Fazendo origami na forma de um pinguim

A técnica de dobragem de papel de origami japonês permite que os artesãos façam uma grande variedade de estatuetas. Por exemplo, você pode fazer um pinguim adorável com um simples quadrado de papel. Existem muitas técnicas de acordo com as quais tal nave é modelada. No artigo de hoje, aprenderemos como fazer corretamente uma estatueta em forma de pinguim.



Opções para crianças
Mesmo uma criança pequena de qualquer idade pode dominar a técnica do origami. Existem muitos esquemas e instruções que são adequados para pequenos artesãos com idades entre 4-5, 6-7 e mais velhos. Na maioria das vezes, as master classes para crianças são extremamente simples e diretas.

Se uma criança está apenas começando a conhecer o básico da técnica do origami japonês, ela não deve começar imediatamente a modelar artesanatos muito complexos com muitos pequenos detalhes. É melhor começar com esquemas mais simples. Assim, com pequenos artesãos na idade de 5-6 anos, será possível fazer um adorável pinguim a partir de uma folha de papel preto e branco.


Antes de começar a criar essa estatueta, é aconselhável que a criança estude primeiro as formas básicas do origami.

Vamos analisar as características de fazer um artesanato infantil simples passo a passo.
- O primeiro passo é colocar uma folha de papel sobre a mesa com o lado preto voltado para cima. Em seguida, a folha é dobrada ao meio ao longo de uma linha diagonal para delinear a dobra central.
- O canto localizado na parte inferior deve ser dobrado até aproximadamente o meio da folha.
- No próximo estágio, a folha de papel precisará ser dobrada em um "vale" ao longo da linha central.
- Em seguida, você precisa dobrar os lados da figura na direção do canto pontiagudo, sem atingir as bordas.
- O canto que se projeta deve ser virado para você.Isso marcará a dobra.
- Outra dobra deve ser colocada a partir da ponta da dobra anterior e do canto da asa do futuro pinguim.
- De acordo com as dobras pretendidas, a asa da estatueta deve ser formada.
- Em seguida, o produto precisa ser aberto. O canto agudo deve ser colocado para dentro e depois para fora para formar o bico.
- Agora, a peça de trabalho precisará ser dobrada ao meio novamente. A cabeça deve então ser dobrada para o lado.
- Ao longo das dobras formadas, você precisa endireitar a cabeça do pinguim de papel, após o que a embarcação volumétrica estará pronta.

Você pode facilmente fazer um pinguim olhando para cima.
- Uma folha de papel quadrada frente e verso é dobrada ao meio e depois desdobrada.
- Os cantos são dobrados na linha central.
- Os lados da parte inferior são dobrados na linha central e desdobrados.
- O produto é dobrado ao meio. Ao mesmo tempo, o canto mais pontudo deve ser cuidadosamente enrolado para cima.
- Ao longo das linhas marcadas existentes, será necessário dobrar a folha de papel conforme mostrado no diagrama.
- No próximo estágio, você precisará dobrar cuidadosamente os cantos das asas do futuro pinguim. A cauda deve ser dobrada para dentro da estrutura.
- Será necessário virar com muito cuidado o bico pontudo do pinguim de origami de papel na direção oposta. Como resultado, acabará por formar a cabeça do pássaro.
- No estágio final da modelagem, você precisará formar o bico do pássaro.
- O ofício de papel original está pronto. O mestre terá apenas que desenhar os olhos do pinguim. A melhor maneira de fazer isso é usar um marcador ou caneta hidrográfica.






Como fazer um pinguim imperador?
Com suas próprias mãos, você pode modelar um lindo pinguim-imperador em papel. Para fazer uma estatueta de origami tão interessante, o mestre precisará preparar:
- papel colorido;
- tesouras com lâminas afiadas para que todos os cortes sejam limpos e não rasgados;
- Cola;
- furador "floco de neve" ou "estrela".



Considere uma aula magistral sobre a criação de uma estatueta de pinguim-imperador usando a técnica de origami.
- Prepare um pedaço de papel azul escuro ou preto de um lado. O outro lado deve ser branco. É desejável que este componente meça 14x14 cm.
- A folha deve ser dobrada de forma que as dobras sejam feitas diagonalmente.
- Em seguida, a peça de trabalho é colocada com o lado colorido voltado para você na forma de um losango. Outra dobra é feita, mas um pouco mais alta que a parte central.
- Na dobra formada, dobre o canto superior. Este será o bico da futura estatueta do pinguim.
- A peça de trabalho é virada, após o que ambas as suas bordas são dobradas de modo que suas extremidades encostem nas dobras formadas.
- Agora, para as bases triangulares, você precisa dobrar as pontas novamente em direções diferentes. Neste caso, é necessário recuar a partir da dobra vertical central (cerca de 1,5 cm).
- O canto superior deve ser suavemente dobrado em sua direção. A peça de trabalho é virada novamente.
- Na próxima etapa, o mestre precisará cortar o bico do pinguim e também os olhos. Os componentes acabados devem ser colados ao focinho da embarcação formada.






A estatueta pode ser originalmente decorada com flocos de neve de papel espalhados e estrelas obtidos após o uso de um furador.


Criação de origami modular
As opções clássicas de origami parecem atraentes e originais, especialmente se não for apenas uma embarcação plana, mas, por exemplo, um salto ou variação volumétrica. No entanto, em termos de eficácia, essas coisas são inferiores às estruturas montadas de acordo com a técnica de origami modular.


Essas figuras são criadas por meio de módulos triangulares, que são então montados em uma única forma de qualquer tamanho. Os produtos modulares demoram mais para serem criados e são opções mais sofisticadas.

Para fazer um pinguim modular original, o mestre precisará preparar 304 triângulos azuis de papel e 112 componentes brancos.Se os elementos especificados estiverem prontos, você pode prosseguir para a montagem da estatueta do pinguim. Vamos considerar como ele deve ser modelado em estágios.
- Na linha de partida e na 2ª linha da estrutura, você precisa instalar 26 módulos brancos como a neve cada. Na 3ª linha, o mestre deve expor 18 componentes azuis e 8 brancos.
- A quarta fila da nave que está sendo criada deve ser montada a partir de 17 módulos azuis e 9 brancos. Neste momento, a figura criada deve receber a forma correta.
- A quinta linha do produto deve ser modelada a partir de 18 módulos azuis e 8 brancos como a neve.
- Para montar uma linha de 6, o mestre deve usar 17 componentes azuis e 9 brancos como a neve.
- A 7ª linha terá 18 módulos azuis e 8 módulos brancos.
- A oitava linha deve ser construída com 19 triângulos de papel azul e 7 branco como a neve.
- Para a linha 9, selecione 20 elementos azuis e 6 brancos.
- A décima linha deve ser composta de 21 componentes modulares azuis e 5 brancos.
- As linhas 11 a 16 devem ser formadas exclusivamente com elementos azuis. Nas coroas finais, os módulos precisarão ser gradualmente estreitados à medida que se aproximam do topo.
- O orifício na estrutura precisará ser selado com um círculo de papel pré-cortado. É desejável que este componente seja feito de uma folha de papel azul.
- Nos estágios finais de montagem da estatueta original, o mestre precisará projetar o rosto de um pinguim modular de papel. Para isso, é necessário recortar todos os componentes necessários das folhas de papel colorido: olhos, bico, asas e pernas. Para tornar o artesanato mais criativo e vibrante, ele pode ser complementado com vários tipos de decoração. Por exemplo, pode ser um chapéu recortado em papel colorido, um laço elegante ou outros elementos que o mestre queira acrescentar. Depois de adicionar esses componentes, uma bela embarcação modular está pronta!




Origami na forma de um pinguim para iniciantes, veja abaixo.