Ombre

Ombre, shatush e balayazh: qual a diferença entre as técnicas de coloração e qual é a melhor escolher?

Ombre, shatush e balayazh: qual a diferença entre as técnicas de coloração e qual é a melhor escolher?
Contente
  1. O que é isso?
  2. As principais diferenças
  3. Diferença com outras técnicas
  4. Qual é a melhor escolha?

A coloração do cabelo se tornou tão popular nas últimas décadas que cerca de 8 em cada 10 mulheres a usam regularmente. E não é de estranhar - afinal, mudando a cor dos cabelos, mudamos completamente o nosso tipo de cor e, portanto, toda a nossa aparência. O cabelo tingido parece jovem, saudável e cheio de vitalidade. As tendências da moda em tinturas se concentram na criação de um jogo de tonalidades para os cabelos.

Para conseguir isso, os especialistas usam vários métodos de coloração radical ou tonificação clara. Antes de ir a um salão de cabeleireiro para um novo penteado, os especialistas aconselham-no a pensar não só na forma do corte, mas também nas tonalidades de cor que mais vantajosamente podem realçar todas as vantagens do seu cabelo no penteado.

O que é isso?

Os especialistas acreditam que, no auge da popularidade hoje, técnicas de coloração como shatush, balayazh e ombre assumiram firmemente as posições de liderança. Com base nessas técnicas, é possível aplicar as opções mais inesperadas para o uso de tonalidades de cores, criando várias opções de imagens - desde delicadas e românticas até brilhantes e ousadas. Mas para entender qual técnica de coloração escolher para você, você precisa ter uma ideia clara de qual é a sua essência e quais são as diferenças entre essas técnicas.

Nomes românticos como ombre, balayazh, shatush, realce californiano, bronding, sombre e muitos outros são capazes de confundir qualquer pessoa e sugerir que não são muito diferentes uns dos outros. Mas isso está longe de ser o caso. O ponto crucial da diferença é que todos esses tipos têm seus próprios esquemas especiais de aplicação de tinturas, o alongamento da tintura é realizado de maneiras diferentes, o tempo de exposição da tintura no cabelo é diferente. Assim, com o auxílio de várias nuances da técnica, a tintura de cabelo é obtida de forma diferenciada. Vamos dar uma olhada em cada tipo de coloração.

Ombre

A técnica recebeu um nome tão incomum por um motivo. A palavra francesa "ombre" significa "sombra", e a França sempre foi considerada um criador de tendências. A essência do tingimento ombre implica precisamente na criação de uma transição muito borrada e sombreada de uma cor para outra na tela de cabelo em geral. Inicialmente, foi concebido que, com uma zona de raiz escura, a cor, movendo-se gradativamente para as pontas dos fios, muda para um tom claro. Mas os estilistas subsequentemente começaram a usar não apenas tons naturais, mas também tons multicoloridos bastante brilhantes. Assim, o ombre hoje é dos seguintes tipos:

  • clássico - a transição das tonalidades de cores é mantida na borda de 1–2 tons, não mais, portanto, tal diferença de cor acaba sendo muito suave e natural;
  • com faixa de contraste - a essência da coloração é que se você dividir visualmente a teia do cabelo em três partes na direção horizontal, as partes superior e inferior ficarão mais claras e a parte entre elas ficará um pouco mais escura;
  • coloração parcial - este método é utilizado se o corte for feito em camadas, e para enfatizar cada camada, alguns fios são feitos um pouco mais claros do que os demais;
  • destacando - tal ombre implica na criação de áreas de clarão, que parecem evidenciar alguns fios na massa total do cabelo; essa técnica fica especialmente bonita em cabelos loiros;
  • contraste monocromático - uma decisão bastante ousada quando duas cores contrastantes são usadas, e a borda de mistura é visualmente destacada;
  • colori - essa coloração não é adequada para todos, uma vez que se baseia em cores brilhantes e incomuns - rosa, roxo, turquesa, azul escuro, tons de verde e outros;
  • tipo reverso - a coloração é baseada no princípio "do oposto"; se o seu cabelo é naturalmente escuro, mas na área da raiz eles são claros, e se você for loira, eles fazem o oposto - na raiz, o cabelo é pintado de cores escuras e as pontas ficam claras;
  • fios em forma de línguas de fogo - esta técnica envolve o tingimento de fios em tons de vermelho vivo ou vermelho cobre em cabelos escuros, imitando uma chama; a transição de cores pode ser borrada e a escolha do fio pode ser caótica.

A coloração capilar com a técnica ombre permite criar visualmente um grande volume de cabelo, podendo retornar à cor monocromática original a qualquer momento e de forma bastante simples - para isso, as pontas dos cabelos são cortadas.

Shatush

Neste método de coloração, um pouco mais de tons já são usados ​​- geralmente 2-3. Mas eles devem ser combinados o mais próximo possível da cor original de seus fios. No processo de tingimento, é como se a tinta fosse esticada ao longo do cabelo e os fios em si não fossem revestidos de papel alumínio. Esse alongamento da tinta ajuda a alcançar uma transição natural de cor para cor e, visualmente, parece que seu cabelo está levemente desbotado ao sol. Os reflexos nos cabelos criam um jogo de cores e dão vivacidade ao penteado.

A técnica de aplicação de tinta ao pintar shatush é de dois tipos.

  • Primeira vista - é realizada depois que o cabelo limpo e seco é retirado da raiz, penteando com um pente com dentes freqüentes e tônicos. Muitos fios de cabelo ficam emaranhados uns nos outros e quando a tinta é aplicada neles, um efeito mais natural de tingir os fios é alcançado.
  • Segunda vista - o estiramento da tinta ao longo dos fios é feito sem pentear. Para obter um efeito natural, use uma escova especial.A realização de um trabalho tão trabalhoso requer certas habilidades e paciência do mestre; o procedimento leva muito mais tempo do que quando se aplica uma tinta em fios penteados.

A técnica de shatush é considerada uma das técnicas mais suaves em tingimento de cabelo. O mais simples na execução e fica espetacular em cabelos escuros, e os donos de cachos louros terão que escurecer deliberadamente a área da raiz para criar um efeito de contraste. Este método de revitalizar a cor dos seus fios também é bom porque ajuda a mudar rápida e facilmente das irritantes mechas feitas anteriormente no cabelo.

Mas o mais importante é encontrar um artesão experiente que execute com perfeição este procedimento, pois é na qualidade da execução que reside toda a garantia de sucesso.

Balayazh

Essa técnica tem algo em comum com o shatush, ela também usa 2–3 cores de tintura e atinge o efeito de brilho na massa total do cabelo, e o brilho está localizado em um caos arbitrário. A técnica balayazh difere do ombre porque a borda das transições para o balayazh é ainda mais suave e imperceptível, não deve ser visível de forma alguma e, mais ainda, deve parecer desafiadoramente brilhante. Em francês, a palavra balayazh significa "varrer", e a própria técnica de tingimento implica apenas a aplicação de tinta nos cabelos com movimentos que imitam varredura. Durante o tingimento, os fios não são cobertos com papel alumínio - todo o processo de oxidação do corante ocorre com acesso aberto de oxigênio ou sob uma película de polímero.

Há também um momento interessante no processo de aplicação do corante - o resultado da coloração parecerá diferente se a tinta for aplicada na forma de uma letra latina V ou russa Ш. Esta abordagem leva a transições suaves de tons de cores, subsequentemente menos necessidade de correção após o crescimento dos fios. A técnica de coloração é bastante trabalhosa e requer grande habilidade de execução; por conta própria, é improvável que você consiga reproduzir este procedimento em casa. O tingimento Balayage pode ser feito em cabelos naturais, também é indicado para cabelos tingidos, e também ajudará quem já enfrentou o problema de mascarar o estágio inicial dos cabelos grisalhos.

As principais diferenças

À primeira vista, pode parecer que todas as três técnicas de coloração são semelhantes entre si, mas existem diferenças significativas entre elas.

    • Naturalidade visual. Shatush e balayazh parecerão da maneira mais naturalística, uma vez que têm transições muito suaves e são usados ​​corantes de cores naturais. A técnica ombre permite o uso de linhas de transição nítidas e o uso de uma paleta de cores extravagante.
    • Esquema de aplicação de tinta. Uniformemente nos fios, a tinta é aplicada apenas pela técnica ombre, enquanto nos outros dois métodos de tingimento a tinta é aplicada ao longo dos fios de forma caótica.
    • Possibilidade de coloração nos fios penteados. Se você escolheu a técnica de balayage, não é necessário criar bouffant nos fios e depois desmontá-lo. Duas outras técnicas de coloração permitem uma distribuição suave dos destaques de cor, aplicando pigmento colorido aos fios penteados.
    • Localização de colocação das cores claras. Nesse caso, cada método é único. A técnica ombre envolve o clareamento das pontas dos fios, o shatush acentua os fios com tons claros a partir do meio do comprimento do cacho e o balayage atinge os cabelos em tons claros ao longo de todo o comprimento.
    • O tamanho ideal dos fios em comprimento. Para obter o efeito desejado, o comprimento dos cabelos é de grande importância. Balayage será apropriado para comprimentos de cabelo médios, mas quanto mais longos, mais bonita fica a coloração. Ombre não faz sentido se o cabelo não atinge pelo menos o meio do pescoço. Se você tem um corte de cabelo curto, pode criar um jogo de cores e mechas usando apenas a técnica de shatush.

    Via de regra, a coloração realizada em cabelos longos ou médios não precisa de correção.Você pode deixar seu cabelo crescer ainda mais com segurança, enquanto a cor regenerada não parecerá despenteada. Se você escolheu um balayazh para você, esteja preparado para o fato de que após 2-3 meses terá que repetir o procedimento de coloração novamente.

    Diferença com outras técnicas

    Vale a pena ver mais de perto qual é a diferença das outras técnicas de tintura de cabelo.

    • Além do ombre tradicional, um cabeleireiro estilista pode oferecer para você fazer coloração sombria. Ambas as técnicas são semelhantes, mas a técnica de tingimento sombria implica uma abordagem mais suave e gentil. As gradações de matiz serão menos fortes e as cores parecerão mais calmas.
    • Se você deseja atingir o mais alto grau de naturalidade dos tons e ao mesmo tempo obter cabelos com mechas leves, como se queimassem do sol, preste atenção em Técnica de tingimento americana chamada destaque californiano. O clareamento ocorre em fios finos, e o processo de tingimento não implica o uso de compostos de clareamento potentes e agressivos - os fios ficam mais leves literalmente em 1-2 tons, e então são tingidos com composições de corantes com uma baixa porcentagem de agente oxidante para dê-lhes o tom desejado. O realce dos fios é feito do topo da cabeça ao longo de todo o comprimento do cabelo.

    Este método é fundamentalmente diferente em sua técnica de execução do ombre, shatush e balayazh, embora eles tenham uma ideia comum de criar reflexos de luz no cabelo.

    • O método de realce, que é chamado reserva. A sua essência reside no facto de se criar o efeito de iridescência de várias tonalidades de cores próximas umas das outras. Essas combinações podem variar desde as paletas de louro mais claras até as opções de castanho e cobre - a coloração pode ser feita em cabelos de qualquer comprimento e cor. Os fios de cabelo estão sujeitos a tingimentos caóticos, mas o sucesso depende de quão magistralmente o mestre pode escolher o excesso de tons e em que ordem eles serão distribuídos sobre os fios. Bronding é considerado o método de tingimento de joias mais difícil e até de alguma forma. Mas se for feito profissionalmente, o efeito será simplesmente incrível.

    Qual é a melhor escolha?

    Cada uma das técnicas de tingimento de cabelo acima tem sua própria singularidade e é um pouco diferente das outras. Não se apresse em mudar sua imagem de maneira imediata e radical, a coloração deve ser combinada com seu penteado, tipo de cor, orientação geral no estilo de roupa e até mesmo com seu comportamento. Tudo isso no agregado compõe sua imagem. Para tornar o processo de seleção mais fácil para você, veja algumas das opções de fotos.

    • Veja como fica a técnica de tingimento balayage em cabelos escuros.
    • Tingimento Ombre para cabelos médios.
    • É assim que a técnica de shatush se parece se aplicada em cabelos castanhos claros.
    • Cabelo loiro com tingimento shatush parece muito estiloso - o segredo do sucesso aqui está em cachos lindos e longos.
    • E aqui está a aparência do shatush quando tingido em cabelos curtos.
    • Uma das opções de balayage para morenas.
    • E para os mais ousados, você pode experimentar ombre colorido.

    Pode haver um grande número de opções, o principal é que sejam do seu agrado e valorizem a sua beleza natural. Experimente looks diferentes, veja o que funciona para você. O colorismo moderno agora está armado com um conjunto bastante amplo de recursos para que cada mulher se torne única e inimitável à sua maneira.

    No próximo vídeo, você encontrará dicas úteis de coloristas para uma coloração perfeita de shatush, balayage e ombre.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa