Como fazer origami de papel que se move?

É muito comum que crianças pequenas usem artesanato de origami como brinquedos. É por isso que é importante que as embarcações se movam ou tenham elementos móveis separados. As opções mais comuns são o sapo e a lebre, já que podem ser saltados. Além das opções clássicas, existem muitos outros esquemas de origami simples, mas interessantes.




Sapo móvel faça você mesmo
O sapo saltador é muito comum no origami. É melhor fazer esse tipo de embarcação com um material denso. Ideal - papelão fino... Se dobrado em papel fino de cor, o sapo não pulará, pois o material não salta.

A cor clássica é o verde, mas é permitido fazer um sapo mais divertido ou até rosa exótico (ou qualquer outro).
O processo de fabricação de um sapo móvel consiste nas seguintes etapas.
- É necessário pegar um papelão retangular e posicioná-lo em sua direção em um dos lados curtos. Em seguida, na parte superior, é necessário dobrar o modelo clássico de bomba d'água.
- Ambos os cantos agudos devem ser dobrados para fora e para cima. Neste caso, mesmo uma folga mínima não deve estar presente entre os "bicos".
- Dobre as bordas verticais externas para a linha na mesma direção para que de modo que eles convergem em um pontoonde começam as patas dianteiras da futura rã.
- Em seguida, você precisa dobrar a borda inferior da estrutura. E a borda superior deve ser dobrada para baixo e para trás. Nesta fase, deve ser formado o elemento de mola mais importante, que substituirá as patas traseiras da rã.
- A versão final do animal deve ser a mesma mostrada na foto.


Para colocar a estrutura em movimento, é necessário colocar o dedo nas costas, pressioná-lo contra a superfície e deslizar para trás.A partir de tais ações, o sapo vai pular para cima e para frente.

Fazendo uma lebre saltitante
Da mesma forma, é fácil e simples fazer outro brinquedo móvel usando a técnica do origami - uma lebre saltadora. Antes de começar a criar uma composição, você precisa preparar todos os materiais necessários. Existem alguns deles:
- folha quadrada de cartolina dupla face colorida (pode escolher a cor amarelo, cinza, laranja ou qualquer outra ao seu gosto);
- marcador preto ou caneta de feltro.


O processo de fabricação consiste em várias etapas.
- Primeiro você precisa colocar uma folha de papelão sobre a mesa. É melhor se o seu tamanho for de 12 por 12 cm, devendo ser marcada a linha central. Em seguida, você precisa direcionar os dois lados do quadrado para ele para obter um retângulo. E então o mesmo retângulo deve ser dobrado para fazer uma veneziana quadrada. Isso é mostrado claramente.
- A dobra anterior agora pode ser revertida e nesta superfície, levantando os cantos, você precisa selecionar os triângulos isósceles.
- Em seguida, você precisa criar dois triângulos isósceles. Os cantos devem ser abaixados e alisados na peça de trabalho resultante.
- Nesta fase, o canto deve ser devolvido ao lado oposto novamente.
- O canto superior deste canto deve ser levantado e dobrado para trás, e só então toda a estrutura deve ser expandida.
- Para destacar as orelhas do futuro coelho, você precisa dobrar o papel.
- Na fase final, é necessário levantar a estrutura e desdobrar as dobras laterais. Faça outra curva e levante as orelhas.
- Abaixe as pontas das orelhas para trás.





Agora você pode passar para a parte decorativa da obra. Portanto, você precisará usar um marcador preparado ou caneta hidrográfica. Com a ajuda dele você precisa desenhar o rosto do animal. A construção está pronta.


Mais ideias
O sapo e o coelho são inegavelmente as figuras mais populares. Mas, além deles, você pode fazer outros brinquedos para crianças de 5 a 6 anos. As figuras também terão elementos móveis.

Assim, de papel de cor preta ou cinza escuro, pode-se fazer um corvo coaxando. Para fazer esta figura, da mesma forma que na versão anterior, você precisa de um quadrado de papelão preto. O trabalho consiste em passar por várias etapas para dobrar a folha preparada.
- A folha deve ser dobrada na diagonal, primeiro ao meio e depois na mesma direção, mas já quatro vezes.
- Você precisará dobrar as duas bordas em direção à linha central da dobra.
- As válvulas devem ser dobradas para cima nos cantos. Neste caso, as bordas das novas válvulas devem ser paralelas à borda horizontal inferior de toda a estrutura a ser criada.
- O modelo deve ser aberto com cuidado. Nesta fase, não deve fazer movimentos bruscos, uma vez que o material pode simplesmente rasgar. E a divulgação é necessária para poder ver a camada interna do papel.
- A camada interna precisa ser puxada ligeiramente. Isso deve ser feito exatamente até que toda a válvula interna esteja fora da estrutura.
- Agora, todo o modelo precisa ser bem alisado para que fique o mais plano possível.
- Em seguida, você precisa dobrar uma camada do canto superior tanto quanto possível.
- Agora desdobre a estrutura com uma dobra convexa para a frente, focalizando uma linha horizontal.




O corvo coaxando, dobrado na técnica de origami, está completamente pronto.

Se um corvo coaxando, um coelho e um sapo são mais adequados para meninas, então os meninos se interessarão em primeiro dobrar e depois brincar com outra composição, que é chamada de "claquete".

Seu design também é baseado em uma mola, mas o processo de fabricação é significativamente diferente dos anteriores.
A técnica do cracker também consiste em várias etapas.
- Você precisa levar uma folha de papel A4. Você precisa dobrá-lo ao longo e, em seguida, dobrar a metade superior até a linha central.
- A parte superior da estrutura deve ser dobrada mais pela metade. E nos cantos da parte superior, você precisa fazer duas marcas - cruzes ou círculos.As marcas são necessárias para determinar a área em que você deve colar os dedos ao usar o futuro badalo.
- Em seguida, o produto precisa ser virado para o outro lado e dobrado, mas já na direção transversal.
- Agora precisamos posicionar o produto de forma que as marcas feitas fiquem no canto inferior esquerdo. Segurando o lado direito, você precisa expandir o canto esquerdo e conectar os lados opostos.
- Agora, entre os dedos de uma mão, você deve segurar firmemente o futuro cracker e abaixe a mão bruscamente para que as válvulas internas sejam endireitadas.


Um ponto importante: se os modelos de origami móveis anteriores eram feitos de papelão fino, o papel é mais adequado para o cracker.
A cada movimento da mão em que o cracker está localizado, o produto deve emitir um estalo agudo. Este brinquedo será muito divertido principalmente para os meninos, mas não será menos interessante para as meninas. Além disso, os biscoitos podem ser feitos para um aniversário ou qualquer outra festa infantil.

Para mais informações sobre como fazer origami que saem do papel, veja o vídeo abaixo.