Cão de guarda

Cão pastor Bergamskaya: características da raça, criação e manutenção

Cão pastor Bergamskaya: características da raça, criação e manutenção
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Condições de detenção e cuidados
  5. Alimentando
  6. Educação e treinamento

A moda de cães com exterior único é observada hoje entre os amantes de animais de estimação de quatro patas. Entre os animais antigos, poucos, mas não menos interessantes, vale destacar o Bergam Sheepdog. Graças ao seu tipo exclusivo de lã, será simplesmente impossível confundir a raça com outra.

História de origem

O Cão Pastor Bergamskaya (ou Bergamasco) é um cão com um exterior incrível, criado na província de mesmo nome de Bérgamo. O animal é fruto de seleção artificial, sua criação foi realizada por fazendeiros locais que precisavam de uma guarda confiável para pastar o gado nas montanhas. Hoje não se sabe ao certo de qual raça o cão pastor vem, mas há uma versão de que os mastins tibetanos se tornaram os progenitores desses cães.

Mais perto do século 19, vários adestradores de cães começaram a se envolver ativamente na raça, a fama do animal espalhou-se junto com seu aparecimento em outras localidades e províncias, à medida que os fazendeiros de Bergaman conduziam seus rebanhos para revenda junto com guardas de quatro patas. Os criadores passaram a selecionar os melhores representantes da raça, cruzando-os entre si, consolidando assim as qualidades básicas dos cães.

No entanto, a ênfase principal ainda estava nas qualidades comportamentais e nos instintos, a aparência dos animais de estimação permaneceu em segundo plano.

O cão pastor recebeu reconhecimento oficial entre os cinologistas apenas em 1959. Ao mesmo tempo, o padrão para Bergamasco foi elaborado e aprovado. A aprovação e o reconhecimento serviram de incentivo à criação ativa da raça, os animais passaram a participar em várias exposições cinológicas. Hoje, não existem tantos representantes desta raça ao redor do mundo., no entanto, o cão único em dreadlocks atrai a atenção merecida, graças ao qual cada vez mais fãs do cão pastor de Bergamo estão aparecendo entre os amantes de animais de estimação de quatro patas.

Descrição da raça

A principal característica do animal de estimação é a aparência da pelagem. No processo de crescimento, ele se enrola em feixes longos e densos, que alguns podem chamar de emaranhados. De acordo com os padrões, o crescimento dos animais desta raça masculina deve ser de 55-62 centímetros na cernelha, enquanto as fêmeas serão notavelmente mais baixas. Sua altura geralmente varia entre 45-55 centímetros. Os cães pastores pesam 35-40 kg para machos e 25-30 para cadelas.

Além das diferenças de altura e peso, pode-se notar que, no sexo masculino, o esqueleto será muito maior e mais pesado.

A cabeça dos animais é de tamanho médio, dobrada proporcionalmente ao corpo, a transição para o focinho é bem visualizada. Nesse caso, a distância do nariz à nuca terá aproximadamente os mesmos valores. Os cães têm olhos grandes, as pupilas podem ser castanhas, mas outras tonalidades são aceitáveis.

As orelhas do Bargamasco são colocadas baixas, têm um tamanho pequeno, lembram a forma de um triângulo, pendem para baixo, enquanto a cartilagem é mole. O nariz é grande, com narinas enormes, pintadas de preto. As mandíbulas são fortes, mas a mordida será correta - tesoura. Os dentes são grandes, com esmalte branco.

Um espartilho musculoso é bem desenvolvido em todo o corpo do cão, mas o animal será bastante seco, o abdômen é esgalgado e o peito é largo. O dorso é médio, com uma ligeira arredondação na parte inferior das costas. Os membros do cão são retos, paralelos e têm músculos bem desenvolvidos. As garras são pintadas de preto.

A cauda nos cães é inserida baixa, de diâmetro espesso, tem a forma de um sabre e pode subir acima do nível das costas. As cores aceitáveis ​​do Bergamo Sheepdog são todos os tons de cinza, bem como variações em preto do claro ao escuro. O branco puro é considerado uma rejeição, uma cor clara deve necessariamente conter uma transição gradiente para o cinza.

O subpêlo é denso e abundante, distinguindo-se pela densidade.

A imunidade estável é inerente aos animais, então eles raramente ficam doentes. A média de vida dos cães desta raça é de 11-15 anos. No entanto, alguns membros da Bergamasco podem ter doenças congênitas. Dentre eles, deve-se destacar:

  • displasia das articulações;
  • doenças do ouvido;
  • problemas com o trato gastrointestinal;
  • manifestações alérgicas de outra natureza.

Caráter e comportamento

Os animais desta raça destacam-se pela incrível lealdade ao dono. Eles herdaram essa qualidade de seus ancestrais, que poderiam estar pastando por muito tempo apenas com uma pessoa e um rebanho. Este recurso causa algumas dificuldades, desde que o animal seja deixado sozinho na residência.

Os cães pastores podem apresentar distúrbios comportamentais que variam da solidão à depressão.

Os bergamasco são animais resistentes e corajosos, demonstram obediência, e também buscam constantemente agradar seu dono, pois têm sentimentos sinceros por ele, mas com educação adequada. Em uma idade jovem, uma certa teimosia pode ser notada no caráter do animal, porém, com a abordagem correta, esse traço negativo é muito fácil de corrigir. Os cães pastores não são apegados apenas ao criador, são animais sociáveis, por isso se dão bem com todos os membros da família, sem exceção, incluindo outros animais de estimação, até mesmo gatos.

Em relação a estranhos, o cão é bastante indiferente, não se comportará de forma agressiva, mas também não entrará em contacto próximo. Não entra em conflito com outros cães, uma vez que o animal tem um sentido de auto-estima e autoconfiança.Os cães podem ser usados ​​como guardas pessoais, não se perca no território de outra pessoa e mantenha a clareza de espírito, a determinação. Com o treinamento adequado, o Cão Pastor Bergaman protegerá seu território, casa e propriedade, mas com a condição de que o criador inicialmente designe tais tarefas para o animal.

Condições de detenção e cuidados

Uma vez que os animais amam a liberdade e o espaço, os criadores de Bergamasco precisarão fornecer aos seus animais de estimação atividade física regular. Em um ambiente de apartamento, manter esses cães pode ser difícil caminhar longas distâncias, portanto a raça é mais indicada para se manter em casa particular ou fora da cidade.

Bergamasco vai se sentir bem em uma gaiola espaçosa ao ar livre, é proibido colocar um cão pastor na corrente. O animal é levado para passear duas vezes por dia. O cão pode ser levado consigo para andar de bicicleta, pescar, correr.

O animal deve ter seus próprios brinquedos, recomenda-se também selecionar uma companhia para o animal para que o pastor possa entrar em contato com outros cães.

Freqüentemente, não é necessário dar banho no cão; 2-3 procedimentos de higiene por ano serão suficientes. Não se pode pentear o animal e também não se recomenda aparar feixes de lã. Uma exceção será a área ao redor dos olhos e da boca, onde, à medida que a pelagem cresce, ela precisará ser encurtada. Além disso, você precisará separar regularmente o lixo da lã. Para fazer o animal parecer bem cuidado, o criador deve desembaraçar os dreadlocks com a mão.

Para evitar que pêlos longos e grossos se tornem criadouros de carrapatos e outros insetos parasitas, o cão deve ser tratado regularmente com compostos especiais.

A atenção do criador será necessária para as garras do cão, elas são aparadas uma vez a cada 3-4 semanas. É necessário acostumar seu animal a esse procedimento desde muito jovem. As orelhas e os olhos devem ser examinados regularmente e limpos duas vezes por semana com uma loção especial que pode ser adquirida na farmácia veterinária.

Você também precisará monitorar a limpeza e a saúde da cavidade oral do cão. Para isso, utiliza-se uma pasta especial e um pincel. Os tratamentos devem ser semanais.

O cão pastor não tem termorregulação suficientemente desenvolvida, portanto, no calor, o animal pode ter uma insolação. No verão, mantenha-o longe da luz solar direta. Fornece um bom regime de bebida sem restrições.

Alimentando

A raça não é caprichosa na alimentação, mas uma dieta bem selecionada prolongará a vida do animal, além de permitir excluir possíveis problemas com o sensível sistema digestivo do cão. O proprietário do Bergamo Sheepdog pode escolher entre uma alimentação comercial e uma dieta natural.

A maioria dos treinadores de cães ainda recomenda dar preferência aos produtos acabados, já que todas as vitaminas e minerais necessários estarão presentes em sua composição.

Além disso, o criador pode escolher alimentos específicos para cães móveis com alto valor energético e a proporção correta de BJU. Além disso, armazenar alimentos não requer a introdução de complexos vitamínicos adicionais no cardápio do cão. A classe preferida para bergamasco seria premium ou super premium.

Se o criador escolheu uma opção de alimentação natural para si, ele deve compor o cardápio do animal de forma que:

  • 30% da dieta foi responsável pelo componente de proteína;
  • a maior parte será consumida pelos carboidratos;
  • a gordura na comida deve ser no mínimo - cerca de 10%.

A proteína é encontrada na carne bovina, frango, carnes orgânicas e frutos do mar. O cão obterá carboidratos de cereais e vegetais. Além disso, o cão pastor Bergaman pode receber produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura. Pode ser iogurte, kefir, queijo cottage. O açúcar deve ser descartado.

Os seguintes alimentos serão proibidos de consumo por um cão:

  • carnes gordurosas;
  • produtos de confeitaria;
  • produtos fumados e salgados;
  • intensificadores de sabor.

    Um animal de estimação adulto deve ser alimentado duas vezes ao dia - de manhã e à noite, quando os filhotes precisam ser alimentados pelo menos 4-5 vezes ao dia, mas em pequenas porções. É necessário diminuir gradativamente a frequência das mamadas, reduzindo o número de refeições, mas ao mesmo tempo aumentando os volumes das porções.

    É importante fornecer ao pastor o regime de bebida correto, portanto, água potável deve estar sempre disponível gratuitamente.

    Educação e treinamento

    Os criadores de cães desta raça devem estar preparados para o facto de, no processo de adestramento e educação, poderem apresentar uma teimosia pronunciada. Para erradicar esta característica, não se pode usar a força física, é importante encontrar uma motivação adequada, graças à qual o cão executará alegremente os comandos que lhe forem dados. Recomenda-se treinar um animal de estimação desde a primeira infância.

    Se você fizer exercícios regulares com o filhote, no futuro ele não será tão rebelde.

    É importante notar que a grosseria e a agressividade excessivas por parte do dono do bergamasco podem ser encontradas com comportamento semelhante do animal para com os humanos. O dono de tal cão precisa encontrar uma abordagem individual para o animal e, nesse caso, ele se tornará seu fiel e confiável amigo de quatro patas para o resto da vida.

    Para as características desta raça de cão, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa