Cão de guarda

Tudo sobre kangals

Tudo sobre kangals
Contente
  1. Descrição
  2. Prós e contras da raça
  3. Traços de caráter
  4. Como escolher?
  5. Regras de conteúdo

Para muitas pessoas, um cão não é apenas um animal domesticado, mas um verdadeiro amigo. Um representante da raça Kangal turca pode se tornar esse amigo. Esses animais diferem em algumas características que não são inerentes a nenhum outro cão. Então, por exemplo, eles têm fortes instintos de proteção e também são leais ao seu mestre.

Qual é a história da raça e suas características? Quais são as vantagens e desvantagens desses cães que seus donos destacam? Como cuidar bem de um animal e como não se enganar ao escolher um filhote? Procure respostas para essas e algumas outras perguntas em nosso artigo.

Descrição

A raça Kangal turca (ou cão pastor da Anatólia) tem uma história de origem bastante interessante que remonta aos tempos antigos. A este respeito, hoje não existe uma teoria claramente definida e reconhecida de sua aparência.

Por exemplo, uma das lendas conta que o cão foi apresentado ao padishah otomano, que gostou do animal por sua força e coragem: na frente do governante, o kangal turco derrotou o leão. Outra teoria diz que o cão era originalmente do Império Otomano. Mas todos os cientistas concordam que o animal apareceu o mais tardar no século 13.

De uma forma ou de outra, mas esta raça de cão é considerada um dos cães de raça mais pura que existe hoje em todo o mundo. O facto é que no processo do seu desenvolvimento histórico, o Pastor da Anatólia não foi cruzado com outras raças, nem foi realizado qualquer trabalho de criação com a sua participação.

Hoje, esta raça de animais de estimação de quatro patas é bastante popular nos Estados Unidos da América, bem como em alguns países europeus. No entanto, o caminho para o reconhecimento internacional do Pastor da Anatólia foi longo e árduo. Os padrões da raça foram adotados e publicados pela International Cynological Association em 2018.

Kangal é um animal bastante grande e musculoso. Este cão tem músculos e esqueleto bem desenvolvidos, que são a base da sua força. No entanto, apesar disso, a estrutura do Pastor da Anatólia pode ser chamada de bastante proporcional e até em certa medida graciosa.

Os seguintes padrões foram adotados para a raça:

  • a altura de um adulto na cernelha chega a 80 centímetros;
  • o comprimento da cabeça está entre 40-50% da altura da cernelha;
  • o crânio tem 60% do comprimento da cabeça;
  • o comprimento do corpo é 10% maior que a altura.

Assim, podemos concluir que o kangal turco é um animal bastante grande (muitas vezes é comparado a um wolfhound).

    Se falamos sobre a estrutura anatômica do corpo do animal, então normalmente ela também deve corresponder a algumas características geralmente aceitas. O crânio do cão, embora seja grande o suficiente, não poderia ser plano, pelo contrário - sua forma deveria ser arredondada, além disso, de todos os lados. Um sulco característico e bastante específico deve ser visível na testa do cão.

    A estrutura do rosto do animal também é bastante expressiva - o focinho deve ser largo, mas na direção do nariz ele se afina, formando uma espécie de formato de cunha. Os olhos do kangal são bastante expressivos, amendoados e castanhos. Os olhos são de tamanho médio. As orelhas do animal merecem atenção especial - não são muito altas, largas e pendentes e nas pontas são arredondadas.

    Quanto ao corpo em si, cientistas e veterinários notam que o corpo do Pastor da Anatólia é muito bem construído. O pescoço apresenta uma ligeira curvatura, mas, apesar disso, é bastante forte e tem músculos desenvolvidos. O comprimento do pescoço é médio, tem barbela.

    O peito é profundo, a barriga esgalgada. A cauda distingue-se pelo seu grande comprimento e a sua localização pode ser diferente. Assim, por exemplo, no caso de o cão estar em um estado de excitação, a cauda pode se endireitar e subir para trás; em um estado de espírito mais calmo, a cauda fica ligeiramente curvada. A estrutura dos membros é notável. Tanto as pernas traseiras como as dianteiras são bastante longas e retas. As patas do Cão Pastor da Anatólia têm uma forma oval e os dedos dos pés são curvos.

    O cabelo pode variar em comprimento: há indivíduos de pêlo curto e de pêlo comprido. A pelagem, como o subpêlo, é bastante grossa. Na natureza, existe uma grande variedade de cores do Cão Pastor da Anatólia, mas a cor fulvo é considerada a mais valiosa e elitista... Além disso, o animal pode ter uma certa "máscara" no rosto, que na maioria das vezes é pintada de preto. As orelhas também podem ser pretas.

    Na natureza, não existem cães brancos da raça Pastor da Anatólia.

    Prós e contras da raça

    Se você está pensando em comprar um animal da raça Kangal e mantê-lo em casa, então deve se familiarizar com todas as características desse cão. Como qualquer outro animal, o Pastor da Anatólia tem vantagens e desvantagens.

    Quanto às vantagens da raça, em primeiro lugar, os donos de cães destacam a eficiência e o trabalho árduo dos animais, sua capacidade de adaptação a uma variedade de condições ambientais, resistência e estabilidade mesmo na ausência de nutrição, bem como qualidades de guarda pronunciadas . No entanto, a lista de vantagens desta raça não termina aí. Além dessas qualidades, as seguintes características podem ser atribuídas às vantagens dos kangals:

    • psique desenvolvida e equilibrada;
    • observação e atenção;
    • lealdade e devoção ao proprietário;
    • resistência;
    • energia e atividade;
    • aparência impressionante;
    • coragem e bravura.

    Apesar de uma lista bastante ampla de vantagens, os Pastores da Anatólia também têm algumas desvantagens. Então, entre os aspectos negativos que são característicos desse animal, estão:

    • uma atitude cautelosa em relação a estranhos (por exemplo, em relação aos hóspedes da casa), que pode evoluir para agressão;
    • os cães precisam de áreas bastante espaçosas e não podem viver em um apartamento;
    • os cães precisam de estresse constante;
    • o tempo de caminhada deve ser muito longo.

    Assim, como você pode ver, o Pastor da Anatólia possui uma ampla gama de qualidades. Além disso, alguns deles são fortemente positivos, enquanto outros são negativos. A este respeito, antes de comprar um animal, você deve pesar cuidadosamente os prós e os contras.

    Traços de caráter

    Como mencionado anteriormente, o kangal possui pronunciadas habilidades de guarda. Nesse aspecto, o cão é uma das melhores raças. Assim, por exemplo, um rebanho de gado geralmente tem cerca de 5-6 cães da raça Pastor da Anatólia, que fazem um excelente trabalho em suas funções.

    Se os cães forem devidamente educados e treinados, eles se tornarão guardas e vigias intransigentes que se mostrarão animais valentes e atenciosos. Além disso, os animais podem desempenhar suas funções mesmo em condições adversas: quando estão com fome, sede e cansaço, e também expostos a climas desfavoráveis ​​(calor, chuva, neve).

    Tal animal de estimação tem uma necessidade constante de trabalho e atividade vigorosa, portanto, em primeiro lugar, o kangal é considerado um animal de trabalho.

    Psicologicamente, o animal adora a atenção de seu dono, ele gosta de experimentar seu afeto e carinho. É por isso que o cão passa o máximo de tempo ao lado de seu dono. Se você educar e treinar adequadamente um cão, ele mostrará afeto e benevolência não apenas para com uma pessoa, que é seu dono direto, mas também para com outros membros da família. Ao mesmo tempo, em relação a estranhos e estranhos, o cão pode se comportar desconfiado e desconfiado.

    Kangals são cães bastante calmos e equilibrados, que não são propensos a um comportamento agressivo sem um motivo específico. Mas, ao mesmo tempo, deve ser entendido que, por sua natureza, os animais são líderes e, portanto, tendem a dominar. Eles tendem a ser independentes e às vezes até teimosos.

    Como escolher?

    Escolher um filhote de cachorro pastor de raça pura da Anatólia é uma tarefa difícil. Esses animais só podem ser encontrados em viveiros especializados.

    Ao comprar, em primeiro lugar, é importante estar atento ao par parental. Primeiro você precisa inspecionar a aparência de uma mulher e um homem adultos e, em seguida, você deve pedir ao vendedor para mostrar seu passaporte, certificados de vacinação e outros documentos disponíveis. Lembre-se de que todas as qualidades características de um cachorro (sejam fisiológicas ou psicológicas) são reflexão direta das propriedades do par pai... Só depois de se certificar de que tudo está em ordem com a mãe e o pai do animal, você pode começar a examinar o filhote.

    Escolher o filhote de cachorro de raça pura certo é difícil. Portanto, se possível, envolva um adestrador de cães ou um criador experiente no processo de compra para ajudá-lo a avaliar o animal.

    Como regra geral, você pode desmamar um filhote dos pais e de casa. não antes de 2 meses... No entanto, mesmo que o animal que você está planejando comprar tenha atingido a idade especificada, você deve prestar atenção especial ao seu desenvolvimento. Tenha certeza de o crescimento é ativo, não aparecem anomalias genéticas, o cachorro não está doente com doenças infecciosas ou virais.

    Para exame externo, guie-se pelos padrões da raça apresentados acima. Certifique-se de que a anatomia do filhote seja totalmente consistente com todos os parâmetros exigidos. Peça também ao vendedor para lhe mostrar instintos animais (guarda, pastor, guarda).

    Também é importante certificar-se da decência do vendedor. Estude as avaliações de compradores anteriores e peça licenças para participar de tais atividades.

    Observe que o custo médio de um filhote de cachorro pastor de raça pura da Anatólia é de cerca de 50.000 rublos. Se você for oferecido para comprar um animal por um preço significativamente mais baixo, certifique-se de que o filhote não seja de raça pura ou tenha algum defeito.

    Regras de conteúdo

    Os cães pertencentes à raça Pastor da Anatólia são bastante robustos e resistentes. No entanto, mesmo apesar de tais qualidades e características naturais favoráveis, os cães precisam de cuidados adequados, bem como do cumprimento de todas as condições de detenção.

    Somente neste caso o crescimento e o desenvolvimento do animal serão mais ativos. Além disso, o cumprimento de todas as regras prolongará a vida do animal.

    Deve-se ter em mente que o animal não pode viver nas condições apertadas de um apartamento na cidade... Precisa de muito espaço. Portanto, os cães Kangal geralmente vivem em uma casa particular. Não é recomendado mantê-los acorrentados, pelo contrário, é necessário dar liberdade para os animais.

    Você também deve levar em consideração o fato de que os cães devem estar constantemente ocupados com o trabalho. Eles devem ser carregados adicionalmente várias vezes por semana. Essas cargas podem ser fornecidas por jogos ativos ou corrida de bicicleta. Você não pode manter o cachorro no quintal o tempo todo - vale a pena passear com ele em espaços livres. Caso contrário, o animal começará a sofrer emocional e mentalmente, o que afetará negativamente o estado fisiológico do Pastor da Anatólia (o apetite piorará, os problemas nas articulações começarão).

    Nutrição

    Parte integrante do cuidado e manutenção do Pastor da Anatólia é a preparação de uma dieta para ele. É importante garantir que a alimentação seja o mais saudável e equilibrada possível. O alimento deve conter um conjunto de todas as vitaminas e minerais necessários que darão suporte a todos os processos vitais do animal.

    Cada proprietário decide por conta própria o que alimentar o animal - misturas secas prontas ou alimentos naturais... Apesar de ambas as opções serem aceitáveis, e a segunda ser mais conveniente e econômica em termos de custos de mão de obra, bem como de tempo, você ainda deve preferir alimentos naturais.

    Portanto, a dieta do animal deve incluir cereais, carnes e vísceras, vegetais. Em intervalos curtos, o animal pode ser alimentado com produtos lácteos fermentados.

    Em geral, o Pastor da Anatólia é bastante despretensioso em termos de nutrição. No entanto, você ainda deve se certificar de que o alimento que vai para a tigela com o animal é de alta qualidade e fresco.

    Se você decidir ir pelo caminho mais fácil e preferir alimentar o cão com misturas prontas, você deve selecionar os alimentos destinados a raças gigantes. Para evitar alergias alimentares e outras reações adversas escolha apenas alimentos premium de alta qualidade ou holísticos.

    Além disso, você deve consultar seu veterinário a respeito da inclusão de suplementos vitamínicos ou complexos minerais na dieta de seu animal de estimação.

    Porém, lembre-se que neste caso é proibido agir por conta própria, sendo necessária consulta prévia com um especialista.

    O horário das refeições deve ser consistente. Normalmente, até o momento em que o animal atinge a idade de 8 meses, é alimentado 2 vezes ao dia. Após atingir esse marco, o cão é transferido para uma refeição única.O tamanho da porção não é estritamente definido - o cão não come mais do que o necessário. Ela é capaz de regular a porção de forma independente, dependendo de suas características fisiológicas, atividade física e condições ambientais.

    Uma característica da dieta kangal é o fato de que, periodicamente, os cães podem se recusar a comer. Se não durar mais do que 2 a 3 dias, não há motivo para preocupação. Assim Os Pastores da Anatólia organizam para si uma espécie de dias de jejum.

    Lembre-se de fornecer também água limpa e fresca ao seu cão.

    Higiene

    O cumprimento de todos os padrões de higiene é uma parte importante do cuidado com os cães da raça Kangal. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção aos cuidados com a linha do cabelo. Se você seguir todas as instruções dos especialistas, o cão ficará bem arrumado por fora, além disso, a condição da pele do animal vai melhorar.

    Deve-se notar que O Pastor da Anatólia é um animal sujeito a intensa muda. Este processo é especialmente pronunciado na estação quente. Nesta altura, o cão deve ser frequentemente (uma vez a cada 2-3 dias) e cuidadosamente penteado. Isso deve ser feito com pentes e escovas especiais. Com os devidos cuidados o cão sempre parecerá limpo e bem tratado.

    Além de pentear, outros procedimentos devem ser seguidos. Em particular, recomenda-se verificar regularmente o estado dos olhos, ouvidos e boca do animal. Se houver contaminação, remova-a com cotonetes, almofadas de algodão ou escova de dentes. Ao limpar um animal, use apenas produtos que são especificamente projetados para cães e nunca use soluções que você mesmo usa.

    O procedimento mais difícil para cuidar de um cão é o banho. Felizmente, não precisa ser lavado com muita freqüência. Acredita-se que o animal não necessite de tratamentos com água mais do que uma vez a cada 3 meses.

    Ao tomar banho, mantenha a temperatura da água bem quente. Após o banho, enxugue o pelo do cão com uma toalha e deixe secar por conta própria.

    Treinamento

    Treinamento e educação no sentido pleno desta palavra não são adequados para um kangal. É tudo sobre o caráter do animal - ele é bastante independente e independente. Por isso, deve-se ter em mente que não pode ser submetido a um treinamento constante e prolongado. Tente transformar as atividades em jogos interessantes e emocionantes, ensine o pastor com métodos discretos.

    No processo de aprendizagem, é necessário manter um certo equilíbrio: você deve ser rigoroso com o animal para que ele entenda quem manda aqui, mas por outro lado, você não deve mostrar agressividade e raiva.

    Veja o próximo vídeo para ainda mais detalhes sobre as características da raça.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa