Clareamento capilar: tipos, meios e técnica
Hoje, é muito raro encontrar uma mulher com cachos naturalmente claros. E tem muito mais belezas que sonham em conseguir o título de loira. Uma tonalidade dourada pode dar a uma imagem feminina leveza, romance, enfatizar a feminilidade da natureza e a modéstia de caráter. Muitas vezes, uma mudança brusca na cor do cabelo leva a consequências desagradáveis. As pontas se partem, o cabelo fica quebradiço e começa a cair. A razão para isso é a abordagem errada do procedimento de esclarecimento, bem como a utilização de produtos de baixa qualidade.
Peculiaridades
As mulheres modernas conhecem muitas maneiras de mudar a cor do cabelo, realizadas em casa por conta própria ou entrando em contato com mestres experientes em um salão de beleza. É dada especial atenção ao procedimento de clareamento do cabelo, onde uma composição especial grava a cor natural dos cachos. Graças à técnica de clareamento, toda mulher pode transformar sua aparência e clarear os cabelos em vários tons.
Muitas vezes, o procedimento para clarear os cachos é chamado de descoloração. Mas apesar da semelhança dos resultados do trabalho, esses métodos têm diferenças significativas no nível de dano causado. O processo de clareamento destrói o pigmento natural do cabelo apenas parcialmente, enquanto os cachos descoloridos perdem completamente sua tonalidade natural.
Durante o procedimento de clareamento, a cor natural do cabelo muda em 4 tons, e os cachos descoloridos mudam sua tonalidade natural em 6 ou até 7 tons.Conclui-se que o procedimento de branqueamento corrói ao máximo o pigmento natural, ao usar pós, pastas e cremes nocivos. Além disso, um penteado branqueado após o uso de uma grande quantidade de produtos químicos precisa ser tingido.
Ambos os procedimentos podem ser realizados em casa, embora o clareamento seja muito mais fácil.
Clareamento durante a gravidez
O belo sexo quer parecer atraente em qualquer situação. Eles se preocupam com sua própria imagem, mesmo quando estão em uma posição interessante. De fato, em um nível psicológico, as mulheres grávidas experimentam uma forte sensação de desconforto em relação à sua aparência e suas mudanças. Alguns têm lábios inchados, bolsas aparecem sob os olhos. Outros desenvolvem problemas de cabelo. Os cachos deixam de ser sedosos, o brilho natural desaparece, sua estrutura muda e de um penteado volumoso se transformam em estopa.
Para resolver problemas de cabelo, as mulheres preferem usar coloração ou clareamento. Mas durante a gravidez, elas se preocupam muito com a saúde do bebê.
Os especialistas, por sua vez, não podem dar uma resposta específica se o procedimento de mudança da cor dos cabelos da mãe faz mal à criança no útero.
Os fabricantes modernos de tinturas utilizam as tecnologias mais recentes em seus desenvolvimentos, e a composição dos elementos clareadores e tintoriais está repleta de ingredientes de origem natural que não agridem os cabelos e o corpo feminino. Pelo contrário, nutrem e mantêm a saúde dos cachos.
Junto com uma grande quantidade de ingredientes naturais, a composição dos corantes também inclui componentes químicos. De acordo com especialistas, eles não prejudicam um adulto e podem afetar negativamente o desenvolvimento de uma criança no útero. Considerando o procedimento pelo outro lado, nota-se que a placenta de paredes grossas não permite que substâncias nocivas contidas em muitas composições clarificantes, por exemplo, amônia ou peróxido, passem para o bebê.
Do ponto de vista da segurança do feto, os médicos e muitos estilistas aconselham evitar o máximo de clareamento dos cabelos durante a gravidez.
Em princípio, durante a gravidez, qualquer produto para o cabelo ou corante pode causar uma reação inesperada. Muitos cabeleireiros já passaram por situação semelhante e viram que a tinta não aderiu aos cabelos. A razão para isso é a reestruturação do fundo hormonal.
Até o momento, estilistas experientes se recusam a realizar o procedimento de clareamento para mulheres grávidas, uma vez que o corpo feminino pode causar uma reação violenta aos odores agressivos dos componentes da composição do corante.
Compreendendo essa questão do ponto de vista científico, podemos afirmar com segurança que não há proibição categórica de vários tipos de coloração, clareamento e clareamento para gestantes. O desejo de ficar bonita é natural para a futura mamãe. Mas antes de renovar sua cor de cabelo, você precisa consultar seu médico. Além disso, o procedimento de clareamento de uma mulher grávida não pode ser realizado sozinha em casa. É mais seguro ir a um salão de beleza e confiar nas mãos dos profissionais.
A época mais adequada para clarear os cabelos é durante o segundo trimestre da gravidez. O clarificador em si deve ser feito apenas com ingredientes naturais. Henna é ideal. A humanidade tem usado com sucesso por muitos séculos, e não apenas mulheres grávidas, mas também meninas, bem como senhoras idosas.
Os médicos pedem para não exagerar nas gestantes em um esforço para transformar sua aparência. Como mudança no tom do cabelo, aconselham o recurso ao realce ou clareamento dos cachos com xampus tonificantes.
Mulheres grávidas são estritamente proibidas de usar corantes e clareadores com presença de peróxido e amônia.
Visualizações
Hoje existe uma grande variedade de tipos e métodos de clareamento capilar, permitindo que você transforme sua imagem no menor tempo possível.
- Aparência clássica. É considerado o método mais comum. Ao usá-lo, o cabelo muda uniformemente sua tonalidade natural para vários tons.
- Iluminando a raiz dos cachos. O procedimento envolve correção de cor retocando raízes crescidas novamente.
- Esclarecimento linear. Nesse caso, deve iluminar os cachos, selecionados de forma caótica. Os estilistas afirmam que tal processamento é considerado delicado.
- Tom sobre tom iluminador. Mudança uniforme da escala de cor do cabelo para o tom anterior. Graças a este método, cabelos grisalhos e cachos parcialmente sem pintura são mascarados.
- Iluminando raízes e pontas. A versão final parece muito impressionante. A sedosidade e maciez dos cabelos são enfatizadas visualmente, o volume natural é sentido.
- Iluminação profissional. Pelo nome fica claro que o procedimento acontece em um salão de beleza e é feito por especialistas experientes.
É possível realizar o procedimento de clareamento em casa se conseguir adquirir uma mistura de pó profissional e traçar as proporções corretas da composição do corante, o que permite obter a cor desejada.
- Cabelos claros e coloridos. O procedimento para a técnica de execução é bastante complicado. A solução abrilhantadora penetra de forma desigual na estrutura do cabelo, removendo parcialmente a tinta velha e clareando parcialmente o pigmento natural.
Para obter a cor desejada, você terá que adquirir composições profissionais de uma mistura clareadora, caso contrário os cabelos ficarão secos e quebradiços, e o tom esperado assumirá uma tonalidade suja.
- Iluminação geométrica ou estêncil. Para criar um efeito de coloração cacheado, são usados estênceis especiais com vários padrões, devido aos quais é possível destacar transições nítidas entre tons escuros e claros.
- Iluminando com uma pistola de pulverização. Este método envolve o uso de um dispositivo especial que pulveriza uma composição gradiente ao longo de todo o comprimento, devido ao qual a composição abrilhantadora é uniformemente distribuída pelo cabelo.
- Clareamento vertical. Infelizmente, é usado muito raramente, embora o resultado final seja muito brilhante e eficaz. Para começar, os fios são selecionados e divididos em seções. Cada seção individual é pintada em um tom específico, o que cria um gradiente incomum.
- Iluminação em cascata. Este tipo de coloração envolve uma transição do cabelo escuro da parte inferior da cabeça para cachos claros na parte superior.
- Iluminação de contorno. Fica muito impressionante nas morenas, pois enfatiza perfeitamente a textura dos cabelos escuros.
Como você pode clarear seu cabelo?
Hoje, há um grande número de marcas que se especializam na fabricação de agentes abrilhantadores. Eles podem ser apresentados na forma de emulsão, loção, pós especiais. Muitas vezes, cremes sem amônia são encontrados em vitrines.
Marcas populares que dão beleza aos cabelos femininos fazem suas composições não só para uso em salões de beleza, mas também para uso doméstico.
Depois de estudar as avaliações dos consumidores e se familiarizar com os produtos manufaturados, uma classificação das 5 melhores composições de abrilhantamento de marcas mundiais conhecidas foi compilada.
- Syoss. A tintura tem um efeito suave no cabelo, não prejudicando sua estrutura. O principal é lembrar que um certo tempo deve passar entre os procedimentos de tingimento, caso contrário os cachos clareados ficarão amarelados.
- Garnier. Produz cremes, pós e leite como agentes abrilhantadores.No processo de uso, esses produtos iluminam idealmente a raiz dos cachos e são fixados o máximo possível ao longo de todo o comprimento do cabelo.
- Paleta. Produz uma cor iluminadora que não destrói a estrutura do cabelo e mantém o aspecto saudável dos cachos.
- Wella Professional Blondor. O clarificador é um pó. Sua importante qualidade está na distribuição qualitativa do pó diluído ao longo de todo o comprimento dos cachos. O resultado é a tonalidade mais pura sem amarelecimento.
- Loreal... A empresa lança no mercado a pasta abrilhantadora "Platinum", que pinta os cabelos de forma perfeita e uniforme em um tom de branco.
Além de abrilhantadores profissionais, as mulheres preferem usar remédios populares, que contêm apenas ingredientes naturais, permitindo deixar os cabelos mais claros em vários tons.
- Mel... Ajuda a dar um tom dourado aos cabelos.
- Suco de limão. Muito utilizado na fabricação de máscaras clareadoras, confere brilho e saturação aos cachos.
- Camomila. Ajuda as loiras a darem um tom dourado.
- Vinagre... O ingrediente atua como um agente oxidante. Ele é usado apenas como parte de máscaras. Após a aplicação, os cabelos tingidos devem ser enxaguados com bálsamo.
- Canela. Ajuda não só a clarear os cachos, mas também a dar-lhes tons avermelhados ou avermelhados.
- Ruibarbo. Tem efeito clareador.
- Frutas. O uso regular de máscaras de frutas ajuda não só a clarear os cachos, mas também a saturá-los com vitaminas.
- Hidroperita. Os especialistas afirmam que o uso frequente desta substância tem um efeito prejudicial nos cabelos.
Embora com o uso inicial, a mulher pode obter o resultado desejado.
Etapas do procedimento
Se quiser mudar sua imagem e atualizar seu estilo, basta ir a um salão de beleza, sentar na poltrona, relaxar, se acalmar e confiar em um profissional. Mas o belo sexo nem sempre está pronto para decidir sobre os procedimentos profissionais para mudar a cor dos cabelos, por isso, muitas vezes, eles os iluminam em casa.
O principal neste caso é conhecer a técnica do procedimento de clareamento e escolher a composição de clareamento certa.
O método de autolimpeza mais comum requer o uso de tinta. O procedimento de esclarecimento é realizado em duas etapas. Inicialmente, os cachos são descoloridos e depois tingidos.
Deve-se destacar que esse método é ideal para cabelos pintados.
- Primeiro você precisa preparar uma mistura de água sanitária. Ele contém um pó descolorante e um oxidante. Devem ser misturados com o pó na proporção de 1: 1. A consistência é levada ao estado de creme de leite espesso.
- A composição é aplicada no cabelo. Se as pontas do cabelo já passaram pelo procedimento de clareamento com antecedência, não é recomendado aplicar uma composição clareadora nelas.
- A irregularidade do tom inicial requer o uso de vários tipos de oxidantes. Quanto mais escura a cor do cabelo, maior deve ser a porcentagem. A lavagem cuidadosa evitará o aparecimento de amarelecimento nos cachos coloridos.
- Um estabilizador é aplicado no cabelo lavado e enxaguado após 5 minutos.
Após o procedimento de clareamento, você pode começar a tonificar. Para o segundo estágio, você precisará comprar uma tinta, creme ou xampu especial sem amônia.
- O cabelo deve ser dividido em três partes iguais.
- A massa tonificante é aplicada uniformemente aos cachos, movendo-se de cima para baixo. Então você deve esperar um certo tempo.
- Depois o cabelo é lavado com água morna.
- Um estabilizador de cor é aplicado aos cachos clareados e, em seguida, lavado.
O segundo método também é amplamente utilizado para uso doméstico. No século passado, era muito popular. Primeiro você precisa preparar materiais e ferramentas:
- peróxido de hidrogênio;
- pentear;
- garrafa de spray de plástico;
- grampos de cabelo;
- luvas;
- bálsamo.
Depois de preparar os materiais necessários, pode-se prosseguir com o procedimento de esclarecimento.
- O peróxido de hidrogênio é diluído em água na proporção de 1: 1. Embora algumas mulheres prefiram usar o peróxido de hidrogênio puro. O líquido diluído é colocado em uma garrafa de plástico.
- Os cachos devem ser divididos em três partes iguais, cada uma presa com um clipe separado.
- A solução deve ser pulverizada ao longo de todo o comprimento dos cachos. De acordo com esse esquema, é necessário processar todo o cabelo e esperar um pouco.
- O tempo de espera é de aproximadamente 30 minutos. Embora quanto mais escura a cor natural do cabelo, mais longo deve ser o tempo de exposição.
- Após a lavagem da solução, o cabelo deve ser enxaguado com um bálsamo.
A terceira opção de clareamento envolve o uso de camomila. Especialistas comprovaram a segurança desse método e até enfatizaram a presença de algumas propriedades medicinais.
Primeiro você precisa preparar uma solução. Duas colheres de sopa de flores de camomila compradas em uma farmácia são colocadas em água fervente e deixadas em infusão por 5 horas. Após o tempo especificado, o caldo deve ser filtrado em gaze ou peneira.
O caldo acabado é aplicado uniformemente no cabelo, após o que a cabeça deve ser envolvida com filme de celofane. A decocção de camomila deve ser mantida no cabelo por uma hora e depois enxaguada com água limpa. Este procedimento deve ser repetido toda vez que você lavar o cabelo.
Outra maneira de clarear os cachos envolve o uso de peróxido de hidrogênio e suco de limão. Essas substâncias devem ser misturadas e despejadas em um borrifador de plástico. Divida o cabelo em várias mechas e, em seguida, aplique uniformemente a composição abrilhantadora, enquanto esfrega o líquido ao longo dos cachos com um algodão.
Uma hora após a aplicação, o cabelo pode ser enxaguado com água morna.
Quantas vezes você pode iluminar?
Qualquer exposição a ingredientes naturais em combinação com produtos químicos afeta negativamente a estrutura do cabelo. Embora os elementos mais naturais sejam usados na composição de máscaras, pó ou tinta, menos o cabelo fica exposto a efeitos agressivos. A coloração primária já causa algum dano aos cachos, levando-os a um estado estressante. O que podemos dizer sobre o procedimento repetido.
Após o estágio inicial de clareamento, os cachos precisam descansar um pouco. Durante este período, os cabelos tingidos devem ser cuidadosos, monitorados e mantidos em boa saúde. Seria bom nutrir o cabelo descolorido com vitaminas. O próximo procedimento de clareamento deve ser feito após 4-6 semanas. Nesse ponto, o cabelo cresce cerca de 1 cm, respectivamente, a diferença entre o comprimento principal e a parte da raiz do cabelo, que precisa ser pintada de maneira uniforme, é claramente expressa.
Neste caso, não é necessário o procedimento de tingimento ao longo de todo o comprimento, basta cobrir com uma composição clareadora apenas a raiz do cabelo.
Dicas úteis
Quase toda mulher tem a decisão espontânea de mudar radicalmente a cor do cabelo. Uma representante do belo sexo, sem muita hesitação, vai a uma loja de cosméticos e adquire uma tinta loira. Seguindo as instruções do fabricante, a composição do corante é aplicada aos cachos. Mas você não conseguirá atingir o resultado desejado imediatamente. A composição de brilho irá colorir o cabelo de maneira desigual. A cor natural do cabelo irá sem dúvida clarear, as áreas previamente coloridas irão agarrar fortemente em alguns lugares, e em outros eles mudarão apenas ligeiramente de tom.
Nesse caso, o erro está na ausência de várias etapas de tingimento e na utilização da primeira tinta disponível para o cabelo. Pelas regras, a primeira etapa do trabalho é clarear os cachos e a segunda é tonificar. Ao clarear, o pigmento natural é destruído. A tonificação subsequente permite que você dê ao cabelo a cor desejada.
Durante o procedimento de clarificação, é necessário usar um creme ou pó especial com um agente oxidante na porcentagem necessária. Por exemplo, óxido de 6% ajudará a transformar uma morena em loira. Se o loiro ocorrer em cabelos claros, basta usar um oxidante 1,5%.
Conclui-se que o processo de clareamento e o processo de colorir são completamente diferentes um do outro, e o clareamento é apenas o estágio inicial da transição de uma morena para uma loira.
Ao clarear em casa, cada mulher deve determinar com antecedência seu tom de cabelo preferido. A consistência e composição do agente de clarificação, bem como as proporções dos ingredientes, dependerão em grande parte disso. É muito difícil para as morenas naturais e as mulheres de cabelos castanhos passarem para o "lado bom", e para os proprietários de uma ruiva brilhante, é quase impossível uniformizar a cor.
Muitas vezes, as mulheres que alcançaram a transição perfeita de morena para loira começaram a notar algum tom amarelado em seus cabelos. Imediatamente surge na minha cabeça a ideia de repintar os cachos na cor desejada, mas o amarelo não vai a lugar nenhum. Para evitar sua ocorrência, o belo sexo é importante prestar atenção especial aos cachos coloridos.
Você precisa lavá-los a cada 3 dias, fazer máscaras, usar bálsamos, pentear bem. A falta de cuidado afeta negativamente a condição do cabelo em geral, portanto antes de queimar cabelos pintados, sugere-se começar a cuidar melhor deles.
Para informações sobre as características do clareamento capilar em casa, veja o próximo vídeo.