Origami

Opções de papel origami para crianças de 10 anos

Opções de papel origami para crianças de 10 anos
Contente
  1. Ideias simples
  2. Artesanato complexo
  3. Dicas para escolher uma forma

A técnica do origami japonês é acessível a pessoas de todas as idades. Existem muitos esquemas curiosos de dobragem de papel que jovens artesãos de 10 anos podem usar. Neste artigo, consideraremos opções interessantes de origami de papel para crianças de uma idade específica.

Ideias simples

A técnica do origami é muito popular. Muitas pessoas são apaixonadas por ela, incluindo adultos e crianças. Mesmo os menores mestres podem dominar a modelagem de várias figuras.

Se uma criança de 10 anos ainda não está familiarizada com a arte da fabricação de papel, ela não deve começar com esquemas muito complexos. É melhor começar com trabalhos manuais mais simples e compreensíveis. Vejamos algumas instruções sobre como criá-los.

Uma arte muito simples e divertida - a cara de um gato. Vamos analisar um esquema passo a passo para modelá-lo.

  • Para fazer tal figura resultará de um quadrado de papel. Primeiro, ele é dobrado diagonalmente ao meio para formar um triângulo.
  • As bordas do elemento triangular resultante são cuidadosamente dobradas da base para o meio. Isso deve ser feito em um pequeno ângulo - dessa forma você obtém as orelhas.
  • A parte superior da peça em branco é cuidadosamente dobrada para baixo para formar a cabeça da estatueta.
  • O produto é virado para o lado oposto, após o que os olhos, nariz, boca e bigode acabados são desenhados ou colados.

É igualmente fácil modelar um origami na forma de um pinguim com suas próprias mãos.

  • Duas diagonais são marcadas em um quadrado de papel. O produto é desdobrado com um canto para baixo, após o qual a ponta inferior é voltada para cima. Você não deve chegar ao centro, você precisa deixar 1-2 cm.
  • A ponta é dobrada para trás para formar o bico do pinguim.
  • A nave é virada para o outro lado, as seções laterais do pentágono são dobradas de modo que se sobreponham completamente.
  • As bordas são dobradas na direção oposta, como uma escada. Isso formará as asas.
  • O produto é virado novamente e o rosto do pinguim é decorado.

Com muita rapidez e facilidade, uma criança de 10 anos será capaz de fazer uma figura de papel no formato de um caranguejo.

  • Primeiro você precisa pegar um quadrado de papel, marcá-lo de acordo com o diagrama.
  • As zonas laterais devem ser envolvidas diretamente na parte central para obter um elemento retangular alongado e estreito.
  • Primeiro, a metade superior e depois a metade inferior são dispostas no trapézio.
  • Os cantos da base da parte inferior do trapézio superior são levantados para cima. Em seguida, as mesmas ações são duplicadas em relação ao trapézio inferior.
  • As pontas são desdobradas em linha reta. A parte superior do produto é dobrada em linha reta. Depois disso, a nave é virada.

Uma criança pode facilmente fazer um barco de papel.

  • Uma folha de papel retangular é dobrada ao meio com uma dobra para cima.
  • Os cantos superiores são enfiados no meio.
  • A base do pentágono é dobrada em ambos os lados ao longo das linhas nas quais a ponta termina.
  • Em seguida, puxam suavemente os pontos centrais da base e colocam o produto em losango de estrutura retangular, conforme ilustrado no diagrama.
  • Os triângulos inferiores são dobrados.
  • A estatueta é endireitada para os lados a partir do meio novamente e, em seguida, os lados são abaixados.

Artesanato complexo

Se a criança está familiarizada com a modelagem das figuras mais simples, ela pode passar a se familiarizar com esquemas mais complexos. Por exemplo, você pode fazer um marcador de página muito original e incomum na forma de uma boneca hina-ningyo.

Para fazer isso, você precisará estocar os seguintes componentes:

  • 2 quadrados de papel multicolorido 15x15 cm para fazer um quimono;
  • Mais 1 quadrado 11x11 cm para modelagem da cabeça.

Vamos considerar passo a passo como fazer a parte externa do quimono.

  • A folha 15x15 está virada de cabeça para baixo. O quadrado é dobrado como a letra S para dividir um dos lados em 3 partes. Deslize as camadas até que estejam alinhadas umas com as outras. O papel é prensado nas áreas requeridas, formando uma espécie de “pinça”. O produto está implantado. A folha é colocada sobre a mesa. Dobre a borda para a direita até a marca formada mais próxima.
  • A folha é virada novamente. A dobra deve estar à esquerda. A borda à direita é dobrada para se alinhar com o lado oposto. De lado, a estrutura deve se parecer com a letra S. Ela é girada 90 graus no sentido horário. Abra a camada superior.
  • Os cantos são dobrados da parte inferior até a dobra mais próxima. A camada inteira é dobrada para cima. A borda à direita é dobrada em 1/3, conectando-se ao topo diagonal. O produto é aberto. As ações são repetidas no lado esquerdo da borda.
  • Abra a seção à direita. As dobras são passadas a ferro. O mesmo é feito no lado esquerdo. Os cantos são dobrados, com a dobra reversa trazidos para dentro da figura. Abra a borda mais próxima do quimono, abaixe-a ligeiramente para baixo de modo que uma borda de uma cor diferente seja formada ao redor do perímetro. As abas laterais são devolvidas ao seu lugar, formando as mangas.

Em seguida, são formadas a parte interna do quimono e a cabeça da figura, partindo do esquema passo a passo. Quando todas as peças necessárias estiverem prontas, elas precisarão ser combinadas em uma estrutura inteira.

Dicas para escolher uma forma

A escolha de uma certa figura de origami depende principalmente do nível de treinamento do jovem origami. Se uma criança aprende a técnica do origami desde cedo, então um trabalho de nível médio de complexidade é adequado para ela. Se uma criança está apenas começando a se familiarizar com a fabricação de papel japonesa, é melhor que ela não tenha pressa para não se decepcionar com suas próprias habilidades e aptidões.

Na idade de 10 a 12 anos, o origami de um hobby comum reencarnou em um verdadeiro suporte para a escolaridade. Contribui perfeitamente para o desenvolvimento de uma boa memória, desenvolve o pensamento lógico, abstrato e espacial.

Graças à famosa técnica do origami, uma criança pode facilmente atrair muita atenção para si mesma. Basta pegar um pequeno quadrado de papel na frente de todos e modelar uma linda flor, animal ou peixe a partir dele. A criança também pode criar itens mais práticos, como marcadores de livros originais, envelopes ou enfeites decorativos. Conhecendo a técnica do origami, a criança poderá fazer apresentações criativas para amigos e colegas de forma rápida e fácil.

Para obter mais informações sobre as opções de origami de papel para crianças de 10 anos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa