Origami

A história da origem e desenvolvimento do origami

A história da origem e desenvolvimento do origami
Contente
  1. Quem inventou o origami e quando?
  2. Desenvolvimento tecnológico
  3. Arte nos tempos modernos
  4. Fatos interessantes

Este é um fato surpreendente, mas o próprio conceito de "origami", que usamos hoje, foi inventado apenas em 1880. Antes disso, os artesanatos de papel orientais eram chamados de "orikata" (que significava literalmente "figuras dobradas"). Origami é extremamente popular no Japão, em muitos outros países asiáticos, incluindo a China, e essa técnica é conhecida em todo o mundo hoje.

Quem inventou o origami e quando?

Origami é um tipo de arte e artesanato, cujo país de origem é a China Antiga. Foi aqui que o papel foi inventado em uma época, e este é o principal material a partir do qual as figuras criativas são criadas. O nome da técnica vem dos termos japoneses "ori" - "adição" e "kami" - papel (às vezes traduzido como "deus"). Em sua essência, o origami é a criação habilidosa de todos os tipos de figuras a partir de um tipo especial de papel para crianças e adultos.

No início, essas estatuetas eram usadas para fins religiosos e, portanto, apenas monges e representantes da nobreza sabiam como fazê-las. Supunha-se que todas as pessoas com uma posição elevada na sociedade deveriam ser capazes de fazer esses artesanatos em papel. Assim, há muitos séculos esta ocupação era considerada prestigiosa. O surgimento desta arte possibilitou a difusão desta tradição cultural em todo o mundo.

O desenvolvimento mais rápido e popularização ativa do origami ocorreu no Japão. Os japoneses, já durante a Dinastia Heian, que existiu de 794 a 1185, costumavam usar diferentes figuras de papel para diferentes cerimônias. Por exemplo, os samurais apresentaram uns aos outros certos símbolos de boa sorte na forma de fitas de uma base de papel. Origami costumava ser visto em casamentos: na véspera do evento, muitas traças de papel foram criadas para os noivos.

Essa arte da Idade Média foi encontrada em outros países, não só asiáticos, mas também europeus.

Na Europa, infelizmente, pouca informação foi preservada sobre como se desenvolveu a arte de adicionar figuras a partir de uma base de papel. No entanto, sabe-se com certeza que, por exemplo, os árabes começaram a fazer origami já em meados do século VIII, os mouros trouxeram esta técnica para a Península Ibérica no século IX. Os alemães começaram a criar estatuetas elegantes já nos séculos XV-XVI. Nos países europeus, o origami também era usado em cerimônias. Mas esta arte original tornou-se verdadeiramente moda na Europa apenas por volta dos séculos XVII-XVIII, naquela época muitas técnicas clássicas já eram conhecidas. No século 19, o origami recebeu uma nova rodada de demanda frenética. Friedrich Froebel, criando instituições de ensino, sugeriu começar a usar origami para ajudar as crianças a desenvolver as habilidades motoras dos dedos mínimos.

Desde os anos 60 do século XX, o origami se tornou uma tendência da moda na arte em quase todos os lugares, escolas e círculos especiais ensinaram os europeus a dobrar figuras simples e complexas de pessoas e animais em papel. Ao mesmo tempo, um tipo de arte original como o origami modular foi inventado. Essa tecnologia era significativamente diferente dos clássicos. Em sua forma usual, as figuras de origami são em sua maioria planas e dobradas em uma única folha de papel. Na técnica modular, a figura consistirá em um certo número de partes que se inserem na ordem desejada. Como resultado, um produto volumétrico é lançado.

Desenvolvimento tecnológico

Os artesanatos clássicos de origami costumam se parecer com figuras planas - como regra, são vários animais ou objetos que têm apenas um lado frontal e não podem ficar em pé em uma superfície plana. Esta técnica é usada para criar gatos e ursos, bonecos de neve e muitas outras figuras interessantes. A história diz que cada país do mundo tem suas próprias características dessa interessante técnica, dependendo de quando ela veio para um determinado país e de como ela foi popularizada.

Por exemplo, todas as crianças na Rússia fabricam barcos ou aviões de papel há muitas décadas, sem saber que são figuras populares da técnica simplificada do origami.

As mais famosas são as seguintes técnicas para criar figuras criativas em papel especial.

Origami simplificado

O origami simplificado foi inventado pelo mestre inglês John Smith. A peculiaridade desta técnica reside no facto de durante a formação das figuras, o mestre utilizar apenas o método de dobragem “com escorrega” e “vale”. Este estilo é ótimo para aspirantes a artesãos. Não existem ideias complexas típicas de técnicas padrão. Origami simplificado é uma técnica usada para ensinar as crianças esta arte asiática.

Técnica baseada em padrões

Um padrão é um desenvolvimento na forma de um desenho claro, é de acordo com ele que a futura figura será formada (todos os elementos existentes e dobras da futura figura são aplicados aqui). Você apenas tem que dar forma à forma selecionada. Mas muitos especialistas ainda acham essa técnica difícil para iniciantes. Graças a este método original, você pode dobrar a própria figura e, se necessário, saber exatamente como foi feita. Por esse motivo, os padrões são usados ​​no desenvolvimento de protótipos modernos.

Técnica de origami molhado

Foi inventado por um artesão qualificado chamado Akira Yoshizawa. Ele apenas decidiu usar um pouco de água para dar plasticidade ao material de papel. Com a ajuda do líquido, as figuras de papel começam a adquirir a desejada suavidade de linhas, suas feições tornam-se muito mais expressivas e rígidas.

Este método deve ser usado para estatuetas de plantas ou animais, por serem consideradas mais complexas.... Além disso, graças à técnica de dobragem "úmida", as figuras acabadas parecem muito mais naturais. Para este método, é utilizado um papel espesso especial, na sua base existe uma cola especial. Com sua ajuda, as fibras do papel ficarão mais bem conectadas umas às outras.

Kusudama

Esta é uma variação do popular origami modular. A essência do trabalho é coletar figuras em forma de bola a partir de peças-cones de papel. Para que a estatueta final seja forte, essas partes geralmente são costuradas bem juntas. Usando essa técnica, você pode criar composições simplesmente impressionantes de flores de papel e decorar o interior de qualquer casa com elas.

Arte nos tempos modernos

O apogeu do origami em todo o mundo começou imediatamente após o fim da guerra em 1945, quando o origami, junto com os soldados americanos, veio pela primeira vez para os Estados Unidos, e um pouco mais tarde - para muitos países europeus.

A propósito, arte semelhante ao origami às vezes aparecia de forma independente em vários países. Por exemplo, a escola de figuras de papel em Espanha é conhecida, está associada ao nome de Miguel Umanum. Esta escola estendeu sua técnica de dobrar figuras de papel até mesmo aos países da América Latina. Os residentes da Espanha criaram seu próprio método de criação de figuras clássicas de papel e, além disso, inventaram um método fundamentalmente novo (o método de criar pássaros de papel "arando").

A arte do origami surgiu em território francês no final do século 19 e foi ativamente usada por mágicos - diante de um público encantado, eles fizeram um pequeno pássaro com um pedaço de papel branco liso que batia suas asas.

Cada país adotou a arte do origami clássico, levando em consideração suas próprias tradições nacionais.

Na Holanda, a criação de estatuetas de papel é classificada como arte e artesanato, igualando-se ao bordado e ao tricô de macramê.

Na Rússia, a tecnologia do origami está sendo testada como um dos métodos de ensino em jardins de infância e escolas.... Os professores dão aulas com as crianças, mostrando-lhes como dobrar vários trabalhos manuais a partir de uma base de papel especial. Este tipo de criatividade permite que você desenvolva não apenas as habilidades motoras finas, mas também o pensamento, assim como a memória, a lógica.

Todos os origamis tradicionais têm uma base quadrada. No entanto, hoje você pode encontrar facilmente esses modelos que são compostos de um triângulo, retângulo, polígono.

Fatos interessantes

Acredita-se que a primeira edição sobre origami foi publicada em 1797, e foi distinguida pelo nome em voz alta "Sembazuku orikata" ("Como construir 1000 guindastes"). O autor do tratado, Akisato Rito, nele descreveu não tanto as várias formas de formação das figuras, mas se concentrou nas tradições culturais de seu longínquo país.

No "Livro dos Recordes do Guinness" você pode encontrar as conquistas mais incomuns associadas à técnica do origami. Existe um registro para o origami mais difícil, a figura mais volumosa, um modelo muito pequeno e muitos outros registros.

A propósito, desde 1999, a grua formada por uma base de papel é um símbolo de paz em todo o mundo. O mais famoso guindaste de papel grande foi criado recentemente. Sua altura ultrapassava 6 m, pesava 794 kg. O guindaste era tão grande que teve que ser recolhido e mostrado ao público em um grande estádio.

Outro fabricante experiente de origami, Akira Naito, criou o menor guindaste do mundo a partir de um quadrado de papel microscópico com dimensões de 0,1 x 0,1 mm. Akira teve que realizar esse trabalho árduo com a ajuda de uma pinça profissional e de um bom microscópio.

Normalmente, as estatuetas japonesas são criadas a partir de um tipo especial de papel. Os artesãos modernos podem usar facilmente papel de embrulho comum para tais fins, às vezes você pode encontrar estatuetas em embalagens de doces. O papel de jornal simples é freqüentemente usado. O presente mais criativo pode ser uma estatueta dobrada cuidadosamente em uma nota de banco.

sem comentários

Moda

a beleza

casa