Contos de fadas de origami

Recentemente, o origami está ganhando cada vez mais popularidade. Será muito interessante para as crianças criarem contos de fadas com as próprias mãos. Este processo em si é a dobra de uma folha de papel de acordo com um determinado enredo. Como resultado, é mais fácil para as crianças se lembrarem de um conto de fadas que será associado a algumas ações. Além disso, esses jogos permitem que você desenvolva habilidades motoras finas, inteligência e, ao mesmo tempo, que se divirtam juntos.


O que é isso?
O conto de fadas do origami é um jogo emocionante que permite aumentar a observação, o pensamento, diversificar as emoções, melhorar a memória lógica, a concentração, a inteligência, a perseverança e a fantasia.
Graças a este processo incrível, as crianças desenvolvem a fala, tornam-se mais amáveis, amigáveis, mais sociáveis, menos notórias.
Cada etapa do trabalho é acompanhada pela criação de uma determinada figura de papel. Neste jogo, as crianças podem mudar o curso dos acontecimentos e aprender novas habilidades. Na maioria das vezes, tomam-se como base os textos mais simples, compreensíveis e interessantes para as crianças, juntamente com as tradicionais estatuetas de origami. Para tornar as composições mais coloridas e emocionantes, é melhor usar papel colorido frente e verso. Quanto à densidade, deve-se dar preferência à média, pois não vai quebrar com muitas adições.

Criando um conto de fadas sobre um camponês
Entre os contos de fadas populares para crianças em idade pré-escolar, pode-se destacar o do camponês. Além disso, essa história pode ser significativamente diferente. Há a história de um camponês que não teve sorte com o campo e a história de um camponês e seus filhos. Se desejar, no decorrer da história, você pode mudar o curso dos acontecimentos de modo a despertar mais interesse nas crianças.
Uma história em fases sobre um camponês, acompanhada de origami, tem a seguinte aparência.
-
A história começa com o fato de que um camponês de uma aldeia possuía um grande campo. Nesse caso, é retirada uma folha quadrada de papel verde-amarelo.

- Então o homenzinho decidiu medir seu campo de dois lados. Para fazer isso, dobre o quadrado diagonalmente em uma direção e depois na outra.


- O camponês ficou satisfeito com o resultado, mas o mestre veio até ele para tomar a maior parte do campo. Neste caso, os cantos do papel em branco devem estar voltados para o centro.

-
O camponês tem pouquíssimas terras. Vire a peça de trabalho.

-
Porém, o mestre voltou novamente e decidiu tirar outra parte do campo do camponês. Novamente, os cantos da peça de trabalho são dobrados em direção ao centro.

- O campo diminuiu ainda mais e o camponês ficou completamente triste. Vire o papel em branco novamente.

- E mais uma vez o patrão voltou e levou 4 pedaços de terra do camponês. Novamente, os cantos devem ser dobrados em direção ao centro.

- Havia um homem com um pequeno pedaço do campo, que decidiu vender. Com o dinheiro que recebeu, comprou uma estrela. Nesse caso, é necessário achatar os quadrados em lados opostos.


- Ele também tinha dinheiro para boas botas. A estrela resultante deve ser dobrada ao meio.

- O camponês de botas novas decidiu embarcar para a América em um navio. Os cantos agudos dos triângulos devem ser puxados para fora e para longe do centro. Durante várias semanas, o camponês navegou e viu muitas coisas interessantes. Ele navegou para a América, desembarcou e começou a viver rica e feliz.

Como fazer um conto de fadas sobre um pirata?
Os contos de fadas de origami costumam incluir o pirata como personagem principal. As crianças adoram histórias sobre um grande barco e bravos marinheiros. Claro, para os jovens ouvintes é melhor escolher histórias com um bom final. Vamos descrever passo a passo a construção de um conto de fadas de origami sobre um pirata.
- Em uma pequena aldeia vivia um camponês que gostava de ser preguiçoso. Ele herdou uma grande parte do campo de seu pai. Você precisa pegar um pedaço de papel quadrado. Devido à preguiça do proprietário, o terreno foi abandonado. O camponês teve que vender 4 peças. Neste caso, as extremidades da peça de trabalho devem ser dobradas em direção ao centro.

- Quando o dinheiro acabou, ele vendeu mais uma vez 4 terrenos. Novamente, as 4 extremidades da peça de trabalho são dobradas em direção ao centro.

- Esse dinheiro não foi suficiente por muito tempo, e o camponês teve que vender um pouco mais de suas terras. E ele não tinha quase nada sobrando. As extremidades da peça de trabalho devem ser dobradas em direção ao centro mais uma vez e você obtém um pequeno quadrado. O camponês decidiu virar pirata e embarcou no primeiro navio pirata. É necessário achatar os quadrados em lados opostos e, em seguida, dobrar a figura resultante ao meio e virá-la.

- Com o tempo, ganhou um verdadeiro chapéu de pirata com aba larga, botas de couro e calças largas. Neste caso, as pontas da peça de trabalho devem ser dobradas para que primeiro você obtenha um chapéu com viseira, depois os sapatos e depois as calças.

-
Estava frio no mar e o pirata teve que trocar a camisa por um suéter.... Para fazer isso, você precisa desdobrar a peça de trabalho dupla. O pirata roubou por muito tempo, mas acabou na prisão. Para isso, a peça de trabalho fica quase totalmente desdobrada. Eles o amarraram e o interrogaram na mesa. As pontas da figura resultante são dobradas para baixo para que uma mesa seja obtida. O pirata foi condenado e recebeu uniforme de prisão. A peça de trabalho deve ser dobrada ao meio e as extremidades superiores cruzadas.

- O pirata ficou muito tempo sentado em uma masmorra, mas uma noite quebrou a grade, desceu ao mar e entrou em um barco com uma vela... Um dos lados deve ser dobrado para que o veleiro vire. Em alto mar, o pirata decidiu esconder a vela. A parte saliente do barco está oculta em uma de suas extremidades.

- À tarde, ele notou alguns baús no fundo do barco. Um deles foi aberto pelo pirata, mas estava vazio. Uma das partes da peça de trabalho é levantada pela borda. Ele ficou com raiva e jogou o baú ao mar. As pontas devem ser dobradas para formar um retângulo.

- O segundo baú também estava vazio e ele o jogou no mar. As mesmas ações são realizadas como nas duas etapas anteriores."Eu sou azarado!" - pensou o pirata ao perceber que os carcereiros o perseguiam. O conto de fadas acabou, mas na caixa que saiu você precisa colocar uma moeda.

Outras opções
Existem muitos contos de fadas que usam a técnica de origami. Você pode escolher entre os existentes ou compor você mesmo com base nas histórias folclóricas russas. Para os mais pequenos, contos de fadas como um nabo, um pão, sobre um rei, sobre um frango ryaba e muitos outros serão uma excelente opção. Muito popular é "Teremok", que tem personagens interessantes, você também pode adicionar algo novo ao enredo.




Muitas vezes, as crianças gostam de contos de fadas de origami sobre o rei.... Além disso, ele pode ser um herói tanto negativo quanto positivo. O origami modular permite que você crie figuras originais com suas próprias mãos, que se tornarão os personagens principais de um conto de fadas.


Uma apresentação tão colorida com certeza será lembrada pelas crianças por muito tempo.
Os contos de fadas em verso são uma excelente base para demonstrar momentos individuais na forma de origami... É desejável que o esquema da história seja o mais simples e compreensível possível para as crianças. Para isso, é aconselhável escolher formas e trabalhos simples, que, se desejar, o pré-escolar poderá repetir por conta própria.
Para mais informações sobre contos de origami, veja o vídeo abaixo.