Cão de guarda

Bouvier de Flandres: descrição de raças de cães, temperamento e cuidados

Bouvier de Flandres: descrição de raças de cães, temperamento e cuidados
Contente
  1. Característica
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Traços de caráter
  4. Regras de conteúdo
  5. Como e o que alimentar?
  6. Treinamento

Dentre a grande variedade de raças de cães, existem espécies que devem seu surgimento à seleção natural. Interessante em termos de qualidades exteriores e comportamentais será a raça Bouvier Flanders, que hoje é popular entre criadores não só na Europa, mas também na Rússia.

Característica

A raça, além do nome principal, devido ao exterior e passado de seus representantes, é chamada de várias outras opções. Assim, os cães são por vezes chamados de "condutores de gado", "barbas sujas", "ursos belgas", "cães vacas", "cão pastor da Flandres". Na Europa, os animais se espalharam e, no espaço pós-soviético, esses tetrápodes ainda são raros entre os criadores.

Uma das versões do aparecimento dos Pastores Flandres é considerada natural, auto-seleção. A formação da raça ocorreu naturalmente em função das características climáticas e das principais tarefas que Bouvier desempenhava anteriormente. Os cães eram inicialmente mantidos principalmente em fazendas para vigiar o gado, carregar cargas e realizar funções de segurança. Diante dessas condições de vida, a pelagem dos cães tornou-se mais rígida, os animais desenvolveram um subpêlo denso, além de bigode e barba, que desempenhavam funções protetoras.

Além disso, há informação de que as pessoas com um exterior semelhante foram especialmente criadas por pessoas, nomeadamente monges, no século XII.

A raça recebeu o reconhecimento oficial e com ele o padrão, em 1912, e 20 anos depois os animais foram reconhecidos por treinadores de cães em nível internacional. A altura dos machos varia entre 60 a 68 centímetros, para as cadelas, valores na faixa de 59 a 65 centímetros são considerados aceitáveis.

Hoje, os cães desta raça mantêm uma constituição forte, corpo curto e pelagem dura. Com base nos padrões aceitos, os animais de estimação têm cabeça bastante grande com testa plana, bigode comprido e cavanhaque. Há um sulco ligeiramente pronunciado na ponte do nariz. O focinho é largo, afinando até a ponte do nariz, as maçãs do rosto são planas e se ajustam bem aos lábios. O nariz é de cor preta, as narinas são largas. Mordedura em tesoura.

Os olhos são ovais, as pupilas são castanhas. As orelhas são colocadas altas, o cão destaca-se pela excelente audição, captando os mais pequenos movimentos. Para raça o corte parcial é permitido, o que permitirá que as cascas sejam moldadas em um triângulo com uma extremidade pontiaguda. O pescoço dos cães é grande, com um espartilho musculoso bem desenvolvido, ao examinar o corpo do Bouvier de Flandres de lado, nota-se uma ligeira deflexão. A caixa torácica se destaca pela largura, desce até a dobra do cotovelo. A linha da barriga é esgalgada.

As pernas são inseridas largas e retas, os ossos são fortes, o espartilho muscular é perfeitamente visualizado nas pernas traseiras, os juncos são largos e fortes, o jarrete é curto, há um fio de prumo. Os dedos dos pés são longos e bem pressionados. As almofadas e as unhas são pigmentadas e pintadas de preto. A cauda nos cães é colocada alta, passa suavemente na coluna vertebral, também pode ser cortada, deixando no máximo 3 vértebras.

A pelagem é áspera ao toque, a pilha de proteção tem uma fratura, o subpêlo será mais macio que a massa principal. No focinho, a pelagem é longa. Os seguintes tipos de cores para cães são permitidos:

  • Preto sólido;
  • cinza claro;
  • "Sal e pimenta";
  • tigrado;
  • amarelo claro.

A presença de manchas é considerada um desvio dos padrões para Bouvier.

Os cães desta raça vivem em média 10-13 anos, o que é bom para animais de grande porte. Alguns representantes do Flanders Sheepdog podem sofrer de doenças congênitas. Dentre elas, vale destacar as enfermidades mais características relacionadas aos cães de grande porte:

  • displasia das articulações;
  • glaucoma;
  • sopros cardíacos;
  • problemas relativos à glândula tireóide.

Vantagens e desvantagens

Entre os criadores de cães desta raça, existem opiniões diferentes a respeito das características positivas e negativas dos animais de estimação. Entre as vantagens, de acordo com as descrições e comentários, cabe destacar as seguintes características dos Bouviers da Flandres:

  • atitude amigável para com as pessoas, incluindo crianças pequenas;
  • psique equilibrada;
  • bons instintos de guarda;
  • inteligência desenvolvida;
  • boa saúde.

As desvantagens incluem as seguintes qualidades dos animais:

  • atividade dos cães, que precisa ter uma saída, direcionando na direção certa;
  • a necessidade de treinamento regular e prolongado, que pode ser um problema para alguns criadores.

Traços de caráter

Os cães ainda possuem pronunciados instintos de proteção, portanto, em relação a estranhos, o cão pode mostrar-se alerta, mas sem agressões desnecessárias. Quando educado de maneira oportuna e adequada, o Bouvier pode demonstrar polidez e tolerância para com os estranhos que entram em sua casa. Os instintos inatos dos cães exigirão socialização precoce para os filhotes adquiridos.

Atraso, neste caso, pode levar ao desenvolvimento de agressão e raiva do cão em relação aos humanos. Os cães pastores não estão inclinados a precipitar-se imediatamente para uma briga, mas certamente alertarão o estranho e o dono do perigo com sua voz.

Os cães rapidamente encontram uma linguagem comum com as crianças. Se o animal e a criança crescerem juntos, uma forte amizade certamente se desenvolverá entre eles.

No entanto, em relação a crianças desconhecidas, tal favor do Bouvier não deve ser esperado.

O pastor tem uma relação complexa com cães de outras raças. Se o criador deseja ter vários animais de estimação, então é melhor fazer amigos heterossexuais de quatro patas, mas da mesma raça.Nos cães, o instinto de dominação se expressa, e se manifesta em machos e cadelas na mesma medida, o que pode se transformar em situações de luta pela liderança na casa. Com a socialização precoce, isso pode ser evitado.

Não é recomendado manter pequenos roedores e outros animais de estimação junto com um bouvier, porque o cão pode tratá-los como presas. No entanto, muitas vezes há casos em que os cachorros do Bouvier de Flandres, que cresceu na mesma casa com um gato, se habituaram a eles, sem mostrar instintos de risco de vida para o segundo animal.

Regras de conteúdo

Os animais não requerem quaisquer condições especiais de manutenção, no entanto, ainda é preferível que o cão cresça em uma casa particular. Se esta opção não for possível, então sujeito a caminhadas regulares e longas, o cão sentir-se-á bem no apartamento. Com o nível adequado de atividade física em um espaço confinado, o animal demonstrará comportamento contido.

Se o cachorro vai morar no quintal, vale a pena construir uma barraca confortável para ele. Não se deve deixar o pastor sozinho no apartamento por muito tempo, pois o animal com certeza vai começar a ficar entediado, é importante que esses cães tenham comunicação ao vivo com sua "matilha". Filhotes desta raça devem ser passeados sempre que possível, devido à sua resistência inata, eles não se cansarão de brincar ao ar livre como cães de outras raças.

Dentre os cuidados obrigatórios, vale a pena dar atenção especial à lã bouvier. Para uma aparência bem cuidada, a pelagem deve passar por procedimentos regulares de descascamento, que darão forma correta aos contornos do corpo do animal. Porém, não se recomenda retirar muito o comprimento, mesmo nos meses de verão, pois isso irá atrapalhar os processos naturais de crescimento e formação do exterior.

O dono do Flanders Shepherd vai precisar escove seu animal regularmente, acostumando-se a este procedimento desde tenra idade. Dar banho aos cães conforme necessário, geralmente um tratamento de água por ano será suficiente. Se algumas áreas estiverem muito sujas, podem ser limpas com uma toalha úmida. Para o banho, você deve usar shampoos e condicionadores especiais.

Os olhos e orelhas do cão requerem atenção, que deve ser examinada regularmente para descartar inflamação e a presença de parasitas na pele. Além disso, o dono do bouvier precisará aparar as garras do cão. Apenas a placa coberta de vegetação pode ser removida, essas manipulações devem ser realizadas com extremo cuidado para não ferir os vasos localizados por perto inadvertidamente. É necessário passear com o cachorro pelo menos 2 vezes ao dia, com duração de um passeio de pelo menos uma hora.

Enquanto você está ao ar livre com seu animal de estimação, você não deve apenas brincar, mas também estudar.

O Bouvier de Flandres precisará de todas as vacinas necessárias. A vacinação ajudará a evitar as seguintes doenças:

  • praga;
  • enterite por parvovírus;
  • parainfluenza;
  • leptospirose;
  • coronavírus;
  • hepatite infecciosa.

Como e o que alimentar?

Os animais podem ser alimentados com ração industrial ou natural. No entanto, neste último caso, é extremamente importante fornecer ao animal todas as vitaminas e minerais necessários. A dieta deve ser sempre baseada no componente cárneo, em menor grau - as miudezas. Além disso, os cães devem receber suplementos vitamínicos complexos, que podem ser adquiridos em farmácias veterinárias.

Na Europa, Bouvier de Flandres prefere alimentar com comida seca não inferior à classe premium... A ração comercial deve ser selecionada com base na idade e tamanho do animal, de forma que a composição química do produto permita ao animal repor o suprimento de vitaminas essenciais.

A opção de dieta mista também é adequada para a raça, mas os croquetes secos devem ser alternados com produtos naturais, não oferecidos em uma refeição.Como a peculiaridade do animal é a presença de bigode e barba, após cada alimentação, o rosto do cão deverá ser lavado ou enxugado com toalha úmida. A frequência e regularidade das refeições estarão diretamente relacionadas com a idade do cão.

Portanto, os cachorros Frandra Shepherd até seis meses devem ser alimentados pelo menos 5 vezes ao dia, após 6 meses, a frequência da alimentação pode ser reduzida gradualmente removendo 1 ou 2 refeições. Depois de um ano, o animal precisa ser transferido para duas refeições por dia - de manhã e à noite.

Os seguintes produtos serão proibidos de consumo por animais:

  • produtos de confeitaria;
  • doces;
  • picles e carnes defumadas;
  • alimentos enlatados e produtos semiacabados;
  • ossos tubulares;
  • vários intensificadores de sabor.

Entre os grãos para a raça serão adequados:

  • Grãos de Aveia;
  • trigo sarraceno;
  • arroz.

Vale a pena evitar a introdução de batatas na dieta do cão. O resto dos vegetais será útil para o animal. Além disso, o pastor deve receber regularmente ovos, peixes, laticínios fermentados e até frutas. Acredita-se que a quantidade ideal de alimento para um cão será cerca de 40-50 gramas por quilograma de peso vivo de um animal de estimação em uma idade jovem. Para animais adultos, a taxa estabelecida pode ser reduzida pela metade.

De acordo com os treinadores de cães, ao transferir um animal de estimação de um tipo de alimento para outro tudo deve ser feito aos poucos, principalmente depois de adquirir um cachorro pequeno. No entanto, Bouvier deve ser ensinado a fazer dieta desde a infância.

A raça não é caracterizada por reações alérgicas aos alimentos, mas recomenda-se evitar a introdução de conservantes e outros produtos químicos.

Treinamento

A raça, devido às qualidades herdadas de seus ancestrais, é considerada hardy, portanto, a atividade física deve estar no cão não apenas durante as brincadeiras e caminhadas, mas também no processo de aprendizagem. Além da resistência física, Bouvier possui um caráter bastante forte, portanto, somente aqueles criadores que demonstram sua forte disposição durante o treinamento, mas sem violência física e psicológica, poderão obter resultados positivos no treinamento.

Os animais se sentirão bem perto do criador, portanto mesmo no processo de treinamento com adestradores de cães, o dono do bouvier é recomendado para ficar perto de seu animal de estimação. Durante o treinamento, um cão freqüentemente mostra sua independência e teimosia. Neste caso, o treinamento deve ser construído em resistência e paciência por parte de uma pessoa. É aconselhável começar a treinar a raça de trabalho o mais cedo possível para que o cão reconheça inicialmente o "líder" como o dono. Com o Bouvier de Flandres, você pode organizar uma corrida de meia hora, o cachorro pode se tornar um companheiro para o ciclismo.

No próximo vídeo você encontrará curiosidades sobre a raça Bouvier Flanders.

sem comentários

Moda

a beleza

casa