Fazendo origami na forma de um lírio

Origami é uma criatividade antiga e fascinante disponível para adultos e crianças. Desenvolve perseverança, paciência, treina a mente, promove um senso de beleza. Flores de lírio dobradas em papel podem ser lindas, trabalhar nelas ajudará a desenvolver muitas habilidades úteis.


Ferramentas e materiais
Começando a dobrar figuras de papel, você deve preparar seu local de trabalho com antecedência, reunir as ferramentas e materiais necessários. Apresentamos tudo o que pode ser necessário para trabalhar na técnica do origami com uma lista.
Mas cada embarcação é individual, portanto, pequenas alterações ou acréscimos podem ser feitos à lista. Por exemplo, a cola é usada com lápis, PVA ou pistola de cola, a escolha é guiada pela densidade do papel. Para a decoração são utilizados miçangas, strass, clarins e outros elementos - tudo depende da imaginação do autor.


Portanto, para trabalhar na técnica do origami, você precisará de:
- conjunto de papel A4 colorido;
- tesouras simples e encaracoladas;
- régua, lápis;
- Cola.



Depois de coletar tudo de acordo com a lista, você pode começar a criar.
Versão clássica
Quando há um diagrama e instruções passo a passo, o lírio é fácil e divertido de fazer. Ao contrário da versão modular, a estatueta clássica é feita de um pequeno número de elementos. Você pode precisar de apenas algumas folhas de papel para trabalhar. Oferecemos instruções passo a passo com as quais você pode facilmente fazer uma bela flor.

conjunto
Decida a cor do lírio e tire o papel apropriado do kit. Corte um quadrado: quanto maior for, maior ficará o botão.
Dobre o quadrado na diagonal para formar um triângulo.
Dobre novamente, tornando o triângulo duas vezes menor.Alise as dobras com a unha para que fiquem bem no papel desembrulhado.



Expanda a peça de trabalho ao seu estado original. Dobre o quadrado marcado com vincos ao meio, criando uma dobra horizontal lateral. Desdobre a peça de trabalho e dobre-a ao meio novamente, formando uma dobra vertical.
Tendo formado as marcas necessárias para o trabalho posterior, desdobre o quadrado e dobre-o duas vezes na diagonal, como fez inicialmente... Acontece um triângulo duplo.
Puxamos o triângulo superior em nossa direção, dobramos as paredes laterais para dentro e colocamos a futura pétala no triângulo inferior. No centro do elemento formado, uma marca deve passar da linha de dobra. Se feito corretamente, três cantos aparecerão na parte inferior da peça de trabalho.


Viramos o produto e fazemos o mesmo com o segundo triângulo.
Dobramos as pontas da figura resultante a partir de baixo para que uma linha vertical seja formada tangencialmente entre elas.


Corrija bem as dobras e dobre as pontas de volta ao estado anterior.
Puxe o canto superior para baixo até o ponto mais baixo da peça de trabalho, ou seja, simplesmente dobre a figura e conserte a quebra.


Retorne ao estado anterior. Com a ajuda das ações realizadas, as marcas necessárias em forma de dobras são formadas na superfície.
Agora temos uma peça dupla com dois planos sólidos. Mas para formar uma flor, não precisamos de planos, mas das laterais do produto, então conecte as asas de forma que elas fiquem dentro da peça de trabalho e as partes laterais fiquem fora. Temos que trabalhar com eles.


Para formar um lírio ao longo das curvas existentes, dobre a parte como mostrado na imagem.
Faça o mesmo com a parte de trás da peça de trabalho. Você obterá tal figura.


Agora, baixamos o canto superior. Fazemos o mesmo na parte de trás da peça. Temos uma estatueta em forma de losango.
Forme o plano superior do losango com dobras, conforme mostrado na figura. Para isso, a folha é dobrada três vezes até obter uma parte estreita.


Desdobramos de cima para baixo e endireitamos delicadamente as pétalas.
Usando uma agulha de tricô ou lápis, torcemos cada pétala, virando-a para os lados.





Vamos trabalhar com o pedúnculo. Selecionamos um espeto adequado para ela e plantamos um botão.
Corte as tiras de um guardanapo de papel verde.


Enrolamos o caule com eles, fixando com cola.
Lily está pronta. Você pode adicionar folhetos, se desejar.



Pintura e decoração
Para que um lírio de papel não pareça muito simples, existem diferentes maneiras de embelezar o artesanato. O mais fácil deles é usar 2-3 variantes de papel colorido em seu trabalho. Então, o lírio receberá vários tons e ficará mais interessante e mais rico.
Você pode mostrar sua habilidade artística e pintar o produto acabado. As aquarelas ajudam a obter riscos naturais e a flor sob o pincel literalmente ganha vida.


Às vezes, eles pegam uma variedade real de lírios como amostra e tentam fazer um papel análogo o mais semelhante possível usando tingimento. Por exemplo, decorar uma flor sob um lírio-tigre, pinte-a com tinta laranja e complemente com salpicos pretos.

Para obter uma imagem mais completa, os estames são colocados no centro da flor. São feitos de arame, papel colorido e outros dispositivos. Como exemplo, propomos considerar um lírio com estames feitos de palitos.


Para que a flor de papel não pareça chata, os artesanatos são feitos de buquês inteiros, composições. Dê uma olhada nos seguintes exemplos:
- composição em forma de bola de flores;

- lírios de duas cores em um vaso de papel;

- lindamente composto arranjo de flores e beija-flores, feito na técnica de origami;

- buquê em uma cesta;

- artesanato de lírios com pistilos de papel, decorado em forma de galhos graciosos.

Como fazer um lírio modular?
Na técnica de origami, em etapas a partir dos módulos, você pode dobrar lírios de jardim e nenúfares com suas próprias mãos, ambas as opções ficarão ótimas. Oferecemos um master class sobre como fazer uma flor moída feita de muitos fragmentos.
Especificamente para este trabalho precisamos de: um conjunto de papel comum de cor, um pouco de papel corrugado verde e laranja para o caule e estames, 5 espetos, arame.



Módulo
Primeiro, mostraremos como executar o módulo.
Corte pequenos retângulos em papel colorido. Pegue um e dobre-o, depois ao meio novamente. Quando a folha é virada, vincos em forma de cruz são formados nela.
Dobre a folha ao meio ao longo de uma linha horizontal novamente.


Abaixe os cantos superiores da peça de forma que eles convergem no centro, formando uma linha vertical na junção.
Vire a peça de trabalho com o lado direito para baixo.
Dobre os dois cantos inferiores até a linha da hipotenusa do triângulo (como na imagem).


Em seguida, levante a parte inferior da peça de trabalho.
Dobre o triângulo ao meio para que as partes dobradas permaneçam dentro.
Um módulo está pronto. Você vai precisar de muitos deles para fazer um lírio, então seja paciente e prepare o máximo de fragmentos possível. É melhor se alguns dos módulos forem de cor mais escura. Então, o lírio ficará intercalado e ficará ainda mais atraente.


Flor
Agora passamos a fazer a própria flor.
Vamos começar com uma pétala. Os módulos serão dispostos em fileiras, conforme mostrado na figura.
Inicialmente, você só precisa de dois elementos. A segunda linha será um módulo maior. No terceiro, adicionamos mais um detalhe e assim procedemos de forma crescente até a nona linha. Os módulos são facilmente unidos.



A partir da nona linha, o número de fragmentos diminuirá, com dois elementos de uma vez, e assim por diante até a décima terceira linha.
Uma pétala está pronta. Para uma flor, precisamos de 5 desses espaços em branco. Ao dispor as fileiras, não se esqueça de alternar módulos com tonalidades diferentes para que apareçam manchas nos lírios.



Depois de completar todas as 5 pétalas, comece a montar a flor. Para fazer isso, pegue um módulo livre e use-o para conectar duas pétalas. Pegue novamente o módulo livre e prenda a terceira pétala, e assim por diante cinco vezes, até que a inflorescência esteja completamente recolhida.


Tronco
Prosseguimos para trabalhar no pedúnculo. Pegue cinco espetos preparados e enfie-os nas pétalas (um para cada pedaço). Isso é fácil de fazer, pois os módulos formam orifícios.
Prenda todos os espetos em uma única haste. Envolva o pedúnculo em papelão ondulado verde, fixe com cola.


A flor está realmente pronta. Resta fixá-lo em algum tipo de base ou colocá-lo em um vaso. Para que o lírio fique totalmente acabado, ele deve ser decorado com estames. Para fazer isso, faça um pedaço de arame com três pontas de ramificação.
Embrulhe a folha em papel corrugado laranja, cole e conecte os estames à flor.



Dobrar lírios de papel é uma experiência agradável e emocionante, até mesmo crianças pequenas podem estar conectadas a ela. A maior parte do trabalho terá de ser feito por um adulto, mas os pequenos também podem lidar com alguns elementos.
Tente ensiná-los a empilhar módulos. Esses detalhes são fáceis de seguir. As crianças ficarão felizes em salvá-lo da produção rotineira de muitos dos mesmos tipos de elementos, e elas próprias desfrutarão e se beneficiarão das novas habilidades que adquiriram.
Para obter informações sobre como fazer origami na forma de um lírio com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.