Origami

Criação de um origami modular na forma de um cisne

Criação de um origami modular na forma de um cisne
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Versão clássica
  3. Montagem de cisnes de casamento
  4. Dicas úteis

Origami é uma técnica japonesa para dobrar figuras sem tesoura ou cola, embora suas raízes remontem à China antiga. As estatuetas de papel destinadas a cerimônias religiosas foram gradualmente entrando no uso civil, ocupando firmemente seu lugar entre os vários tipos de arte aplicada.

Peculiaridades

Inicialmente, o origami só podia ser aprendido, mas com o tempo, o preço do papel caiu e se tornou disponível para todas as esferas da vida. A arte de dobrar bonecos de papel pode ser praticada por qualquer pessoa que tenha desejo. Na versão clássica, uma folha quadrada de papel, pintada nos dois lados ou apenas de branco, é usada para fazer as figuras. Desta forma, as construções mais simples são criadas:

  • aviões;
  • rãs, barcos;
  • guindastes tradicionais, rostos de animais.

Esses são artesanatos fofos, amados por crianças, que desenvolvem paciência, perseverança e habilidades motoras finas em crianças e adultos. Com o tempo, o origami se tornou mais complicado, novos tipos de artesanato surgiram.

Técnicas de dobragem de papel

Existem várias técnicas diferentes para dobrar uma folha.

  • Regular. Esse estilo foi desenvolvido na Inglaterra como uma etapa inicial na compreensão das possibilidades de uma folha de papel e da técnica de dobrá-la. A técnica usual não possui técnicas complexas, portanto está disponível para pessoas com deficiência, crianças e iniciantes.
  • Modular. Esta técnica é mais popular, com sua ajuda eles criam figuras volumétricas brilhantes em uma ampla variedade de tópicos. A impressão geral do produto acabado é um trabalho extremamente difícil. Na verdade, nem tudo é assim: fazer figuras a partir de módulos feitos separadamente está disponível até mesmo para um iniciante neste tipo de criatividade. É difícil lidar com origami modular para pessoas enérgicas para quem movimento e dinâmica são importantes.Acontece que, para cada figura, são necessários centenas de módulos, às vezes milhares: é exatamente nisso que se gasta a maior parte do trabalho, portanto, perseverança, paciência e diligência são necessárias.
  • Dobragem úmida. Origami deve sua origem a Akira Yoshizawa, cuja arte merece um museu separado. Foi esse mestre de origami que teve a ideia de usar papel umedecido para adicionar formas, dando-lhes formas mais lisas, aproximando-as da aparência natural dos originais. A técnica úmida é amplamente usada para fazer flores, animais, árvores.

Essa técnica usa papel especial revestido com uma solução adesiva, que é mais forte e mais flexível do que uma folha de papel comum.

  • Kusudama. Uma técnica de dobragem modular muito popular. Nesse caso, as figuras também são montadas a partir de módulos feitos de acordo com os cânones clássicos (de uma folha). Todos os módulos são conectados por aninhamento um no outro, e a força de atrito mantém a estrutura, às vezes muito complexa. Desta forma, são executadas várias bolas: grandes e não muito, multicoloridas e monocromáticas, compostas por módulos do mesmo ou de formatos diferentes.
  • Kirigami é arquitetura de papel. Esta é a única técnica onde não se pode prescindir de objetos cortantes: tesouras ou facas especiais. Em vez de papel comum, é usado pergaminho branco ou multicolorido. Kirigami é classificado em três tipos, um dos quais é descrito acima como kusudama. Os outros dois são scrapbooking e jenigami. Como regra, os kirigamis são usados ​​para fazer cartões postais 3D. Artesãos altamente qualificados, como Ingrid Siliakus, criam obras-primas arquitetônicas em papel mundialmente famosas.
  • Manigami. Vista de origami, onde as notas são usadas como material para a criação de figuras.
  • Dobrando. Nessa técnica, o papel é cortado em tiras e dobrado de maneira especial. Com a ajuda de quilling, eles executam painéis volumétricos, pinturas, cartões postais. A técnica é simples, mas requer perseverança e paciência.

A tecnologia modular é a mais simples e acessível para a fabricação de produtos a granel. Os cisnes são especialmente populares: módulos de plástico e universais permitem modelar figuras, ajustar largura, altura e ângulo de inclinação.

Papel e outros materiais

Para iniciantes, você pode até usar uma folha de caderno para uma pequena estrutura: um sapo ou um barco. A fabricação de módulos requer papel mais rígido, por exemplo, para uma impressora, com uma densidade de 70–90 g / m². A técnica de dobra úmida significa um papel ainda mais espesso - mais de 100 g / m². Você pode comprar papel origami especial (kami) já cortado e colorido. Criadores experientes usam muitas texturas para criar estatuetas. Tudo depende do nível de habilidade e da complexidade do projeto que está sendo executado. Alguns tipos são feitos independentemente de bases incomuns:

  • açúcar em pó;
  • tecidos, tortilha;
  • folhas de algas marinhas, massa especial, etc.

Todos eles requerem processamento adequado para serem convertidos em folhas para dobrar. Existem ainda mais tipos prontos:

  • folha, papiro, pergaminho;
  • papel vegetal, papel milimetrado para desenho, crepe, artesanato, tinta, arroz;
  • papel texturizado colorido, estampado, aveludado, metalizado;
  • seda, amora, papel de elefante, as mais finas folhas de metal, prata e ouro.

Qualquer um desses papéis e texturas é bastante caro, e gastar dinheiro com isso só se justifica com um certo nível de experiência.

Versão clássica

Para criar um cisne de origami modular, o papel de escritório comum é perfeito, especialmente porque os fabricantes o oferecem não apenas em branco, mas também em cores. Abaixo segue uma instrução passo a passo com um diagrama de como fazer um pequeno módulo, montar as partes de um cisne e toda a estatueta.

Preparação

O módulo de montagem é feito de uma folha retangular de papel A4 na proporção de 2 para 1. Essa combinação de tamanhos se originou na China, quando pessoas econômicas usavam notas com desconto para dobrar figuras de origami. A história conta que nos primórdios do nascimento dessa arte, apenas três modelos eram conhecidos: abacaxi, barco e cisne. O pássaro era então muito popular e ainda hoje está no arsenal de todos os mestres. A explicação é simples: o cisne simbolizava o princípio masculino entre os povos do Império Celestial, personificava a metade do Yang e a conexão entre a terra e o céu.

Não existe uma única amostra do designer, cada um tem a sua própria, bem como ideias sobre a cor e o ambiente do cisne que está sendo criado. A beleza do origami modular também é que as estruturas podem ser desmontadas e remontadas modificando o modelo. Assim como "Lego", apenas um conjunto de construção de papel. Módulos prontos feitos de papel de impressora são muito densos, capazes de servir mais de uma ou duas vezes e podem ser armazenados por muitos anos.

Uma folha de papel de escritório deve ser dividida em partes iguais: 2, 4, 8, 16, 32. O padrão é cortar a folha em 16 ou 32 partes. Para obter 16 peças idênticas, não é necessário realizar operações de medição e desenho. É o suficiente para dobrar a folha ao meio horizontalmente e depois novamente ao meio. Com a peça dobrada resultante, eles fazem a mesma coisa, apenas a dobram transversalmente. Como resultado, tendo expandido a folha, 16 segmentos idênticos são obtidos, após o que resta cortá-los. Para 32 espaços em branco, a folha é dividida em 4 segmentos verticalmente e 8 horizontalmente.

Em seguida, começa o trabalho de adição do módulo:

  1. a peça é dobrada ao meio, depois desdobrada e dobrada ao meio novamente, obtendo as marcas da linha principal;
  2. em seguida, as bordas do retângulo dobrado são dobradas para dentro, alinhando-as no centro (linha do meio);
  3. então a figura é virada, os cantos externos salientes são dobrados para o campo principal, recebendo um triângulo;
  4. este triângulo é novamente dobrado ao meio.

Como resultado de todas essas manipulações, um módulo pronto com bolsos e cantos foi colocado sobre a mesa.

Depois de dominar a tecnologia, resta começar a preparar o número necessário de módulos.

Quando todos os módulos estão prontos, é hora da etapa mais interessante - a tão esperada montagem. Três métodos são usados ​​para conexão, dado que o módulo pode "ficar" em uma borda longa ou mais curta:

  • colagem com lados alongados;
  • articulação pelos lados encurtados;
  • um módulo está em uma borda curta, dois são fixados com o lado alongado.

Qualquer instrução deve indicar o método de conexão que se propõe a ser usado.

A montagem faseada da figura do cisne é bastante simples e compreensível para todos, o principal é contar os módulos, acompanhar a foto da master class, e até um iniciante terá sucesso. Em primeiro lugar, você precisa fazer 1 branco vermelho e 355 branco. O vermelho será necessário para o bico.

Tronco

A produção em fases do corpo da ave é a seguinte.

  • Dois triângulos brancos são conectados ao terceiro, certificando-se de que estejam voltados para a mesma direção. As pontas dos dois primeiros são fixadas com os bolsos da terceira parte.
  • No lado esquerdo, adicione outro módulo e conecte-o ao terceiro, substitua o próximo e reconecte. Isso já foi feito em duas linhas, sendo a primeira com quatro e a segunda com três módulos. É mais correto executar imediatamente o terceiro seguinte, a fim de evitar que a estrutura resultante se desintegre.
  • Agora você pode conectar a segunda linha à terceira e obter três prontas, sendo na primeira 4, na segunda 3, na terceira 2 módulos. Continuando com o mesmo algoritmo, você precisa obter uma longa tira.
  • Após a realização dessa faixa, conforme foto em anexo, deverão ser contados os módulos. O resultado deve corresponder a esta proporção: 1 linha - 30, 2 linhas - 29, 3 linhas - 28 módulos. A peça resultante é conectada em um círculo pelos módulos das linhas inferiores.
  • A próxima etapa pode ser chamada de rotina: continuando na mesma ordem, você precisa coletar 7 linhas de 30 módulos.
  • Agora é a vez das asas: 10 módulos são inseridos no corpo (o local é arbitrário). É necessário coletar um cone truncado, restando 1 módulo na linha de chegada. Em frente à primeira asa, a segunda é executada de maneira semelhante. A distância entre a base das asas é de 3 módulos.

O tronco e as asas são finalizados, seguidos da volta do pescoço e da cauda.

Cauda

A cauda é feita da mesma forma que as asas, mas com uma diferença de tamanho. O local para isso é escolhido onde houver mais módulos livres entre as asas.

Pescoço e cabeça

Para completar o pescoço, você precisará de blanks brancos e 1 vermelho (para o bico). O comprimento é escolhido arbitrariamente, mas não se deve esquecer a harmonia e a correspondência de todos os parâmetros. Um par de módulos é inserido em frente à cauda e o pescoço é fixado a eles. A estatueta de um cisne de módulos triangulares está pronta, resta dar-lhe as curvas necessárias, seguir a simetria, furar os olhos, e o pássaro orgulhoso está pronto para decorar o interior circundante.

Montagem de cisnes de casamento

Cisnes de casamento são uma composição com requisitos específicos. Deve conter acessórios de símbolos de casamento (anéis, flores, corações). Uma composição semelhante, feita com as próprias mãos para um casamento, destina-se a decorar a mesa, zona fotográfica. Neste caso, são utilizados pontos de fixação: cola, clipes de papel, uma base sólida de apoio.

Este trabalho exigirá que o executor esteja pronto para um trabalho longo e árduo, porque você precisará fazer um grande número de módulos multicoloridos. O nível de dificuldade aqui é superior ao do modelo descrito acima, mas não o suficiente para considerar a empreitada impossível. Basta seguir as instruções, ter cuidado, contar os módulos do seu trabalho, e tudo dará certo até para um criador novato. A escolha da paleta de cores depende do gosto do fabricante, dos desejos do cliente, etc.

A composição apresentada é composta por três partes principais: base (base), corações estilizados e um duplo símbolo do amor - cisnes. A dificuldade na fabricação é que na obra terá que usar cola para fixar os módulos. É necessário cuidado, pois será mais difícil consertar um defeito do que no caso de módulos fracamente acoplados.

Para montar a base, serão necessários módulos no formato 1/16, sendo 929 dourados - depois serão marcados com a letra (h), 596 azul (c), 176 vermelho (k), 30 roxo (f) ) e 18 de chocolate (w) tamanho 1/32.

A primeira linha é recolhida com espaços dourados, formando um círculo, e depois continuam a fazer o trabalho, seguindo o esquema.

As fileiras

Módulos

1

6

2

12

3

18

4

24

Na quarta linha, eles começam a adicionar a cor azul a cada dois módulos.

O esquema é assim: 2 s, 1 s, 2 s. Para não se enganar, você deve agir de acordo com a tabela de linhas.

As fileiras

Módulos

5

2 s, 3 s, 2 s

6

3 s, 1 s, 1 s, 1 s, 3 s

7

3 s, 1 s, 2 k, 1 s, 3 s

8

3 s, 1 s, 1 k, 1 f, 1 k, 1 s, 3 s

9

3 s, 1 s, 1 k, 2 ph, 1 k, 1 s, 3 s

10

3 s, 1 s, 1 c, 1 f, 1 s, 1 f, 1 c, 1 s, 3 z

Em seguida, eles trabalham na linha 9, substituindo o tom roxo por azul, e terminam os cones... A base está pronta, é a volta do meio em forma de flor.

É executado em duas filas de tom dourado com um tamanho de módulo de 1/32. O círculo resultante é virado do avesso, resultando em uma flor deliciosa, que é usada para decorar o centro da base. A própria base tem a forma de um hemisfério.

O pé de apoio é feito em forma de fita de 1/16 módulos, montados em 17 filas com 4 s de alternância. Ao longo das bordas haverá 5 s, 5 s. A tira acabada é envolvida por um anel e colada na parte inferior da base.

Os corações são montados a partir de quatro fitas: duas delas para um grande coração são feitas de 30 módulos 1/16, duas menores são de 25. Diagrama para montagem de fitas:

  • 1 h, 1 h, 1 h;
  • 1 segundo.

Depois que as fitas do comprimento necessário foram coletadas, elas recebem uma dobra uniforme, dobradas em torno de um rolo de fita adesiva ou outra coisa. Todos os fragmentos de coração são executados da mesma maneira. Depois disso, eles são colados, fechando as pontas compridas na base. Os corações acabados são colocados na base. Em seguida, resta coletar gradualmente os cisnes multicoloridos de acordo com o princípio já familiar, enquanto se tenta alcançar a simetria perfeita. Depois de fazer os cisnes, eles recolhem toda a composição, enfeitam com flores e fitas.

Dicas úteis

Um segredinho de artesãos experientes - módulos prontos podem ser comprados em lojas especializadas para criatividade. No modelo de casamento de cisnes proposto, é permitido substituir o papel de escritório comum por opções mais interessantes, por exemplo, metalizado, com efeito ombre, padronizado. No trabalho você vai precisar de uma tesoura, por isso você precisa cuidar de sua nitidez e nitidez. É mais correto não usá-los em nenhum outro lugar. Na hora de fazer os módulos, é preciso esticar, depois fixar bem as dobras, apertando todas as camadas.

Para aprender a fazer um origami modular em forma de cisne com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa