Origami na forma de um gato

A técnica de fabricação de papel chamada origami há muito tempo é muito popular entre os fãs de artesanato original. De um pedaço de papel comum, obtêm-se estatuetas muito fofas em forma de gatos. Eles podem ser feitos por origamistas experientes e novatos. No artigo de hoje, aprenderemos a fazer artesanato de papel na forma de um gato com nossas próprias mãos.


Descrição
Na técnica do origami, as figuras podem ser feitas em quase todas as formas. Assim, os pequenos artesãos são mais atraídos pelo processo de criação de artesanato em papel na forma de animais. Alguns dos mais populares são estatuetas de gatos e gatos que são bem conhecidos por todos. Os produtos podem ser feitos de papel de várias cores, decorados de todas as formas possíveis.



Quando uma criança faz qualquer figura de origami com as próprias mãos, suas habilidades motoras finas são desenvolvidas ativamente. Além disso, a conhecida técnica de fabricação de papel desenvolve em jovens artesãos a máxima exatidão, precisão, escrupulosidade e atenção. A criação de figuras de origami tem um efeito extremamente positivo no organismo em desenvolvimento. Além disso, muitas crianças simplesmente gostam de fazer desenhos de papel originais, para observar os belos resultados obtidos.
O processo de criação de estatuetas de papel em forma de gato deve ser gradual e passo a passo. A pressa excessiva neste assunto só vai atrapalhar. Para modelagem de artesanato sem complicações, é recomendado o uso de papel origami especial. Você pode encontrar materiais semelhantes em lojas que vendem tudo o que você precisa para ter criatividade.O papel especial tem um indicador de espessura ideal, portanto, trabalhar com ele é o mais simples e conveniente possível.


Claro, se não houver folhas de papel especiais para origami no arsenal de um jovem mestre, isso não significa que é proibido usar papel comum. Você pode sobreviver com folhas coloridas simples. O principal é que eles não são muito densos (como papelão). As lâminas também não devem ser muito finas, pois tais materiais não podem servir para modelar uma bela figura que mantenha o formato correto.
Mesmo o menor artesão pode se familiarizar com os fundamentos da técnica de fabricação de papel em consideração. É útil para as crianças fazerem lindas figuras de papel com as próprias mãos. No entanto, muitos adultos gostam muito desses procedimentos criativos.
Na técnica do origami, é perfeitamente possível criar um grande número de produtos de papel espetaculares, que mais tarde podem servir como decoração de interiores.



Como fazer um gatinho modular de papel?
A técnica modular do origami é complicada, por isso não é recomendável familiarizar-se com os fundamentos da fabricação de papel a partir dela. É melhor começar com diagramas mais simples, para os quais não é necessário produzir um grande número de componentes de papel.
A técnica modular envolve a modelagem inicial de um número suficiente de blocos de papel em forma triangular. Quando o número desses componentes atingir o nível desejado, pode-se proceder à montagem direta da figura. Os componentes modulares triangulares são fixados uns aos outros, formando um ou outro detalhe da composição geral. Freqüentemente, para montar figuras grandes, você precisa preparar muitos módulos. Você pode fazer isso com toda a família para se divertir e ao mesmo tempo economizar.

Para as crianças, é melhor selecionar os esquemas mais simples possíveis para modelar figuras tridimensionais do tipo em questão. Além disso, os adultos devem ajudar os pequenos artesãos, pois o processo de montagem será bastante difícil para eles. Portanto, para criar uma bela figura de um grande gato de papel, você precisará preparar os seguintes componentes:
- 379 componentes modulares em branco;
- 589 módulos amarelos.
Para prepará-los, você precisa dividir as folhas A4 em 16 partes separadas. A partir desses componentes, espaços em branco para a futura estatueta serão criados.


O lençol precisará ser dobrado ao meio e, em seguida, dobrado para trás. Assim, acabará por delinear o meio. Em seguida, a peça de trabalho deve ser virada de cabeça para baixo. Ao mesmo tempo, as bordas da folha devem ser dobradas, direcionando para o meio. Em seguida, vire novamente e dobre as pontas pelos 2 lados. Os cantos são dobrados sobre o triângulo principal e, em seguida, desdobrados novamente. Os componentes triangulares são dobrados ao longo das linhas já marcadas e, em seguida, dobrados novamente. O elemento modular deve ser dobrado ao meio. Como resultado, uma pequena figura com um par de triângulos e um par de bolsos deve aparecer. Assim, o número necessário de modelos de papel deve ser feito.

A estatueta complexa do gato modular deve ser montada a partir da base. Em seguida, o pequeno mestre precisa ir gradativamente para a montagem da cabeça. Os componentes modulares amarelos são primeiro formados em um círculo composto por duas filas de 10 blocos cada.
A fixação deve ser feita de forma que a parte alongada dos módulos fique para fora.




Da mesma forma, fazendo fileiras a partir de módulos, será necessário montar gradativamente o corpo, cabeça, orelhas e cauda do animal original. O focinho do desenho acabado pode ser pintado com caneta hidrográfica ou marcador, ou pode ser feito na forma de um aplique de papel colorido.





Muitas outras variações de gatos de papel podem ser feitas de maneira semelhante. Nesse caso, você pode usar papel de outras cores. Por exemplo, um charmoso gato marshmallow pode ser montado a partir de 579 módulos brancos como a neve, 305 rosa e 362 amarelos. Existem muitas opções para representar uma figura tão interessante e relativamente complexa.





Master class sobre como criar um gato simples para iniciantes
Se a criança ainda não está familiarizada com todos os fundamentos da técnica do origami, então é melhor começar a se familiarizar com este tipo de fabricação de papel, fazendo os trabalhos mais simples e fáceis. Tendo descoberto as nuances básicas da modelagem de figuras elementares, o pequeno mestre será capaz de mudar gradualmente para designs mais complexos.

Origamiistas novatos que não têm muita experiência em modelar figuras de papel estarão interessados em fazer um artesanato simples no formato da cabeça de um gatinho.
- Primeiro você precisa colocar um pedaço de papel da cor que desejar na superfície de trabalho. Em seguida, a peça de trabalho deve ser dobrada ao meio ao longo de uma linha diagonal.
- Além disso, o elemento triangular formado precisará ser redobrado ao meio, mas apenas a dobra não precisará ser cuidadosamente alisada. Você só precisa marcar a linha no centro.
- A próxima etapa é dobrar as seções laterais inferiores do triângulo para cima. Isso formará as orelhas do gatinho.
- O canto localizado na parte superior precisará ser dobrado para baixo.
- Depois disso, o produto resultante deverá ser virado e o rosto do gatinho deverá ser retratado nele. Para fazer isso, você pode usar uma caneta hidrográfica ou marcador, ou pode cortar todos os elementos necessários de um papel colorido.
- Você pode deixar o ofício como está ou complementá-lo com um corpo de papel. Para fazer isso, pegue um quadrado de papel de uma cor adequada. Primeiro, dobre-o na diagonal. O resultado final deve ser um componente triangular.
Agora, um dos cantos inferiores da peça triangular está cuidadosamente dobrado para indicar a pequena cauda do animal.


Outras ideias interessantes
Existem muitos esquemas mais interessantes e atraentes para modelar figuras de origami na forma de gatos e gatinhos. Esse artesanato pode servir não apenas como entretenimento para crianças pequenas, mas também como presentes bonitos para seus entes queridos, por exemplo, em 8 de março. Tenhosabemos que outras figuras legais em forma de gato podem ser feitas de folhas de papel comuns.



Volumétrico
O artesanato de papel na forma de gatos volumétricos parece interessante. Eles não são muito difíceis de fazer, mas acabam sendo muito atraentes. Vamos analisar as instruções passo a passo para modelar esse produto.
- Para fazer um gato volumoso, você precisará usar um pedaço retangular de papel.
- O retângulo deve ser dobrado no sentido do comprimento e ao meio.

- Os lados livres da folha de papel terão de ser dobrados para a tira de dobra de modo que uma parte em forma de acordeão seja formada.

- Agora você precisa desdobrar as 2 últimas dobras.
- Na próxima etapa, você precisará dobrar o canto esquerdo inferior em direção ao lado superior. Depois disso, a linha de dobra precisará ser muito bem passada para realçá-la e torná-la mais perceptível.

- Agora, o papel em branco deve ser virado de forma que o triângulo marcado "fique" voltado para baixo.
- A metade superior da peça de trabalho deve ser dobrada para baixo na área onde o triângulo e as linhas localizadas verticalmente se cruzam. O produto deverá ser bem passado e desdobrado.

- Vire o papel em branco. Os cantos superiores devem ser apertados para formar as orelhas do gato. O meio da peça de trabalho é pressionado para baixo. Isso criará uma cabeça triangular de gato. Em seguida, você precisa dobrar a folha para formar uma tira plana.

- Na próxima etapa, a folha de papel deve ser posicionada horizontalmente, de forma que o canto fique voltado para a direita e para cima. Dobre a camada de papel superior da borda superior até o início do rosto do gato.

- As mesmas etapas precisarão ser duplicadas no segundo lado. Nesse caso, é recomendável garantir que o rosto do futuro gatinho não enrugue muito.
- Em seguida, a peça de trabalho deve ser segurada. Você deve fazer o pescoço do gato, desdobrar a cabeça.

- Faça as orelhas do gato dobrando-as sobre a testa.

- Na parte de trás da cabeça, a borda superior deve ser cuidadosamente dobrada literalmente 0,5 cm para baixo. Neste ponto, a cabeça do gato estará pronta.
- Em seguida, você precisa dobrar a tira no meio.

- A peça está agora desdobrada, uma dobra claramente definida é formada na zona de dobra.

- Por meio de uma dobra para trás, parte da tira é dobrada para trás, formando um par de pernas.

- A cauda do gato terá de ser cuidadosamente torcida e, em seguida, desenrolada.
Devido a tais manipulações, acabará por formar uma cauda ligeiramente curva.

Você pode usar qualquer cor de papel para modelar uma figura tão atraente. Para fazer um animal gengibre, você deve usar folhas laranja, e para uma preta - folhas pretas e assim por diante.

Gato primavera
Existem muitas outras opções originais para fazer figuras de papel na forma de um gato. Pode ser um lindo animal gordo ou saltitante feito de papel de várias cores. Além disso, a criança certamente se deixará levar pelo processo de fazer um gato saltitante que consegue pular. Isso pode ser feito facilmente, sem ter muita experiência em tal trabalho criativo.
- Primeiro você precisa pegar um pedaço de papel quadrado de sua cor favorita. Seu tamanho pode ser qualquer, por exemplo, 12x12 cm.
- Primeiro, o pedaço de papel deve ser dobrado ao meio. Depois disso, a peça é desenrolada e dobrada na parte central de ambas as metades da base quadrada. Como resultado, uma peça de trabalho semelhante a um acordeão deve ser formada.
- As partes já dobradas precisarão ser dobradas novamente em direção ao centro à direita e à esquerda.
- A peça de trabalho é desenrolada. Você pode ver que a peça quadrada se dividiu em 8 listras verticais.
- Ações semelhantes precisarão ser repetidas na segunda direção da peça de trabalho.
- O produto é dobrado ao meio e, em seguida, aberto novamente e dobrado no centro dos lados esquerdo e direito.
- Depois disso, mais uma vez você precisará dobrar cada uma das metades em direção à parte central.
- A peça formada não precisa ser desdobrada. Deve ser deixado neste estado.
- Além disso, em um lado da peça de trabalho, você precisará dobrar os cantos internos até os triângulos. Isso deve ser feito à direita e à esquerda. Isso irá destacar as orelhas de gato.
- A dobra próxima a ela é dobrada e, em seguida, a próxima dobra é dobrada. Em seguida, você precisará formar dobras após uma.
- Parte da peça de trabalho precisará ser dobrada para dentro para formar um degrau.
- A parte que fica em cima deve ser fixada na segunda metade. Para isso, uma borda da tira é inserida dentro da outra. Depois disso, você precisa corrigir todas as rugas. A nave original está pronta!
Ao final de todas as operações na frente da figura, vale a pena desenhar um focinho charmoso.
Para mais informações sobre como fazer origami na forma de um gato primavera, veja o próximo vídeo.
marca páginas
Os artesanatos de origami podem ser não apenas engraçados e bonitos, mas também muito úteis. Por exemplo, uma criança pode fazer um marcador de página muito incomum na forma de um gato fofo com as próprias mãos. Vamos considerar passo a passo como essa figura é modelada.
- Primeiramente, é retirada uma folha quadrada de papel com dimensões de 15x15 cm.
- Em seguida, a peça de trabalho é dobrada ao meio, primeiro uma a uma e, em seguida, ao longo da segunda diagonal.
- Agora, cada um dos cantos precisará ser dobrado em direção à parte central.
- O corte inferior precisará ser dobrado em direção à dobra central na próxima etapa. Em seguida, eles fazem o mesmo em relação ao corte superior.
- O produto é aberto, virado e, em seguida, as bordas superior e inferior são novamente dobradas na linha do meio.
- Abra toda a folha de papel, dobre-a ao meio e dobre o corte por cima de acordo com a primeira dobra.
- Ao longo da linha mais próxima de um canto, você precisará dobrar o produto de papel.
- Depois disso, você precisará abrir cuidadosamente o bolso formado para que a dobra superior "pareça" estritamente vertical para cima. Uma dobra é feita nesta área e, em seguida, o canto é abaixado.
- O elemento triangular formado é primeiro dobrado para cima e depois escondido na parte interna.
- Ações semelhantes precisarão ser implementadas no outro lado da peça de trabalho.
- Agora você precisa agarrar um canto da dobra e levantá-lo. Isso tornará o elemento mais estreito. Ações semelhantes são necessárias no canto do outro lado.
- Em seguida, os cantos são dobrados para baixo.
- Se a aba superior for dobrada para trás, um par de orelhas pontudas aparecerá. Eles precisarão ser corrigidos.
- A válvula é colocada no lugar, o modelo é virado.
- O corte inferior à direita e à esquerda agora deve ser dobrado em direção à linha no centro.
- Em seguida, o grande triângulo é dobrado para cima e depois meio para baixo.
- Os franzidos são feitos ao longo de uma dobra diagonal em ambos os lados.
- Agora reúna os lados principais da peça de trabalho à direita e à esquerda.
- A aba superior deve ser baixada para baixo de forma que as partes pontiagudas das orelhas se destaquem.
- O componente triangular deve proteger a cabeça do marcador de gato. Basta colocar o triângulo no bolso.
- Os restantes elementos triangulares da nave devem ser arredondados apertando-os com os dedos.
Ao final da montagem do marcador original e bonito, o rosto do gato deve ser complementado com olhos, antenas, nariz e boca. Esses componentes podem ser desenhados com uma caneta, caneta hidrográfica ou marcador.
Para saber como fazer origami na forma de um gato favorito com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.