Origami

Fazendo rosas de origami

Fazendo rosas de origami
Contente
  1. Rosas clássicas na técnica de origami
  2. Como fazer a partir de módulos?
  3. Dicas úteis

A técnica do origami permite que você mesmo crie artesanatos bonitos e originais. Existe uma grande variedade de opções para a fabricação desses produtos. Hoje vamos falar sobre como fazer uma rosa de origami, quais materiais serão necessários para isso.

Rosas clássicas na técnica de origami

Para começar, vamos considerar como fazer de forma independente, passo a passo, artesanatos simples na forma de uma rosa.

Para iniciantes

Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar todos os materiais necessários para isso:

  • papel colorido (vermelho, verde);
  • cola (é melhor usar PVA);
  • lápis ou agulhas de tricô.

Atenção especial deve ser dada à seleção do papel adequado. Freqüentemente, é usado um papel simples de escritório, papelão ondulado, crepe, papel colorido. Em qualquer caso, a base deve manter bem a sua forma. Caso contrário, com o tempo, a rosa simplesmente começará a se abrir e perderá a forma.

Primeiro, um quadrado de papel vermelho é tirado, uma dobra longitudinal é marcada nele, dobrada ao meio. Depois disso, a peça é desdobrada com cuidado e é feita outra dobra, só que transversal.

Em seguida, todos os quatro cantos do espaço em branco são dobrados na parte central do quadrado do papel. Portanto, uma "panqueca" padrão deve ser formada. A figura é girada 90 graus e o material é dobrado novamente com um envelope. Essa técnica é chamada de "panqueca dupla".

Em seguida, pela terceira vez, você precisará dobrar os cantos do quadrado. É melhor passar todas as dobras imediatamente com as mãos para que a figura não comece a se desintegrar. Como resultado, um botão de flor se formará - você só precisa desdobrar cuidadosamente suas "pétalas". Nesse caso, todos os vértices dos pequenos triângulos resultantes para todas as camadas são dobrados um a um.

As bordas das "pétalas" são enroladas em uma agulha de tricô ou um lápis simples. Eles se tornarão levemente ondulados e assumirão sua aparência natural. Depois disso, você pode começar a fazer folhas para a rosa. Para isso, é utilizado um quadrado de papel verde. Um espaço em branco básico na forma de uma pipa é formado a partir dele. O material é dobrado ao longo da linha diagonal duas vezes e aberto. Os lados são dobrados ao eixo central na parte inferior da peça de trabalho e, em seguida, na parte superior.

O material é dobrado ao meio ao longo da linha longitudinal. Um dos cantos agudos é dobrado e a "bolsa" resultante é endireitada. As mesmas ações são realizadas com a outra parte. Na fase final, resta apenas colar o botão acabado à folha.

É melhor fazer várias chapas decorativas de uma vez. Eles são fixados em lados diferentes da flor para criar uma composição elegante e bonita.

Freqüentemente, um buquê completo e brilhante é formado a partir de vários desses produtos. Você também pode fazer hastes resistentes de papel verde separadamente. Para isso, tubos finos e densos são torcidos a partir do material, cuja extremidade é fixada com cola. Os botões de flores acabados, junto com as folhas, são presos às hastes resultantes. Esta embarcação pode ser colocada em um vaso ou cesta. Esta opção é adequada para crianças.

Você também pode criar um painel colorido inteiro. Para a sua montagem são feitas várias rosas com lâmina de folha. No entanto, eles podem ser de vários tamanhos. Em seguida, são dispostos sobre uma base plana, formando uma composição harmoniosa, todos os detalhes são colados na superfície.

Esse produto pode ser adicionalmente decorado com vários detalhes (botões, miçangas, miçangas) e pendurado na parede como uma decoração original.

Realista

Essa rosa pode ser feita mesmo sem cola. Para fazer um artesanato DIY, primeiro você precisa preparar uma folha vermelha quadrada, seus lados não devem ter mais de 10 centímetros. No primeiro estágio, um "triângulo duplo" em branco básico é formado. Os cantos laterais são dobrados para cima. Depois disso, os cantos são baixados para baixo e levantados para trás.

Os cantos deverão ser abertos e ligeiramente achatados para que pareçam pequenos quadrados. Além disso, os cantos externos de cima são abaixados para a parte central da folha de papel, após o que a figura inteira é virada e todas as ações são repetidas novamente.

Em seguida, o canto superior é dobrado até a borda e dobrado na direção oposta. A parte inferior do espaço em branco é aberta. No centro, as partes verticais precisam ser ligeiramente achatadas para terminar com dois triângulos com vértices na parte central.

A peça de trabalho é virada novamente. O canto central é colocado verticalmente. O quadrado à direita na parte inferior é dobrado de cima para baixo ao longo de uma linha diagonal. O produto resultante é cuidadosamente girado em 180 graus e, em seguida, novamente o quadrado inferior à direita é dobrado em duas partes iguais.

O produto é levado com a mão esquerda. Com a outra mão, eles gradualmente começam a torcer sua parte central. Faça isso até que um lindo botão denso e volumoso seja formado.

Também será possível fazer um lindo painel ou apenas um buquê decorativo colorido com essas rosas caseiras.

Pequena

Agora veremos como você pode fazer uma linda rosa em miniatura usando a técnica de origami com suas próprias mãos. Para fazer isso, prepare uma tira de papel fina com largura de 1 centímetro. Você pode escolher qualquer cor.

A borda superior esquerda da tira preparada é dobrada para baixo ao longo de uma linha diagonal. Na diagonal, o produto é dobrado novamente. No canto superior, você precisará dobrar para trás. Então, segurando a ponta, gire gradualmente um pequeno botão. Neste caso, é importante controlar para que as dobras com os cantos não coincidam.

A ponta do papel restante é fixada com uma mistura adesiva na parte de trás do botão da flor. Se desejar, você pode fazer muitas rosas desta forma e formar um lindo buquê em miniatura com elas.

Fazer esses artesanatos não é difícil e uma criança pode lidar com isso.

Como fazer a partir de módulos?

Esta opção será mais difícil de fabricar, mas ao mesmo tempo a embarcação acabada ficará tão bonita e interessante quanto possível. Com antecedência, você precisa preparar pequenos quadrados de papel colorido, você precisará de 8 desses espaços em branco (se a rosa incluir duas camadas) ou 15 (se a rosa consistir de três camadas).

O quadrado deve ser dobrado ao meio, enquanto a linha de dobra é cuidadosamente alisada com os dedos. Em seguida, o material se desdobra de volta - para cima, como um losango. Pegue o canto direito e dobre-o para dentro ao longo da linha da dobra feita.

O canto esquerdo também é dobrado da mesma maneira. Precisa ser apertado um pouco. Para fazer isso, você pode usar um lápis: o papel é enrolado em volta dele, dando a forma necessária. Como resultado, o módulo pétala estará pronto.

A primeira fileira da flor é formada por três pétalas brilhantes. Para fazer isso, uma pequena quantidade de adesivo é aplicada no canto esquerdo de uma pétala acabada e no canto direito da outra pétala. Todas as partes coladas são conectadas em um círculo. Isso terminará com a primeira linha.

A segunda linha já consistirá de cinco pétalas. Primeiro, tudo é colado na parte superior e depois virado e colado na parte inferior. A peça de trabalho é torcida em um círculo. Para a terceira linha, são necessárias sete pétalas, que serão coletadas da mesma forma que as duas anteriores. Isso resultará em três espaços em branco separados.

Todas as três fileiras são presas umas às outras em um botão de flor, começando com o menor. Tudo isso deve ser fixado com cola. Ao fazer essa flor a partir de módulos, você pode usar duas cores de papel colorido de uma vez para fazer o artesanato mais bonito e original.

Uma rosa feita nesta técnica será um presente adequado para o dia 8 de março.

Outra opção interessante seria uma embarcação em forma de cubo de rosa. Para criá-lo, primeiro você precisará cortar três quadrados do mesmo tamanho de folhas A4 nas cores verde e vermelha. Em vez de vermelho, você pode escolher outra cor (amarelo, rosa, azul, branco).

Depois disso, a peça quadrada é dobrada no centro. Uma linha de dobra é formada. A folha é desdobrada. As bordas opostas são dobradas para o meio e novamente formam uma linha. Em seguida, o canto inferior direito é dobrado até a linha de dobra no topo. Faça o mesmo com o canto oposto.

O canto direito está bem dobrado na parte inferior e será necessário combinar a borda da figura com a dobra vertical visível. Uma dobra é dobrada para a direita. A parte inferior do canto é alinhada, com foco nas linhas de dobra. O papel em branco está virado. Todas as mesmas ações são repetidas com o ângulo oposto. Depois disso, o material é virado novamente, enquanto dobra os cantos do módulo.

Na próxima etapa, forma-se um quadrado, neste caso será necessário dobrar cuidadosamente os cantos dos dois lados ao mesmo tempo. Mais dois módulos fazem o mesmo. Como resultado, você obtém três espaços em branco do cubo vermelho.

Então você pode começar a trabalhar com o material verde. Como antes, uma folha quadrada é dobrada em duas partes iguais. Uma linha de dobra é formada. O papel se desdobra. As bordas opostas do material são dobradas em direção ao centro e uma linha é formada novamente.

Mais tarde, novas linhas de dobra são feitas. O canto inferior direito é dobrado até a dobra superior. Faça o mesmo com o canto oposto da folha. O canto direito é dobrado por baixo, enquanto alinha as bordas da folha com uma dobra vertical. Uma dobra é dobrada para a direita, a parte inferior do canto é nivelada.

O papel em branco é virado, todas as operações são repetidas no outro lado. Em seguida, a figura é virada novamente e os cantos do módulo são dobrados. Em seguida, o canto superior é dobrado novamente. O produto é virado e os cantos começam a dobrar na mesma ordem da criação dos espaços em branco.

Para transformar um pequeno cubo numa linda rosa decorativa, é necessário puxar os pequenos cantos verdes e desdobrá-los.Isso criará as pétalas da flor.

Para formar um botão, um canto é puxado da parte inferior da dobra em três lados. Os cantos do topo empurrados para fora da mesma maneira podem adicionar esplendor ao artesanato.

Na hora de fazer esta rosa, vale a pena usar papel revestido fino, mas ao mesmo tempo bastante durável. Este material permitirá que você dê forma correta à embarcação, resistindo facilmente a múltiplas curvas e ao mesmo tempo não perderá sua forma e aparência.

Dicas úteis

Ao fazer uma variedade de artesanato de origami, vale a pena lembrar algumas recomendações importantes. Então, não se esqueça que para este tipo de trabalho o melhor é adquirir papel origami especial. Mas, na ausência dele, o papel de cor comum também pode servir. Se você quiser fazer um produto usando a técnica de dobra úmida, deve escolher um material mais denso, tratado com uma mistura adesiva. Por vezes também se utiliza papel canelado: mantém perfeitamente a sua forma, é adequado para a formação de pequenos detalhes.

Para tornar o seu artesanato mais interessante e bonito, é melhor usar várias cores ao mesmo tempo ao fazer. Mas lembre-se de que eles devem estar em harmonia um com o outro. Também será possível decorar adicionalmente produtos caseiros acabados com vários elementos (strass, pérolas).

Para as crianças, é recomendado selecionar instruções simples passo a passo para fazer produtos usando a técnica de origami. Neste caso, você pode selecionar um esquema pronto com antecedência. Um estilo modular pode se adequar àqueles que já possuem certas habilidades.

Para informações sobre como fazer origami no formato de uma rosa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa