Como fazer íris de origami?

Recentemente, figuras do tipo faça você mesmo feitas de papel com a técnica de origami começaram a ganhar popularidade devido à sua beleza externa. Fazer tais cifras não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Para isso, basta estocar papel colorido e fazer tudo conforme mostrado na master class. Neste artigo, mostraremos como fazer uma flor de íris usando a técnica de origami de diferentes maneiras.

Versão clássica
Não é difícil fazer uma versão clássica da íris com suas próprias mãos usando a técnica de origami - esta é uma das formas mais simples que é adequada não apenas para artesãos experientes, mas também para iniciantes. Basta preparar a papelada necessária para o trabalho e agir de acordo com o esquema.
Primeiro você precisa dobrar um pedaço de papel quadrado, passando-o cuidadosamente ao longo da linha de dobra. Em seguida, deve ser desdobrado e dobrado no sentido contrário, para assim obter dobras transversais na diagonal.

Agora você precisa dobrar a folha ao meio na direção longitudinal, abrir e dobrar na direção transversal. Depois disso, a folha deve ser expandida conforme mostrado na imagem. Segurando o triângulo que está mais perto de você, abra a área que está na parte superior e abaixe seu topo até o ponto que está localizado abaixo.
Agora você precisa trazer o canto externo para a parte central, pressione a camada superior e endireite-a para obter um "quadrado duplo" desta forma. Expanda a peça de trabalho de forma que ela fique com a ponta aberta afastada de você e deslize a parede lateral direita até a linha de dobra central.


O mesmo deve ser feito com o lado esquerdo, após o que é necessário abrir as demais dobras.
A bolsa formada no lado direito deve ser endireitada e trazida para o centro, após o que deve ser pressionada, posicionando-a simetricamente no centro e nos outros dois lados. Tudo o que você fez de 12 a 16 etapas, você precisa fazer com as três camadas restantes.
Agora você precisa abrir toda a peça de trabalho e dobrar suas bordas direita e esquerda em direção ao centro. Dobre as outras três camadas da mesma maneira. Agora você precisa abaixar o canto superior para obter uma pétala. Fazemos o mesmo com os outros cantos.



A íris clássica, feita na técnica de origami, está pronta. Assim, você pode formar um buquê inteiro que pode ser apresentado como um presente.
Montando uma flor graciosa
Esta versão da flor é um pouco mais difícil de fabricar, especialmente se um iniciante começar o trabalho. No entanto, se você seguir as instruções passo a passo, certamente terá sucesso.
Para funcionar, você precisa de uma base em forma de folha hexagonal. Dobramos como mostra a figura para que se formem duas linhas de dobra, que devem ser passadas a ferro com cuidado. Depois disso, a peça de trabalho deve ser dobrada ao longo das linhas que estão marcadas na figura em vermelho e azul.

Você obterá uma forma rombóide com três dobras. Agora a peça de trabalho precisa ser dobrada de acordo com as marcas mostradas na figura. Em seguida, você precisa, por assim dizer, virar um dos lados da figura e repetir novamente tudo o que fez antes.


A flor está quase pronta. É necessário dobrar as pétalas da flor. Expandindo a primeira delas, gire a flor 90 graus e expanda mais duas camadas, conforme mostrado pela seta na imagem. Abra a pétala, vire o branco novamente e faça o mesmo.

A graciosa flor da íris está pronta. Se desejar, você pode fazer um caule e folhas para ele, para depois colocar em um vaso. Fazer essas partes da flor não é difícil.
O caule pode ser feito com cola, tesoura e uma tira de papel, e as pétalas podem ser dobradas na técnica de origami conforme esquema abaixo.


Crie íris 2D
As flores de íris volumosas ficam muito bonitas quando feitas corretamente e com cuidado. No entanto, eles são grandes e um tanto pesados e, portanto, anexá-los a um cartão postal como decoração não é a melhor ideia. Nesse caso, existe uma solução - você pode dobrar uma íris bidimensional fora do papel usando a técnica de origami, que não terá um alto relevo.
Para trabalhar uma flor, além do papel, você também vai precisar de cola em bastão e tesoura.

Para dobrar a flor em si, você precisa fazer um quadrado, que deverá ser dobrado ao meio, passando bem a linha de dobra - isso lhe dará uma forma que lembra um triângulo isósceles. A figura resultante deve ser dobrada ao meio novamente, obtendo-se assim um triângulo retângulo. Você precisará fazer uma pequena incisão, como mostra a imagem - por conveniência, o melhor é contorná-la com um lápis simples e só depois recortá-la.



Agora a peça de trabalho deve ser expandida conforme mostrado na figura para que você possa ver as seções. As partes recortadas, que futuramente serão pétalas de íris, precisam ser dobradas para cima e para baixo verticalmente - aqui você precisa ter cuidado, principalmente se o papel for fino, pois há um grande risco de estragar a peça de trabalho.
Depois disso, as pétalas precisam ser esticadas para que fiquem planas, e a linha de dobra previamente marcada fique no centro da folha. Nesta fase, a formação de pequenas pétalas é concluída.



Agora, vamos prosseguir para a criação de folhas grandes. Para fazer isso, dobre o lado direito da peça de trabalho para a esquerda. Depois disso, as pétalas precisam ser dobradas na outra direção. No local das dobras, é necessário formar folhas de íris, conforme mostrado na figura. Para maior confiabilidade, recomendamos fixar as pétalas com cola - recomenda-se o uso de cola em bastão, pois existe o risco de encher acidentalmente a peça de trabalho com cola PVA, estragando-a.




A flor de íris está pronta, mas para anexá-la ao cartão postal, é necessário fazer mais caule e folhas verdes. Isso é feito facilmente, basta usar papel verde e uma tesoura. Colocamos as partes resultantes no cartão postal na ordem correta. Preparar!



Como fazer íris de papel com as próprias mãos, veja abaixo.