Fazendo um cisne usando a técnica de origami

Origami é uma das técnicas mais antigas para fazer várias pequenas figuras de papel, que antigamente era usado para criar talismãs que protegem dos espíritos malignos. Além disso, as estatuetas de papel eram usadas ativamente como decoração para a casa e a mesa festiva. Na sociedade moderna, as figuras de origami não recebem mais um significado tão profundo e, muitas vezes, essa técnica é usada apenas na criatividade das crianças, para o desenvolvimento de habilidades motoras finas, bem como na imaginação da criança.
Para atrair a atenção da criança e ao mesmo tempo desenvolver seu conhecimento do mundo ao seu redor, recomendamos fazer figuras de origami em forma de animais e pássaros. Por exemplo, majestosos e graciosos como cisnes. Vamos dar uma olhada mais de perto nas instruções para fazer um cisne usando a técnica do origami e também dar uma olhada mais de perto na técnica modular.




Opções simples
Dependendo das habilidades ou da idade de quem vai fazer a estatueta de papel, você pode escolher o método adequado para um determinado nível de complexidade.
Além disso, durante a fabricação, também é necessário levar em consideração nuances como a pose do cisne, a clareza dos elementos individuais do corpo, bem como os materiais utilizados.


De acordo com o esquema
Fazer um cisne de papel é a maneira mais simples e fácil, bastante indicada para crianças de 8 a 9 anos. Além disso, para o trabalho, você precisará de um conjunto mínimo de materiais e ferramentas:
- folha grossa de papel;
- uma régua para marcar linhas de dobra;
- lápis.

Depois de preparar os materiais e o local de trabalho, você pode iniciar o processo de criação de um cisne. Para fazer isso, você precisa agir em etapas.
- Primeiro você precisa cortar a folha A4 para obter um quadrado uniforme.Isso pode ser feito com uma régua ou de outra forma - dobrando um dos cantos ao meio para que a borda menor da folha fique adjacente à maior e cortando o retângulo restante.
- Depois disso, você precisa dividir o quadrado ao meio, de um canto ao outro. Você também pode usar a linha de dobra resultante.
- Além disso, cada um dos lados deve ser dividido em dois triângulos, conectando o canto com o meio do lado oposto.
- Depois de aplicar as marcações, dobre as bordas para dentro, na linha de dobra.
- Em seguida, nos cantos das partes dobradas, meça triângulos iguais e dobre-os para fora.
- No estágio seguinte, é necessário dobrar a estrutura ao meio ao longo da linha de dobra central de modo que as partes dobradas fiquem no lado de fora.
- Depois disso, você precisa dobrar a parte do canto perpendicular a toda a estrutura - esse será o pescoço do cisne.
- Em um elemento dobrado a partir do canto, fazemos uma cabeça e um pequeno bico usando uma dobra dupla.





O origami cisne está quase pronto, basta complementar a figura com os olhos desenhados ou colados, e também pintar o bico. Um princípio semelhante pode ser usado para fazer um cisne com o pescoço inclinado.
Basta dobrá-lo duas vezes em partes diferentes para formar uma dobra suave e graciosa. Essa nave parecerá mais sofisticada e interessante.

De um guardanapo
A técnica de fazer origami com guardanapo também implica trabalhar de acordo com o esquema, mas é importante levar em consideração algumas peculiaridades.
- O guardanapo não é o material mais durável, principalmente quando se trata de usá-lo no processo criativo. Portanto, ao dobrar um cisne para fora de um guardanapo, é necessário atuar o mais cuidadosamente possível, deixando as linhas de dobra claras, sem rasgá-lo.
- Além disso, ao trabalhar com um guardanapo, para obter o resultado desejado, pode ser necessário usar cola, fixação nas bordas, que devem se encaixar perfeitamente umas nas outras, já que a densidade desse material pode não ser suficiente.
- Além disso, deve-se ter em mente que, na versão final, uma figura de guardanapo também será mais frágil do que um produto de papel, portanto, só pode ser usado como decoração, devendo ser feita uma versão mais durável para jogos.


Como fazer origami modular?
A criação de origami modular é uma tarefa muito mais difícil, mesmo quando se trata das formas mais simples.... Esses designs consistem em muitos elementos separados, eles parecem tridimensionais e são especialmente impressionantes. Para criar um cisne de papel modular com suas próprias mãos, você terá que fazer um grande esforço, além de adquirir alguns conhecimentos sobre esta técnica. Vamos dar uma olhada em um guia passo a passo para iniciantes.






Preparação
A preparação para a montagem de um cisne modular começa com a compra de todos os materiais necessários - papel, régua, lápis e tesoura.
Você pode pegar não apenas papel branco, mas também papel colorido - então seu artesanato será mais colorido e incomum. Você também pode precisar de um bastão de cola para prender as peças com mais segurança.

Em seguida, você precisa dividir uma folha A4 em 32 partes iguais, forrando ou dobrando. Com a tesoura, é necessário cortar o papel nas linhas obtidas. Você acabará com muitos pequenos retângulos a partir dos quais os módulos serão criados.




Em seguida, você precisa proceder da seguinte maneira.
- O retângulo resultante deve ser dobrado ao meio duas vezes, ao longo das bordas longa e curta, para obter um quarto da parte original.
- Ao longo da linha de dobra central, dobre as bordas longas em direção ao meio para formar um triângulo com bordas livres.
- Em seguida, você precisa virar a peça de modo que a linha de dobra fique na parte inferior e os cantos externos das bordas suspensas devem ser dobrados para cima.
- A borda restante no interior também deve ser dobrada para formar uma linha de fundo plana.
- Então, tudo o que resta é dobrar o triângulo ao meio para que as partes dobradas fiquem localizadas dentro dele.






Toda a figura de um cisne consistirá em pequenos módulos, por isso é necessário agir com cuidado para que as partes sejam simétricas entre si e não difiram muito em tamanho. Além disso, na fase de preparação, você precisa ficar intrigado com os cálculos do número de peças necessárias. Para isso, é necessário comparar os parâmetros aproximados da futura figura, bem como as dimensões de um módulo acabado e, por meio de cálculos, determinar quantos elementos serão necessários para a fabricação de uma ou outra parte do corpo.
A contagem é especialmente necessária se você coletar um cisne usando papel colorido, já que o enfeite no corpo deve ser simétrico.

conjunto
Antes de prosseguir com a montagem de toda a figura, é necessário entender como os módulos são fixados e o que fazer para uma fixação mais confiável. Existem duas maneiras de conectar módulos entre si, que têm suas próprias características.
- O primeiro método é usado para aumentar a figura.... Durante a fabricação do módulo, uma bolsa é formada no triângulo, na qual uma das bordas livres da próxima parte é inserida. Assim, é necessário atuar em todo o perímetro onde a ampliação é necessária.
- O segundo método é usado se parte da forma precisar ser reduzida. O princípio de operação permanece o mesmo, com exceção de uma nuance chave - as bordas livres do triângulo são inseridas nos bolsos da mesma parte, e não em duas diferentes. Da mesma forma, uma longa corrente pode ser feita se necessário.


O processo de montagem de um pássaro modular, via de regra, começa com o corpo, já que este é o fragmento que é o central. Com base em seus parâmetros, o tamanho de todas as outras partes da figura é determinado. Para montar corretamente o torso, o seguinte procedimento deve ser seguido.
- Primeiro, você precisa montar um círculo de pequeno diâmetro a partir dos módulos, que será a base inferior da figura. Deve-se ter em mente que é neste círculo que todo o cisne se apoiará, por isso deve ser uniforme e organizado.
- Em seguida, você precisa agir de acordo com o princípio de aumentar - cada linha subsequente deve ser maior do que a anterior.
- Quando a altura desejada do tronco for atingida, recomendamos faça uma linha com a largura igual à anterior ou comece a dobrar as linhas para diminuir.



Em quase todas as variações do artesanato modular em forma de cisne, o corpo passa suavemente para as asas, graças às quais a figura assume um contorno suave e refinado. Para manter as asas simétricas e organizadas, recomendamos que você proceda desta forma.
- Primeiro você precisa determinar em que nível as asas começarão e os lados a partir dos quais elas serão localizadas.
- Em seguida, você precisa dobrar os módulos para que as linhas diminuam gradualmente. Para fazer isso, deixe a bolsa mais externa de cada triângulo livre.
- É necessário diminuir as fileiras até que fique um único módulo na parte superior. A seguir, é necessário pressionar levemente a estrutura com as palmas das mãos, dando-lhe um formato oval.

Depois que o corpo com as asas estiver pronto, deve-se proceder à montagem do pescoço e bico. Esses elementos são os mais simples, portanto não deve haver dificuldades com sua fabricação. O pescoço é composto por uma fileira de módulos, que no final da dobra deve ser levemente dobrado para uma aparência mais graciosa do pescoço do pássaro. Para separar o decote do bico, é necessário fixar o módulo preto dobrado na parte superior da fileira branca, e só depois adicionar o triângulo vermelho final à composição.
Você também pode usar canetas hidrográficas ou lápis para desenhar os olhos, ou comprar olhos de plástico volumétricos especiais, que são usados ativamente na arte. Para que a embarcação fique completa, é necessário fixar a parte do pescoço no corpo. Deve ser inserido na bolsa de um dos módulos de acordo com o princípio geral.

Você também pode se surpreender ao adicionar uma cauda decorativa à estatueta, que é feita de acordo com o princípio das asas. A cauda deve ser menor, mais simétrica e bem definida. Ao dobrar os módulos, você deve pressioná-los bem juntos e, para maior confiabilidade, você pode fixar cada parte com uma pequena quantidade de cola.
Quando todas as partes estão dobradas e presas juntas com segurança, você pode ficar confuso ao fazer um suporte para a figura. Ele pode ser simplesmente cortado em papelão grosso ou feito de acordo com o princípio do sistema modular de origami.

A técnica modular é universal porque pode não apenas ser usada em sua forma pura, mas também complementar o esquema com detalhes volumosos. Por exemplo, você pode dobrar vários módulos em forma de pequenas metades de um leque, colando-os nas asas planas de um pássaro de papel, você terá uma opção interessante para o desenho de plumagem.

Dicas úteis
Muitas vezes, mestres de origami iniciantes e apenas amadores se deparam com todos os tipos de problemas que interferem no fluxo de trabalho. Para evitar isso, recomendamos que você se familiarize com as recomendações básicas para a criação de belas figuras de papel.
- Independentemente do princípio pelo qual você dobra a figura, não é recomendado pegar papel ou papelão muito grosso. À primeira vista, essa ideia pode parecer boa, pois tal material enruga menos, o que o torna mais arrumado e bonito, mas na verdade é muito mais difícil de trabalhar com ele, pois os selos nas linhas de dobra podem não dar a clareza de formas que são necessárias para o artesanato.
- Para artesanato modular de origami, papel fino para escrita e criatividade também não é adequado. uma vez que, neste caso, os elementos serão muito pequenos e planos, muito mais detalhes precisarão ser usados para criar uma forma completa.
- Se você está apenas começando a dominar a arte do origami, recomendamos comprar um conjunto pronto, que inclui todos os materiais necessários. Freqüentemente, no papel que acompanha o kit, você também pode encontrar linhas_ dividindo a folha em retângulos para os módulos.
- Fixar as peças com cola não é necessário se não se trata de um artesanato expositivo... Como você terá que entregar o produto no local da licitação, certifique-se de que não será danificado durante o transporte.
- Você não deve começar sua jornada com embarcações complexas.... Por exemplo, monte imediatamente um cisne modular se você nunca trabalhou com papel antes. No início, você pode usar a técnica de origami esboçado, aumentando gradualmente a complexidade da tarefa.
- Se você deseja aplicar um determinado padrão ao seu artesanato, recomendamos o uso de canetas hidrográficas ou tintas grossas - guache ou acrílico. As aquarelas, quando aplicadas, apresentam uma textura bastante aquosa, o que pode afetar negativamente a qualidade do papel.
- Manuseie o papel com cuidado, especialmente em áreas onde os cantos precisam ser uma parte significativa do formato.... Por exemplo, você não deve tocar no bico desnecessariamente, pois a ponta pode desfiar e a aparência do pássaro ficar estragada.

Para obter informações sobre como fazer um cisne usando a técnica do origami, veja o vídeo a seguir.