Cão de guarda

Australian Shepherd: descrição da raça, cores, caráter e conteúdo

Australian Shepherd: descrição da raça, cores, caráter e conteúdo
Contente
  1. História da aparência
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Quais são os defeitos?
  5. Como escolher um cachorrinho?
  6. Manutenção e cuidados
  7. Nutrição
  8. Educação e treinamento
  9. Reprodução
  10. Saúde e longevidade
  11. Avaliações

Balanços voadores e danças de fogo, um cachorro correndo com uma simulação de pernas doloridas, pular corda, pular nas patas traseiras sobre barreiras, uma barra de equilíbrio em uma bengala horizontal - todos esses são os truques que o famoso Jay Sisler ensinou ao seu amado australiano Shepherd (Aussie). Com a participação desta estrela do cinema com cauda em particular, foram rodados vários filmes que encantaram o público. Estamos familiarizados com os personagens australianos dos filmes de Walt Disney.

As características desta raça maravilhosa atestam os muitos benefícios do pastor australiano, mas o mais importante deles é uma inteligência rápida incomum e uma disposição surpreendentemente alegre e gentil.

História da aparência

No final do século 19, o rápido desenvolvimento da criação de gado na América do Norte levou à necessidade de encontrar a raça mais eficaz de cães pastores.

Os ancestrais dos australianos apareceram na América junto com imigrantes da Espanha e da França. Naquela época, um número significativo de várias raças de cães pastores foi importado para o continente, alguns deles lançaram a base para novas raças.

A natureza do oeste da América é diferente da Europa, é caracterizada por regiões áridas com mudanças significativas de altitude e temperatura. Portanto, os pastores precisavam de ajudantes de quatro patas resistentes e despretensiosos que pudessem administrar de maneira adequada e proteger com segurança os rebanhos de ovelhas e outros animais.

Os principais critérios para criadores e agricultores envolvidos na pecuária eram a capacidade de trabalho, resistência, inteligência rápida e força física da nova raça.A escolha de raças para criar tal cão parecia bastante ampla, uma vez que o desenvolvimento do Novo Mundo foi acompanhado por sua colonização intensiva por pastores de várias regiões do mundo, incluindo a Austrália.

No decorrer de um estudo cuidadoso do assunto os criadores selecionaram para a criação os melhores representantes de cães pastores bascos (trazidos pelos espanhóis da Austrália), pastores dos Pirineus, cães da montanha de Bernese e Collies... No decorrer de um trabalho árduo e árduo, os especialistas conseguiram desenvolver uma raça completamente nova que atende a todos os critérios exigidos, que foi batizada de Australian Shepherd ou Aussie.

O resultado da seleção deu tão certo que esses animais superenergéticos passaram a ser usados ​​não só em pastagens, mas também em rodeios, onde australianos de fácil treinamento divertiam o público com manobras inusitadas e complexas. Os animais também foram usados ​​ativamente como mensageiros durante o período das hostilidades.

A nova raça foi registrada como cão pastor de serviço em 1957. O reconhecimento total da raça veio apenas no século XXI.

Descrição da raça

Iniciando seu serviço aos humanos como cão pastor, devido às suas características comportamentais, o Aussie rapidamente ganhou popularidade como animal de estimação da família e companheiros leais. Os australianos recém-criados são extremamente sociáveis, amigáveis ​​e pacíficos. A falta de agressividade permite que se dêem bem com os animais de estimação.

Muitas vezes, entre eles, existem espécimes com heterocromia (olhos de cores diferentes). O dimorfismo sexual é claramente expresso na raça - as cadelas australianas são menores do que os machos em tamanho, mais graciosas e belas em constituição.

Esses animais energéticos são bastante adequados para pessoas que seguem um estilo de vida ativo.

Esses animais são de tamanho médio, resistentes e fortes. O crescimento de um adulto varia na faixa de 45 a 60 cm, enquanto o peso de um homem adulto chega a 40 kg. O tipo de adição é harmonioso:

  • proporcional, flexível e musculoso;
  • patas de comprimento médio, com almofadas arredondadas, inseridas retas;
  • os cachorros nascem com uma cauda pequena, crescendo em indivíduos maduros até 10 cm, coberto por pêlos longos;
  • o corte geralmente é feito e a pequena ponta restante da cauda é chamada de "bobtail";
  • a cabeça é grande e ligeiramente alongada em direção ao nariz;
  • orelhas são de formato triangular, de comprimento médio;
  • os olhos são penetrantes, curiosos, amendoados, azuis brilhantes, esverdeados ou castanhos claros;
  • pelagem, com subpêlo compactado, muito espesso;
  • o cabelo da cabeça, orelhas e patas dianteiras é mais curto.

Vale ressaltar que a raça possui um análogo - o mini-australiano. Uma cópia completa de suas contrapartes maiores atinge uma altura de 30-40 cm. O peso de uma versão em miniatura não é mais do que 25 kg.

O Programa de Criação em Miniatura de Cão Pastor começou em 1968. O objetivo do programa era criar uma versão menor da raça para simplificar sua manutenção em um apartamento. Os criadores conseguiram criar cães pequenos e obter um verdadeiro companheiro para as condições urbanas. A raça foi registrada 20 anos depois e recebeu o nome de "Pastor Norte Americano".

A cor dos australianos é rica em um espectro variado de tons e formas de padrões. Nesse sentido, não existem duas cores idênticas nos cães, cada indivíduo é absolutamente único. No entanto, o padrão da raça permite 4 tipos de cores:

  • a cor dominante é o preto, mas o tricolor é permitido - manchas de vermelho, marrom e tons claros;
  • a cor principal é o vermelho brilhante, com possíveis pequenas manchas brancas;
  • domina uma cor cinza-azulada com um tom prateado (merle - mármore azul), com um maravilhoso padrão de mármore de inclusões avermelhadas e brancas;
  • a cor principal é o vermelho escuro ou avermelhado com manchas escuras e claras espalhadas pelo corpo (mármore vermelho).

Caráter e comportamento

Devoção, sociabilidade, gentileza e alegria são os principais traços positivos do Aussie. Esta raça versátil é bem-sucedida como companheiro, guarda e apenas um membro de pleno direito da família.

Uma raça com um ímpeto de vitalidade, um temperamento alegre, que está praticamente em constante movimento. A ociosidade não é o seu destino. Aussie não vai ficar parada, esperando por algo, ela sempre tem muito que fazer com seus cães. Eles são extremamente curiosos e sensíveis ao menor farfalhar ou qualquer som estranho.

Os cães realmente gostam de passar o tempo com o dono, seja uma corrida matinal, um jogo ou um passeio de bicicleta. Se o dono está ocupado, o companheiro profissional vai andar pela sua propriedade, brincar com os objetos, cuidar da casa, conferir os encargos que lhe são confiados.

Os australianos são sinceros e dedicados a cada membro da família, mas apenas o proprietário continuará sendo o centro de toda a sua vida. Para um australiano, não há nada mais importante do que agradá-lo e obter a aprovação do mestre. Acompanhar o proprietário para o trabalho e encontrá-lo feliz depois do trabalho, abanando o bobtail de forma divertida e olhando-o nos olhos com amor - não há maior alegria para a fiel alma canina do Aussie.

O cão é realmente dotado de habilidades empáticas especiais para uma pessoa, capta de forma precisa e instantânea o humor do dono, adaptando-se rapidamente a ele. Regozijando-se juntos, mostrando um senso de solidariedade - esses talentos sensuais para deleite e deleite dos australianos.

Os australianos são inerentes às qualidades de responsabilidade, confiabilidade e vigilância - eles nascem trabalhadores árduos, perfeitamente capazes de proteger adequadamente a si próprios e ao seu ambiente próximo. Sem dúvida, o Aussie pode ser confiável com a segurança da casa que circunda a região. Ela vai dar conta da proteção da criança, não a deixando sair do quintal. Além disso, não permitirá que nenhum animal se desvie do rebanho que protege, sejam cabras, ovelhas ou vacas.

Apesar de toda a sua emotividade e vivacidade de caráter, os animais têm uma psique estável e equilibrada. Eles não tendem a dar alarmes falsos, latem sem motivo para qualquer objeto em movimento. E se um cachorro faz um som, então, do seu ponto de vista, há uma razão significativa para isso. O latido do Aussie sempre avisará o proprietário sobre a chegada de amigos ou convidados.

A alta inteligência da raça é acompanhada por uma inteligência extraordinária, observação natural, percepção e reação instantânea às mudanças no ambiente. Os cães adoram resolver enigmas situacionais viáveis.

Muitas vezes, os próprios donos ficam maravilhados com a engenhosidade de seus animais de estimação, não percebendo que observar e "enrolar no bigode" é uma característica de qualidade surpreendente da raça. É comum para os australianos abrirem um pretenso portão ou porta para dar um passeio. Não será difícil para ela chegar ao gostoso abrindo a mesinha de cabeceira ou a geladeira.

O cão pastor desconfia de estranhos, ele os observará vigilantemente à distância. Com os amigos do dono, o cão mantém-se contido, mas simpático, lembra-se deles e depois os reconhece.

Tendo uma percepção sutil do microclima doméstico, os australianos não aceitam brigas, eles tendem a viver em paz e harmonia - desânimo e conflitos não estão em sua natureza. Nos conflitos, o cão é diplomático, apela com eloquência ao diálogo das partes.

Ele trata as crianças com carinho e, pode-se dizer, com ansiedade, como uma babá. O cão detecta crianças de qualquer idade e não fará mal às crianças. Ela permite que eles lhe dêem tapinhas no rabo, apertem-na com força, sem mostrar sequer uma sombra de irritação ou desagrado.

Um companheiro divertido e aventureiro em divertidos jogos australianos se tornará para crianças em idade escolar. Pela manhã ele os acompanhará até a escola, e depois da aula os encontrará e os convidará para brincar ou dar um passeio.

O Aussie para adolescentes será um companheiro fiel, especialmente nos esportes. Um cão resistente e forte apoiará o atleta em uma longa corrida de cross-country ou em uma corrida de bicicleta, acompanhe-o em uma caminhada.

Vale ressaltar que ao devolver a ovelha perdida ao rebanho, o Aussie a morde na pata traseira. Com os bebês, um cachorro pode apresentar o mesmo comportamento, portanto, ao criar um cachorro, este momento deve ser levado em consideração.

Comunicando-se em casa com outros animais, a australiana parece entender que eles não são competidores para ela, mas membros de uma família numerosa e amigável. É daí que vem seu comportamento pacífico.

O mecânico australiano estabelecerá rapidamente um bom contato com qualquer animal não agressivo, seja um bassê ou um gato. Porém, manter um líder assim com caucasianos ou rottweilers não vale a pena, já que essas raças são muito ciumentas de seu território e não toleram a presença de outros animais na casa.

Apesar do fato de que os australianos não são maus por natureza e nunca serão os primeiros a atacar, eles não fugirão de uma luta e serão capazes de dar uma rejeição decente. Essas colisões acarretam graves lesões mútuas.

Os australianos conseguem se comunicar com lealdade com os gatos, mesmo que sejam vizinhos. Muitas vezes desenvolvem-se relações calorosas e amigáveis ​​entre o cão e o animal fofo do dono, esse casal não é avesso a brincar e relaxar, esquentando um ao outro. O casal tem um relacionamento discreto e respeitoso.

Animais de estimação menores (chinchilas, hamsters e outros) não despertam o instinto de caça no cão, você não deve se preocupar com sua segurança na presença de Aussies.

As inclinações de astúcia e atuação dos australianos são incomparáveis. Não custa nada para ela, tendo entorpecido a vigilância da dona, tirar a mesa antes de seu gostinho favorito. E então, abanando inocentemente o seu bobtail, sugue suavemente. Portanto, o dono deve ser mais astuto e conhecer bem a psicologia do animal.

Os australianos são especialmente populares entre os índios americanos. Atingidos por uma inteligência canina viva e uma aparência incomum, os índios reverenciam os Aussies como um animal totêmico e os chamam de fantasmas ("olhos de fantasma"). Eles têm certeza de que os australianos são capazes de se comunicar com imagens sobrenaturais daqueles que já faleceram, compor canções e baladas sobre eles.

O caráter e as características comportamentais mais significativas do Aussie são reveladas durante a participação da raça em competições de Agilidade. A popularidade crescente do show de agilidade é o elemento nativo da raça. Em qualquer seção dessas competições, um cão treinado tem uma chance real de ganhar.

O Aussie é um cão de trabalho, sempre pronto a novos comandos e jogos enérgicos, respondendo com gosto a qualquer iniciativa desportiva do dono.

Na história da raça, há casos em que o australiano salvou a vida de uma pessoa. Assim, certa vez um famoso criador da raça se viu em apuros, tendo caído com seu cavalo no fundo do cânion. O problema aconteceu a dezenas de quilômetros do rancho mais próximo. Por várias horas, o incansável Strick correu continuamente para trazer ajuda e resgatar o proprietário de problemas. E essa ajuda foi fornecida graças a um amigo dedicado.

Quais são os defeitos?

Existem complexos de defeitos típicos da raça, previstos na norma. Claro, isso é irrelevante para os donos se não causarem nenhum desconforto físico ao animal e não piorarem sua qualidade de vida. Porém, nestes casos, a participação do animal em exposições será limitada. As desvantagens típicas da raça incluem:

  • distorções do corpo e presença de rigidez nos movimentos;
  • má oclusão e dentes desiguais;
  • sem pintura;
  • cor branca no corpo;
  • testículos que não desceram em machos;
  • agressividade;
  • insegurança, manifestada no caráter (abaixa a cauda, ​​covarde, mostra agressividade);
  • problema de saúde;
  • surdez (geralmente característica de cães com olhos azuis, devido a um gene herdado junto com a cor);
  • a presença de doenças oncológicas, uma predisposição para a oncologia.

Como escolher um cachorrinho?

A raça australiana está compreensivelmente se tornando popular em nosso país e, portanto, a escolha correta e competente de um filhote está longe de ser uma questão ociosa. Um amigo maravilhoso, saudável, real e sociável é um achado indiscutível para qualquer amante dos animais.

    Antes de escolher um filhote, especialmente um cão de classe, você deve estudar cuidadosamente o padrão da raça e a lista de seus possíveis defeitos. A consulta a um criador de cães experiente também não será supérflua, uma vez que o Aussie é um cão raro na Rússia, e até mesmo um dono experiente pode perder alguns aspectos importantes. Portanto, algumas dicas para escolher um filhote serão relevantes aqui.

    1. Cães que apresentam excelentes características em termos de padrão e disposição pertencem à elite da raça e, portanto, seu custo é alto.
    2. Inicialmente, escolha um criador e uma creche, onde é melhor comprar um bebê. Não vale a pena comprar filhotes de mãos no mercado, porque você pode simplesmente errar com a raça e comprar qualquer coisa, exceto Aussies.
    3. É importante estudar cuidadosamente o pedigree do bebê, preste atenção à saúde de seus pais. Criadores competentes são obrigados a possuir tais informações.
    4. Os filhotes do berçário geralmente são retirados a partir de 1,5 mês de idade. O processo de seleção do filhote não é fácil. Observe mais de perto o comportamento, a aparência e o caráter do candidato. Critérios principais: saúde, ausência de distorção da mandíbula e qualidade da mordida, pureza das membranas mucosas, uniformidade e pureza da pelagem.
    5. Um filhote nessa idade deve parecer rechonchudo e ser vacinado. Com 1,5 mês de idade, os filhotes são ativos, mas se cansam rapidamente. Eles comem 4-5 vezes ao dia, brincam e dormem muito. Crianças saudáveis ​​encontram pessoas novas com alegria, não se escondam em um canto, não mostrem covardia. Eles geralmente são curiosos e mantêm a cauda erguida.

    Qualquer criador interessado terá prazer em aconselhar e responder a perguntas adicionais do comprador.

    Vale ressaltar que há algum tempo os criadores domésticos simplesmente davam filhotes Aussie, visto que poucos conheciam a raça, não havia demanda para ela. Agora a situação mudou drasticamente, o preço médio de um cachorro puro-sangue chega a 60 mil rublos.

    Manutenção e cuidados

    Um cachorrinho alegre e alegre rapidamente se transforma no favorito de todos. Portanto, é muito fácil mimá-lo, causando danos educacionais ao filhote. Tendo estabelecido rapidamente contatos amigáveis ​​com todos os membros da família, ele explorará e farejará vigorosamente todas as áreas da casa e do quintal. Mostrando um grande interesse por tudo que é novo, o bebê com certeza vai provar alguns objetos. Portanto, é melhor esconder itens valiosos dele com antecedência e, em vez disso, oferecer vários brinquedos, incluindo aqueles que podem ser mastigados. É melhor localizar a atitude dos membros da família em relação a um filhote de cachorro do que a um brinquedo, se você quiser criar um australiano de verdade.

    É importante disciplinar imediatamente o seu cachorro, dando-lhe muito tempo e paciência. Os comandos prioritários que precisam ser ensinados inicialmente ao bebê são "fu" e "não". A punição severa do cachorro por qualquer irregularidade é inaceitável. Muitas vezes basta uma reprimenda estrita, cujo significado o filhote entenderá por entoação.

    Desde tenra idade, os instintos de um guarda são cortados em filhotes. Então, eles gostam de juntar seus itens do jogo em um só lugar e depois defendê-los desesperadamente. Quando criança, o australiano compromete-se de bom grado a proteger todos os pequenos animais (galinhas, coelhos, hamsters, etc.) para que não saiam do seu habitat.

    Um cachorro precisa de atenção constante, comunicação e interação com as pessoas. Portanto, é aconselhável dar aulas com ele todos os dias, de preferência em formas de jogo, enquanto simultaneamente verifica e treina várias habilidades úteis nele.

    Os australianos precisam de socialização precoce, uma vez que o instinto de proteger e proteger a propriedade é instilado nela com o leite materno. Mesmo com as menores ameaças ou tentativas que parecem ameaças, o cachorro pode mostrar uma aspereza ousada.

    Tendo em conta o seu tamanho médio, é conveniente manter um cão adulto não só numa casa privada, mas também num apartamento. Em virtude de seu caráter e temperamento, eles nunca se transformarão em uma preguiça de sofá. Claro, a vida no espaço confinado do Aussie claramente não será do seu agrado e, portanto, passear frequentemente com o cão é uma condição indispensável para sua saúde estável e bom humor.

    A melhor opção para manter um cão adulto seria uma ampla gaiola a céu aberto, na qual, sentindo-se um verdadeiro dono, o cão ainda possa descansar e se aposentar. Uma caixa leve com cabina do tamanho de um cão, isolada para o inverno, é a melhor opção para guardá-la. A entrada do aviário não deve ser fechada.

    É proibido manter Aussies em uma corrente, pois isso tem um efeito extremamente negativo no caráter do animal. Qualquer restrição de espaço é extremamente irritante para o cão.

    Se o australiano for mantido na fazenda, geralmente ele próprio determina seu lugar próximo ao celeiro ou diretamente no celeiro próximo aos animais protegidos (estratégia e táticas de segurança). Nestes casos, você deve montar o cão no local de sua escolha e não atrapalhar seu desejo de controlar a situação.

    A versão de apartamento do conteúdo australiano pressupõe o fornecimento de carga de trabalho física e intelectual adequada. Passear com o cachorro regularmente - pelo menos 3 horas para uma boa descarga física.

    Atenção especial deve ser dada ao brincar com o cão, intrigando-o com várias situações que exigem custos intelectuais e físicos. Por exemplo, encontre um brinquedo ou guloseima escondido, leve chinelos, um painel de controle, uma revista ou um jornal, etc. Alguns proprietários usam com sucesso túneis especialmente montados a partir de meios improvisados ​​para treinar e brincar com um cão. É importante criar junto com o animal, o Aussie vai entender isso e vai valorizar com gratidão, respondendo-lhe neste incrível diálogo criativo.

    Se você tem uma constante escassez de tempo, então é melhor não comprar esta raça. Além de problemas e itens desativados, você não receberá nada de bom. Um animal de estimação entediado uivará e latirá alto, sem dar muito prazer a seus vizinhos.

    O Aussie mostra as suas melhores qualidades apenas nos casos em que constantemente lhe prestam atenção e mostram que o dono não é indiferente a ela.

    A preparação cuidadosa é outro pré-requisito para uma boa paternidade. O Aussie é uma raça que requer uma preparação cuidadosa e cuidadosa. Os procedimentos de higiene necessários deverão dedicar muito tempo. Aqui, pentear e regar os procedimentos, limpar as orelhas e os olhos e aparar as garras. Neste contexto, as regras básicas são:

    • O casaco australiano deve ser arrumado pelo menos 3 vezes por semana;
    • durante os períodos de muda de outono e primavera, a penteabilidade é realizada diariamente com uma capa impermeável especial;
    • o banho do cão é geralmente feito a cada 2-3 meses;
    • as orelhas são limpas duas vezes por semana com um cotonete macio, removendo sujeira e cera;
    • muitas vezes os olhos do cão começam a lacrimejar, são examinados todos os dias, esfregando com algodão embebido em uma solução fraca de permanganato de potássio;
    • as garras do cão são verificadas a cada 30 dias, cortando as pontas crescidas com uma pinça ou um cortador de unhas especial;
    • as almofadas das patas do cão são verificadas imediatamente após as caminhadas e, se forem encontradas abrasões, são tratadas com óleo vegetal.

    Aussies muda abundantemente, durante este período todo o quarto pode ser coberto com lã. Se o cão está perdendo pelos excessivamente, esse é um motivo para procurar o veterinário, pois o excesso de pelos durante a muda indica deficiência de vitaminas na dieta ou indica uma doença grave.

    Uma vez a cada trimestre, os cães devem ser vermifugados e tratados periodicamente contra pulgas. A vacinação anual, bem como as medidas preventivas, não devem ser perdidas. É conveniente proteger o animal dos carrapatos usando uma coleira especial ou preparações especiais.Doença perigosa do cão com piroplasmose, transmitida por insetos artrópodes. Portanto, no verão, é necessário inspecionar o pêlo do animal após a caminhada.

    Nutrição

    Para cães acostumados a um estilo de vida ativo e móvel, a reposição das reservas de energia é extremamente importante. O Aussie é uma raça que necessita, em particular, de uma alimentação nutritiva e equilibrada. Portanto, o alimento natural é mais preferível para eles do que o alimento industrial.

    O menu australiano deve incluir carnes magras frescas ou cozidas e vísceras. A dieta diária é composta por cereais (trigo sarraceno, aveia), diversificada com laticínios frescos, frutos do mar, vegetais e frutas.

    Regime de alimentação - duas vezes ao dia: de manhã - um pequeno-almoço ligeiro, à noite - pratos de carne. A comida é temperada com óleo vegetal ou óleo de peixe para promover o crescimento de uma pelagem saudável e sedosa. É proibido dar a Aussies carnes defumadas, doces, batatas, peixes do rio, massas e pão.

    Se é costume dar ao cão opções de ração seca, então é necessário escolher uma opção especial para raças energéticas.

    Vale lembrar que os australianos são propensos à obesidade e, portanto, é prejudicial alimentá-los desnecessariamente. Você não deve alimentá-los com alimentos gordurosos e de alto teor calórico.

    Educação e treinamento

    É extremamente interessante e excitante educar e treinar australianos, eles adoram aprender e, como um estudante diligente, adquirem novos conhecimentos e habilidades de forma rápida e produtiva. Aussie está pronta para passar o dia e a noite incansavelmente com o proprietário, rendendo-se completamente ao ensino de comandos e ao cumprimento de ordens.

    Os comandos básicos ("sentar", "para mim", "deitar" e "não") mestres australianos com um pequeno número de repetições, de vez em quando, com sucesso surpreendente, demonstrando as habilidades aprendidas, mal ouvindo um sugestão da instrução apropriada. Ordens para pegar uma bola ou um stick lançado são seguidas por uma resposta imediata à execução.

    O australiano tem dificuldade em aceitar a monotonia e a monotonia, a variedade e a engenhosidade são as chaves para um treinamento canino de sucesso. Portanto, você não deve abusar da repetição de ordens memorizadas - o cão ficará entediado. Você deve alternar cuidadosamente as equipes e organizar pausas de jogo entre os treinamentos (pista de obstáculos, superação de um túnel, um tronco, jogando com um frisbee, um arco, uma bola, etc.).

    Ao ensinar, não abuse das iguarias. Aussie percebe perfeitamente e presta homenagem ao carinho, elogio e apenas a palavra gentil do proprietário. A delicadeza deve ser usada raramente e para o desempenho excelente de tarefas significativas e difíceis (truques difíceis).

    Os australianos são totalmente dedicados às tarefas e podem, superando a dor, executar o comando até que fiquem sem forças. Pernas deslocadas, traumas nas almofadas não se tornarão um obstáculo sério para o cão completar a tarefa do dono. É importante levar este ponto em consideração durante o treinamento, a fim de fornecer ao cão a assistência necessária em tempo hábil.

    É importante lembrar que o Aussie é uma espécie de “energizador”, e isso não agradará a todos os proprietários. Sim, a beleza e outras qualidades maravilhosas concedidas a um cão surpreendem e atraem. No entanto, é necessário ter em conta as desvantagens, que podem manifestar-se negativamente na dupla “cão - mestre”. Se o proprietário é uma pessoa caseira por natureza e um estilo de vida ativo é estranho para ele, se ele é uma pessoa ocupada morando em um apartamento pequeno, então esse “energizador” só lhe trará uma dor de cabeça. Nesse caso, será observada incompatibilidade completa.

    Se você não der ao cão a devida atenção e tempo, então sua engenhosidade empreendedora certamente encontrará uma saída prática em idéias que nem todas as pessoas irão gostar. Mas, pela constante prontidão do dono em dedicar seu tempo a ela, o animal australiano responderá com amor devotado.

    Reprodução

    Para realizar o acasalamento, o animal deve estar absolutamente saudável, sem quaisquer defeitos físicos e mentais.Caso contrário, o cão não tem permissão para acasalar. É melhor castrar ou castrar esses cães, caso contrário, podem ocorrer problemas endócrinos.

    O cão atinge a maturidade por volta dos 15-18 meses, devendo ser tricotados a partir dos dois anos, altura em que o seu corpo está totalmente formado. Em cadelas, o primeiro cio ocorre aos 9 a 10 meses de idade, quando não deve ser deixado sozinho (é possível acasalamento descontrolado).

    A gravidez, via de regra, decorre com calma, mas neste momento é melhor limitar a atividade excessiva da fêmea mudando ligeiramente a dieta - alimentar com mais freqüência, mas reduzir o volume da porção habitual.

    Restrições de salto são impostas cerca de 30 dias após o acasalamento. Jogos ao ar livre (frisbee, agilidade e outros) estão excluídos da caminhada. Passeios tranquilos ao ar livre serão úteis.

    O cão deve ser protegido da hipotermia. O período típico de gestação é de 58 a 63 dias. Na falta de experiência adequada, você não deve fazer o parto sozinha; é melhor entrar em contato com um veterinário.

    Durante a gravidez, uma atenção especial é dada à nutrição: uma dieta bem balanceada é mais relevante do que nunca. Não será supérfluo consultar um veterinário sobre a questão da ingestão de vitaminas, principalmente se a cadela se alimenta de alimentos naturais.

    Saúde e longevidade

    A expectativa de vida do Aussie é de 12 a 15 anos, ou seja, os cães vivem o suficiente, embora a raça não tenha boa saúde. Como outras raças de cães criados artificialmente, os australianos são propensos a uma série de doenças genéticas e hereditárias.

    1. O desenvolvimento anormal (displasia) das articulações do quadril leva à disfunção do sistema músculo-esquelético. O excesso de peso e erros alimentares aumentam a probabilidade de doenças.
    2. Doenças oncológicas.
    3. A epilepsia pode ocorrer precocemente - até 3 anos. A variante adquirida da doença progride devido a infecções, distúrbios metabólicos e vários tipos de intoxicação.
    4. A surdez é um defeito genético.
    5. Doenças de natureza autoimune. Existe uma predisposição para a ocorrência de lúpus, sarna, manifestações alérgicas. A reação é provocada pelo ambiente externo.
    6. Doenças oculares (cegueira, catarata).
    7. Dermatite, tendência à alergia.
    8. As neoplasias do câncer, geralmente ocorrendo em cães com mais de 7 anos de idade, podem ser fatais.

    Vale ressaltar que os Aussies vermelhos merle não toleram muito bem a luz solar. Por isso, no verão, recomenda-se levá-los para passear de manhã cedo ou ao entardecer após o pôr-do-sol.

    Avaliações

    Proprietários experientes notam a extraordinária carga energética da raça, o raciocínio rápido e as excelentes qualidades de guarda. Entre as vantagens estão:

    • lealdade;
    • alto desenvolvimento intelectual;
    • Aprendizagem rapida;
    • disposição para trabalhar de forma independente e alcançar resultados;
    • habitabilidade, simpatia, amor pelas crianças;
    • esportividade e dedicação na execução das tarefas.

    Por ser uma qualidade relativamente negativa da raça, existe uma necessidade constante de alto estresse físico e mental, que em algumas situações se torna desnecessário. Na ausência de atividade vigorosa, o Aussie está sujeito à destruição, o que é especialmente característico de cães jovens. Aussies de alto temperamento, forte potencial competitivo, contribuem para a tendência a situações de conflito entre indivíduos do mesmo sexo.

    Os australianos devem ser iniciados por amantes de cães experientes; para iniciantes, essa opção está provavelmente fadada ao fracasso. Existem dois motivos para este julgamento: o rápido e dinâmico, como um energizador, a raça exige uma reação rápida e correta do dono às ações do cão; as habilidades intelectuais proeminentes do Aussie, seu desejo insaciável de ocupar uma posição dominante, pressupõem compreensão, controle constante e orientação habilidosa para ela por um mestre em seu ofício.

    Para uma descrição da raça Australian Shepherd, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa