Fazendo caixas de origami

Não é necessário comprar caixa de presente, é bem possível fazer com as próprias mãos, recorrendo à conhecida técnica do origami. De muito simples - a um que se assemelhe ao formato de um coração. Existem muitas técnicas e algoritmos - existem para todos os níveis de treinamento.






A opção mais fácil
Essa caixa de papel de origami é feita tão rapidamente que você pode fazer várias de uma vez. E isso é conveniente, por exemplo, se a caixa for usada para levar guloseimas para levar com convidados em uma festa de aniversário. Um papel bonito com uma impressão adequada é útil para o trabalho.

Como dobrar a caixa?
- O papel colorido é colocado com o lado voltado para baixo e dobrado ao meio. Você obterá um retângulo, dobre-o novamente até obter um quadrado. Em seguida, ele deve ser expandido e dobrado ao centro em cada canto. Então, novamente cada canto para o centro - você obtém um hexágono.
- Os dois lados devem ser elevados de forma que fiquem perpendiculares à folha - essas serão as paredes da caixa. Devem ser segurados delicadamente na mesma posição, e então os outros dois lados devem ser levantados, dobrando as pontas para dentro.
- Resta apenas esclarecer todos os detalhes.
Esta é uma opção DIY muito rápida, embora não seja multifuncional. Mas é feito de forma fácil e rápida, você pode usá-lo para armazenar várias pequenas coisas.



Ideias originais
Mas os mestres raramente param em algo simples, partem para trabalhos mais interessantes e elegantes. E essas não são mais apenas caixas retangulares, mas algo mais.
Na forma de um gato
Uma boa opção para uma festa infantil, pois é fofa, não é das mais difíceis e os convidados com certeza vão gostar. A cor do papel usado pode ser qualquer, são necessários dois quadrados de tamanhos diferentes.Como fazer uma caixa em forma de gato? Primeiro, um grande quadrado é tomado e dobrado ao meio. Em seguida, eles se dobram e se dobram ao meio também, mas na outra direção. E novamente da mesma forma, apenas na diagonal. Cada canto deve ser dobrado em um ponto central. Em seguida, o que foi feito é virado e dobrado ao meio horizontalmente. A peça é retirada, os cantos direito e esquerdo são presos com os dedos. Você pode fixá-los com clipes de papel, por exemplo, e depois conectar todos os cantos - como na imagem. Os triângulos são dobrados - frente para a direita, costas, respectivamente, para a esquerda.
Você obtém algo que parece um bolso. E em cada metade você precisa enfiar os dedos, endireitar o papel com cuidado, puxando-o um pouco para baixo. A peça é virada, o mesmo é feito do outro lado. Os triângulos são dobrados juntos em cada lado. Você obtém um espaço em branco que se assemelha a uma casa. O papel esquerdo e direito é dobrado em direção ao centro. A peça de trabalho é virada novamente, as etapas são as mesmas. As dobras devem ser desdobradas, os pequenos triângulos devem ser dobrados na parte inferior no centro e, em seguida, são dobrados para dentro. No lado esquerdo, o papel é dobrado na primeira linha vertical. E esta etapa deve ser repetida. Do lado direito, tudo é igual. Dobre ligeiramente as partes superiores do triângulo, elas não devem se juntar.



Você precisa pegar o topo do triângulo, embrulhar, pode consertar com um clipe de papel. E então endireite tudo de volta para fazer as dobras. Levante o triângulo, prenda-o com um clipe de papel, puxe um pouco a parte. Vire a peça de trabalho, dobre o triângulo para baixo e depois para cima. O papel é endireitado no meio. Assim, o corpo do animal estará pronto. É hora de fazer um focinho com um pequeno quadrado. O quadrado é dobrado diagonalmente, os cantos do triângulo estão conectados ao vértice.
Um pequeno triângulo é dobrado por baixo, os cantos superiores estão para baixo. Parte do triângulo superior se dobra. A peça é virada, o triângulo inferior é dobrado duas vezes. Então a cabeça está pronta. E agora as duas partes do gatinho precisam ser conectadas. Isso pode ser feito de forma mais conveniente com fita dupla-face.
É lógico que a caixa do gato contenha algum tipo de surpresa em forma de guloseima, por exemplo.



Em forma de coração
Você precisará de uma folha A4, uma régua longa, PVA, um lápis simples e afiado, uma tesoura ou um estilete para o trabalho. Uma linda caixa de coração se parece com isso em etapas. No verso da folha, um gabarito é feito com um lápis ao longo de uma régua. Você pode, é claro, imprimi-lo em uma impressora - é mais fácil assim.
Deve sair exatamente conforme o desenho, tudo precisa ser checado novamente. Agora, o diagrama desenhado precisa ser cortado com cuidado.



Todas as partes pequenas se dobram para dentro, por isso será mais conveniente colá-las. Você precisa começar a colar do lado direito inferior do coração e, em seguida, pequenas partes são coladas do lado direito superior. O adesivo deve ser aplicado com cuidado e não nas bordas.
A caixa deve ser fechada com a parte superior do coração, e então as demais partes devem ser fixadas. Só isso: a caixa com a tampa está pronta. Opção dobrável bastante acessível para iniciantes.



Com decoração graciosa
Para obtê-lo, você só precisa mudar a técnica de dobradura. O principal é levar para o trabalho uma folha com faces diferentes: uma impressa, a segunda monocromática... O diagrama se parece com este passo a passo. A forma básica "panqueca" é tomada como base. É necessário delinear as linhas centrais do quadrado original. Os cantos da parte inferior são dobrados ao meio. O mesmo se repete para o topo. A futura caixa está de cabeça para baixo. E novamente os cantos estão voltados para o centro. Acontece a mesma "panqueca", só que menor.
As bordas inferior e superior são dobradas para o meio. A composição é revelada. Os lados direito e esquerdo estendem-se ao eixo central. As dobras anteriores são expandidas para o quadrado inicial. O padrão deve ser colocado do lado errado. Os cantos são dobrados na primeira seção designada. Todos os 4 lados dobram-se diagonalmente novamente.



Agora a peça de trabalho está voltada para cima. Os cantos superior e inferior estão voltados para o centro. Dobre-os de volta com alinhamento ao longo do eixo.As paredes superior e inferior se abrem e dobras reversas se formam nas laterais. Dobre a primeira válvula sobre a caixa e traga para dentro. O mesmo é com o esquerdo.
Suavize as dobras. Endireite tudo, certifique-se de que as linhas estão uniformes. A caixa está pronta, você só precisa fazer a parte de baixo.
Parece interessante, essa embalagem de papel é adequada para um pequeno presente no dia 8 de março ou um aniversário, por exemplo.



Na forma de uma caixa
A caixa pentagonal é apenas uma versão linda de uma caixa de presente, não será apenas uma embalagem, mas pode ser usada posteriormente. Para a fabricação, serão necessárias 5 folhas quadradas para o fundo, a mesma quantidade para a tampa. Os módulos são do mesmo tipo, mas a tampa deve caber bem na base, então os quadrados para ela ficarão um pouco maiores.
O diagrama de montagem é o seguinte. A folha deve ser dobrada diagonalmente. Em seguida, vire-o. Dobre o canto inferior. E vire de novo. A faixa inferior é dobrada ao meio, o canto é solto na parte de trás. O canto esquerdo se curva, a parte inferior sobe. A tira triangular direita está dobrada. Sua parte saliente é dobrada.



A pista da direita está escondida atrás de uma camada triangular. A figura é dobrada ao meio, os pontos inferiores ficam alinhados. O canto superior é dobrado para alinhar esses pontos. Após as dobras pretendidas, a peça de trabalho pode ser expandida: desdobre o canto superior, mova a camada de papel superior para a direita. Gire o módulo 180 graus. Você pode fazer um canto da estrutura colocando uma dobra com zíper na parte inferior.
Existem mais 4 cantos a serem coletados para a caixa. Tudo está conectado, o canto agudo da lateral de um módulo é inserido entre as camadas da lateral de outro. É hora de verificar o resultado. Os cantos salientes da parte inferior são dobrados. A tampa é montada de acordo com o mesmo princípio.



Estojo
O trabalho acabado pode realmente ser usado para lápis e outros artigos de papelaria. Você vai precisar de uma folha de papel grossa, um quadrado com 21 cm de lado, como fazer isso? Um lado da folha deve ser dividido em 7 partes. A folha é dobrada exatamente ao longo das marcas e, em seguida, é aberta. A peça de trabalho é posicionada de forma que as linhas fiquem na horizontal.
Os cantos das linhas extremas são dobrados. Devemos começar a cortar. A sétima seção inferior dobra-se ao meio. A última dobra é revelada. A borda direita dobra na largura do canto. O mesmo está do outro lado. As dobras devem ser reveladas. A peça de trabalho está virada.



As linhas de dobra (tracejadas) são contornadas. O canto inferior direito dobra para dentro e se alinha com a terceira dobra horizontal. Tudo o mesmo é feito para a parte superior. O resto das linhas de dobra marcadas também são processadas. A peça de trabalho está virada. O canto esquerdo inferior e a 7ª seção são dobrados.
A peça de trabalho é girada 180 graus. As bordas direita e esquerda dobram para dentro. E novamente a peça de trabalho é aberta (veja a figura 21). As linhas de dobra laterais ajudarão a embarcação a se tornar um caso. Resta apenas fechar a caixa e verificar o encaixe das peças.
As crianças também podem adicionar esta embarcação, embora as medidas devam ser precisas, precisão e cálculo serão necessários.



Caixas de estilo japonês
Sanbo é uma caixa tradicional japonesa usada como item de servir. Ele pode armazenar tanto suprimentos de escritório de médio porte quanto pirulitos, por exemplo. Como costuma acontecer com o origami, você precisa trabalhar com um pedaço de papel quadrado.
Como fazer um sanbo sozinho?
- Você pode ignorar a diagonal que apareceu se o quadrado foi formado a partir de uma folha retangular. Você pode até mesmo alisá-lo.
- Mas verticalmente e horizontalmente, a caixa deve ser dobrada ao meio. Ambas as dobras formarão "vales". Uma dobra clara é feita, o papel não está dobrado.
- Todos os cantos são dobrados até o ponto de união no centro.
- O papel precisa ser dobrado horizontalmente e verticalmente para criar dobras em "montanha". Eles devem ser claros. Desdobre o papel.
- E novamente vire a folha para o outro lado, vire-a de forma que um dos cantos fique voltado "para" o mestre.
- Os cantos esquerdo e direito se dobram no centro.Eles são nivelados em um canto, o segundo é dobrado por cima.
- As dobras do quadrado devem ser bem pressionadas.
- As duas válvulas se desdobram no topo do quadrado e devem ser puxadas para fora.
- Puxado, nivelado. Você obterá um retângulo. E o mesmo deve ser repetido do outro lado da estrutura.
- A aba superior é retirada da direita, dobrada para que fique do outro lado.
- A folha é virada, tudo se repete.
- Puxe o papel para cima de forma que a parte superior do triângulo aponte para cima.
- Cada lado dobra para dentro, deve se conectar à dobra central.
- O papel é virado para o outro lado, tudo se repete.
- A grande aba no topo da folha dobra para baixo, com a ponta descendo. E assim - em cada lado do papel.
- A estatueta, por fim, precisa ser levantada, tire as válvulas dobradas do episódio anterior. Eles devem ser dispostos de forma que fiquem para fora e, em seguida, puxe-os - a caixa será aberta. As dobras internas são dobradas para fora, a figura deve permanecer aberta.
Muito trabalho, claro, mas ficou muito bonito.






Dicas úteis
Talvez essas dicas coordenem o trabalho criativo e ajudem a evitar erros comuns de iniciante.
- O papel adequado será folhas com densidade de 70-90 por metro quadrado... Quase como papel para equipamento de escritório. O mais denso, ao que parece, é mais forte, mas as dobras nele não mantêm sua forma tão bem. É melhor trabalhar com papel colorido frente e verso. É justo, mas as dobras são bem preservadas e não divergem. O lado interno de tal produto também ficará colorido.
- Qualquer caixa pronta pode ser perfeitamente complementada por uma decoração de terceiros - fitas, miçangas, strass, rendas, apliques. Porque a própria caixa pode ser considerada um branco padrão.
- Se você não tiver certeza de que as dobras manterão seu formato, cole-as como seguro. Sim, isso está um pouco em desacordo com os princípios clássicos do origami, mas nem sempre é tão importante.
- Se você tiver que fazer várias caixas do mesmo tipo, é melhor filmar o processo de criação da primeira em vídeo... Então, o resto pode ser coletado olhando as instruções do vídeo, e não haverá erros, distrações para etapas desnecessárias.
- Para decoração adicional, a parte inferior da caixa de origami pode ser estendida com papel de veludo (na cola), isso é especialmente importante se houver um presente valioso e / ou elegante dentro. Você também pode usar cetim ou metalizado, papel alumínio, crepe ou feltro. Quase tudo pode ser colado na base.
- É conveniente trabalhar com coleções de papel impresso. Por exemplo, você compra um pacote de papel de design com o tema "outono". Haverá um conjunto de folhas com o tema outono. Via de regra, eles têm dois lados. Em termos de qualidade e densidade, o papel é ideal para dobrar, e seu design pode definir o clima para designs simples.
Sucesso criativo!






Para aprender a fazer uma adorável caixinha em forma de gato usando a técnica do origami, veja o próximo vídeo.