Criação de uma pessoa usando a técnica de origami

A técnica de fabricação de papel de origami japonês permite que os artesãos façam uma grande variedade de estatuetas. Um origamista pode dobrar estruturas na forma de animais, plantas e várias técnicas. O artesanato em forma de pessoa revela-se interessante e original. No artigo de hoje, aprenderemos como modelar adequadamente esses produtos.



O que é necessário?
Antes de modelar as figuras usando a técnica de origami, é necessário preparar uma série de materiais adequados. É aconselhável liberar imediatamente um espaço de trabalho conveniente para todos os trabalhos.
Para modelar figuras de origami na forma de uma pessoa, o mestre precisará preparar os seguintes componentes:
- um pedaço de papel de cor amarela ou branca (até mesmo uma folha tirada de um caderno em uma gaiola serve);
- tesoura (esta ferramenta de papelaria deve necessariamente ter lâminas afiadas e bem afiadas, caso contrário não será possível fazer cortes regulares e precisos);
- canetas de feltro ou marcadores;
- se desejar, você também pode decorar a figura com tiras de papel ou fios que servirão de cabelo.



Cada origamista decide por si mesmo como exatamente decorará tal papel artesanal. Uma lista completa de materiais que serão necessários para todo o trabalho dependerá disso.

Opções simples para crianças
É melhor para artesãos novatos e pequenos origamistas aprender a técnica de fabricação de papel japonesa em esquemas leves e descomplicados.
Mexer em designs complexos e engenhosos com muitos pequenos detalhes deve ser um pouco mais tarde, quando os fundamentos do origami forem dominados.

A simulação de uma estatueta humana está disponível para adultos e crianças. Considere as instruções passo a passo para dobrar tal embarcação com suas próprias mãos.
- Em primeiro lugar, você precisa preparar um pedaço de papel quadrado. A folha deve ser dobrada ao meio, direcionando a peça de trabalho da esquerda para a direita. O próximo passo é a divulgação do futuro ofício. Agora, o produto precisará ser dobrado ao meio novamente, mas desta vez de cima para baixo.



- O branco é aberto. Os cantos laterais localizados na parte superior são colocados no meio. No próximo estágio, a peça de trabalho é virada para o outro lado.



- As partes do produto nas laterais são dobradas para o meio. O canto superior está dobrado para baixo. A parte inferior da futura figura "Homem" está dobrada.



- Os cantos da estrutura deverão ser cuidadosamente dobrados para dentro. O produto de papel está virado para o outro lado.



- O canto, localizado no centro, é muito bem dobrado para dentro. No estágio final, você precisará organizar a parte superior da embarcação. Na estatueta acabada, você precisa desenhar o rosto com cuidado: desenhar os olhos, nariz e boca.



Este papel artesanal é montado com muita rapidez e facilidade. Ele estará disponível para pequenos origamistas de 4, 5 a 6 anos de idade.

Este tipo de estatueta "Humana" simples pode ser usada por uma criança para estudar diferentes emoções. Um pequeno mestre pode deixar uma pessoa pré-fabricada triste, alegre ou pensativa. Você também pode experimentar penteados, cor dos olhos e outros detalhes.
Você pode facilmente fazer um homenzinho de acordo com outro esquema simples.
- Pegue um quadrado de papel. Nele, as linhas de dobra são marcadas transversalmente e diagonalmente em ambas as direções. A metade inferior é dobrada para cima ao meio. Um acordeão é formado na parte inferior da peça de trabalho. Você deve obter 4 dobras "montanha".



- As mesmas etapas deverão ser executadas na parte superior. A folha está virada 90 graus. Forme outro acordeão. O lençol é esticado. As dobras inferiores e 2 laterais são dobradas em uma "montanha" ao mesmo tempo.



- A dobra superior também tem o formato de uma montanha. Devemos continuar dobrando o produto em direção ao centro. Como resultado, a letra "X" deve ser formada. O topo é endireitado.



- Em seguida, os braços e o tronco são formados, com base nas linhas de dobra. O produto está virado. As mãos são colocadas ao meio e no sentido do comprimento, assim como as pernas. Ao mesmo tempo, a adição é continuada no corpo.



- Endireite as mãos, faça curvas nos cotovelos. Endireite os pés, faça dobras nos joelhos. A embarcação está pronta!


Esquemas mais complexos
Muitas outras estatuetas humanas podem ser feitas de papel. Estas podem ser não apenas variações simples, mas também complexas, para cuja fabricação é necessário um certo nível de conhecimento e habilidades.

Vamos considerar uma descrição passo a passo de como fazer um trabalho mais complexo a partir de uma folha de papel A4.
- Primeiro você precisa pegar uma folha de papel do tamanho especificado. É necessário fazer uma base quadrada a partir dele. Para isso, o lado curto da folha é dobrado para o lado comprido. Todo o excesso deve ser eliminado. Como resultado, deve-se formar um quadrado com dimensões de 21x21 cm. Ele é cortado em 2 metades, ou seja, em 2 retângulos
- Com esses espaços em branco, resultará em dois homens. Você precisará colocar uma folha retangular à sua frente na superfície de trabalho. Nesse caso, seu lado comprido deve ser direcionado para baixo. A peça de trabalho é dobrada e então aberta. Depois disso, cada lado longo deve ser dobrado até a linha formada na parte central.
- Em seguida, você precisa colocar um retângulo com um corte para cima, mas com o lado encurtado voltado para você. Você deve dobrar cuidadosamente os 2 cantos superiores do centro para a borda. O resultado será 2 triângulos com ângulos retos. Todas as dobras feitas deverão ser bem passadas.
- O produto é virado para o outro lado, após o que é colocado no lado em que se encontra o canto dobrado para cima. A parte curta é dobrada para a longa - da mesma forma que para a formação de um quadrado logo no início do trabalho.
- Em seguida, o papel em branco é desenrolado e as etapas são repetidas no verso. Depois disso, o produto é dobrado novamente.Como resultado, aparecerá um elemento retangular com um triângulo em uma das extremidades. O topo do triângulo precisará ser dobrado em direção à base. Em seguida, a peça de trabalho é aberta novamente.
- Como resultado, você deve obter 3 triângulos delineados: um no topo e um mais oposto ao outro. Os triângulos laterais precisarão ser dobrados e, em seguida, cobertos com os triângulos de cima. Essa forma básica é chamada de "triângulo duplo". Assim, a embarcação será dividida em 2 partes: pernas e tronco. Em seguida, você precisa começar a modelar as pernas da figura.
- Precisamos trabalhar no retângulo inferior. Você precisará dobrar 2 pequenos triângulos no topo. Então, esses detalhes são inflexíveis.
- Na próxima etapa, o triângulo superior se eleva. Os cantos da parte inferior são conectados na área pretendida. Em seguida, a peça de trabalho é dobrada, mas isso não deve ser feito claramente ao meio, mas de forma que a metade inferior seja 1,5-2 cm maior.
- O produto é virado para o outro lado. Em seguida, a parte inferior é dobrada novamente em cerca de 0,5-0,7 cm.
- Agora, os lados mais longos do produto são dobrados em direção à linha central. As "casas" formadas na parte superior são pressionadas contra a peça de trabalho e, a seguir, são formados elementos triangulares.
- Os retângulos devem ser abertos e dobrados: o lado curto em direção ao outro lado curto.





Você também pode fazer uma estatueta de "homem durão". Vamos descobrir como ele é modelado.
- Você precisará de uma folha de papel grosso quadrado. Um material com dimensões de 20x20 cm é adequado.
- A folha é dobrada ao meio diagonalmente e em duas direções. Pressione as linhas de dobra com os dedos para criar limites estáveis. Após dobrar, a folha parecerá um quadrado com dobras diagonais se cruzando no centro.
- Em seguida, a folha é dobrada ao meio. A linha de dobra está bem passada.
- A peça de trabalho é aberta e depois dobrada novamente, mas já perpendicular à linha de dobra anterior. Mas a dobra não deve ser feita na mesma direção, mas virando a peça de trabalho para o outro lado.
- Agora, a folha de papel precisa ser dobrada ao meio novamente. De acordo com as linhas de dobra existentes, os lados da base do papel são dobrados para dentro. Como resultado, um elemento triangular deve ser formado.
- A parte superior do triângulo formado precisará ser dobrada para a parte inferior do produto para que toque a base. Como nas etapas anteriores, as linhas de dobra precisarão ser bem suavizadas.
- Depois disso, a ponta da folha de papel precisará ser dobrada com cuidado novamente, mas já na direção da linha de dobra formada.
- Na próxima etapa, o mestre precisará dobrar a ponta da ponta da mesma maneira. Depois disso, todas as linhas de dobra são dobradas como um acordeão.
- Depois disso, a peça de trabalho é aberta e dobrada novamente. É necessário dobrar de acordo com as linhas de dobra em todos os lados em direção à parte central.
- Agora você precisa formar linhas de dobra adicionais a uma pequena distância da linha principal. No futuro, esse será o rosto do homem de papel. Agora o papel precisa ser dobrado novamente em sanfona em direção ao centro, como da última vez.
- Em conclusão, você precisa fazer a modelagem do rosto do homem de papel legal. Você também precisa fazer suas mãos.





Você encontrará uma aula mestre detalhada sobre como fazer essa estatueta no próximo vídeo.