Cão de guarda

Pastor búlgaro: descrição, alimentação e cuidados

Pastor búlgaro: descrição, alimentação e cuidados
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Regras de cuidado
  5. Alimentando
  6. Educação e treinamento
  7. Reprodução

O pastor búlgaro é um animal de estimação único por natureza. Esta raça de cão possui características e qualidades especiais que não são inerentes a nenhuma outra raça. O principal objetivo do cão e o propósito para o qual é criado é o de desempenhar funções protetoras e protetoras, bem como o pastoreio.

No artigo iremos considerar a história da origem da raça, conhecer as características externas distintivas e características comportamentais do Pastor Búlgaro.

História de origem

O Cão Pastor Búlgaro (o segundo nome da raça é "Cão Karakachan") tem uma história muito interessante e controversa de sua origem. Em geral, não há consenso entre cientistas, veterinários e criadores sobre o assunto, portanto, no momento, existem várias teorias interessantes.

Por isso, alguns cientistas afirmam que este cão é bastante antigo em relação à sua origem. Há uma opinião de que uma centena de raças existia na Bulgária no século 5 DC. E foi nessa época que foi estabelecido o primeiro padrão para essa variedade de cães pastores, que difere significativamente do padrão que existe hoje. Os adeptos dessa teoria em sua comprovação fornecem as palavras da governante Sandilha sobre os cães, cuja tarefa era acompanhar e proteger o rebanho.

Há também uma outra opinião, que até hoje reúne um número maior de adeptos. Acredita-se que o cão apareceu no território da Bulgária durante a época dos trácios, que outrora habitavam o território deste país. Essas tribos estavam empenhadas na criação de vários animais: ovelhas, cavalos, incluindo cães.Além disso, os trácios exigiam cada vez mais os últimos em termos de força, coragem e resistência. As tribos deram preferência a animais que tivessem um pronunciado instinto protetor e protetor. É daí que veio o segundo nome do cão pastor - "cão Karakachan".

Mas também existe uma terceira teoria. Segundo esta categoria de cientistas, o Cão Pastor Búlgaro é uma raça primordialmente turca que apareceu e se desenvolveu neste país (de acordo com fontes históricas, durante algum tempo a Bulgária fez parte da Turquia).

Devo dizer que hoje esta raça não é muito popular no mundo inteiro. O habitat principal do cão pastor búlgaro é a Bulgária. Na Rússia, um animal desse tipo pode ser comprado apenas em um berçário, e por um preço bastante alto.

Características da raça

Em geral, não existe um padrão internacionalmente reconhecido para o cão pastor búlgaro, uma vez que este animal não é amplamente distribuído fora de seu país natal. No entanto, em 2005, a Bulgária adotou seu próprio padrão canino nacional. Todos os representantes de raça pura devem cumpri-lo.

Assim, a aparência do animal deve ser esteticamente agradável e proporcional, sem desvios significativos perceptíveis. O esqueleto do animal é particularmente forte e a musculatura é poderosa. O crescimento do animal não ultrapassa 80 centímetros nos machos e 75 centímetros nas fêmeas. Já os indicadores de massa devem variar de 40 a 60 quilos (respectivamente, dependendo do gênero).

A estrutura anatômica do animal é bastante notável. O cão tem um crânio bastante grande, a parte frontal do qual se expande em direção à base. As orelhas são caídas e os olhos pequenos são inseridos um tanto profundos; a cor mais popular dos olhos é o marrom. O aparelho mandibular, consistindo de 42 dentes, é bem desenvolvido na raça búlgara. O animal tem uma musculatura bastante forte. A parte do peito do cão é bem desenvolvida e tem uma forma arredondada. A barriga é esgalgada e as costas retas. O rabo do cachorro é em forma de gancho. As patas traseiras do animal são especialmente maciças e fortes.

Dependendo do comprimento e da estrutura da pelagem, há pastores búlgaros de pêlo curto e pêlo comprido. E o comprimento máximo da lã não excede 12 centímetros... A cor do animal é bastante normalizada e inclui 2 cores, sendo a principal delas o branco, mas as manchas podem ser tanto cinzentas escuras como pretas e tons acastanhados avermelhados.

Caráter e comportamento

Deve-se notar desde já que um cão pertencente à raça descrita será leal a apenas uma pessoa, um dono. Apesar disso, ela pode ter uma atitude positiva e benevolente para com as outras pessoas, mas amar apenas uma. Este cachorro é um animal que não gosta de carinho.

Deve-se ter em mente que, ao tentar acariciá-la (especialmente com estranhos), você pode obter uma resposta agressiva.

O objetivo principal deste tipo de cão é realizar o trabalho de pastor, ao qual um animal de estimação de quatro patas é ensinado desde a infância. Para que o cão pastor cumpra todos os requisitos necessários e seja capaz de realizar o seu trabalho com elevada qualidade, são nele desenvolvidas algumas qualidades:

  • desconfiança de estranhos;
  • tolerância em relação a outros cães da matilha e ao gado;
  • obediência e cumprimento inquestionável dos requisitos do mestre;
  • coragem e coragem;
  • qualidades de proteção e proteção.

    Acredita-se que as mulheres sejam mais agressivas e corajosas em seu comportamento. No entanto, eles também têm uma desvantagem significativa, que às vezes os impede de executar suas funções com eficiência - é a força física insuficiente.

    Regras de cuidado

    Em geral, tanto os adultos quanto os cachorros do pastor búlgaro são animais bastante despretensiosos, que podem se adaptar a uma ampla variedade de condições ambientais.

    O principal requisito é a vida ao ar livre. Por isso é contra-indicado manter esta raça em apartamentos. A casa ideal para ela é um aviário espaçoso.

    Além disso, existe uma regra que os filhotes devem ficar com a mãe até os 2 meses de idade. Anteriormente, eles não podem ser separados.

    Conforme necessário, você deve realizar procedimentos de higiene: tomar banho, limpar, pentear. Além disso, o último é especialmente verdadeiro para indivíduos de cabelos compridos. O banho deve ser feito assim que se sujar, em água morna e com produtos de cuidado especialmente concebidos para os animais. Além disso, a limpeza dos olhos, ouvidos e dentes é um cuidado obrigatório. Isso deve ser feito com almofadas de algodão e cotonetes. Penteamos o animal com pentes e escovas.

    Não se esqueça das medidas médicas preventivas. Certifique-se de mostrar o filhote ao veterinário, fazer todas as vacinações e demais procedimentos necessários.

    Se você suspeitar da ocorrência de alguma enfermidade, consulte imediatamente um médico, e em nenhum caso se automedique.

    Alimentando

    Devido ao fato de tais animais serem criados para realizar trabalhos físicos, atenção especial deve ser dada à composição de sua dieta. Em primeiro lugar, você precisa decidir que tipo de alimento dará ao seu animal de estimação. Existem apenas 2 opções: alimentos secos e alimentos orgânicos. É preciso resolver esse problema já nos primeiros meses de vida do cão. Misturar as duas opções é estritamente proibido.

    Se você decidir alimentar seu cão com misturas compradas em lojas, você poderá comprar apenas os alimentos premium ou holísticos. Nenhuma outra mistura e formulação funcionará para o pastor búlgaro.

    Se a sua escolha recaiu sobre produtos naturais, então você deve aderir a uma estrutura rígida e dar ao animal apenas alimentos permitidos, a saber:

    • carne cozida magra;
    • arroz;
    • trigo sarraceno;
    • aveia;
    • cenoura;
    • abobrinha;
    • couve cozida;
    • maçãs;
    • leite fermentado com baixo teor de gordura e produtos lácteos;
    • ovos de galinha (não mais do que 2 ovos por semana);
    • peixe cozido sem espinhas.

      Além disso, como um deleite, o animal pode receber ossos de açúcar fervidos, mas não mais frequentemente do que uma vez a cada 2 semanas. É necessário, entre outras coisas, garantir que o cão tenha livre acesso a água potável limpa e fresca.

      Se possível, tente organizar um horário de alimentação específico para que o animal receba comida no mesmo horário todos os dias - dessa forma, ele desenvolve um instinto. É importante também seguir as regras de equilíbrio e complexidade da alimentação, para que o cão pastor, junto com a alimentação, receba todos os minerais e oligoelementos necessários ao seu corpo.

      Educação e treinamento

      Os cães da raça búlgara têm capacidades intelectuais e mentais bastante elevadas, portanto, prestam-se bem ao treino, educação e treino. Esses processos devem começar desde a infância do animal.

      A primeira coisa a se treinar um cão é coexistir calmamente com outros indivíduos, já que muitas vezes esses cães são criados e mantidos em matilhas. Além disso, é importante que o animal obedeça e entenda um dono.

      Todo o funcionamento da matilha deve ser bem organizado e organizado, o trabalho deve ser estruturado tanto quanto possível.

      Depois disso, é necessário começar a familiarizar-se com o gado e ensiná-lo a fazer sua função principal - pastorear e proteger o rebanho.

      Reprodução

      A criação de cães pastor búlgaros é um processo bastante complicado e demorado, que deve ser abordado com especial cuidado e atenção.Assim, à primeira vista, uma pessoa inexperiente pode pensar que a criação é acompanhada por manifestações bastante vívidas de crueldade. O fato é que os indivíduos que apresentam até mesmo as menores falhas são rejeitados. Isso é feito para garantir a uniformidade do rebanho.

      O processo de criação de animais desta raça só pode ser realizado por criadores experientes, portanto, iniciantes não devem fazer este negócio.

      No território da Federação Russa existe apenas um canil oficial para pastores búlgaros, que não é uma organização independente, mas sim uma filial de uma empresa búlgara. Aqui você pode presenciar o processo de criação, bem como adquirir um animal puro-sangue. O preço médio de um pastor búlgaro é de 45 mil rublos.

      Para fatos ainda mais interessantes sobre os cães pastor búlgaros, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa