Ombre para cabelos médios: características e técnica
O tingimento monocromático caiu no esquecimento e agora, no auge de sua popularidade, uma coloração de cabelo complexa, mas rica em cores. Uma dessas técnicas relativamente simples, mas ao mesmo tempo populares, é o ombre. Também vale a pena notar o fato de que hoje poucas pessoas optam por cortes de cabelo longos ou muito curtos - apenas o cabelo de comprimento médio permanece relevante. É sobre como usar a técnica do ombre neles e sobre outras sutilezas desse tópico que falaremos neste artigo.
Peculiaridades
Ombre é uma técnica especial de tingimento de cabelo que usa várias cores (do escuro ao claro) para formar um gradiente. A principal tarefa do mestre realizador do ombre é criar um efeito 3D no cabelo.
Em geral, essa cor pode ser usada em qualquer cabelo, mas a aplicação pode ser bastante problemática para cachos curtos. Cabelo de comprimento médio (logo abaixo dos ombros) é ideal para ombre.
Na hora de escolher a cor do ombre, é preciso levar em consideração a estrutura do cabelo. Por exemplo, para muito cacheado você pode fazer uma transição abrupta. Isso fará com que os cachos pareçam mais brilhantes e mais acentuados. Os profissionais notaram que é dos cachos que qualquer tinta sai mais rápido. E aqui no cabelo liso a transição de cores deve ser feita apenas gradualmente e usar toda uma paleta de tons de uma cor.
Um fato interessante: a coloração ombre foi apresentada pela primeira vez por designers franceses na passarela em 2011, mas apenas 2 anos depois essa técnica ganhou sua popularidade selvagem. "Ombre" traduzido do mesmo francês que "escurecido".
Vantagens e desvantagens
O ombre traz muitos benefícios.
- Pode parecer incrível, mas tal técnica de tingimento não prejudica o cabelo... Na realização do ombre, as raízes do cabelo não são danificadas, o que permite que o cabelo tenha uma aparência saudável.
- Quase todos os ombre tende a rejuvenescer o seu dono.
- Vai para todos o belo sexo.
- Melhora a tez: ilumina a pele. E, em geral, dá aos traços faciais e à imagem "leveza".
- Pode ser usado por muito tempo... Uma vez que apenas as pontas do cabelo são processadas, mesmo os cabelos crescidos podem ficar sem correção.
- Ombre pode ser feito tanto em cabelo natural quanto tingido... Uma exceção é o cabelo tingido com hena ou basma.
- Visualmente pode melhorar condição de cabelo fino, fino com pontas duplas.
- Ombre capaz de tornar o rosto um pouco mais estreito visualmente, especialmente para meninas com rosto oval redondo.
- Apropriado para todos os tipos de cabelo: reto, cacheado, cacheado, líquido, espesso.
- Capaz de "refinar" cores claras. Nesse aspecto, destacou-se o ombre das cinzas, que pode receber qualquer tonalidade: do azul ao rosa.
Não importa o quanto a técnica de execução do ombre tenha sido aprimorada, ainda apresenta uma série de desvantagens.
- Dificuldades com a busca de um bom mestre. É bastante difícil fazer para você um lindo ombre sozinho, e depois do trabalho de um bom mestre você ficará realmente surpreso. Apesar do grande número de coloristas e de treinamentos regulares e outros cursos, existem mestres realmente bons, como se costuma dizer, "por um lado".
- Há uma grande probabilidade de que cabelo pode ficar amarelo... Isso se torna um problema especialmente urgente para morenas naturais e mulheres de cabelos castanhos.
- Cuidado difícil após o procedimento.
- Não vai caber cachos fortemente queimados após a aplicação de outras composições. Após o próximo clareamento, esse tipo de cabelo pode perder suas pontas - elas simplesmente cairão.
- Não posso fazer ombre no cabelo previamente tingido com hena ou basma. Após o procedimento de clareamento, o pigmento desse cabelo pode não ser completamente clareado. O resultado pode ser fios rosados ou esverdeados. Nesses casos, é impossível continuar o clareamento, pois o cabelo pode queimar completamente. A única opção para esses cachos é o ombre com tons escuros. Posteriormente, a tinta será lavada, e será necessário tingir regularmente para que a mesma cor rosa ou verde não apareça.
- Indesejável faça um ombre com cores vivas para meninas com couro cabeludo muito oleoso. Essa coloração pode acentuar as raízes gordurosas.
Resumindo tudo o que foi exposto, podemos dizer que o ombre tem mais vantagens do que desvantagens. Somente os cuidados após o procedimento e o trabalho de um bom mestre são importantes.
Visualizações
Durante sua existência, ombre foi "coberto" por muitas espécies. Imediatamente digno de nota clássico olhar ombre. Há uma transição gradual das raízes escuras para as pontas claras.
Outro tipo - extravagante... Sua peculiaridade é uma transição nítida para uma cor clara. Outro diferencial é o uso de tonalidades e cores contrastantes com os cabelos naturais. Isso também inclui todas as cores brilhantes, como azul, rosa, vermelho, verde... Às vezes, pode parecer pouco natural, ao contrário da primeira opção.
Outro tipo de colorido complexo, mas bonito - multidimensional ombre. Sua principal característica é o efeito “overflow”. O cabelo nesta técnica pode cintilar em várias cores. Uma onda clara pode escurecer e, nas pontas, pode recuperar um tom claro. A regra para a escolha de tons permanece a mesma, como com qualquer coloração complexa: você precisa escolher alguns tons quentes ou alguns tons frios.
O cabelo tingido com essa técnica parece vivo, e o ombre em si é o mais natural e quase invisível possível. Somente neste processo não se utiliza folha, enquanto em todos os demais seu uso é obrigatório.
O próximo look, que só entrou na moda este ano, é "Tartaruga" ombre. Os próprios mestres o descrevem como um "gradiente multidimensional" e fazem uma analogia com a carapaça de tartaruga, que combina muitos tons iridescentes diferentes e uma variedade peculiar de cores. Com esta coloração, até 10 cores diferentes podem ser usadas.
Essa técnica fica melhor em cabelos castanhos claros. A transição para cabelos mais claros também ocorre de forma gradual, mas mais perto das pontas vários tons são misturados ao mesmo tempo.
Outra opção interessante é blindado ombre. Cria o efeito de raízes crescidas. Na maioria das vezes, é usado pelos proprietários de cabelos escuros: mulheres de cabelos castanhos e morenas. É exatamente assim que meninas com cabelos escuros se tornam loiras sem parecerem baratas.
Pelo número de tons usados, o ombre também pode ser dividido em vários tipos.
- Degradar, que também é chamado de outra forma "Stretch color"... Apenas três tons são usados aqui. Há uma transição gradual das raízes escuras para as pontas claras. O efeito de cabelo descolorido pelo sol é criado.
- Shatush... Essa coloração tem uma borda clara de transição para outra cor. Essa técnica usa apenas dois tons.
- Técnica de Sombra... Coloração difícil. Apesar de serem usados apenas dois tons básicos, outras cores também são adicionadas a eles. O resultado é um estouro de uma variedade de tons diferentes.
- O reverso ombre. Com essa coloração, a raiz do cabelo fica clara e a transição para uma cor mais escura vai para as pontas do cabelo. É uma pintura um tanto excêntrica que não agrada a todos.
Seleção de cor
Deve-se notar desde já que na maioria dos casos vale a pena dar preferência a frio tons. Eles parecem um pouco mais bonitos do que os quentes. A opção mais popular e versátil para cabelo castanho escuro é uma transição suave para marrom ou caramelo.
A propósito, a vantagem do cabelo chocolate é que um ombre multitonal ficará muito bem neles. É uma combinação de muitas cores vivas, como azul, rosa, bordô, marinho. E tudo isso vai se combinar harmoniosamente.
Para proprietários cachos loiros o melhor é optar por uma cor de ombre loira. É melhor que as meninas façam o mesmo. com cabelo com mechas... Fios coloridos realçados tornarão a transição ainda mais suave.
Uma pequena observação: se os fios do rosto forem iluminados quase desde a raiz, isso melhorará a imagem como um todo. Esses cachos dão o efeito de um rosto "leve" e podem até corrigir seu formato irregular.
Para morenas no entanto, com a pele escura, é melhor escolher tons dourados ou mesmo vermelhos para o ombre. Mulheres de cabelos castanhos você pode escolher tons claros, mas frios de loiro usando a técnica de ombre bronzeada. Essa técnica é capaz de mudar radicalmente a imagem de cabelo escuro para cabelo claro sem danos graves à imagem e à imagem como um todo.
Ombre em cabelos finos pode ser "empurrado para baixo". Simplificando, deixe apenas as pontas leves. Esta opção protegerá o seu cabelo de danos adicionais tanto quanto possível.
Alguns coloristas argumentam que a cor do ombre deve ser combinada com a cor dos olhos. Essa teoria só faz sentido se o cabelo e a cor dos olhos da menina forem diferentes. Mas antes de fazer essa coloração, vale a pena consultar seu mestre individualmente.
O melhor corte de cabelo para um ombre é cascata... É ele quem vai permitir que você revele toda a variedade de tonalidades. Cachos ondulados irão completar o look. Para cabelos escuros muito cacheados, tons claros com uma transição nítida são perfeitos.
Além de cabelos soltos, o ombre pode ser usado com um penteado, como uma trança. Parecerá "cintilar" com muitos tons.
Se você ainda não conseguiu se decidir sobre a cor e não sabe o que mais combina com você: tons quentes ou tons frios, então os estilistas e cabeleireiros recomendam o seguinte uma maneira de determinar os tons adequados para o seu tipo de cor:
- pegue folha de prata e ouro, aplique cada um separadamente em seu rosto;
- se, contra o fundo de folha de prata, a pele se tornou um pouco mais clara e os olhos mais brilhantes, então tons frios vão lhe agradar e, se ao contrário, tons mais quentes.
Tecnologia de tingimento
O trabalho de cada mestre é baseado na técnica usual de ombre com clarificação, envelhecimento em folha e posterior aplicação de tinta. Mas existem várias outras técnicas de pintura que podem ser distinguidas. Um procedimento que você pode fazer facilmente com suas próprias mãos em casa e que ao mesmo tempo é o mais simples é ombre clássico... É caracterizada por uma transição abrupta. Além disso, é possível obter usando apenas uma cor.
- Antes de iniciar o processo, é aconselhável não lave o cabelo por três dias... Isso protegerá o cabelo com uma barreira natural antes da tintura. Outro ponto importante: o procedimento é melhor feito em cabelos lisos. Assim, você pode controlar o processo de aplicação da composição.
- Divida o cabelo dividir-se em duas partes idênticas e, por sua vez, também dividi-las ao meio.
- Âncora linha de transição de cores com elásticos.
- Aplicar pinte da linha marcada até as pontas do cabelo. Isso é feito melhor com um pincel.
- Remova os elásticos.
- Passeie pelo seu cabelo penteie várias vezes. Isso é feito para distribuir uniformemente a tinta pelo cabelo e fazer uma transição suave.
- Segure a tinta no cabelo por 10 minutos. Dependendo do brilho do tom que você deseja, deixe a tinta no cabelo por tanto tempo. É importante não exagerar - o tempo máximo de exposição é de 30 minutos. Caso contrário, isso pode danificar seu cabelo.
- Lava o teu cabelo e aplique um bálsamo especial.
Se você é dono de cabelos escuros, antes de aplicar a tinta (tonificação), você precisará fazer um importante procedimento preparatório - esclarecimento.
- Prepare clarificador... Para fazer isso, misture o pó e o agente oxidante em proporções iguais.
- Suportar clarificador no cabelo por um certo tempo. Não é necessário usar papel alumínio em casa. Pode ser usado apenas para clarear cachos perto do rosto. Leia sobre o tempo de exposição nas instruções.
- Lave a composição. O resto do processo consiste em tingir o cabelo.
Consideramos apenas uma técnica simplificada para realizar o ombre. Mas se você deseja pinturas complexas e de alta qualidade, deve entrar em contato com um bom mestre.
Cuidado
- Um bom resultado como um produto de cuidado após o procedimento de ombre foi mostrado óleos para o cabelo em cápsulas. Eles são aplicados nas pontas dos cabelos imediatamente após a lavagem ou durante o processo de secagem. Com esses óleos, você não apenas hidratará e nutrirá as pontas, mas também notará que seu cabelo fica menos emaranhado e sedoso logo após o uso regular.
- Ajuda a melhorar a condição do cabelo e torná-lo menos seco vários sprays.
- Claro, é obrigatório usando shampoo com pigmento roxo... Combate o amarelecimento que posteriormente aparece nos cabelos.
- Para quem deseja manter a cor do cabelo, é necessário visitar o mestre regularmente para o procedimento de tonificação.
- Para manter a saúde dos cabelos após o clareamento, recomenda-se reduzir ao máximo a exposição ao calor, ou seja, o mínimo ou absolutamente possível. não use ferro de passar roupas, secador de cabelo, modelador de cachos, rolos de aquecimento.
- Definitivamente preciso usar regenerando máscaras e bálsamos.
- Para que os fios não queimem ao sol, você precisa usar produtos com proteção UV.
Em geral, o principal no cuidado com os cabelos tingidos é a regularidade.
Exemplos de sucesso
Quase um clássico para a técnica do ombre tornou-se um corte de cabelo. bob com alongamento no rosto... Especialmente benéfico, em contraste com o tom de mel ou nozes nas pontas, as pontas parecerão acinzentadas.
Para quem sempre quis uma imagem inusitada e viva, mas não se atreveu, existe uma saída - ombre colorido. As cores rosa, azul e roxo ganharam popularidade. Uma opção lúdica semelhante é o ombre da framboesa.
Um incrível pico de popularidade está experimentando agora Ash ombre em diferentes versões. É melhor aplicado em cabelos médios a longos.
Ombre continua sendo um clássico em cachos escuros usando cores claras de tons frios.
Em conclusão, é importante notar que se você quiser fazer um ombre, então faça-o por suposto, porque esta coloração universal será popular por muito tempo e se adequará a qualquer cabelo de diferentes comprimentos e estruturas.
Para obter informações sobre como fazer a coloração ombre, veja o próximo vídeo.