Como dobrar origami como um caderno?

Embora os aparelhos eletrônicos tenham se tornado acessórios essenciais, muitas pessoas ainda preferem a mídia de papel. Um mini notebook bonito feito com a técnica de origami será uma coisa útil para muitos. Até as crianças podem fazer isso sozinhas. Esta é uma ótima opção de artesanato para as crianças soltarem sua criatividade. Hoje vamos falar sobre como você pode fazer modelos simples ou opções na forma de animais engraçados.



Opções simples
O artesanato de origami será uma opção adequada para crianças de 4 ou 5 a 6 anos. Os jovens artesãos serão capazes de fazer de forma independente um acessório útil na forma de um caderno de uma folha de papel. Pode ser um grande caderno para escrever receitas, ou também uma versão pequena para guardar segredos.
Para fazer um modelo simples, você precisará dos seguintes materiais:
- Folha de papel A4 (branca);
- folha de papel colorida (qualquer cor) do mesmo tamanho;
- lápis e régua com tesoura.


Este modelo é feito sem cola.
Para montar um modelo de origami na forma de um caderno, você precisa realizar algumas ações.
- Pegue um pedaço de papel e divida-o horizontalmente em duas partes. Essas partes serão usadas para as páginas do futuro caderno.

- Aí você precisa pegar uma parte e dividir ao meio, pressionando bem. Depois disso, você precisa desdobrar a folha e dobrá-la para o meio em ambos os lados.

- O resultado é uma tira de papel que precisa ser dobrada ao meio para que o meio fique bem visível. As bordas são desdobradas e dobradas na direção da parte central.

- Depois disso, as laterais são dobradas em direção ao centro novamente e passadas a ferro.

- Nesta fase, o trabalho de criação da primeira parte pode ser considerado concluído.Eles procedem à formação da segunda faixa, realizando ações semelhantes.

- Como resultado, você obterá as mesmas peças que precisam ser conectadas. Para fazer isso, coloque uma parte com o lado onde estão as arestas, e ao lado colocam uma parte com o lado sólido. De acordo com a figura, parte de uma peça é colocada no bolso de outro elemento.

- Depois de conectar todos os detalhes, eles começam a dobrar o acordeão. Essas serão as páginas do futuro produto.

É difícil imaginar um caderno sem capa, então, nesta fase, eles começam a fazê-lo. Para fazer isso, pegue um papel colorido da tonalidade selecionada e divida a folha ao meio. Dobrar a folha permitirá que você determine o meio do que foi feito. O lençol é dobrado e dobrado ao meio.
As próximas etapas serão as mesmas da criação das páginas. A diferença neste caso estará no tamanho da peça: uma parte é 4 cm mais larga que a outra. Nesse caso, a capa ficará ligeiramente saliente para além dos limites das páginas. Tendo construído um espaço em branco para a capa, eles começam a formar um caderno ao distribuir as páginas.


Para construir um acessório, você precisa pegar as páginas confeccionadas e colocá-las no meio da folha colorida antes de dobrar. A dobra da parte colorida é feita de acordo com o tamanho da página. Além disso, movendo-se em círculo, o bloco de notas é completamente embrulhado e dobrado. Para fazer isso, a parte colorida deve ser cortada com uma margem. Resta enrolá-la na folha, passar a ferro adicionalmente as bordas e colocar a última página na capa.
Os bonitos cadernos com capas coloridas podem ser usados para muitos propósitos diferentes.


Crie um caderno de panda
Este notebook panda DIY é perfeito para decorar uma casa de bonecas ou área de recreação. Um esquema simples e compreensível para artesãos novatos tornará mais fácil fazer o trabalho.
Para fazer um caderno de origami, você precisa preparar os materiais na forma:
- 1 folha de papel branco (A3 ou A4);
- canetas de feltro;
- tesoura.



Nenhuma cola será usada para este ofício também.
O algoritmo de ações será o seguinte.
- Você precisa pegar uma folha de papel. Seu tamanho depende dos parâmetros do futuro modelo. Se você deseja construir um notebook grande, é melhor escolher o papel A3. A partir da folha A4, você tem a opção de uma casa de bonecas.
- Uma folha de papel é dobrada e cortada na linha indicada. Em seguida, você precisa dobrar uma das metades e cortar ao longo da linha. A segunda parte é dobrada e cortada. O resultado são detalhes na forma de dois retângulos e duas listras estreitas. As peças retangulares serão utilizadas para criar a capa. As tiras são tiradas para fazer páginas.
- Em seguida, você precisa pegar a peça cortada na forma de um triângulo e dobrá-la, delineando a parte central e dobrando as bordas em ambos os lados. É necessário que os lados curtos não cheguem ao meio.
- Em seguida, eles pegam a tira estreita cortada e a coletam com um acordeão. É preferível estreitar um pouco mais as secções, tendo em conta o tamanho da capa. As dobras devem ser bem passadas, é importante que as linhas sejam retas e não tortas.
- Os detalhes estão prontos. Resta inserir o “acordeão” na lateral da capa e começar a decorar o acessório. Para fazer isso, desenhe o rosto de um animal engraçado na frente e pinte-o com canetas hidrográficas. A parte superior do rosto do panda é cuidadosamente cortada com uma tesoura.




Mais ideias
Aqueles que estão prontos para dominar novas opções para fazer artesanato de origami devem prestar atenção a uma opção interessante para fazer um caderno. Para tornar o acessório acabado mais agradável esteticamente, ele é feito de papel gofrado.
A primeira folha, que funciona como capa, pode ser decorada com fotos ou adesivos.


Para fabricação, você precisa fazer o seguinte.
- Pegue uma folha de papel com o lado menor voltado para você e dobre-a ao meio.
- Abra a peça de trabalho. Faça uma forma de "porta", dobrando as bordas em direção ao centro.
- Endireite a folha e examine as dobras. Como resultado, a folha será dividida em quatro partes.
- Em seguida, o produto é virado e dobrado ao meio no sentido do comprimento.
- Depois disso, a folha deve ser aberta, formando "portas".
- A peça é dobrada ao meio, virando a dobra na sua direção. Nesse caso, a borda livre ficará do lado oposto.
- Abra e refaça "portas". Desdobre a folha completamente ao seu estado original. Novamente, dobre a peça de trabalho ao meio, já em paralelo. Seguindo as dobras delineadas, a folha é cortada ao meio e, em seguida, a figura incisada é aberta. As tábuas internas são cortadas ao meio, mas as externas não precisam ser tocadas.
- Ao dobrar para trás as lâminas aos pares, obtém-se uma "janela". A peça é virada, virando seu lado comprido em direção a si mesma. As bordas do produto (superior e inferior) são dobradas em direção ao centro, cobrindo as metades do modelo. Como resultado, as pranchas que foram dobradas para trás antes ficarão na borda externa.
- Depois disso, a peça é virada de lado e as arestas deslocadas uma em direção à outra. O resultado é uma janela em forma de diamante. Quando todas as faces se tocam, a peça de trabalho deve ter a forma da letra X.
- No estágio final, as páginas são empilhadas, enquanto a camada externa é deixada inteira na dobra. Todos os vincos são suavizados. Se necessário, alinhe as páginas de forma que fiquem uniformes e não ultrapassem o contorno.
- Decore a capa do produto.




Crianças mais velhas (com idades entre 7 e 8 anos) são mais adequadas para trabalhos de origami mais complexos. Por exemplo, eles poderão fazer um caderno na forma de um gato. Você pode encontrar recomendações detalhadas assistindo ao vídeo.