Fazendo origami na forma de um elefante

A popular técnica de origami torna possível modelar uma grande variedade de figuras. Por exemplo, você pode fazer um elefante original e muito bonito com uma folha de papel comum. Existem muitos esquemas interessantes para a criação de tais figuras. Neste artigo, aprenderemos como fazer corretamente um origami atraente no formato de um elefante.

Opções simples
A técnica de modelagem de origami é uma das mais populares hoje. Com base em vários diagramas detalhados, você pode fazer belas e incomuns figuras de papel. Fazer origami eficaz por conta própria requer certos conhecimentos e habilidades, por isso não é recomendado começar a fazer coisas complexas e intrincadas imediatamente. É melhor começar a se familiarizar com uma técnica bem conhecida com esquemas mais simples e compreensíveis.
Existem muitos workshops disponíveis sobre como modelar uma estatueta de elefante de papel. Você pode escolher uma ótima opção para artesãos iniciantes e até mesmo para crianças pequenas, pré-escolares. Por exemplo, pode ser uma figura de papel simples e plana, para modelagem que você precisará preparar 2 folhas de papel e um marcador.


Vamos dar uma olhada nas instruções passo a passo sobre como modelar uma estatueta simples de um adorável bebê elefante.
- O primeiro passo é dobrar uma folha quadrada ao meio. A dobra deve ser feita na diagonal.

- Em seguida, a peça de trabalho é cuidadosamente desdobrada. As partes laterais da parte de papel são trazidas para a linha localizada no centro (uma espécie de "pipa" deve sair).


- Agora, o canto, que está localizado na metade inferior da folha de papel, precisará ser dobrado para cima.

- O branco do futuro elefante está virado. Depois disso, o canto que está no topo deve ser colocado na parte inferior.

- Os cantos nas laterais devem ser dobrados para trás.Uma dobra é formada no tronco da futura estatueta de origami por meio de um zigue-zague.

- Na próxima etapa, você precisará pegar a segunda folha de papel. Ele deve dobrar sua borda inferior para cima em cerca de 1 cm.

- Agora, o pedaço de papel está cuidadosamente dobrado ao meio.

- O produto precisará ser implantado novamente. As linhas nas laterais se dobram em direção ao meio.

- Após este estágio passado, a segunda peça de trabalho deve ser inserida na primeira.

Agora, o elefante montado precisará colar ou desenhar olhos bonitos, fazer dobras na tromba e modelar as pernas.


Criando um elefante volumoso
Um elefante bonito e criativo pode ser não apenas plano, mas também volumoso. Modelar essas figuras originais requer mais conhecimento e habilidades, por isso nem sempre é adequado para artesãos inexperientes que são novos na técnica do origami.
Vamos considerar em detalhes a descrição da produção passo a passo de uma estética volumétrica estética de elefante.
- Projetar uma estatueta de papel atraente deve começar dobrando a folha ao longo das linhas. Depois disso, a peça de trabalho é dobrada ao meio, movendo-se da direita para a esquerda e depois de baixo para cima. Como resultado de tais ações, 16 quadrados iguais devem ser formados.
- No próximo estágio, você precisará colocar uma folha de papel à sua frente em formato de losango. Os três cantos da peça de trabalho devem ser dobrados ao longo das linhas direcionadas ao ponto central. Em seguida, a peça de trabalho deve ser aberta.
- Já o canto, que fica na parte inferior do produto caseiro, deverá ser dobrado para cima, até a última dobra localizada horizontalmente. O elemento é então expandido novamente. Esta ação precisará ser repetida para todos os cantos da peça de trabalho.
- De acordo com a próxima etapa, a folha de papel é dobrada, conforme mostrado no diagrama. A dobra definitivamente precisa ser bem passada até o ponto marcado.
- Essas etapas precisarão ser repetidas em relação ao lado oposto.
- Agora, o vazio do futuro elefante volumétrico precisa ser virado. O canto do lado esquerdo deve ser dobrado até o ponto vermelho marcado no diagrama.
- Depois disso, a peça de trabalho precisará ser endireitada e virada com cuidado.
- Os cantos na parte superior e inferior devem ser dobrados para o meio.
- O lado direito deve ser aberto cuidadosamente de acordo com a linha de dobra.
- No lado direito, você precisará formar algumas dobras, enquanto fecha a metade direita acima e abaixo.
- Em seguida, a peça de trabalho precisará ser virada para que o componente dobrado seja direcionado para baixo.
- A camada superior precisará ser dobrada para trás ao longo da linha pontilhada.
- Agora, os lados da peça de trabalho estão dobrados na área da cauda.
- A estatueta do futuro elefante deve ser virada novamente e dobrada ao meio.
- É necessário fazer dobras posteriores em V para formar a tromba do elefante de papel dessa forma.
- Na próxima etapa, você precisa pressionar o diamante do meio localizado na parte de trás para que fique achatado.
- A parte de trás da peça em branco é aberta e comprimida nas laterais.
- As dobras formadas precisarão ser colocadas nos bolsos na frente da figura do elefante.
- O papelão deve ser beliscado na parte de trás.
- Agora o mestre deve revelar cuidadosamente a dobra que está na parte inferior da figura.
- Depois disso, uma dobra reversa é formada. Assim, acabará por projetar a cauda do futuro elefante.
- Para fazer o tronco de um animal de papel, você precisa fazer uma dobra para trás.





A construção do elefante volumétrico original está concluída.
Se tudo foi feito com clareza, conforme indicado por esta master class, então a figura deveria ser bonita e organizada... Para modelá-lo, você pode usar papel não apenas cinza, mas também qualquer outra cor de sua preferência, por exemplo, rosa, azul, verde e assim por diante.
Como fazer a partir de módulos?
Artesanatos muito originais e brilhantes são obtidos se forem modelados de acordo com o esquema de origami modular. Na fabricação, essas coisas se tornam muito mais complicadas, exigindo mais tempo livre.
Vamos considerar passo a passo como um elegante elefante de circo é montado de acordo com a técnica de origami usando módulos.
- Uma arte criativa deve ser montada a partir de 1553 módulos triangulares, entre os quais 164 são amarelos, 305 são vermelhos, 702 são azuis, 182 são rosa, 40 são amarelos claros ou claros, 60 são azuis, 60 são brancos como a neve e 40 são verdes.

- Primeiro, você precisa montar uma única cadeia de módulos triangulares de papel, mantidos na cor escarlate.


- A corrente formada deve ser fechada em um anel limpo. O resultado deve ser um círculo formado por um par de fileiras de componentes modulares com 26 elementos cada.


- Em seguida, você precisa definir o layout de mais 5 linhas adicionais. No total, 7 desses componentes devem sair em conjunto com os anteriores.

- A partir da 8ª linha, é melhor alternar os componentes modulares de papel por cor. A ordem pode ser diferente, por exemplo: 4 amarelos, 3 vermelhos, 3 amarelos, 3 vermelhos, 4 amarelos, 3 vermelhos, 3 amarelos e mais 3 vermelhos.

- Na 9ª fila, é necessário usar 5 módulos amarelos, 2 vermelhos, 4 amarelos, 2 vermelhos, 4 amarelos e mais 2 módulos vermelhos para a montagem.

- As linhas devem ser alternadas ainda mais. Isso levará mais 8 linhas. O corpo de um elefante de papel engraçado deve ser montado a partir de 15 linhas.

- Em seguida, você precisa expandir um número de unidades modulares em branco. Eles precisam ser dobrados, colocando-os em ângulos retos para a frente. Isso formará a base sob o colarinho.

- Os detalhes brancos são colocados na próxima vez da maneira usual para fazer uma gola.

- O próximo passo é projetar a cabeça do elefante. Para fazer isso, você precisa montar uma cadeia de elementos azuis. Eles estão fechados em um anel.
Você precisa obter um círculo feito de um par de fileiras de 27 módulos cada.

- Em seguida, outras 14 partes modulares de 27 elementos são dispostas, enquanto se constroem uma forma esférica.

- Agora você deve coletar as orelhas de elefante. Eles também são coletados em várias linhas. Para o primeiro, você precisará de 12 módulos, para o segundo - 13.



- Um método semelhante deve ser usado para coletar a segunda orelha.

- Agora você pode coletar a tromba do futuro elefante de papel. Você precisa dispor 11 linhas, compostas por 4 e 3 módulos de cor azul. Os elementos extremos deverão ser colocados em 3 topos.

- Em seguida, você deve alternar 3 e 2 linhas de módulos para distribuir mais 5 linhas.


- Em seguida, as linhas de 2 e 1 módulos são alternadas novamente para fazer 5 linhas adicionais. Deve haver 21 fileiras de "peças sobressalentes" modulares na tromba do elefante.


- O nariz do tronco pode ser feito de 3 componentes modulares.


- Em seguida, eles fazem a mandíbula da futura estatueta.



- As presas de um elefante podem ser formadas fixando um módulo a outro. Cada presa deve ter 4 módulos.

- As patas dianteiras do animal são formadas.

- Em seguida, uma corrente é montada com 9 elementos azuis e 9 rosa. Eles estão fechados em um anel. Desenhe uma linha adicional de partes azuis.



- Os componentes azuis são dobrados para baixo. Isso revelará os elementos rosa. Em seguida, adicione módulos de cor amarela. Da mesma forma, você deve coletar a segunda etapa.



- Agora, seguindo o mesmo princípio, você pode fazer as patas traseiras, só aqui você precisa de correntes de 10 componentes modulares. Em vez de componentes amarelos, é melhor usar componentes vermelhos.



- Em seguida, você precisa tirar uma tira de papel de qualquer cor. A partir dele você deve fazer um penteado para um elefante. Para fazer isso, a tira de um lado deve ser cortada e torcida com uma tesoura. O elemento acabado é colado aos módulos principais. Depois disso, todas as partes do elefante devem ser coladas umas às outras.



- Além disso, você pode fazer uma bola decorativa com módulos multicoloridos e fixá-la na ponta do porta-malas da estatueta.



Para saber como você pode fazer origami na forma de um elefante com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.