Origami

O que é origami e como é?

O que é origami e como é?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Descrição das espécies
  4. Princípios gerais
  5. Bonecos dobráveis ​​com crianças
  6. Ideias para adultos
  7. Fatos interessantes

Certamente toda pessoa na infância colecionava figuras de papel usando a técnica do origami, por exemplo, um dragão, um avião ou um barco. Esses tipos mais comuns de artesanato em papel são apenas uma pequena parte da técnica do origami, porque, na verdade, essa arte contém uma rica história e muitas maneiras diferentes de criar coisas bonitas com suas próprias mãos. Neste artigo, veremos mais de perto o que é origami, como apareceu e como acontece.

O que é isso?

Origami é uma técnica para criar figuras de papel, literalmente do japonês esta definição é traduzida como "papel dobrado". A arte de dobrar papel artesanal surgiu no Oriente, gradualmente se espalhando pelo mundo. O artesanato em papel é versátil, já que as estatuetas mais populares não exigem nada além de papel e inspiração.

Origami japonês é baseado em dobrar, dobrar e desdobrar folhas de papel de uma maneira específica. Existem vários tipos de artesanato, diferindo na quantidade de materiais utilizados e na técnica de dobragem. Origamistas iniciantes dobram figuras clássicas sem o uso de tesouras e cola. Costureiras experientes também encontrarão técnicas interessantes para dobrar origami clássico, porque há um grande número de esquemas de diferentes níveis de complexidade.

As mais desafiadoras são as técnicas de dobragem modulares e molhadas, que geralmente são realizadas por entusiastas do artesanato mais experientes.

História de origem

As artes e ofícios da dobra de papel surgiram séculos atrás, então existem muitas teorias sobre suas origens. A maioria deles concorda que o origami é o lar do Japão. A razão para esta opinião é que os japoneses já no século XII usavam ativamente esta arte para vários rituais religiosos - artesanato muitas vezes pendurado na entrada de templos e instalado em casa em altares.

Até hoje, o Japão manteve algumas tradições de dobradura de origami e crenças populares, como dobrar milhares de guindastes para fazer um pedido ou colocar uma bola de kusudama na cabeceira da cama para atrair bons sonhos.

O primeiro origami foi feito de casulos de lagarta do bicho-da-seda. Primeiro, um número suficiente de casulos foi coletado, fervido em água e seco. O material foi então passado a ferro para criar uma folha fina e sedosa que lembra o papel moderno. Esse produto não era barato e, com o tempo, foi substituído por papel feito de bambu e casca de árvore.

Além do Japão, a arte tem se desenvolvido ativamente em outros países como China, Coréia, Espanha e Alemanha. Na Europa, o origami começou a gozar de popularidade um pouco mais tarde do que nos países orientais - os espanhóis começaram a realizar cerimônias usando artesanato de papel por volta do século 15. O maior salto na popularidade das artes e ofícios ocorreu no momento em que o educador alemão Friedrich Froebel propôs adicioná-lo ao programa educacional para pré-escolares.

Em meados do século 20, o sistema de notação Yoshizawa-Randletta foi introduzido em uso, melhorando significativamente a compreensão dos esquemas e permitindo que a arte se espalhasse pelo mundo. Por volta da década de 1960, as pessoas começaram a criar massivamente não apenas estatuetas clássicas, mas também trabalhos manuais volumosos em papel modular. Hoje em dia, o origami é considerado um dos hobbies mais difundidos do mundo, e também uma excelente forma de desenvolver a motricidade fina das mãos.

Descrição das espécies

O origami clássico envolve a criação de figuras a partir de uma única folha de papel. Na maioria das vezes, esses artesanatos são planos, mas também existem produtos móveis incomuns e incrivelmente complexos. Este tipo de arte e artesanato é o mais comum, mas inclui muitas formas básicas e padrões difíceis que os iniciantes não devem começar.

Por este motivo, existem sistemas simplificados para fazer artesanato e técnicas fundamentalmente diferentes.

Os seguintes tipos são considerados variedades de origami: montagem a partir de módulos, técnicas simples de dobra, confecção de artesanatos de acordo com um padrão e criação de figuras com formas lisas em dobras úmidas. Apesar de todas as diferenças, cada espécie usa um sistema de notação universal inventado pelo mestre de origami japonês Akira Yoshizawa. Sugerimos que você dê uma olhada em cada tipo de arte e artesanato.

Modular

No origami modular, a técnica de dobragem é a mesma do origami clássico, mas o resultado do trabalho é significativamente diferente. Artesanato modular - são figuras grandes montadas a partir de um grande número de módulos de papel dobrados... Cada módulo é criado com a mesma tecnologia e, em seguida, todas as partes são dobradas umas nas outras de uma determinada maneira para obter um produto com a forma desejada. Em alguns ofícios, o tamanho das peças pode ser diferente, mas o princípio de dobrar os módulos é sempre o mesmo.

Estruturas pequenas e simples não se desintegram devido ao atrito e às vezes é usada cola para proteger modelos pesados ​​complexos, mas isso não é necessário.

Os próprios módulos também são de tipos diferentes, mas para cada embarcação específica, apenas um esquema de dobramento é usado. Também existe uma técnica de origami modular, em que é impossível prescindir da cola, por exemplo, na hora de fazer uma bola de kusudama. Artesanatos simples, como um cubo Sonobe ou uma pequena tela plana, prendem-se com firmeza e sem cola. No caso de um painel ou figura ter centenas ou mesmo milhares de módulos, a cola se torna necessária.

Os tipos de módulos diferem na forma como são interligados, como resultado, a partir de cada tipo de peças, obtém-se um grande sortimento de diversos artesanatos. Os detalhes são planos e volumétricos: os primeiros são polígonos (suportes), estrelas, anéis e fiandeiras, e os segundos são poliedros regulares e suas combinações.

Simples

Uma técnica simples para dobrar figuras de papel foi inventada por um britânico chamado John Smith. Um origamiista britânico inventou um sistema simplificado de fabricação de origami projetado para iniciantes, baseado exclusivamente em dobras de montanhas e vales. O origami simples é adequado não apenas para origamiistas inexperientes, mas também para pessoas com deficiência.

A estrutura rígida de apenas duas técnicas de dobra torna impossível o uso de técnicas complexas (com algumas exceções), mas ao mesmo tempo inspira o surgimento de novos esquemas que levam a um resultado semelhante.

A técnica simples do origami é criar uma estatueta com características básicas distintas, mas usando um mínimo de dobras e dobras. Outra diferença entre origami simples e origami clássico é a ausência de requisitos estritos para dobras corretas, todas as dobras são feitas "a olho". Isso revela vantagens adicionais na hora de fazer artesanato, pois cada produto será único, principalmente se for o rosto de um animal ou a expressão facial de uma pessoa.

Dobrando de acordo com o padrão

Um padrão de origami é um desenho especial no qual todas as dobras necessárias já foram aplicadas para dobrar o artesanato. Esta técnica é mais conveniente do que desenhar um diagrama convencional, porque a instrução será muito complicada para formas complexas. Hoje em dia, diagramas de padrões simplificados são usados ​​para reproduzir padrões incrivelmente complexos, então essas artes e ofícios japoneses estão se tornando cada vez mais populares.

À primeira vista, pode parecer que o padrão não é tão descritivo quanto o diagrama de montagem de origami padrão. Porém, na verdade, o desenho fornece muitas informações - não apenas instruções para dobrar o modelo, mas também como ele foi inventado.... O origamista americano Robert Lang argumenta que não há necessidade de saber a seqüência exata de ações para dobrar as figuras de acordo com um padrão; além disso, não pode haver instruções passo a passo. A razão é que todas as dobras e dobras são feitas ao mesmo tempo, sem qualquer preparação.

Alguns padrões até não possuem linhas de dobra que não são responsáveis ​​pelo formato principal dos modelos, então as costureiras devem completar alguns elementos por conta própria.

Ao criar padrões, os autores não usam as designações clássicas de curvas "montanha" e "vale". Todos os desenhos estão cobertos por um grande número de linhas e travessões, o que se torna difícil de ler. Atualmente, não há um sistema único para marcar padrões, então os origamistas usam várias marcações diferentes:

  • padrão implícito - todas as linhas desenhadas são iguais;

  • um padrão claro - as linhas "montanha" e "vale" são traçadas de maneiras diferentes;

  • para impressão - as linhas diferem em espessura ou método de aplicação (linha sólida e linha pontilhada);

  • para publicação na Internet - as linhas são aplicadas em duas cores diferentes, na maioria das vezes vermelho e azul.

Dobradura molhada

A técnica de dobragem úmida de origami, inventada por um origamista chamado Akira Yoshizawa, permite criar figuras com linhas suaves, contornos expressivos e uma estrutura rígida. O método assume que durante a montagem, é utilizado papel embebido em água, que posteriormente seca, mantendo sua forma macia. O método de dobragem é significativamente diferente do origami clássico, no qual dobras planas precisas são consideradas ideais. Origami macio, feito em técnica úmida, desafia a precisão geométrica, por isso é ótimo para criar objetos naturais como plantas e animais. No momento, este método específico é o mais conveniente para transmitir contornos confiáveis ​​de estatuetas de representantes da flora e da fauna.

A dobra úmida permite dobrar qualquer estatueta, mas modelos animais simples são os melhores.... Antes de começar a trabalhar, os origamistas recomendam que você primeiro tente dobrar a figura da maneira clássica para entender melhor a tecnologia e só então prossiga para o método suave.

A técnica úmida é considerada mais difícil do que a clássica e, portanto, não é adequada para iniciantes.

Para essas artes e ofícios, você precisa selecionar cuidadosamente o papel - quanto mais complexas e maiores as figuras, mais denso deve ser o papel. O peso aproximado do papel adequado para origami úmido é de 90 a 170 g / m². Mas mesmo esse material não pode ser completamente umedecido, caso contrário, haverá rasgos. Durante a dobragem, apenas os elementos que precisam ser moldados são umedecidos.

Princípios gerais

Cada técnica de montagem de origami permite que você faça uma variedade de artesanatos que não são semelhantes entre si, no entanto, todas as técnicas compartilham certas convenções... Esses sinais consistem em certos símbolos (setas, travessões, linhas, etc.), que, sem palavras desnecessárias, explicam de forma fácil quais manipulações devem ser feitas com uma folha de papel. Um sistema de sinais único e simples foi inventado pelo especialista em origami japonês - Akira Yoshizawa.

Bonecos dobráveis ​​com crianças

Muitas crianças gostam de dobrar figuras de origami, especialmente se elas podem ser usadas para brincar ou como um presente para uma pessoa amada. O artesanato em papel é uma ótima maneira de fazer decorações de Ano Novo para a escola ou um presente de 8 de março para professores e parentes do sexo feminino. Os modelos podem ser feitos tanto de papel colorido quanto de folha de caderno ou jornal. Os exercícios de dobrar são muito recompensadores - eles desenvolvem habilidades motoras finas e imaginação.

Sugerimos considerar algumas idéias interessantes para criar origami com seus filhos.

  • Artesanato para jogos. A técnica do origami permite dobrar diferentes figuras, com as quais você pode brincar mais tarde. Os brinquedos de origami mais populares entre as crianças são a armadilha para os dedos e a cartomante. Aviões voadores não são menos populares, que muitas vezes são jogados não só por crianças, mas também por adultos. Artesanato de animais e pássaros, por exemplo, uma cotovia, um rato ou uma girafa, também são adequados para jogos.

  • Presente... Todo pai sabe com certeza que a criatividade dos filhos é o melhor presente. Certamente muitas pessoas têm a primeira "obra de arte" de seus filhos pendurada na geladeira. Com a ajuda da técnica de origami, as crianças podem criar coisas realmente impressionantes que podem ser dotadas para feriados diferentes. Por exemplo, uma peônia ou um lírio do vale feito de papel é um ótimo presente para o dia 8 de março, e um navio de guerra, um canhão ou um aeromodelo é um presente chique para os meninos no dia 23 de fevereiro.
  • Figuras incomuns. As crianças usam muitos artesanatos de papel para decorar os quartos. Uma ótima decoração para um berçário é um Pokémon de papel com olhos de adesivo, uma bola kusudama ou o famoso guindaste. Para as meninas, o artesanato para uma casa de bonecas será relevante, por exemplo, móveis (sofá, mesa e cadeiras) ou peças de roupa (vestidos, sapatos ou bolsas). Os meninos terão interesse em colecionar pequenos modelos de carros, caminhões ou barcos.

Um enorme espaço para a criatividade infantil é revelado pelo origami modular "poliedro", pois existem muitas maneiras de fazer tal figura. A variedade desses produtos é proporcionada pelas diversas formas de dobrar os módulos, pelo sortimento de materiais utilizados e por um grande número de figuras (por exemplo, tetraedro e dodecaedro). A embarcação "kusudama" também é considerada um poliedro e pode ter diferentes formas, por exemplo, estrelas.

Ideias para adultos

Origami é uma arte divertida e versátil que tem milhões de fãs em todo o mundo.... Atualmente, os amantes do artesanato em papel organizam associações especiais nas quais os origamistas se reúnem para criar novos modelos de papel incomuns com suas próprias mãos.

A alta prevalência levou ao fato de que a arte começou a se desenvolver em um ritmo tremendo - agora há um grande número de artesanatos para os quais ainda não foram escritas instruções, porque os amantes do origami costumam inventar novas figuras.

Considere algumas idéias de origami para adultos.

  • folha de Carvalho... A embarcação consiste em várias partes. A folha pode ser monocromática, criando módulos da mesma cor, ou saturada com as cores do outono, criando detalhes a partir de papel de cores diferentes. Esses artesanatos podem ser usados ​​para decorar sua casa no outono - ficam ótimos em janelas e espelhos.

  • Menina usando técnica de origami molhado. Bonecos de meninas são uma excelente decoração para uma casa ou local de trabalho, um modelo caprichado não ocupa muito espaço e surpreende com sua beleza. As estatuetas mais populares são Menina Violinista, Chapeuzinho Vermelho e Senhora com Asas.
  • Rinoceronte realista. Existem muitas maneiras de montar um rinoceronte a partir do papel - desde diagramas simples com poucas dobras até modelos tridimensionais complexos. Origami úmido é considerado a técnica mais difícil, mas transmite de forma confiável a forma desta poderosa besta. Você pode primeiro tentar fazer um rinoceronte usando a técnica clássica de dobras afiadas e, em seguida, tentar criar uma versão do animal com contornos suaves.
  • Lobo-marinho. A vida marinha é uma grande fonte de inspiração para os amantes de origami. Fazer uma estatueta de foca é uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades de dobradura e adicionar à sua coleção de modelos de papel.
  • Diamante... Um diamante ou diamante brilhante é uma ótima decoração de árvore de Natal DIY. Um lindo cristal é criado de diferentes maneiras - a partir de uma folha usando a técnica clássica e de módulos de um determinado formato.
  • Trem... Muitas pessoas associam o transporte ferroviário com viagens e recreação, então os amantes do origami descobriram uma maneira de fazer um modelo tridimensional de um trem de origami para decorar sua casa.

Fatos interessantes

Origami é uma arte milenar inventada há muitos anos nos países orientais. No entanto, a própria palavra "origami" foi inventada bem recentemente - em 1880, e antes disso as figuras de papel eram chamadas de "orikata", que é traduzido do japonês como "figuras dobradas".

Muitos historiadores acreditam que as artes e ofícios foram inventados no Japão, mas não há prova exata disso, porque há muito tempo é popular em outros países orientais, como China e Coréia.

Inicialmente, os modelos de papel foram criados para decorar quartos durante as férias ou para fins religiosos, porque nos tempos antigos, o papel era um prazer caro. Além disso, a própria técnica de fazer artesanato foi herdada e considerada um valor familiar. Segundo as tradições orientais, a tecnologia de fabricação do origami foi repassada justamente pela linha feminina - as mães revelavam os segredos da montagem às filhas.

A rica história da origem e do desenvolvimento do origami preservou muitos fatos interessantes para o nosso tempo. Propomo-nos a considerar alguns deles.

  • O primeiro livro relacionado ao origami foi publicado em 1797 por um japonês chamado Akisato Rito. Um livro intitulado Sembazuku orikata (ou Folding a Thousand Cranes) descreve as práticas culturais no Japão, incluindo a criação de estatuetas de papel.

  • A maior contribuição para o desenvolvimento da arte foi feita por Akira Yoshizawa, publicou vários livros didáticos com princípios gerais de dobra e uma ampla variedade de esquemas.
  • O maior guindaste de papel foi dobrado em 1999 - sua altura era de 6,5 metros e seu peso chegava a 794 kg. Desde então, o origami "guindaste" é considerado um símbolo internacional de paz.
  • O menor guindaste foi criado por um origamista chamado Akira Naito. - para criar o modelo, ele usou papel com tamanho de apenas 1x1 mm. Para dobrar o modelo em miniatura, o artesão usou um microscópio e uma pinça.
  • O Livro de Recordes do Guinness contém um grande número de registros associados à técnica de origami, - da fabricação dos modelos mais complexos do mundo à montagem em alta velocidade de certas figuras.

Para mais informações sobre o que é origami e como isso acontece, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa