Fazendo origami na forma de uma borboleta

As borboletas de papel podem ser uma ótima decoração para qualquer interior e diversificarão os seus momentos de lazer. As crianças vão poder se interessar por belos artesanatos e se divertir com os pais. Existem muitas maneiras diferentes de fazer borboletas de ar que podem ser usadas para decorar um lustre ou paredes.



Opção simples
Origami "Butterfly" é tão simples que até uma criança pode fazer. A versão elementar é feita de uma folha de papel em forma de quadrado. Além disso, quanto maior for o tamanho da folha original, maior ficará o artesanato. Origami para pré-escolares e iniciantes é melhor executado usando instruções passo a passo. Isso lhe dará uma borboleta de origami na primeira vez e é muito fofa.
- Na primeira etapa, o quadrado deve ser dobrado ao meio e depois novamente ao meio.
- Em seguida, deve ser dobrado diagonalmente para que sejam obtidas 4 dobras.
- Depois disso, algumas dobras laterais devem ser dobradas para dentro até que um triângulo duplo seja obtido.
- Deve ser voltado para você com uma parte mais ampla.
- Agora, os cantos inferiores devem ser dobrados para cima. O resultado deve ser um losango.
- Depois disso, a peça de trabalho deve ser virada para o outro lado de forma que a parte estreita do triângulo fique voltada para si mesma.
- O vértice deve ser dobrado para a posição superior de forma que fique mais alto do que o lado largo da figura. Se necessário, puxe o papel com cuidado.
- O canto saliente deve ser dobrado para trás de modo que se junte à parte mais larga.
- Em seguida, deve ser dobrado exatamente ao meio e dar volume à borboleta.
É mais conveniente endireitar os ângulos de rotação com algo fino. Esta versão da borboleta estará ao alcance de crianças de 6, 7 anos.





Para crianças de 4 a 5 anos, você pode escolher um origami ainda mais simples. Deve ser feito na seguinte sequência:
- uma folha de papel colorido deve ser dobrada duas vezes na diagonal;
- o triângulo, que acabou saindo, deve ser colocado em um ângulo reto à esquerda;
- o topo do triângulo deve ser dobrado para baixo de forma que fique abaixo do eixo central;
- depois disso, o molde da borboleta deve ser virado do avesso;
- então, o triângulo menor deve ser trazido para dentro;
- A última etapa é alinhar as asas da nave.
Se desejado, uma borboleta de primavera brilhante pode ser complementada com antenas, que são feitas separadamente de tiras finas de papel. Você também pode decorar com origami usando canetas hidrográficas.

Como dobrar com acordeão?
Uma borboleta acordeão "faça você mesmo" é feita de papel de cores vivas, de preferência frente e verso... Também para isso você precisará levar um fio decorativo. Este último é melhor escolhido em uma loja de artesanato. Uma borboleta precisará de alguns quadrados. Este origami é feito facilmente e em etapas. O diagrama inclui quatro etapas principais.
- Cada quadrado deve ser dobrado como uma sanfona, começando por um dos cantos. É aconselhável fazer dobras estreitas para que a borboleta fique o mais fofa possível.
- Os acordeões resultantes devem ser dobrados juntos.
- No centro, eles devem ser conectados com um fio. É melhor que sejam da mesma cor do papel.
- Depois disso, as dobras nas asas devem ser endireitadas.
Esta aula mestre permite que você obtenha uma pequena borboleta fofa que pode decorar paredes e lâmpadas. Esses artesanatos parecem muito interessantes quando pendurados em fios ou arame.


Criar a partir de um adesivo
É importante notar que borboletas de origami em miniatura são uma excelente decoração para paredes de escritórios. É especialmente interessante que eles podem ser facilmente feitos com os adesivos coloridos encontrados em todas as papelarias. Basta seguir passos sucessivos para obter belezas brilhantes com asas.
- O adesivo é dobrado para formar um triângulo duplo. Isso se tornará a base para a nave.
- Em seguida, o triângulo deve ser dobrado ao meio.
- O canto esquerdo do lado de fora deve ser arredondado com uma tesoura. Assim, as asas da borboleta ficarão arredondadas e mais interessantes.
- Em seguida, é necessário dobrar as duas metades do triângulo para cima para que se obtenha um losango em um dos lados.
- Do outro lado, o triângulo deve ser elevado e o canto que sobressai deve ser dobrado para baixo.
Essas borboletas parecem muito interessantes quando estão localizadas em grande número na parede. Além disso, podem ser feitos todos em uma cor ou em diferentes.


Mais ideias
As borboletas de origami são conhecidas há muito tempo. A primeira menção a eles é descrita pelo poeta japonês Ihara Saikaku em um poema sobre um ritual de casamento. Essas descrições datam do século XVII. O trabalho trata de modelos de origami, chamados de o-cho (início feminino) e me-cho (início masculino) e necessariamente representados aos pares. Naquela época, esses artesanatos eram um símbolo da vida feliz dos jovens casais que esvoaçavam inseparavelmente pelo jardim das delícias.
De acordo com o historiador e origamista britânico David Lister, Esses origami emparelhados evoluíram de um redesenho das asas de papel que adornavam as garrafas de saquê de casamento. Essas decorações eram presas com segurança ao pescoço com fios. Lister observou que existem certas maneiras de criar borboletas tradicionais para casamentos. Ao mesmo tempo, as versões masculina e feminina apresentavam diferenças, embora se baseassem na forma básica, que era chamada de "bomba d'água". Hoje, há um grande número de modelos de origami baseados nele.

Versões muito leves de borboletas são obtidas fazendo-as de papel corrugado.... Coloridos e leves, são perfeitos para decorar qualquer ambiente. Também podem ser uma solução interessante para decorar uma mesa festiva se os prender a espetos ou tubos de cocktail. O artesanato é feito na seguinte seqüência.
- primeiro, uma figura complexa é recortada na forma de um quadrado, no qual um círculo deve ser contíguo a um dos lados;
- a figura resultante é dobrada ao meio para que a dobra passe exatamente no meio;
- cada uma das partes deve ser montada em dobras, como na versão com borboleta sanfonada;
- a última etapa é consertar o meio com uma pistola de linha ou cola.

Borboletas muito fortes podem ser feitas de papelão ou papel grosso em que os produtos são embalados sem cola. Nesse caso, um triângulo duplo atua como base para a embarcação, como na maioria dos outros origami. Em seguida, uma borboleta de papelão é feita de acordo com as instruções passo a passo.
- Os cantos do triângulo devem ser dobrados de um lado para formar um losango.
- Em seguida, você precisa virar a peça de trabalho.
- Depois disso, o ápice do triângulo deve ser dobrado ao meio, orientando-o para o meio da base.
- Como resultado, você deve obter um pequeno triângulo, consistindo de duas camadas. É necessário dobrar a camada superior para baixo.
- Partes dessa parte nas laterais devem ser dobradas em direção ao centro. Isso criará outra forma com seis cantos do triângulo.
- Para esta figura, o canto superior deve ser dobrado para fora.
- Depois disso, a embarcação é dobrada ao meio ao longo de uma linha que atravessa e, em seguida, novamente ao longo de uma linha que atravessa.


Borboleta volumétrica ou 3D é adequada como decoração na parede... A partir de um grande número de artesanato, você pode até formar uma guirlanda inteira. Claro, alguns consideram essa opção não como um origami, mas simplesmente como um aplicativo. Essa borboleta é feita da seguinte maneira.
- primeiro, vários pares de asas devem ser recortados de folhas coloridas de papel, que terão o mesmo formato e tamanhos diferentes;
- na etapa seguinte, elas devem ser conectadas entre si na parte central com cola, enquanto as asas maiores devem ficar na parte inferior e as menores na parte superior.
Os artesanatos volumosos feitos de papel duplo de cores diferentes parecem muito originais. No entanto, você deve escolher folhas de média a alta densidade.


As borboletas, que são criadas a partir de fitas de papel usando uma técnica chamada quilling, parecem muito elegantes. Para fazer tal arte, além de tiras especiais, você também vai precisar de um gancho especial. Você pode comprar ou fazer você mesmo. Para fazer o aparelho, é necessário um bastão redondo de madeira, por exemplo, para sushi, na ponta do qual é feito um pequeno orifício. É nela que se insere a ponta da fita para que seja mais cómodo enrolá-la, sem escorregar. Procedimento de operação:
- na primeira etapa, enrole a tira em uma vara;
- a seguir, deve ser retirado e ligeiramente destorcido para que o desenho da fita fique visível;
- esse espaço em branco parecerá mais com a asa de uma borboleta se você achatá-lo de um lado para que o papel fique com a aparência de uma gota;
- o corpo é feito de cartão ou papel enrolado em forma de cilindro;
- no último estágio, vários espaços em branco para asas e antenas são fixados ao corpo.
Caso você tenha experiência em quilling, poderá criar asas mais complexas, que consistirão em vários módulos.


Os móbiles de uma variedade de borboletas de origami parecem muito interessantes. Muitas vezes, eles são usados para pendurar sobre as camas das crianças. Fazer um celular colorido é muito simples e muito barato. Para ele, você precisa fazer borboletas de acordo com o esquema mais simples. Neste caso, apenas papel colorido frente e verso é selecionado.
O artesanato acabado deve ser preso a um anel de madeira com fios finos ou linha de pesca. Metade do bastidor de bordar pode ser usado como o último. É desejável fazer os fios de comprimentos diferentes e fixá-los ao anel com cola quente.


Outra versão interessante e prática da borboleta de origami é apresentada na forma de um marcador. Esta embarcação é feita de um retângulo com lados de 9 e 15 centímetros. O marcador é montado de acordo com o seguinte esquema detalhado:
- primeiro você precisa delinear onde fica o meio da folha, para isso ela é dobrada 2 vezes;
- os cantos inferiores devem ser dobrados em direção ao centro;
- depois disso, dobre o canto direito;
- então você precisa fazer uma dobra reversa, para a qual um lado do triângulo é dobrado para fora;
- ações semelhantes devem ser realizadas no lado esquerdo da peça de trabalho;
- o lado direito do topo da figura triangular deve ser dobrado para a esquerda;
- a seguir, vire a peça de trabalho de modo que o lado mais largo fique voltado para ele;
- partes da peça de trabalho de dois lados devem ser dobradas para uma linha que passa pelo centro;
- depois disso, você precisa abrir a dobra e virar a embarcação novamente;
- então a peça de trabalho deve ser virada do avesso;
- agora você pode dobrar os cantos inferiores para cima;
- abra os bolsos e esconda os cantos feios sob a dobra;
- o topo do triângulo resultante deve ser dobrado para formar uma borda uniforme.
Como resultado, uma borboleta é formada de um lado e uma bolsa do outro. Você pode inserir cantos de página nele, o que é muito conveniente. Esses marcadores são muito mais convenientes e originais do que os clássicos.


É claro que as borboletas modulares parecem mais marcantes e impressionantes. Eles se assemelham aos lepidópteros encontrados nos trópicos. À sua semelhança, muitos artesanatos coloridos foram criados, caracterizados por uma elegância sem precedentes. Todos eles são baseados em módulos criados a partir de retângulos com lados de 6 e 4 centímetros. Eles são feitos de papel colorido frente e verso.
A combinação de cores pode ser muito diferente. A fusão do azul, amarelo, vermelho, laranja com verde, rosa e preto parece muito interessante. Outra variação comum de borboletas inclui módulos em preto, azul, ciano, rosa e amarelo. Os módulos são interligados de acordo com o esquema selecionado.
Você pode encontrar seus favoritos na Internet ou em livros especializados.


Para informações sobre como fazer origami no formato de borboleta, veja o próximo vídeo.