Origami na forma de uma raposa

A técnica de origami permite que você faça lindos e incríveis artesanatos de papel com suas próprias mãos. Há uma grande variedade de oficinas que ajudam a fazer esses produtos. Hoje vamos falar sobre como fazer uma raposa de origami.



Descrição
Artesanato de raposa de origami simples são perfeitos para crianças no jardim de infância... Opções mais complexas são ideais para crianças em idade escolar. Como regra, ao criar tal forma, é usado papel de cor brilhante. Você pode levar um material ondulado especial.
Na maioria das vezes, você nem mesmo precisa de cola e tesouras para montar tal arte. Se desejado, as figuras prontas podem ser decoradas com uma variedade de elementos decorativos. Recomenda-se usar papel frente e verso ao mesmo tempo, mas você também pode usar papel comum de um lado.



Artesanato para iniciantes
Para começar, considere o esquema mais simples para criar esse chanterelle plano.
- Primeiro, uma folha quadrada de amarelo ou laranja é tirada. Em seguida, é cuidadosamente dobrado ao meio ao longo da linha diagonal de cima para baixo.
- Depois disso, marque o meio do triângulo. Seus cantos agudos dobram-se e, em seguida, endireitam-se na direção oposta.
- Em seguida, as partes direita e esquerda dessa folha de papel são dobradas obliquamente de modo que os lados formem uma cunha ao longo da linha central. Isso irá destacar as orelhas da raposa.
- Ao final, o produto recebeu vire e decore.

Considere outra opção simples para criar um ofício de papel.
- Pegue uma folha de papel quadrada de um lado. Ele é dobrado em um "vale" ao longo da linha diagonal. O resultado é um triângulo.
- A peça triangular é colocada com seu ápice para cima e novamente dobra tudo ao meio "em sua direção". O resultado é uma faixa de três triângulos.Os elementos laterais serão posicionados com a parte superior para cima e os centrais - com a parte superior para baixo. As figuras terão dois lados comuns, ao longo dos quais você precisa dobrar os triângulos laterais.
- Em seguida, a peça de trabalho é virada. Ao final, com auxílio de hidrocor preto, desenha-se o focinho do chanterelle.


Origami modular complexo
A seguir, veremos como você pode fazer uma embarcação modular complexa em forma de raposa. Primeiro, você precisará preparar um grande número de módulos de papel. Para fazê-los, você precisa seguir estas etapas.
- É retirada uma folha A4. É dividido em 16 ou 32 retângulos idênticos.
- Cada retângulo é duplicado no lado longo.
- Depois disso, marque a linha central, dobrando e desdobrando a peça de trabalho novamente da direita para a esquerda.
- Em seguida, a peça de trabalho é virada "montanha" em sua direção, as bordas são conectadas no centro.
- O produto de papel é virado, enquanto as bordas livres inferiores são levantadas.
- Posteriormente, são marcadas as linhas das curvas dos cantos, dobrando-as em um grande triângulo. Além disso, tudo isso está desdobrado para trás.
- Os cantos dobram-se perfeitamente para dentro ao longo das listras marcadas, as bordas aumentam ligeiramente novamente.
- O módulo dobra-se ao meio, da direita para a esquerda, e a junção das bordas livres deve ser para dentro.
- O resultado é um módulo que se parece com um triângulo retângulo com dois pequenos bolsos e dois cantos.


Depois que os módulos forem feitos, você pode começar a fazer o próprio artesanato.
- Primeiro, a base do produto é feita. Para fazer isso, 16 módulos são colocados em uma linha, enquanto os raios diretos terão que ficar na mesa. Em seguida, prepare o segundo nível de 16 partes de papel, enquanto seus ângulos retos devem ficar para cima. Os módulos da primeira linha devem ser conectados aos módulos da segunda linha em um padrão quadriculado. A cadeia dupla resultante é fechada em um anel.

- Para fazer o terceiro nível, são usados três módulos brancos (para indicar a barriga do chanterelle) e 15 módulos laranja. Eles também são colocados com raios retos para cima. Depois disso, a base é cuidadosamente virada do avesso. Todas as linhas a seguir serão compostas por 18 peças, elas devem ser inseridas nos bolsos de outros elementos.

- No 4º nível, é necessário adicionar mais 4 detalhes brancos, no 5º nível - 5. Ao mesmo tempo, eles devem ser escalonados em relação aos níveis anteriores. O resultado é o contorno do abdômen. Na sexta linha, mais 4 módulos brancos são ocupados, e na 7ª - 3.

- A partir da 8ª fila, os cantarelos começam a formar o pescoço. Para isso, dois módulos laranja são fixados no meio do lado curto. Em seguida, 16 elementos laranja são inseridos com o lado longo.

- A partir do nível 9, um focinho começará a se formar. Para isso, um módulo preto é colocado no meio. Ao longo das bordas dele, uma parte laranja é inserida. Em seguida, mais 15 elementos laranja são fixados, como resultado, você obtém uma cabeça arredondada.

- Para fazer o nível 10, dois módulos brancos são usados, eles são inseridos com raios retos para cima, um módulo preto deve ser colocado acima deles. Ao longo das bordas dos módulos brancos, dois elementos laranja são fixados.

- No nível 11, o pescoço da figura é formado. Para fazer isso, você precisa fixar um módulo laranja no centro entre as partes brancas. Ao longo das bordas dele, mais um módulo branco está conectado. Em seguida, 15 partes laranja são anexadas em um círculo.

- Na 12ª linha, você precisa corrigir duas partes laranja e 16 elementos brancos. As linhas 13-15 também serão a cabeça. Para fazê-los, você precisa enfileirar 18 blocos de papel laranja em cada linha. Seis módulos laranja são colocados no meio da 16ª linha. Mais 3 elementos laranja são fixados ao longo das bordas (eles se tornarão a base para as orelhas da raposa).

- Para obter a 17ª camada, você precisa consertar um módulo laranja e, em seguida, mais 3 dos mesmos elementos são anexados a eles. No nível 18, as orelhas continuam a se formar. Três módulos laranja estão presos a cada lado da figura. Na 19ª linha, as pontas das orelhas já estão feitas. Para isso, são usados dois módulos brancos. Na linha 20, você precisará envolver a orelha com um módulo branco.

- No estágio final, uma cauda de chanterelle é criada.
Se desejar, a embarcação volumétrica acabada pode ser decorada adicionalmente.


Como fazer uma raposa falante passo a passo?
A seguir, analisaremos em detalhes como fazer de maneira correta e fácil um belo artesanato na forma de um chanterelle falante com suas próprias mãos.
- Primeiro, uma folha quadrada de papel de dupla face colorida brilhante (amarelo ou laranja) é preparada... A figura básica "casa" é formada a partir dele. Para fazer isso, você precisa dividir o quadrado ao meio ao longo da direção. Ambos os lados dobram-se ao meio novamente, um em direção ao outro. Como resultado, pequenas "portas" são formadas. Os bolsos com dobras nas laterais precisarão ser abertos e alisados.

- O produto está virado para o lado posterior... A borda direita dobra em direção ao centro. O mesmo é feito com o lado esquerdo. Neste caso, será necessário dobrar o canto de baixo para cima ao longo da linha diagonal.

- Em seguida, você precisa moldar a orelha da raposa. Para fazer isso, tira-se a metade inferior do produto, é dobrada na diagonal. Em seguida, a camada frontal é dobrada para cima.

- Em seguida, o papel em branco é virado para o outro lado novamente. Todas as mesmas manipulações são repetidas, mas ao mesmo tempo elas começam da borda esquerda. A peça de trabalho é direcionada com a parte do meio em sua direção.

- Depois disso, as paredes laterais são puxadas com cuidado e afastadas em diferentes direções.... Ao mesmo tempo, é importante dar volume à figura, para isso, a parte convexa posterior é suavemente afastada. Em seguida, ele se dobra ao meio e desliza para dentro para formar a boca da raposa.
Todas as juntas devem ser alisadas para que fiquem bem organizadas.

Outras ideias interessantes
Ainda existe um grande número de instruções que permitirão que você faça lindas figuras de papel com suas próprias mãos em etapas.


Raposa japonesa
Para fazer uma embarcação tão incomum, execute as seguintes manipulações.
- Pegue uma folha quadrada de papel laranja ou amarelo. Ele é dobrado ao meio ao longo das linhas diagonais.
- Em seguida, a folha é dobrada ao meio ao longo de uma das dobras para que se obtenha um triângulo isósceles.
- Os cantos agudos do triângulo resultante são dobrados em um ângulo obtuso.
- Em seguida, o papel em branco é cuidadosamente dobrado ao meio e afastado de si mesmo. Eles capturam todos os três cantos livres, eles precisam ser dobrados em sua direção, enquanto são guiados pelo eixo vertical.
- Depois disso, você precisa desdobrar os cantos dobrados. Os cantos extremos se tornarão as orelhas do chanterelle.
- O duplo canto da parte central deve ser alargado e apertado de forma a formar o focinho do animal.
- Uma cauda de papel colorido é dobrada para dentro, para que a figura acabada ganhe estabilidade.


Existe outra opção para fazer uma raposa japonesa. Isso também exigirá uma folha de papel quadrada colorida. As três primeiras etapas serão as mesmas da primeira opção.
Então você precisa dobrar em sua direção não os cantos livres, mas uma tira do avião do mesmo lado. Isso criará as patas do animal.
Depois disso, o focinho do animal se desdobra no canto central. No final, você precisa endireitar um pouco as orelhas da raposa e também dobrar a cauda arbitrariamente para que a figura fique estável. No estágio final, use um marcador escuro para desenhar o focinho.


Raposa volumétrica complexa
Para fazer uma embarcação tão bonita, as seguintes etapas são executadas.
- Uma folha quadrada de papel é dobrada horizontalmente de modo que suas bordas laterais convergem no meio. Além disso, o papel em branco deve ser ligeiramente afiado (tanto por baixo como por cima). Para fazer isso, você precisa dobrar os quatro cantos para dentro, depois eles são virados para trás.
- Os bolsos do canto inferior abrem perfeitamente por dentro. Eles são espremidos ao longo do avião. Ao mesmo tempo, os cantos superiores são dobrados na parte interna.
- Em seguida, os cantos de cima são dobrados em direção a si mesmos, as orelhas são dobradas novamente em direção a si mesmas, enquanto é necessário reduzir o triângulo regular resultante. As orelhas devem se sobrepor.
- Os cantos da borda inferior, que se projetam para cima, são dobrados para baixo.O pacote é dobrado ao meio e, em seguida, retorna ao seu estado anterior.
- As placas são dobradas axialmente em forma de degrau. Neste caso, a parte inferior deve se sobrepor ligeiramente à superior.
- Os cantos dos degraus são dobrados para si próprios.
- O produto é virado de cabeça para baixo, a cabeça do futuro animal inclinada para si mesma. Depois disso, as curvas são feitas para separar as patas dianteiras das patas traseiras.
No estágio final, o focinho, cauda e pernas são finalmente formados para que não pareçam tão angulosos.

Para fazer uma raposa sentada, execute as seguintes manipulações.
- Prepare uma folha quadrada de papel laranja. É dobrado ao longo de uma linha diagonal e, em seguida, desdobrado. Em seguida, o papel é dobrado em uma diagonal diferente e também não dobrado. Como resultado, você deve obter uma peça de trabalho com uma inflexão no meio.
- Depois, para a linha de inflexão, é preciso envolver os cantos nas laterais, para que o resultado seja um losango.
- O losango é dobrado no centro com uma "colina" à sua frente.
- O lado de três gumes deve ser dobrado para trás cerca de 1/4.
- Além disso, os cantos dobrados no centro são abertos. Nesse caso, o ângulo do meio deve descer e formar o focinho do animal. Os dois cantos superiores se tornarão suas orelhas.
- No lado oposto, a cauda é dobrada, a figura deve ser estável.
- No final, com um marcador escuro, desenhe o rosto da raposa.

Freqüentemente, ao fazer essas figuras, a técnica de origami úmido é usada. Nesse caso, o papel embebido em água é utilizado no processo. Essa técnica permite formar produtos mais bonitos. Todas as dobras acentuadas tornam-se muito mais suaves e organizadas.
Recomendações
Ao fazer essas figuras decorativas, você não deve levar um papelão muito grosso, pois será muito difícil de trabalhar com ele. Além disso, o produto acabado não será capaz de manter sua forma por muito tempo sem cola.
Se você acabou de começar a fazer origami, vale a pena escolher os esquemas mais simples. Se você já tem experiência na criação desses produtos, pode começar a fazer artesanatos volumosos e modulares na forma de uma raposa. Se você quiser que seu produto tenha uma aparência mais interessante e bonita, é melhor decorá-lo adicionalmente.



Para obter informações sobre como fazer origami de forma independente na forma de uma raposa, veja o próximo vídeo.