Origami

Fazendo origami em forma de peixe

Fazendo origami em forma de peixe
Contente
  1. Opções simples
  2. Como fazer origami modular?
  3. Dicas úteis

Origami é toda uma arte com uma rica história que veio para a cultura popular dos países do Oriente. Agora, muitas pessoas praticam essa direção com criatividade, pois ajuda a passar o tempo livre, para relaxar após um dia duro de trabalho. Origami não é apenas um hobby maravilhoso, mas também uma ótima maneira de reunir toda a família em uma mesa.

Para os pré-escolares, será um grande prazer e magia - obter um verdadeiro milagre de uma folha de papel comum e normal.

Opções simples

Usando essa técnica, uma grande variedade de formas pode ser dobrada em papel, mas a imagem de um peixe é uma das mais populares. Isso não é surpreendente, porque é esse animal marinho ou fluvial que as pessoas costumam associar ao Japão, considerado o berço do origami. Inicialmente, era de natureza mais religiosa e, mais tarde, passou para o posto de arte popular.

Origami "Peixe" feito de papel é uma figura bastante simples que crianças de 4 a 5 anos podem manipular. O esquema desse tipo de embarcação não deixará os pais intrigados e gastará seus nervos, e as instruções passo a passo ajudarão a fazer mais de uma cópia para decorar o berçário. Este peixe pode até ser usado como decoração de aquário. Será o suficiente para fixá-lo no vidro externo. Para completar, vários modelos podem ser feitos.

Aqui está o que você precisa.

  • Folhas de papel quadradas, que servirá de base para a figura (para sua confecção, pode-se cortar no formato A4 padrão, ou levar os prontos - podem ser adquiridos na papelaria).

  • Tesoura, mas vale lembrar que só podem ser usados ​​sob supervisão dos pais, a fim de evitar todo tipo de lesões.

  • Lápis ou caneta hidrográfica. Com a ajuda deles, você pode desenhar olhos, se achar necessário.

E também você precisa de bom humor para criar o ambiente mais confortável para as crianças.

Oferecemos instruções passo a passo que devem simplificar o processo de montagem do origami.

Coloque um quadrado de papel à sua frente. A cor e o tamanho podem ser combinados ao seu gosto. Tudo depende da ideia que você deseja implementar.

O próximo passo é delinear as linhas de dobra dos peixes do futuro, elas podem ser bem leves. Para fazer isso, conecte as extremidades opostas da folha e faça uma dobra. Como resultado, você deve terminar com um triângulo isósceles. Certifique-se de que a peça está dobrada o mais plana possível.

Em seguida, desdobre a figura resultante e dobre as extremidades opostas, desdobre novamente. Isso lhe dará um quadrado com duas diagonais no meio.

Em seguida, dobre o papel ao meio para que o quadrado se torne um retângulo. Essa forma básica é freqüentemente encontrada na arte do origami.

Enrole os cantos externos do retângulo para dentro. Pressione bem a forma resultante para que ela não gire depois.

Na hipotenusa do triângulo, faça um esboço da futura cauda. Pode ser absolutamente qualquer coisa. Tudo depende da sua imaginação.

Depois de mapear a cauda, ​​corte-a. Não deixe crianças sozinhas com tesouras. Não se esqueça das precauções de segurança.

Seu peixe está quase pronto. Para torná-la criativa e original, adicione olhos, escamas de pintura ou barbatanas. Deixe a criança mostrar sua imaginação e pintar seus peixes. Então ele vai se sentir mais independente, isso é muito importante para as crianças.

Era uma das formas mais simples de origami de peixe. Existem muitos deles. O artesanato mais popular é o origami "Goldfish". É um pouco mais complicado que a versão anterior, mas será fácil para crianças de 6 a 7 anos.

peixe dourado

Qualquer criança ficará feliz com esse animal de estimação. O peixinho dourado é o complemento perfeito para qualquer aquário e, em muitos contos de fadas, satisfaz os desejos mais acalentados. Esse milagre não precisa ser comprado em uma loja de animais, você pode fazê-lo com segurança. Será um excelente e original brinquedo, cujo processo de montagem proporcionará muito prazer não só a uma criança, mas também a um adulto.

Coloque um pedaço de papel à sua frente e conecte os cantos opostos. Desenhe uma linha de dobra, torne-a mais clara. Isso deve criar um triângulo clássico.

Gire a forma resultante para que sua base fique no topo.

Dobre os cantos superiores do triângulo e conecte-os ao canto inferior. Então você obtém um quadrado novamente, mas apenas um menor. Agora ele tem várias camadas, e a camada superior consiste em duas "asas" de papel. Tente dobrar os cantos o mais reto possível para não perder a forma.

Dobre as asas resultantes ao meio para que suas extremidades se encontrem com o canto oposto do quadrado. A linha de dobra deve ser definida claramente no centro.

Dobre as pontas para os lados.

Você pode definir um ângulo de inclinação arbitrário, mas lembre-se de ficar de olho na simetria.

Em seguida, levante um dos triângulos inferiores, mas não se esqueça de que a linha de dobra não deve ficar no centro do quadrado, mas um pouco abaixo.

Coloque a parte resultante no bolso e dobre a parte saliente para o centro da embarcação.

Aponte o triângulo que você dobrou para o meio com a ponta para baixo e, em seguida, aponte-o novamente para cima. Assim, você terá a aparência de uma espécie de acordeão. Lembre-se de passar a ferro todas as linhas de dobra com cuidado. Isso é necessário para que o peixe mantenha sua forma.

Vire a folha em branco e dobre o verso de modo que você tenha um envelope triangular.

Abra este envelope para que ele se transforme em um quadrado novamente. Essa estrutura servirá como cabeça e corpo de nossos peixes.

No final do quadrado, onde você tem uma dobra em forma de triângulo, dobramos o canto para dentro.

Faça fendas na parte inferior deste triângulo e torça o rabo de cavalo resultante.

Origami "Goldfish" está pronto. Agora você pode, se desejar, adicionar alguns detalhes a seu gosto.

Carpa Koi

A carpa koi é um dos símbolos mais comuns no Japão. A imagem deste peixe pode ser encontrada em vários afrescos antigos e outros monumentos históricos da Terra do Sol Nascente. Este peixe tornou-se a personificação da felicidade, do amor e da coragem.

Rumores dizem que ela atrai riqueza e boa sorte para a casa. Portanto, coletar esse talismã para você mesmo seria uma ideia muito boa.

Fazemos um quadrado em branco, é costume chamá-lo de quadrado duplo, e esta é uma das técnicas básicas na arte do origami.

Dobre a camada superior para fazer um triângulo.

Dobre os cantos externos mais perto do centro da peça de trabalho. Em seguida, fazemos este procedimento mais uma vez.

Vire o modelo para o outro lado, dobre os lados até a linha de dobra e dobre novamente.

Segure o canto inferior com firmeza e estique a estatueta. Como resultado, você deve ter um losango alongado. Para proteger todas as curvas, pressione firmemente a peça de trabalho.

Dobre os cantos do losango em direção ao centro e vire-o com a parte de trás para cima.

Divida a parte maior do losango em dois e espalhe-o para os lados. Este elemento servirá como barbatanas.

Insira o dedo na reentrância da peça e puxe o canto comprido. Vire a estatueta resultante do avesso.

Para tornar a imagem da carpa mais volumosa, espalhe a forma com o dedo.

Agora você aprendeu como criar um símbolo de boa sorte e felicidade com suas próprias mãos. Mas esse tipo de peixe também pode ser usado para fins decorativos. O corpo volumoso do peixe parecerá vantajoso em uma superfície plana.

Painel arco-íris

Este painel, feito de uma variedade de peixes coloridos, será um excelente acessório e complemento para o interior da sua casa. E o mais importante, não é nada difícil de fazer.

Para fazer isso, faça o número necessário de peixes de várias cores (você escolhe a cor, o tamanho e outros parâmetros que desejar).

Usando cola, prenda os modelos a armações de arame ou armações invisíveis. Você pode tentar alcançar um efeito multidimensional e ancorá-los em diferentes níveis.

Em seguida, fixe o peixe na base (por exemplo, na tela). E pendure a pintura resultante na parede.

Um painel tão original e bonito não passará despercebido e impressionará qualquer hóspede da sua casa. Você pode até apresentá-lo solenemente, todos ficarão felizes com esse presente.

Como fazer origami modular?

Origami modular é uma técnica mais complexa e meticulosa, mas é adequada até para iniciantes. A sua peculiaridade reside no facto de a estatueta ser montada não a partir de uma parte, mas a partir de módulos. A montagem de uma figura pode levar mais de uma hora. Fazer esse trabalho consome muito tempo, mas ao mesmo tempo é um processo muito interessante e estimulante. Um artesanato feito de triângulos vai se tornar uma excelente lembrança, produtos tão bonitos deixam poucas pessoas indiferentes.

Para dobrar uma estatueta simples de um peixe chamada escalar usando a técnica de origami modular, você precisará de cerca de 87 módulos (não custa fazer alguns sobressalentes). São feitos à mão e o papel colorido tem o papel de base.

Não será difícil fazer este modelo em etapas, já que o método de montagem é bastante simples.

Pegue os dois módulos que funcionarão como sua boca e coloque-os com os cantos para cima.

Para a segunda linha, você precisará de três peças da cor principal. Cole-os na linha anterior, mas tente não rasgar nada.

Para a terceira fileira, você precisará de quatro, e para a quarta fileira, cinco módulos da mesma cor, mas um deles deve ser diferente, pois funcionará como um olho.

Continue construindo gradualmente, você pode começar a alternar os módulos na ordem que desejar.

Ao chegar à décima primeira linha, é necessário diminuir a velocidade, pois ela consiste em apenas três módulos. Agora começamos a modelar a cauda do escalar. Deve ser grande o suficiente para que a estatueta aguente o peso. Portanto, tente mantê-lo pequeno, 6-7 linhas devem ser suficientes.

Em seguida, você precisa voltar e fazer as barbatanas. Para eles, você só precisa de 5 módulos para cada um.

O escalar do aquário é um dos modelos mais simples nesta técnica. O processo de montagem passo a passo não levará você muito tempo livre, mas você se divertirá muito com seu filho para um hobby comum.

Esses passatempos têm um efeito positivo no desenvolvimento das habilidades motoras finas das mãos, não apenas em crianças, mas também em adultos.

Dicas úteis

Se você decidir fazer uma base para o origami, certifique-se de que seja o mais uniforme possível. Um material de baixa qualidade pode afetar negativamente o próprio trabalho.

Durante o processo de trabalho, tente não se apressar para lugar nenhum. A pressa tem forte impacto no resultado, pois as linhas são desleixadas e desiguais.

Não use adesivos. No origami não é comum o uso de cola ou fita adesiva, a figura deve ser segurada exclusivamente com o auxílio de dobras de papel.

Se algo não funcionar para você, comece a montagem desde o início. Pense em cada ação sua e tente entender o que você está fazendo de errado. Origami requer muita paciência e perseverança, então você precisará desenvolver essas qualidades em você mesmo.

Para mais informações sobre como fazer origami na forma de peixe, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa