Você precisará decidir imediatamente de que tipo de animal de estimação você precisa - um cão doméstico, um guarda-costas e vigia de confiança ou o futuro sucessor do clã do Cáucaso. Se você vai comprar um animal para uma casa com filhos, é aconselhável escolher uma cadela, não um cachorro. As fêmeas geralmente se comportam de maneira mais afável e amigável, e o processo de treinamento é muito mais fácil. No entanto, deve-se levar em consideração que a cadela precisará ter filhos pelo menos uma vez - isso é importante para a saúde dela.

Os cães pastores caucasianos machos são excelentes guardas. Como seus traços de caráter são mais imperiosos e resistentes, não é difícil para eles "esmagar" um criador de cães novato que nunca tenha lidado com esses animais.

Antes de adquirir um cão assim, você precisa pensar cem vezes se você tem tanta força e resistência para fazer dele um amigo e protetor, e não um animal maligno e agressivo.

Os cães pastores caucasianos de raça pura e saudáveis ​​são mais bem adquiridos em creches com uma boa reputação.

Ao escolher um futuro segurança, é necessário prestar atenção especial ao seu comportamento imediato. O maior potencial estará naqueles indivíduos que se comportam ativamente e em contato.... Se a criança entrar em brigas e intimidar, então se revelará um líder rebelde, com cujo temperamento nem todos os donos podem lidar. Isso deve ser levado em consideração.

Animais mantidos em um bom ambiente não apresentarão sintomas de hérnia inguinal ou umbilical. Orelhas cortadas e a ausência de ergôs indicam que o criador leva seu trabalho muito a sério e monitora de perto a condição de suas pupilas peludas.

Condições de detenção

Se você deseja que seu animal de estimação se sinta confortável e saudável, ele precisa de boas condições de alojamento. Somente se essa condição for atendida, pode-se esperar do cão bom comportamento e bem-estar, além de longa vida.

Você deve saber que o wolfhound caucasiano é um grande proprietário. Ele se sente satisfeito e feliz apenas se tiver algo para guardar e proteger. A opção ideal para um bandido tão peludo é uma cabana com quintal e um terreno espaçoso.As mudanças de temperatura não são terríveis para os representantes desta raça. Mesmo os cães de pêlo curto sentem-se confortáveis ​​quando o tempo está frio lá fora.

Estes grandes animais de estimação podem ser mantidos em uma grande cabine e acorrentados. Mas o último não deve ser muito curto. É desejável que o comprimento da corrente seja de pelo menos 2,5 m.

Você pode manter esta besta em um aviário espaçoso. É melhor não deixar o Cáucaso em uma sala fechada e escura - essas condições não lhe convêm em absoluto.

Se você for acomodar um pastor caucasiano em um apartamento na cidade, então deve se preparar para provações sérias. Este é um verdadeiro extremo, ao qual normalmente recorrem apenas os verdadeiros amantes e fãs da raça. Sim, os caucasianos não sofrem de um caráter hiperativo e geralmente não organizam pogroms em suas casas, mas não serão capazes de realizar adequadamente todas as qualidades inerentes à natureza em um apartamento. Não devemos esquecer as dificuldades de colocar tal animal. Os representantes desta raça são muito grandes, por isso precisam de muito espaço livre.

Não é suficiente fornecer a um branco uma cama grande e uma tigela para comida e água. Além disso, é necessário fornecer a esse animal uma visão geral ideal de todos os seus "bens". Ao abrir a porta, cada convidado terá que controlar a reação de seu animal de estimação. Um estranho que cruza a soleira de uma casa é o pior inimigo de um caucasiano.

É necessário fornecer-lhe jogos diferentes. Caminhe com o Cáucaso algumas vezes por dia e gaste pelo menos 30-60 minutos nele. Compre tigelas de comida e água convenientes para o animal, mas não as coloque no chão ou no solo. Compre carrinhos de contêineres especiais otimizados para a altura dos animais.

Certifique-se de comprar um focinho para um branco. Sem ele, você não deve sair para passear. Vale a pena mimar o guarda com vários brinquedos - bolas de borracha e ossos. Não olhe para o tamanho e a aparência formidável do caucasiano - ele ainda adora brincar.

Alimentando

O cão pastor caucasiano deve ser alimentado adequadamente. Apesar do tamanho, esses animais têm um apetite bastante moderado. Atenção especial deve ser dada à nutrição dos filhotes até a idade de um ano. Para que o bebê cresça ativamente, é necessário cuidar do consumo de uma grande porcentagem de proteínas, vitaminas e microelementos úteis. Não é necessário alimentar o animal desnecessariamente - seu peso não deve ultrapassar os valores permitidos.

É permitido aos caucasianos dar comida comprada em lojas ou fazer uma dieta completa com ingredientes naturais. No primeiro caso, compram versões granulares a seco exclusivamente da classe premium ou super-premium, pertencentes a espécies grandes. É aconselhável comprar apenas opções de marca de alta qualidade que geralmente são caras.

Se falamos de nutrição natural, vale a pena considerar quais produtos são recomendados e quais são proibidos. Vejamos o que pode e deve ser dado aos cães pastores caucasianos:

  • produtos de carne, tais como carne magra crua e cozida, aves, fígado, traqueia, pulmão, tripa, orelhas, ossos de boi;
  • peixes cozidos ou assados ​​(somente frutos do mar);
  • aveia, trigo sarraceno, painço, mingau de arroz;
  • vários vegetais: repolho, cenoura, ervas, beterraba;
  • queijo cottage, creme de leite e kefir;
  • ocasionalmente você pode dar macarrão;
  • biscoitos de centeio.

Agora vamos nos familiarizar com as posições proibidas:

  • carnes com alto teor de gordura: porco e cordeiro, banha, rins, produtos defumados e embutidos;
  • peixes de rio com muitas sementes;
  • cevada pérola e mingau de sêmola, grãos de milho;
  • batatas, ervilhas, frutas e vegetais dos trópicos;
  • nata, leite;
  • pãezinhos ricos com açúcar, pão fresco.

É imperativo alimentar o caucasiano de acordo com todas as regras. Alimentos de qualidade e uma dieta balanceada são a chave para a saúde dos cães de raça pura.

Cuidado

Não se esqueça de seguir as regras de cuidado de tal animal de estimação.

  • Algumas vezes por semana, o pêlo de boa qualidade desses animais precisa ser bem penteado.É aconselhável usar um pente ou escova de ferro. Em momentos de muda, você não pode prescindir de uma capa impermeável especial.
  • Os animais de estimação devem ser lavados no máximo 1 vez em 3 semanas ou conforme necessário. Para isso, use somente shampoos especiais com efeito hidratante. No inverno, a pelagem deve ser secada com secador de cabelo. Os cães que vivem na rua devem ser regados periodicamente para que não haja superaquecimento.
  • O corte das orelhas é geralmente a preocupação dos criadores. Se você não vai levar o animal para exposições, pode ficar sem esse procedimento. As orelhas devem ser examinadas cuidadosamente. Qualquer contaminação deve ser removida com um cotonete ou disco embebido em uma composição fraca de peróxido de hidrogênio.
  • Os olhos do animal devem ser tratados periodicamente com tintura de camomila com cotonete. Se a sujeira for removida a tempo, a inflamação pode ser prevenida.
  • As pontas das unhas devem ser aparadas uma vez por mês. Depois de caminhar no inverno, as patas devem ser bem lavadas de sais, caso contrário podem aparecer rachaduras nos travesseiros. Após a lavagem, as patas são secas e cobertas com óleo.
  • Os dentes devem ser mantidos sob controle - para monitorar seu estado e limpá-los semanalmente, usando um bico especial no dedo. Você também precisa levar um creme dental especial.

É aconselhável acostumar o caucasiano aos procedimentos de higiene desde cedo. A criança deve ter confiança absoluta em seus donos e não resistir às suas ações. Se o animal de estimação não estiver acostumado a tais atividades, na idade adulta, não se permitirá ser cuidado quando necessário.

Educação e treinamento

Os cães pastores caucasianos são conhecidos em todo o mundo como guardiões e protetores de primeira classe. Além disso, esses animais ficaram famosos por sua disposição e destemor. Para que um animal de estimação tão grande e forte não perca o controle sobre si mesmo, ele deve ser devidamente educado.

Lembre-se de que os caucasianos não são fáceis de treinar. Você deve começar a trabalhar com o filhote o mais cedo possível. Em primeiro lugar, deve-se dar a devida atenção à socialização do animal de estimação - caminhar com ele em locais públicos, permitindo que ele se comunique com outros animais.

Não mostre agressividade durante o treinamento. Também é impossível punir fisicamente o cão em qualquer caso. Essas ações só vão amargurar o animal, torná-lo ainda mais teimoso e persistente. Se o proprietário não tiver as habilidades de treinamento adequadas, é melhor consultar um especialista. Até o animal de estimação completar um ano de idade, ele deve completar um curso completo de obediência.

Construa seu relacionamento com um branco para que ele confie em você e o entenda. A compreensão mútua é um dos segredos do sucesso na criação desses cães. Mostre ao seu animal de estimação que você é um líder. Observe - os cães pastores caucasianos não têm nenhuma inclinação para executar comandos estúpidos, bem como "se exibir" em público.

Apelidos adequados

Considere alguns apelidos populares e interessantes para esses animais de estimação. Por exemplo, as seguintes opções são adequadas para uma menina:

  • Alba;
  • Bastinda;
  • Vista;
  • Tempestade;
  • Dzhulba;
  • Véspera;
  • Jamie;
  • Estrela;
  • Fagulha;
  • Kama;
  • Lulu;
  • Morgan;
  • Nora;
  • Oh sim;
  • Pantera;
  • Lua;
  • Conto de fadas;
  • Tango;
  • Prazer;
  • Fortuna;
  • Hilda;
  • Tsunami;
  • Chara;
  • Shirley;
  • Estelle;
  • Juno;
  • Yanka.

Para meninos, você pode escolher um nome adequado entre os seguintes:

  • Akbay;
  • Baikal;
  • Viking;
  • Hector;
  • Dexter;
  • Caçador;
  • Jean;
  • Fera;
  • Irbis;
  • Rei;
  • Um leão;
  • Atracar;
  • Nelson;
  • Oscar;
  • Polkan;
  • Rugido;
  • Sarmat;
  • Tufão;
  • Furacão;
  • Favorito;
  • Califa;
  • Cerberus;
  • Campeão;
  • Xerife;
  • Elbrus;
  • Eugene;
  • Jaguar.

Avaliações

Os cães pastores caucasianos são muito populares porque são protetores ideais, e é essa qualidade que muitas pessoas procuram nos cães. Comentários diferentes são deixados sobre esses animais de estimação. Das qualidades positivas, os proprietários distinguem o seguinte:

  • qualidades de cão de guarda ideais;
  • coragem e destemor;
  • bela aparência (muitos proprietários são atraídos pelo fato de os caucasianos se parecerem com ursos);
  • excelentes habilidades mentais;
  • lealdade ao dono;
  • resistência;
  • desconfiança de estranhos e absolutamente estranhos;
  • despretensão (esses cães não precisam de cuidados caros e complicados).

                    Infelizmente, as pessoas notaram algumas deficiências nos representantes da raça caucasiana, muitas das quais são bastante graves. Esses incluem:

                    • comportamento difícil de controlar;
                    • há mudanças repentinas de humor;
                    • adequado apenas para criadores experientes e profissionais;
                    • há tentativas de demonstrar sua liderança;
                    • caráter bastante complexo e assertivo;
                    • comportamento teimoso que interfere no treinamento;
                    • são incrivelmente difíceis de manter em condições de apartamento;
                    • muito caprichoso;
                    • muito grande (alguns criadores que procuram um bom vigia atribuem este parâmetro aos sinais de mais e outros aos sinais de menos);
                    • de acordo com algumas pessoas, os caucasianos não são cães de família.

                    Claro, muitas críticas negativas estão associadas ao treinamento impróprio de animais, bem como a expectativas injustificadas dos proprietários. Antes de fazer um amigo tão bom, você precisa pesar os prós e os contras, certifique-se de que você pode definitivamente criar seu animal de estimação, mostre a ele quem está no comando da casa.

                    Mais sobre se esta raça é perigosa, o especialista conta no vídeo abaixo.

                    sem comentários

                    Moda

                    a beleza

                    casa