Cão de guarda

Pastor Suíço Branco: descrição e reprodução da raça

Pastor Suíço Branco: descrição e reprodução da raça
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Como escolher um cachorrinho?
  5. Como cuidar?
  6. Reprodução
  7. Nutrição
  8. Educação e treinamento
  9. Avaliações

O Cão Pastor Branco foi considerado uma subespécie da raça alemã. Isso não tem nada a ver com o verdadeiro BSHO. Anteriormente, o cão pastor suíço era conhecido em todo o mundo como o cão pastor canadense americano, o que reflete sua história.

A FCI do século XXI classificou o BSHO na categoria de cães pastor, serviço.

Como os animais, conhecidos desde o século 19, só receberam o status de raça oficialmente reconhecida na década de 2000? Ao mesmo tempo, eles não levam seu nome em homenagem à Alemanha, quando os animais são intimamente relacionados à raça alemã.

Vamos descobrir quais são as características do BSHO, as regras para cuidar de um animal de estimação, seu caráter, métodos de criação e também como os donos falam sobre seus animais de estimação.

História de origem

A história do surgimento do BSHO está intimamente ligada aos pastores alemães, uma vez que os animais são muito semelhantes na aparência. Os primeiros representantes do Cão Pastor Suíço Branco foram expostos ao público em 1882, na cidade de Hanover. Um deles tinha um casaco branco como a neve. Acredita-se que este cão em particular seja o progenitor da raça. Nos séculos seguintes, a raça de cães brancos ganhou popularidade. Os criadores tentaram criar o animal mais eficiente, no entanto, não havia requisitos uniformes quanto às qualidades que ele deveria ter.

Quase no início de 1900, o capitão da cavalaria Max von Stefanitz criou uma direção unificada na seleção de cães pastores. Stephanitz comprou um cachorro chamado Hector, que, na opinião do capitão, possuía todas as qualidades de um pastor e de um cão de serviço. No século XX, os cães pastores são usados ​​com força e força nos serviços de segurança, no exército.Com o tempo, os cães pastores foram trazidos para o território da Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos. O trabalho de criação está em andamento em vários países ao redor do mundo. Eles não prestavam atenção à cor dos cães, apenas as qualidades de trabalho do animal eram importantes.

Quando os nazistas assumiram o controle, o BSO deixou de seguir os padrões dos cães de serviço. Sua discrepância foi atribuída à cor da pelagem, que causou o abate dos animais. Novos padrões foram apoiados em outros países onde cães pastores brancos foram criados. Na década de 1960, os animais foram completamente proibidos.

Ao mesmo tempo, os criadores americanos não compartilhavam das opiniões de seus colegas. Os americanos registraram a raça como uma raça independente, dando-lhe o nome de Pastor Americano-Canadense. A única proibição que afetou o BSHO foi o acasalamento com uma raça alemã. O auge da popularidade do cão pastor veio na era da televisão, pessoas famosas do pop, criatividade, negócios começaram a manter animais de estimação. Esses proprietários incluem a família Rockefeller. Em 1970, o cão pastor branco foi introduzido na Suíça. O progenitor da raça nesta área foi o cão americano Lobo.

Poucos anos depois, os cães pastores brancos foram incluídos no registro dos clubes do canil como uma raça independente. Em 1980, os cães pastores brancos de raça pura começaram a se espalhar em massa pela Europa. No século XXI, o cão pastor foi trazido para a Rússia. Ao mesmo tempo, a organização FCI reconheceu oficialmente a raça. Os suíços também se inscreveram e, apesar da raça já ter nome, foi apelidada de Pastor Branco Suíço. É assim que se chama agora. E tudo devido ao fato de Estados Unidos e Canadá não fazerem parte da FCI.

Hoje o BSHO é considerado o padrão dos cães pastores brancos.

Características da raça

A norma, adotada em 1991, passou por alterações.

Hoje as características atribuídas ao BSHO são assim.

  • O tamanho e a altura do cão pastor devem atender aos padrões da raça alemã ou ultrapassá-los em no máximo 3 centímetros. A altura na cernelha é de cerca de 65 cm.
  • O peso do animal está na mesma categoria dos alemães, de 30 a 45 kg, as fêmeas pesam até 35 kg.

Se compararmos as características do exterior, a descrição da aparência do BSHO é semelhante à da raça alemã.

Vamos dar uma olhada mais de perto na aparência de um cachorro.

  • Cabeça. O focinho é alongado, a testa ligeiramente inclinada. As orelhas são triangulares, eretas e grandes. Os olhos são amendoados, a cor da íris varia do marrom escuro ao dourado escuro. Mordedura em tesoura.
  • Corpo... O corpo é desenvolvido, alongado. O dorso do animal é reto, inclinado na região pélvica. Em alguns indivíduos, a inclinação está completamente ausente. O principal é que o nível da garupa não exceda o nível da cernelha. Os membros estão ajustados corretamente. A musculatura pode ser traçada, claramente visível nas coxas.
  • Cauda... Elástico, longo, em forma de sabre, não se dobra em anel. Coberto com cabelos longos e claros.

A capa de lã do BSHO pode ser condicionalmente dividida em dois tipos:

  • cabelos curtos;
  • cabeludo - o comprimento do cabelo não deve exceder 6 centímetros.

Os pêlos são duros, brilhantes, lisos, o subpêlo é suficientemente denso, denso. Em cães pertencentes ao grupo de pelos longos, os pelos do peito e pescoço devem ser os mais longos possíveis, formando uma juba.

Cães de pêlo liso (comprimento do pêlo não superior a um centímetro e meio) são considerados defeituosos e são descartados, não podendo ser reproduzidos.

Na Europa, os cães com pelagem médio-longa são os mais procurados, enquanto na América eles preferem exclusivamente cães com pêlo curto.

O BSHO possui apenas uma cor - branco. Nesse caso, o nariz, as almofadas das patas e as membranas mucosas devem ser pintados de preto.

Se o cão tiver uma tonalidade rosa, é considerado um albino. Nesses animais, não há melanina no sangue, responsável pela pigmentação da pele. Os olhos de albino são azuis. Esses cães não são permitidos para reprodução.

A média de vida de um animal é de 15 anos.Este período pode ser estendido se o animal for devidamente cuidado, alimentado e consultado atempadamente ao veterinário. Quais cuidados devem ser realizados e como a dieta do animal de estimação é construída - consideraremos mais adiante.

Caráter e comportamento

O cão pastor é observador, se comporta com cautela, com cuidado com estranhos, não revela agressividade óbvia. O animal é eficiente, vinculado ao dono. Ele se comporta de maneira amigável e lúdica com uma pessoa. Os cães pastores brancos são bastante obedientes, mas requerem treinamento. Uma mente perspicaz, um caráter agradável, baixo medo, persistência, um bom olfato - essas qualidades protetoras tornam possível usar um animal de estimação em serviços de segurança. Além disso, um cão pastor pode se tornar um cão-guia.

Os cães pastores suíços se dão bem com outros animais, crianças pequenas. Não suporto a solidão, o isolamento. Se o cão tiver pouco tempo, ele começará a chorar. O alcance da voz de um cachorro é amplo o suficiente, os cães gostam de "cantar canções".

Como escolher um cachorrinho?

É melhor comprar filhotes BSHO em canis de criadores. Isso minimizará o risco de comprar um animal de estimação obtido por meio de consanguinidade. Não leve filhotes recém-nascidos. É necessário cuidado especial com esses cães, os bebês devem ser alimentados adequadamente, e os filhotes, devido à sua idade, ainda não passaram por um curso de socialização, o que pode posteriormente resultar em mau comportamento do cão.

    Ao escolher um criador, preste atenção aos seguintes detalhes:

    • a experiência do criador, viveiro;
    • leia as críticas de pessoas que recorreram a ele, descubra sua reputação, se o criador é membro de algum clube, sindicato, comissão;
    • verificar a duração da experiência de criação de uma determinada raça com o criador selecionado;
    • o vendedor de filhotes deve participar de exposições, competições de pais de cães;
    • o criador não deve se esquivar de perguntas sobre a criação de um filhote, mas sim ocultar informações sobre os pais do bebê.

    Também vale a pena saber se o criador de sua escolha possui um banco de dados sobre o estado de saúde de animais de estimação anteriores, a presença de um pedigree. Informações sobre doenças hereditárias da raça, sobre defeitos, deficiências do cão não devem ser escondidas de você.

    Depois de conhecer o criador, você pode começar a escolher um filhote. Lembre-se de que o bebê escolhido pode desenvolver doenças hereditárias e desenvolver patologias.

    Quais doenças BSHO pode ter:

    • surdez;
    • displasia;
    • olhos esbugalhados;
    • heterocromia ou olhos azuis;
    • entropia;
    • má oclusão;
    • falta de pigmentação no nariz, membranas mucosas, pele;
    • insuficiência cardíaca (congênita);
    • problemas mentais (agressão ou passividade);
    • albinismo.

    Antes de comprar, você deve observar o filhote, seu caráter e também ver como os cães pais se comportam. Descubra se os animais foram treinados, qual a sua socialização na sociedade, se participam com frequência de competições. O cachorro deve ser ativo, móvel e comer bem. Você pode pedir ao criador para fazer o teste de Campbell. Este teste é feito no clube do vendedor ou através da comunidade canina.

    Um contrato bilateral de compra e venda deve ser concluído. Você deve ter documentos que descrevam todos os seus direitos sobre o cão, sua criação e assim por diante. O cachorro deve ter um passaporte veterinário em mãos.

    Se o criador em algum ponto der uma resposta negativa ou se esquivar das perguntas, seria melhor encontrar um novo gatil. Isso o evitará de comprar um animal com defeito.

    Como cuidar?

    Para manter um animal de estimação em um apartamento, é recomendável adquirir um kit de cuidados. Inclui:

    • várias escovas de cabelo;
    • shampoos;
    • cortador de unha;
    • produtos de higiene bucal;
    • loções para limpar as orelhas, olhos;
    • almofadas de algodão, palitos.

    Vamos olhar mais de perto, como em casa cuidando de um cão pastor.

    Vamos começar com a pele do animal. Como regra, cuidar de um casaco de pele não é difícil, podem surgir problemas durante a troca. Durante este período, é necessário pentear o pêlo do animal com uma capa impermeável ou usar furminator várias vezes ao dia. Sprays especiais para forçar a lã também são adequados; no entanto, esse método só é usado em raças de pêlo comprido. A lã dos cães pastores de pêlo curto é primeiro processada com um pente, depois com uma capa impermeável ou uma luva de pente de borracha.

    É necessário pentear ou remover todos os emaranhados e, em seguida, finalizar o procedimento de aliciamento com uma escova de cerdas naturais.

    Dando banho no cachorro

    Apesar de sua pelagem branca como a neve, os cães são recomendados para tomar banho duas vezes por ano ou um dia antes do show. Lavar as patas após uma caminhada pode ser feito diariamente, no entanto, a lavagem a seco será suficiente se a contaminação for mínima. Para fazer isso, use um shampoo seco ou um pano seco comum.

    O cachorro esta lavado shampoos para cães pastores, o produto também pode ser adaptado ao tipo de pelagem do animal de estimação. Permitido shampoos firmadores e tonificantes. O animal é colocado no banheiro, a lã umedecida com água morna, sem afetar a área dos olhos, orelhas, nariz. O shampoo é esfregado nas palmas das mãos e aplicado na camada úmida. O produto é bem ensaboado e lavado. Uma vez será o suficiente. Depois disso, o cão pode ser encaminhado para secar ou adicionalmente tratado com condicionador, bálsamo.

    Você pode secar o casaco de pele do animal com um secador de cabelo ou apenas com uma toalha. Depois que o cachorro estiver seco, o pêlo deve ser penteado.

    Sobre dentes, olhos, orelhas

    O aparecimento de tártaro ou placa é considerado não apenas um defeito cosmético, essas formações podem levar a doenças da cavidade oral no futuro. Os dentes do animal de estimação devem ser limpos uma vez por semana com uma escova de dentes para cães, usando um pó ou pasta especial que se destina apenas a caninos. Limpeza em andamento movimentos de varredura a partir da base do dente.

    Os olhos são tratados com loções. O líquido é aplicado em um pano macio, algodão ou guardanapo. O processamento ocorre todos os dias, após uma caminhada. Não esfregue a área ao redor dos olhos - isso pode causar irritação. Os movimentos devem ser leves, suaves, como se fossem borrões.

    As orelhas do pastor são limpas várias vezes por mês com um cotonete e um limpador de ouvido canino. Se não houver acesso a uma farmácia veterinária, a loção pode ser substituída por peróxido de hidrogênio. Depois de umedecer o cotonete com o produto, ele deve ser espremido. A limpeza da orelha ocorre próximo às suas bordas, ao longo de toda a superfície interna, sem abaixar o bastão dentro da orelha. Os movimentos também são leves, não pressionando.

    Garras

    As garras do animal são cortadas com um cortador de unhas. A ferramenta é melhor comprada tipo guilhotina... As garras são aparadas uma vez por mês ou menos, dependendo da frequência com que o cão anda. Animais que andam em superfícies duras praticamente não precisam aparar suas garras, uma vez que as placas dos pregos se chocam contra a superfície da estrada. As rebarbas após o corte podem ser removidas com uma lima de unha.

    Importante: a garra não é cortada em seu comprimento total, apenas um quarto é removido. Não danifique os vasos capilares, caso contrário o cão ficará ferido, o que pode fazer com que o animal não consiga andar.

    Reprodução

    Se você decidir tricotar BSHO, os melhores dias para acasalamento serão entre 11 e 15 dias de estro para a cadela. A primeira gravidez de uma mulher deve ocorrer no segundo ano de vida. É aconselhável apresentá-la a um homem adulto, os homens não devem ter menos de dois anos.

    Antes de acasalar animais de estimação você precisa andar e não dar comida durante o dia. O conhecido do casal passa no território do homem. Após o acasalamento em cães, ocorre aglomeração. Esse processo não pode ser interrompido, se os animais estão preocupados é preciso acalmá-los, segurá-los, acariciá-los. Se a aglomeração não ocorresse, um dia depois, os dois reencontram o casal.

    A gravidez dura 56-72 dias.A cadela traz de 3 a 5 filhotes, o número de ninhadas aumenta com a idade. Durante a gravidez, a fêmea deve ser levada ao veterinário para exame. Dois a três dias antes do parto, vale alertar o médico sobre um evento iminente, para que em caso de parto difícil, o veterinário possa dar assistência. Via de regra, o parto é fácil, sem complicações. Filhotes recém-nascidos devem ser limpos de placenta e uma métrica realizada. Cuidar dos pequeninos vai recair sobre os ombros da cadela.

    A fêmea durante a gravidez e após o parto deve ser alimentada com ração especial para animais em posição ou ração para filhotes.

    Nutrição

    É permitido alimentar o Cão Pastor Branco com ração natural e ração seca.

    No primeiro caso, a comida deve ser servida à temperatura ambiente, as sopas não devem ser muito finas ou grossas. A comida é servida duas vezes por dia, à mesma hora. Lanches não são permitidos entre as refeições.

    É importante que o animal de estimação tenha acesso a um suprimento ilimitado de água potável. A falta de líquido pode levar ao desenvolvimento de doenças da bexiga, do trato gastrointestinal.

    Se for mais conveniente alimentar o cão com ração seca, então deveria ser não inferior ao do segmento premium. No entanto, marcas caras não podem garantir que a comida vai servir para o seu animal de estimação, e o mesmo vale para comida barata. Para começar, o cão deve receber o produto selecionado em pequenas porções para garantir que não haja reações alérgicas ou outras irritações. Se tudo correr bem, você pode usar com segurança a marca selecionada.

    O número de mamadas depende da idade do animal.

    Filhotes com menos de dois meses comem cinco vezes ao dia. Aos seis meses, a ingestão de alimentos é reduzida para três vezes ao dia. Indivíduos com mais de seis meses comem duas vezes. Importante: com a diminuição do número de refeições, as próprias porções aumentam. Após a alimentação, o alimento restante na tigela é removido.

    Uma seleção de alimentos naturais para o cão pastor suíço branco.

    • A maior parte da dieta - cerca de 70% - deve consistir em alimentos ricos em proteínas, como cordeiro ou boi. A carne pode ser fornecida crua.
    • Vários vegetais são servidos em quantidades ilimitadas. É permitida a adição de óleos vegetais, preferencialmente óleo de girassol.
    • Mingau de cereais. Arroz, trigo sarraceno, aveia são adequados. Mingaus são misturados com carne picada na proporção de 70% de carne e 30% de grãos (você pode misturar dois tipos de cereais, 15% x 15%).
    • Queijo cottage com baixo teor de gordura.
    • Kefir leve.
    • Ovos inteiros de galinha cozidos ou apenas a gema. Não mais do que duas vezes por semana.
    • Peixe marinho limpo fervido é adequado para cães adultos.

    Também é permitido adicionar vitaminas e complexos minerais aos alimentos. Porém, antes disso, vale a pena consultar um veterinário, pois o excesso de substâncias pode prejudicar o organismo do animal.

    Se você deseja introduzir um novo produto na dieta do cão, isso deve ser feito gradualmente, adicionando o ingrediente selecionado aos poucos, durante uma ou duas semanas.

    Para saber se você está alimentando seu cão com comida natural corretamente, faça a bioquímica do sangue. Os indicadores obtidos ajudarão a ajustar o cardápio do animal.

    Educação e treinamento

    Para a raça, a socialização é extremamente importante. A falta de atenção, o treino ou o manuseio deficiente levam ao aparecimento de agressões no cachorro, ataques ao homem, o cão passa a morder. As primeiras noções básicas de treinamento começam com a idade de seis meses. O cachorro é ensinado a responder ao seu apelido, você pode aprender comandos simples "sentar", "deitar". Você precisa se comunicar muito com o animal, comportando-se com confiança, persistência, mas sem punir. Os comandos são dados com clareza, em voz alta, reforçados por uma delicadeza.

    É aconselhável realizar o treino em forma de jogo, a duração da aula não é mais do que uma hora. Se o treinamento for passivo, sem uma quantidade suficiente de estresse físico e mental, o cão pode ficar medroso, tímido, danos às coisas do apartamento são possíveis.

    É aconselhável fazer longas caminhadas, andar de bicicleta, deixar seu animal de estimação correr atrás de um pedaço de pau ou de uma bola. Uma excelente solução seria plataforma com conchas. Nele você pode praticar pulos, correr com obstáculos, ensinar um cachorro a subir escadas.

    Se você não tem tempo ou não está confiante em suas habilidades, o animal deve ser levado para a escola de adestradores de cães.

    Avaliações

    O feedback dos proprietários do BSHO é positivo. Os donos dos cães notam seu caráter equilibrado, não temor, moderação, devoção. O animal de estimação é fácil de aprender, não muito alto.

    Alguns usuários reclamam de um odor desagradável no pelo, especialmente na área das patas. Dos pontos negativos, uma muda abundante também se destaca, a casa tem que ser limpa várias vezes ao dia. Também vale a pena escolher um cachorro pastor com cuidado. Existem indivíduos com um caráter medroso. Além disso, os cães precisam da atenção de seus donos, eles não gostam de ficar sozinhos, mas ao mesmo tempo procuram não se intrometer.

    Uma descrição da raça do Cão Pastor Suíço Branco é fornecida no vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa