Origami

Tudo sobre papel de origami

Tudo sobre papel de origami
Contente
  1. Descrição
  2. Como é diferente do usual?
  3. Variedades
  4. Qual é melhor?
  5. Dicas de Seleção

A única base de trabalho necessária para criar origami com estilo é um bom papel. Não é surpreendente que este tipo de criatividade decorativa se tenha tornado tão popular em muitos países do mundo - este hobby não requer grandes investimentos. Basta levar em conta que requisitos específicos são impostos ao papel decorativo para a criação de origami.

Descrição

Um tipo especial de base de papel para a criação de origami, que costuma ser chamado de "kami" ("papel" em japonês) por artesãos experientes, será diferente da folha de papel comum por ser vendida imediatamente na forma de quadrados prontos. Suas dimensões em diferentes lados podem variar de 2,5 cm a 25 cm e até mais. Normalmente, por um lado, essa folha de papel é branca como a neve e, por outro, é colorida, mas também pode haver tipos de duas cores, bem como para os amantes de ornamentos incomuns - folhas com padrões.

O papel Origami é ligeiramente mais leve do que o papel para impressora, o que o torna excelente para criar uma variedade de formas, complexas e simples.

Como é diferente do usual?

Na maioria das vezes, para criar origami, folhas de papel especial em formato quadrado são usadas, mas folhas de outros formatos também podem ser usadas no trabalho. Por exemplo, folhas na forma de retângulo, triângulos, pentágonos, hexágonos e octógonos e até mesmo círculos.

No Japão, um tipo de papel especial chamado washi é escolhido como o material de origami mais popular para trabalhar em origami. Washi é muito mais resistente do que o papel comum à base de madeira e é usado em várias artes tradicionais.

Washi é geralmente feito de fibras de casca de árvore especiais, mas além disso, esse tipo de papel pode ser feito de bambu, arroz ou trigo.

Variedades

Existem profissionais que podem facilmente dobrar origami de tecido e outros materiais para roupas, desde bolos de tortilha. Trabalham com serenidade com folhas de algas marinhas, um tipo especial de massa, diversos materiais poliméricos e fazem figuras até com finas folhas de metal ou ouro. Mas os materiais mais populares e amplamente disponíveis para criar origami para o leigo médio ainda são certos tipos de papel.

  • Escritório... Para quem está apenas começando a estudar a difícil arte de criar figuras criativas, as folhas A4 comuns do escritório são perfeitas. A limitação pode ser apenas no tamanho, sendo necessária também a escolha de uma cor - o produto pode ser pintado em qualquer tom com lápis comuns, ou no final do trabalho, desenhar o rosto do animal.
  • Escrita... Dobrar os aviões ou barcos mais simples de folhas de caderno comuns é um clássico da arte escolar soviética. Esse material é amplamente disponível e barato. A desvantagem é que as marcas normais xadrez ou pautadas não podem ser removidas apenas se forem cuidadosamente pintadas. Você pode pegar 2 folhas de papel, arrancando-as do caderno, mas haverá furos de clipes de papel e uma dobra, que ficará feia.
  • Revista e jornal. Este material não requer grandes custos do mestre. Hoje em dia, os produtos jornalísticos aparecem em nossas caixas de correio de forma totalmente gratuita. Se a tentativa do mestre de fazer uma figura elegante não teve sucesso, então esse modelo não é uma pena simplesmente jogá-lo fora e começar a criar origami novamente.
  • Colori... Material muito solto que só pode ser usado se não houver outras opções. Os especialistas não aconselham a escolha de folhas brilhantes de um lado - depois de 3-4 dobras, a folha começará a esfoliar, a tinta simplesmente se desfará. Você também não deve escolher o papelão para o trabalho - é muito denso para o trabalho, não será possível criar os menores detalhes.
  • Frustrar... Ela atrai muitos mestres com um brilho iridescente brilhante. É extremamente fácil trabalhar com este material se a estatueta tiver poucas dobras. O material é extremamente maleável no trabalho e ao mesmo tempo pode facilmente rasgar e "lembrar" qualquer dobra por um longo tempo. A folha é frequentemente escolhida junto com artesanato ou pergaminho. Nesse caso, as figuras saem muito criativas, já que os materiais podem suavizar mutuamente os pontos negativos um do outro.
  • Base de envoltório... A base de artesanato é normalmente vendida apenas em cores marrons. Às vezes, há um desenho nas folhas. É extremamente difícil criar origami com um artesanato grosso, mas os produtos em si parecerão criativos. É conveniente e rápido dobrar origami simples de folhas finas de artesanato.
  • Entre os tipos de materiais envolventes, como crepe, muitas vezes podem ser vistos. Para criar origami, é melhor escolher um crepe com formato rígido. É também denominado papel enrugado ou crepom. O material tem uma textura interessante, é muito cômodo de trabalhar, resiste a dobras múltiplas, as camadas não partem.
  • Papel vegetal ou pergaminho. Este tipo de material é adequado apenas para artesãos de origami muito experientes. O papel vegetal detém repugnantemente as dobras, muitas vezes simplesmente dispersas nas mãos - os artesãos notam que você precisa aprender a trabalhar com ele com paciência. A opção mais comumente disponível nesta categoria é o papel manteiga.
  • Dinheiro... Existe toda uma arte separada chamada "manigami" - é a dobradura de pequenas figuras de várias denominações. Para criatividade, geralmente são escolhidas notas com denominação de 10 a 100 rublos ou 1 dólar. Se você realmente precisa apresentar dinheiro e, ao mesmo tempo, fazê-lo da maneira mais criativa possível, pode facilmente criar uma embarcação comum a partir de uma nota grande.Após esse tipo de figura, você pode desdobrar e aplicar a fatura com segurança para o fim a que se destina.
  • Guardanapos... Origami desta base é mais frequentemente feito para criar mesas lindamente. Nesse caso, são utilizados produtos de papel e tecidos. No século 18, uma escola especial foi criada na Europa, onde futuros mordomos eram ensinados a dobrar cuidadosamente várias figuras interessantes de diferentes guardanapos. Os guardanapos de papel, aliás, são um dos mais caprichosos - eles vão muito mal manter a forma dada, eles absolutamente não conseguem "lembrar" de suas dobras, muitas vezes quebram. Por esse motivo, você ainda precisa ser capaz de encontrar uma abordagem especial para esse material caprichoso.
  • Metalizado... Sua cor iridescente monocromática irá agradar a muitos iniciantes. Para a maioria dos modelos de origami de nível médio e não mais complexos, esse material é bastante adequado.
  • Papel especial para origami. O papel especial para artesanato de origami é pequenos quadrados. Suas cores podem ser absolutamente quaisquer, iguais em 2 lados ou diferentes. Esse papel manterá perfeitamente a forma dada, será muito fácil de dobrar, embora se diferencie de outros materiais populares por sua suavidade e resistência característica.

O custo desse material no mercado nacional é bastante alto, enquanto os pequenos parâmetros das folhas limitarão as possibilidades de criação de origami grandes.

Qual é melhor?

Parece que os mestres de origami deveriam trabalhar principalmente com papel especial, mas muitas vezes eles se distanciam das opções tradicionais e usam ativamente outros materiais (digamos, baratos).

Por exemplo, muitos artesãos usam ativamente papel vegetal - no entanto, para começar a obter figuras incomuns, você terá que preencher a mão ao trabalhar com esse material e aprender a usá-lo corretamente.

O papel de escritório é perfeito para criar "rascunhos" do modelo de origami. Esta versão do material é especialmente recomendada para iniciantes.

O papel de jornal ou de revista é muito difícil de dobrar e, portanto, fazer origami com esse material por artesãos costuma ser visto como um mimo.

O papel de embrulho também requer habilidade para trabalhar. - muitos artesãos obtêm versões de figuras muito interessantes, porém, acredita-se que esse tipo de papel é muito denso e as camadas do produto vão se dispersando o tempo todo.

Assim, se você se familiarizar cuidadosamente com as características de todos os materiais disponíveis, poderá chegar à conclusão de que precisa é um papel especial - é projetado para dobrar e preservar todas as linhas e camadas, parece muito mais organizado do que outras opções e permitirá que você aprenda a fazer figuras muito interessantes com muito mais rapidez.

Dicas de Seleção

Antes de comprar um papel especial para origami, você precisa pensar cuidadosamente sobre algumas questões importantes. Por exemplo, para que finalidade você precisa deste papel. Uma coisa é se você é um artesão experiente e já sabe como trabalhar com qualquer material, e outra coisa se você é um artesão iniciante e só quer aprender a dobrar bonecos de papel.

Nesse caso, é melhor tentar versões baratas de papel - guardanapos, papel alumínio, embalagens de doces, jornal.

Se a princípio você preferir dobrar as versões grosseiras das figuras, onde todas as dobras ficarão visíveis, um papel de escritório solto ou uma folha comum do caderno do aluno irão ajudá-lo.

Além disso, você deve decidir imediatamente se sua estatueta será de uma cor ou se deseja obter um produto de duas cores. Ao comprar papel especial para origami, você deve prestar atenção ao fato de que ele pode apresentar variações de cores diferentes.

Muitos estão tentando economizar dinheiro, acreditando que o papel especial de origami pode ser substituído com segurança por papel colorido comum. Na verdade, isso está longe de ser o caso.O papel especial manterá sua forma por anos e todas as dobras em várias camadas e dobras complexas que você fez nele. Nenhum outro material barato pode se orgulhar de tais características.

sem comentários

Moda

a beleza

casa