Tudo sobre origami de triângulos

Origami é uma forma de arte milenar popular entre adultos e crianças. De particular interesse para os amantes deste tipo de criatividade é o origami modular. Nesta técnica, você pode criar não apenas figuras simples, mas também vasos volumétricos ou pinturas.






O que é isso?
O origami modular envolve a criação de artesanato a partir de triângulos do mesmo tamanho. Módulos de papel geralmente são preparados com antecedência. É melhor usar papel colorido frente e verso para criá-los.
Normalmente, as estatuetas dos módulos são montadas sem o uso de cola. Ele é usado apenas para criar artesanatos especialmente complexos e volumosos.





Como fazer um módulo?
Aprender a fazer módulos triangulares de papel é bastante simples. Primeiro, uma folha de papel A4 padrão deve ser dobrada ao meio. Depois disso, é dobrado novamente. Ao longo das linhas de dobra, o papel é cortado em pequenos retângulos. Isso pode ser feito com uma faca de escritório ou tesoura. Então você deve começar a formar pequenos módulos de papel colorido.
- Um pequeno pedaço deve ser dobrado e virado.
- Depois disso, a peça de trabalho deve ser dobrada na metade da largura novamente. Isso é feito para delinear a linha de dobra.
- A parte resultante deve ser não dobrada para trás.
- Ambos os lados devem ser dobrados com cuidado.
- As bordas do triângulo resultante devem ser passadas a ferro.
- Em seguida, a base da figura deve ser dobrada ao meio.
- Dobre as bordas das peças que se projetam de baixo para cima.
- O triângulo deve ser cuidadosamente desdobrado e, em seguida, virado com um ângulo agudo para baixo.
- Dobre os cantos salientes para o lado oposto.
- A parte inferior não deve estar dobrada. Ao mesmo tempo, os cantos devem permanecer dobrados.
- Em seguida, a parte inferior deve ser levantada.
- A figura resultante precisa ser dobrada ao meio.Haverá pequenos bolsos nele, nos quais outros módulos são colocados.


Para conectar essas peças, os cantos são inseridos em bolsos organizados.
Os detalhes são facilmente fixados uns nos outros.





Artesanato dobrável original
Tendo aprendido como fazer módulos simples, você pode começar a criar figuras tridimensionais a partir deles. Existem muitos esquemas interessantes que são adequados para crianças e adultos.


Cisne
A figura volumétrica de um pássaro pode ser feita de partes brancas ou multicoloridas. Para criar a base, você precisará fazer 458 módulos idênticos. O processo de criação de artesanato consiste nas seguintes etapas.
- O primeiro passo é começar a montar o corpo do cisne. A primeira linha é composta por 30 triângulos. Eles estão localizados com bordas afiadas para fora.
- As próximas duas linhas fazem o mesmo. Mas as peças são presas com o lado curto para fora.
- A peça resultante é conectada em um círculo volumétrico.
- Além disso, da mesma forma, as próximas duas filas são fixadas. A base acabada é cuidadosamente virada do avesso. Nesse estágio, o detalhe lembra uma tigela volumétrica.
- Acima está outra linha de 30 módulos.
- Depois disso, você pode começar a formar as asas. Uma pequena lacuna deve ser deixada na base da tigela. O pescoço estará localizado lá.
- Nos lados esquerdo e direito desta abertura, 12 módulos são anexados.
- Além disso, as asas continuam a ser montadas de acordo com um princípio simples: a cada nível seguinte, o número de módulos usados diminui. Isso permite que as asas sejam afiadas. A última linha deve consistir em um módulo.
- As asas acabadas precisam ser dobradas com cuidado.
- A cauda de um cisne está presa às costas da figura. Eles fazem isso de acordo com o mesmo princípio das asas. Isso torna a cauda mais estreita.
- A cola é usada para criar o pescoço do cisne. 31 módulos estão interconectados. Para deixar o pescoço mais natural, ele deve ser suavemente dobrado.
- Tendo anexado este detalhe ao corpo do cisne, ele deve ser decorado com um bico vermelho e afiado. As bordas da peça devem ser conectadas com cola.


O pássaro pronto pode ser colocado em um pequeno pedestal. Isso o tornará mais estável.
Pintinho
O esquema de origami para criar esse pássaro é adequado para iniciantes. Para funcionar, é preciso preparar 207 peças brancas ou amarelas, além de 6 módulos para patas, uma crista e um bico. Depois disso, você pode começar a trabalhar.
- Em primeiro lugar, é necessário montar um anel com 16 peças. Mais 6 dessas linhas são anexadas à base. Todos eles são fixados com o lado comprido para a frente.
- A próxima linha também consiste em 16 partes. Mas eles já estão presos com o lado curto para a frente.
- Em seguida, 4 linhas são fixadas de acordo com o mesmo princípio das 7 primeiras.
- Ao criar a última linha, apenas 10 módulos são usados. Cada parte é fixada imediatamente a 2 ou 3 cantos das partes da linha inferior. A base deve ser suavemente comprimida, tornando-a mais arredondada.
- Das peças restantes, asas estreitas são montadas. Eles são fixados na base com cola.
- As patas vermelhas estão presas à parte inferior do corpo. No topo está uma crista escarlate.
Quando a figura está pronta, resta fixar o bico e os olhos a ela.


camomila
Uma camomila tão bonita pode ser um grande presente para uma pessoa querida. O esquema para criar esta flor é o seguinte.
- Primeiro você precisa coletar a base da nave. Para isso, são utilizados 18 módulos. Eles são presos com o lado curto para fora.
- A segunda linha é feita da mesma maneira e depois anexada à primeira. Mas os módulos devem ser fixados com o lado comprido para fora. Em seguida, a terceira fileira de peças é fixada na base.
- Módulos de uma cor diferente são usados para criar a quarta linha. A base é geralmente amarela e as bordas brancas.
- Depois disso, você pode prosseguir para a criação de pétalas mais longas. 7 módulos são anexados a cada um deles. Primeiro, uma peça é fixada na base. A segunda linha consiste em dois módulos, o terceiro consiste em um. As linhas 4 e 5 repetem as anteriores.
- Outras pétalas são formadas de acordo com o mesmo princípio.
A flor acabada deve ser virada e presa ao caule.





Libélula
Para criar uma estatueta, são usados 63 módulos de cores. Eles podem ser monocromáticos ou multicoloridos. O processo de criação de uma estatueta consiste nas seguintes etapas.
- Primeiro você precisa conectar os dois módulos. A segunda peça de trabalho é feita da mesma maneira.
- Mais três módulos devem ser anexados a essas duas partes.
- Insira uma peça adicional nos bolsos laterais da última carreira. As asas serão anexadas a eles mais tarde.
- Mais 2 módulos são anexados à base da nave.
- A próxima linha já consiste em 3 partes. Mais uma peça de trabalho deve ser inserida nos bolsos laterais desses módulos.
- Dois módulos são anexados à quinta linha e depois a outro. O corpo de uma libélula é ligeiramente pontiagudo.
- Então você pode começar a montar uma asa. Para tanto, são utilizados 8 módulos. As duas primeiras partes estão interligadas de maneira simples. O canto direito cabe no bolso direito.
- Pelo mesmo princípio, o resto dos módulos são fixados na base da asa.
- A segunda asa é feita da mesma maneira.
- Em seguida, você precisa fazer mais 2 asas finas.
- Colocando os espaços em branco de lado, você deve começar a montar a cauda. Para fazer isso, os módulos individuais são simplesmente aninhados uns nos outros. Todas as peças podem ser fixadas adicionalmente com cola. Quando a cauda estiver pronta, deve ser cuidadosamente curvada.
- Dos dois módulos restantes, você precisa fazer um bigode de libélula, dobrando-os ligeiramente.
- Agora você pode começar a montar a nave. Duas asas devem ser fixadas em cada lado da figura. Uma cauda longa deve ser anexada às costas da figura, um bigode enrolado deve ser anexado ao topo.


Até um colegial pode fazer uma figura dessas com as próprias mãos.
morango
Você pode facilmente fazer uma estatueta volumétrica de morango com os módulos. Para criá-lo, são utilizados 59 detalhes rosa ou vermelho, além de 7 verdes. Isso é feito da seguinte maneira.
- Para criar as três primeiras linhas, você precisa conectar 13 módulos vermelhos cada.
- O detalhe resultante é perfeitamente fechado em um círculo. A peça de trabalho deve ser voltada para dentro.
- A quarta fileira também é composta por 13 módulos, mas a quinta fileira já é composta por 7.
- Em seguida, os morangos precisam apenas virar e anexar 7 módulos verdes a eles, que farão o papel de folhagem.
O artesanato é simples, mas bonito.





Usando esses esquemas fáceis, você pode aprender rapidamente como criar lindas figuras e até presentes para seus entes queridos com suas próprias mãos.
Para informações sobre como fazer módulos triangulares de origami com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.