Iluminando o cabelo com canela
As tendências da moda e o desejo das mulheres de transformação têm levado ao surgimento de muitas opções para mudar a tonalidade e a cor dos cabelos, em particular, clareando o tom original. Além do uso de formulações de corantes químicos, existem métodos para um efeito mais suave na haste dos cabelos, nos quais é possível mudar a tonalidade do cabelo para uma mais clara. Entre eles, vale destacar o método de clarificação com canela, que é muito utilizado em casa.
Vantagens e desvantagens
Para toda mulher, cabelo é orgulho, mas quase toda mulher deseja mudar não só o penteado, mas também a cor dos cachos. Além de tingir, os cachos costumam ficar descoloridos, então hoje existem algumas técnicas que permitem tornar o tom principal mais leve, sem usar compostos químicos agressivos. Esse resultado será possível sem visitar um salão de beleza - em casa.
Entre os meios eficazes de descoloração, a canela é especialmente popular, usada para mudar a cor nos tempos antigos.
Além disso, não apenas um pó cultivado, mas também um óleo essencial é adequado para trabalhar com o cabelo.
Este método tem seus lados positivos e negativos. Em primeiro lugar, vale a pena considerar todos os prós.
- A Canela destaca-se não só pelo seu maravilhoso aroma, mas também pela sua composição única, por isso é muito frequentemente adicionada a produtos para a melhoria da pele e do cabelo. A especiaria inclui todo um complexo de vitaminas, micro e macroelementos.Além de mudar a tonalidade dos cabelos, a canela tem um efeito benéfico na microcirculação sanguínea, fazendo com que os cabelos coloridos não só fiquem mais claros, mas também mais saudáveis, o que terá um efeito positivo na aparência do penteado.
- A cor após o clareamento será mais natural do que após o uso de tinturas químicas.
- Na lista de remédios que podem ser usados para clarear os cabelos em casa, as máscaras à base de canela são muito fáceis de preparar. Como regra, um mínimo de ingredientes auxiliares é usado em combinação com um tempero.
Mas, apesar de uma série de aspectos positivos, o clareamento da canela tem algumas características negativas.
- A principal desvantagem do método folk é a impossibilidade de clarear os cachos previamente pintados. No entanto, usar canela ajudará a tornar a cor original menos saturada, para que você ainda possa obter um efeito de clareamento mínimo.
- O tempero não é capaz de descolorir muito o cabelo na primeira vez. Um resultado tangível será visível somente após 5 ou 6 tratamentos. Como resultado, acabará por iluminar os fios em 2-3 tons.
- O uso da canela é contra-indicado em mulheres com pele sensível, pois uma máscara clareadora à base dela causará ardor e formigamento, e posteriormente - irritação.
- Por ser um produto natural, o tempero pode causar uma reação alérgica, por isso não é adequado para quem quer clarear os cabelos com produtos suaves.
- A composição branqueia o cabelo gradualmente, penetrando profundamente na haste capilar, de modo que o produto deve ser mantido no cabelo por várias horas seguidas. Essa nuance pode não se adequar a todas as mulheres.
- Para loiras, essa opção não será adequada, já que receitas de formulações com canela não descolorem, mas deixam os cabelos com uma tonalidade avermelhada.
Preparação de cabelo
Apesar de ser utilizado um componente natural no processo de clareamento, é recomendável preparar o cabelo com antecedência para o clareamento.
Em primeiro lugar, é necessário realizar um teste de alergia para excluir a possibilidade de irritação e vermelhidão no couro cabeludo. A composição é testada na área da pele atrás da orelha ou na curva do cotovelo. Se não houver mudanças ou sensações negativas na pele 20-30 minutos após o contato, a composição preparada pode ser usada para pintura.
Antes do clareamento, recomenda-se também lavar os cabelos, secar um pouco de forma natural (sem o uso do secador), após o que os cachos devem ser bem penteados com um pente de dentes raros.
Sutilezas de aplicação
Para obter um belo resultado em casa após clarear os cabelos com canela, os especialistas recomendam aderir a algumas nuances.
- Em primeiro lugar, deve preocupar-se com a segurança, por isso será mais correcto trabalhar a canela com luvas para evitar queimaduras e irritações na pele das mãos.
- O efeito após o contato da canela com os cabelos será melhor se os fios coloridos forem embrulhados em papel alumínio após a aplicação do produto selecionado.
- Se você planeja adicionar mel à máscara, é melhor usar um produto líquido, sem açúcar.
- O tempero em si é melhor comprado em palitos e depois triturado até virar pó.
- A canela não deve ser esfregada no couro cabeludo. O contato com a pele deve ser mínimo para evitar desconforto.
- O cabelo deve estar limpo, mas úmido.
- Recomenda-se a utilização de um pente de madeira para distribuir a composição ao longo de todo o comprimento dos fios.
- O tempero pode ressecar um pouco os fios do cabelo, então o clareamento estágio a estágio deve ser realizado em intervalos de uma semana e meia. Para hidratar ainda mais os cachos e reduzir o efeito de ressecamento, gema de frango pode ser adicionada às composições clareadoras.
- É proibido clarear os cabelos com canela se houver escoriações ou outros danos no couro cabeludo.
- Depois de uma permanente ou tintura com produtos naturais, pelo menos uma semana deve se passar antes que o cabelo seja clareado com canela.
Métodos de iluminação
São muitas as opções para iluminar os cabelos com canela. Os mais populares podem ser identificados.
Máscara Hidratante e Iluminadora
Para prepará-lo, você precisará dos seguintes componentes:
- canela;
- mel;
- suco de limão;
- azeite ou óleo de amêndoa.
Os primeiros ingredientes são adicionados em quantidades iguais, o que dependerá diretamente do comprimento do cabelo. Você vai precisar de algumas colheres de sopa de suco cítrico e óleo. O óleo vegetal também tem algum efeito abrilhantador.
Para preparar a máscara, é necessário aquecer o mel em banho-maria, adicionar todos os outros componentes a ela. É melhor misturar a composição em um recipiente de vidro ou cerâmica para que os componentes não entrem em contato com o metal.
O produto deve ser aplicado obedecendo a uma seqüência específica.
- Os cabelos úmidos devem ser penteados e divididos em pequenas mechas, após o que, evitando o contato com o couro cabeludo, a máscara deve ser distribuída em todo o comprimento. Vale a pena tratar o cabelo da maneira mais uniforme possível para que o resultado não fique manchado.
- Além disso, os cachos são recolhidos na parte de trás da cabeça em um coque, após o qual devem ser cobertos com uma tampa de plástico e, por cima, com uma toalha.
- Mantenha a máscara por pelo menos 4-5 horas. O grau de clareamento depende de quanto tempo a canela permanecerá no cabelo. Recomenda-se lavar a máscara com shampoo.
- Para fixar o resultado, os cabelos devem ser enxaguados com uma decocção de flores de camomila. Você não pode secar o cabelo com um secador após o clareamento.
Por via de regra, até em cachos escuros haverá clareamento perceptível por alguns tons.
Com gema
Ingredientes:
- canela em pó - 3 colheres de sopa;
- gema - 1 peça;
- mel líquido - 3 colheres de sopa;
- suco de limão - 1 colher;
- azeite - 1 colher.
Para preparar a máscara, é necessário aquecer um pouco o óleo e o mel, depois acrescenta a canela, acrescenta a gema e o suco, misture bem.
Método de aplicação:
- os cabelos molhados devem ser bem penteados e depois divididos em zonas para fácil aplicação da máscara;
- além disso, a composição é distribuída ao longo de todo o comprimento do cabelo, evitando o contato com o couro cabeludo;
- o cabelo pode ser coberto com polietileno ou papel alumínio, enrolado em cima por 4-5 horas com uma toalha;
- a composição é lavada com shampoo.
Esta máscara pode ser feita antes de dormir, mantendo a composição durante a noite para obter um bom resultado.
Com kefir
Composição da máscara:
- kefir - 100 gramas;
- canela em pó - 2 colheres de sopa.
Esta receita é a mais fácil de preparar e usar. Kefir em temperatura ambiente é misturado com especiarias, após o que a máscara é distribuída no cabelo úmido, deixando-o sob uma película e uma toalha por 5–8 horas. A máscara é lavada com shampoo, após o que vale a pena aplicar adicionalmente um bálsamo ou condicionador nos cachos.
Para cachos quebradiços
Ingredientes:
- purê de banana - 1-2 colheres de sopa;
- canela - 6 gramas;
- óleo de coco - 4 colheres de sopa;
- mel - 1 colher.
Antes da aplicação, os dois últimos ingredientes devem ser aquecidos em banho-maria, após o que os demais componentes devem ser adicionados à composição.
Recomenda-se caminhar com máscara por pelo menos uma hora e depois enxaguar bem os cachos com água corrente.
Dicas e Feedback
Existem várias dicas úteis para ajudar a clarear os cachos de forma mais eficaz.
- Em primeiro lugar, vale a pena escolher o produto certo. Na maioria dos casos, o tempero é confundido com cássia, que pode ter efeito contrário no cabelo. Você pode distinguir os temperos pela sua dureza: a cássia é difícil de quebrar, enquanto a canela é fácil de moer no moedor de café, pois é muito frágil.
- É necessário apenas misturar os componentes da máscara de clareamento em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em contato com o metal, o cabelo pode ficar verde.
- Para reduzir a sensação de queimação na pele, é melhor adicionar óleos à máscara.
Quanto às avaliações sobre o descoloramento caseiro com especiarias, os proprietários de cabelos castanho-claros obtêm uma coloração dourada em seus cabelos. Ao realizar vários procedimentos, é possível obter um efeito de clareamento perceptível nos cachos escuros.
Além disso, essas máscaras podem eliminar muitos problemas, como caspa, falta de brilho e fragilidade.
Dentre as desvantagens, algumas dificuldades são observadas em enxaguar a composição do cabelo, de modo que o procedimento de limpeza pode levar muito mais tempo do que um shampoo normal.
Um workshop passo a passo de clareamento de cabelo canela pode ser encontrado no vídeo abaixo.