Quando e como você pode tingir o cabelo após o clareamento?
A mulher clareia os cachos em dois casos - após uma coloração malsucedida, quando se deseja mudar a cor do cabelo, ou para dar à sua tonalidade natural tons mais claros. O clareamento é realizado com a ajuda de componentes químicos bastante agressivos, de forma que, na grande maioria dos casos, a estrutura do cabelo sofre - a haste do cabelo seca, quebra, cai. Além disso, pode acontecer que o resultado esperado seja completamente diferente do que você gostaria de ver em sua cabeça.
Os fios de cabelo naturais se prestam melhor ao clareamento. Se você deseja clarear após tingimentos permanentes persistentes, o resultado nunca pode ser previsto com certeza. É improvável que um especialista competente e responsável concorde em lhe fornecer um serviço de descoloração de cabelos se eles tiverem sido expostos a hena ou basma.
Em fios naturais, após o clareamento, o amarelecimento costuma ser um problema. Se você expor o cabelo previamente tingido ao branqueamento, ele pode se tornar de qualquer cor - verde, azul, marrom, vermelho. Nesses casos, muitas mulheres não se atrevem a passar para outro estágio de clareamento, mas tentam pintar sobre a sombra malsucedida com a ajuda de tinturas persistentes.
Quanto deve demorar?
Depois de receber resultados de clareamento insatisfatórios em mulheres, surge imediatamente a questão de quando você pode tingir os cachos com uma cor diferente. Claro, qualquer mulher gostaria de ficar bonita o mais rápido possível, mas nem tudo é tão simples. Em primeiro lugar, você precisa avaliar a condição do seu cabelo após o clareamento.Se os fios estiverem secos e quebradiços, eles podem ser expostos a corantes químicos não antes de 10-14 dias depois. Negligenciar esses termos pode levar à perda total de cabelo - eles simplesmente se rompem e caem.
Para que durante estas duas semanas se sinta mais ou menos calmo, não hesite em sair, artesãos experientes dão-lhe várias dicas úteis.
- Use shampoos coloridos - eles ajudarão não apenas a eliminar o amarelecimento, mas também a pintar levemente seus cachos em qualquer tom que você escolher. O xampu de coloração não vai ressecar seu cabelo mais do que já ressecou, mas ajudará a corrigir sua cor. Além disso, a tonalidade resultante será removida do seu cabelo após vários procedimentos de lavagem. Outra vantagem dos agentes de coloração é que depois deles você pode pintar com segurança os fios com qualquer tinta permanente. Esses dois produtos não entram em conflito - a tinta vai caber perfeitamente no seu cabelo e sobrepor a tonalidade que permaneceu após o tonalizante com o shampoo.
- Prepare seu cabelo para a próxima coloração - para aquelas duas semanas que precisam ser tomadas na forma de uma pausa entre o clareamento e a subsequente coloração persistente, você precisa tentar restaurar seus cachos. Para fazer isso, eles precisam receber cuidados e tratamento adequados. Preste atenção ao shampoo - produtos sem sulfato são os melhores para o seu cabelo agora. A água para a lavagem deve ser usada filtrada e fervida. Após a lavagem, enxágue os cachos com decocções de ervas - camomila, urtiga, sálvia, hortelã, raízes de bardana. Certifique-se de aplicar máscaras e óleos nutritivos duas vezes por semana.
- Durante este período, você terá que parar de usar um secador de cabelo quente, ferro e chapinha.que você está acostumado a usar para secar e modelar o cabelo.
Após duas semanas de cuidados, alguns dias antes da tintura, seus cachos precisam ser hidratados. Para isso, são adequadas máscaras hidratantes especiais de produção industrial ou artesanal.
Como escolher um produto?
Depois de preparar seu cabelo, você precisa decidir a tinta e o tom em que deseja pintá-lo. Para fios danificados após o clareamento, os especialistas recomendam o uso corantes semipermanentes. A diferença entre essa tinta e os análogos permanentes é que não há amônia nos produtos semipermanentes, e o processo de coloração é iniciado com a ajuda do peróxido de hidrogênio 6% incluído em sua composição. A coloração ficará brilhante e rica, mas a durabilidade de tais tinturas é muito menor, mas eles não destroem a estrutura do cabelo já danificada.
Muitos corantes semipermanentes contêm ingredientes que cuidam do cabelo - vitaminas, óleos. Portanto, para fios super-secos danificados, isso se tornará uma proteção adicional durante o procedimento de tingimento e cicatrização.
Se você é um apoiador tinturas naturais, então, após o procedimento de clareamento, eles podem se comportar em seu cabelo da maneira mais inesperada. Portanto, aqueles que estão acostumados a tingir o cabelo com hena ou basma devem recusá-los. Henna e basma, quando manchados, podem manchar ou, como resultado, você pode obter uma tonalidade completamente diferente da que esperava..
É mais seguro tingir cabelos descoloridos com uma infusão de cascas de cebola, infusão de chá ou café forte, infusão de casca de carvalho ou canela. Claro, não se deve confiar na persistência das tonalidades obtidas, elas poderão dar aos seus cachos apenas um fluido leve de tons dourados ou marrons.
Como é feita a coloração?
Para pintar sobre fios de cabelo descoloridos é necessário realizar o procedimento com cuidado, respeitando as seguintes regras:
- dividimos o cabelo em 4 zonas de trabalho e aplicamos tinta primeiro na zona da raiz do cabelo, fazemos isso com cada zona;
- agora você precisa distribuir rapidamente a tinta ao longo de todo o comprimento dos fios;
- para distribuir uniformemente a tinta, penteie os cabelos com um pente de dentes raros;
- mantemos o tempo necessário para as instruções de exposição à tinta nos cabelos;
- 5 minutos antes do vencimento da tinta, deve-se emulsionar - hidratamos levemente o cabelo e distribuímos a tinta sobre ele com movimentos de massagem;
- lave a tinta com água usando shampoo;
- aplique um bálsamo nutritivo em todo o comprimento do cabelo.
Além disso, é indesejável lavar o cabelo por até dois dias, uma vez que durante este período a tinta é fixada dentro da estrutura da haste do cabelo.
A coloração do cabelo após o clareamento pode ser na direção de um clareamento ainda maior ou na direção da transição para uma cor escura.
Tudo depende do seu desejo, hábitos, imagem e tipo de cor.
Transição para um tom mais claro
Para atingir tons de loiro puro, será necessário clarear com um pó especial e, em seguida, para dar a tonalidade desejada, os cabelos são pintados com tinta. Somente neste caso, é possível pintar em marrom claro, cinza ou loiro mel. Você pode remover o amarelecimento de cabelos descoloridos usando tintas sem amônia. Para resolver esse problema, você precisa usar cortinas acinzentadas.
Existem algumas regras que os coloristas usam quando é necessário fazer uma transição de cor para um tom mais claro:
- o clareamento deve ser feito em um tempo não superior a 1-3 tons;
- se a cor original do cabelo tiver um subtom amarelo, a tinta deve ser escolhida com o conteúdo de pigmentos roxos;
- determinamos a tonalidade inicial - é quente ou fria;
- para um tom frio, escolhemos cores de um espectro frio, para tons quentes - um espectro quente.
Às vezes é necessário clarear cabelos previamente tingidos em várias etapas - o procedimento deve ser repetido em intervalos de duas semanas.
A transição para um tom mais claro de apenas um tom exigirá vários procedimentos de clareamento.
Transição para uma cor mais escura
Se você está decepcionado com a tonalidade do seu cabelo após o clareamento e quer recuperar uma cor escura, talvez não tão radical quanto era inicialmente, mas apenas um pouco mais escuro do que o que ficou após o clareamento, você precisa executar procedimento de prepigmentação... A pré-pigmentação é necessária para para que o seu cabelo após a tintura não fique repentinamente verde, azul ou castanho devido ao pigmento amarelo.
O processo de pré-pigmentação consiste em tratar os cabelos com um composto especial que contém uma combinação de pigmentos vermelho, amarelo e laranja. Existem formulações contendo apenas um dos três pigmentos citados. Somente após o procedimento de pré-pigmentação, o mestre pinta seus cachos com um corante de amônia persistente da tonalidade selecionada.
Graças a esta tecnologia de tingimento, a cor se estabelece uniformemente e o efeito é persistente.
Aconselhamento profissional
Para pintar corretamente o cabelo após o procedimento de clareamento, cabeleireiros coloristas aconselham você a seguir regras simples.
- Tingir fios descoloridos em tons mais escuros é melhor começar com tons de cinza. Só depois disso é possível passar por estágios repetidos de coloração, e já aplicar tons escuros. Se começar com cores escuras imediatamente, existe o risco de a tinta manchar e não aderir ao cabelo.
- Após o clareamento, escolha tons de tons naturais, evitando os radicais - preto, vermelho, vermelho acobreado. Em cabelos secos, esses tons ficam ruins, costumam cair de maneira desigual e podem gerar sombras indesejadas.
- Se você quiser devolver a cor natural do cabelo, depois de clarear a tinta deve ser escolhido 1 tom mais claro do que o esperado. O fato é que em cabelos descoloridos, o tom usual ficará um pouco mais escuro.
Para enfrentar com sucesso a tarefa de corrigir manchas malsucedidas, é melhor confiar em um colorista competente. Não aja sozinho, pois você pode estragar seu cabelo para sempre, mas não obter o resultado desejado.
Veja abaixo para mais detalhes.
Se você tinge regularmente o cabelo sobre a banheira, logo precisará de uma restauração para o banho.