Cor de cabelo mogno: quem combina e como obtê-la?
O principal componente da imagem de uma menina moderna é um belo penteado, que proporciona não apenas um corte original, mas também um tom adequado. Dentre as muitas cores, o mogno merece atenção especial. É apresentado em uma paleta rica, por isso é fácil de pegar para o look de qualquer senhora.
Para quem é adequado?
A cor mogno é considerada uma das mais elegantes, pois combina com todas as mulheres, independentemente da idade. A única coisa que, ao escolhê-lo, deve levar em consideração o tipo de aparência. O tom de mogno pode ser escuro, castanho ou ter uma transição suave para uma paleta de vermelho claro. Você pode conseguir o efeito de um penteado chique com esta cor tanto em salões de beleza profissionais quanto em casa. Antes de iniciar o "processo criativo" para pintar cachos, você deve saber quem exatamente o tom de mogno se adapta melhor.
Os estilistas aconselham as meninas com um tipo de cor de outono a usar essa cor, pois é a melhor opção para elas. Tons vermelhos são complementados idealmente por pele escura e olhos escuros (pretos ou castanhos). Os tons de mogno também são recomendados para proprietários de cabelos castanhos naturais, castanhos claros ou ligeiramente ruivos. Apesar de essa cor ser escolhida principalmente por mulheres maduras, hoje muitas meninas pintam o cabelo com ela depois dos 20 anos.
Isso se deve ao fato de que o mogno oferece uma oportunidade única de mudar sua imagem irreconhecível, adicionar imponência, solidez e tornar seu penteado mais volumoso.
Antes de fazer mudanças drásticas na imagem, tingindo o cabelo de uma determinada cor, a garota precisa pesar todos os prós e contras dessa transformação. É importante considerar as seguintes nuances.
- Um tom rico de mogno pode enfatizar favoravelmente a dignidade da aparência e destacar os defeitos existentes. Assim, por exemplo, após tingir os cachos, vermelhidão no rosto, redes vasculares e sardas podem se tornar mais perceptíveis.
- Cabelo mogno é adequado para aspirantes a indivíduos com talento no campo das ciências exatas e finanças.
- Esta cor também parece incomum em cachos castanhos-escuros tingidos ou loiros-escuros. Ele assume um tom inusitado, indicando a sofisticação de uma mulher.
- Uma escolha ideal seria o mogno para mulheres com pele clara (porcelana) e olhos verdes ou pele escura e olhos castanhos ou cor de chá.
- Os tons de mogno também são considerados uma opção vantajosa para as mulheres cujo cabelo tem um tom avermelhado pronunciado. Eles complementam a imagem com suavidade, calor e realçam o charme da senhora.
Já as mulheres classificadas como "inverno contrastante" não são recomendadas para tingir os cachos em mogno, pois deixa a pele ainda mais pálida, privando a aparência de atrativos. É indesejável escolhê-lo mesmo que haja manchas senis, inflamação, vermelhidão e manifestações de dermatite atópica na face.
Tons populares
O mogno é apresentado não apenas em cores puras, mas também tem muitos tons saturados alternativos. Cada tom é caracterizado por suas próprias características.
- Escuro. É uma tinta em que surgem notas de tons vermelhos e laranja. Estilistas recomendam esta opção para meninas morenas de olhos castanhos. Depois de pintar na cor mogno, você pode conseguir a máxima expressão do rosto. O mogno escuro é adequado para o belo sexo de todas as idades.
- Cobre. Na maioria das vezes, esta sombra apresenta um extravasamento de castanha. Esse tom agora é considerado o mais moderno e está no auge de sua popularidade. O tom de mogno neste projeto é dinâmico. É melhor escolhê-lo para meninas com pele escura e olhos escuros.
- Luz. Também é chamado de "mogno dourado". Ele enfatiza de forma incomum a beleza dos olhos, sem alterar a imagem natural da garota.
Tons claros ficam bem em combinação com pele bege clara e olhos verdes ou azuis.
Visão geral dos fabricantes de tintas
Os especialistas recomendam a mudança da cor dos cabelos apenas com o auxílio de tinturas profissionais especiais, pois isso é uma garantia de que o efeito obtido será com o mínimo de danos aos fios. Hoje o mercado é representado por uma ampla seleção de produtos de coloração capilar que podem ser utilizados tanto no salão quanto em casa. Você pode obter um tom de mogno bonito e rico comprando tintas dos seguintes fabricantes.
- Acme. Esta marca produz tinta Rowan de alta qualidade, que se apresenta em vários tons, que vão desde berinjela escura, mogno claro e acabamento em cobre. Os produtos são populares devido ao preço baixo, mas contêm amônia. Além disso, a composição das tintas contém extrato de urtiga e bardana, que tornam a pintura mais suave.
- Revlon. A linha de produtos "Professional Revlonissimo" permite pintar o cabelo em belas cores como "Mahogany", "Beaujolais", "Berinjela", "Burgoudny" e "Castanho escuro". A tinta deste fabricante tem recebido muitas críticas positivas, pois não agride os fios e proporciona um efeito de cor chique.
- L'oreal. Este fabricante se estabeleceu bem no mercado de produtos de alta qualidade. Para obter tons castanhos claros e escuros, você deve adquirir Grenada Mahogany (4.56) das linhas Preferance, Ripe Eggplant (P37) e Intense Amber (P50).Para colorir em vermelho escuro, recomenda-se escolher "Ruby" e "Mahogany". Todas as tintas acima não contêm amônia; produtos químicos menos agressivos são usados durante sua produção. Além disso, a fabricante adiciona geleia real às tinturas, graças à qual o cabelo fica mais maleável e com brilho.
- Estel. Os produtos fabricados com esta marca são representados por tintas profissionais que podem ser utilizadas em casa. A coloração capilar é realizada sob a influência de reações químicas com a participação de peróxido de hidrogênio. A paleta de mogno tem vários tons: "Dark Mahogany", "Mahogany", "Brown Mahogany".
Apesar da alta qualidade das tintas acima, os especialistas ainda recomendam o uso de uma coloração terapêutica e cuidadosa com hena.
Permite não só adquirir uma tonalidade contrastante, mas também contribui para a recuperação dos fios, conferindo-lhes espessura e volume.
Como pintar o cabelo?
É importante que toda menina tenha um penteado lindo, impossível de imaginar sem uma bela cor de cabelo. Recentemente, fios de pintura em cor de mogno tornaram-se muito populares entre o belo sexo. Para fazer isso, você pode escolher várias opções para o procedimento:
- usando henna;
- com a ajuda de bálsamos matizantes e xampus;
- usando tinta profissional.
Cada um dos tipos de pintura acima tem prós e contras. Assim, por exemplo, xampus e bálsamos proporcionam o efeito mais suave no cabelo e são caracterizados por um efeito rápido. Além disso, com a ajuda desses tintores, você pode até pintar sobre os cabelos grisalhos, mudando sua cor em vários tons. A única desvantagem desses tônicos é que, para manter um tom contrastante, os cachos precisam ser tingidos periodicamente. Com frequência, esse procedimento deve ser repetido para uma morena.
Já as tintas profissionais contêm ingredientes químicos adicionais que ajudam a realçar a tonalidade e a restaurar a saúde dos fios. Para obter uma cor bonita, os especialistas recomendam escolher tons próximos ao tom natural do cabelo. Além disso, a profundidade da cor depende do tempo de permanência da tinta. Por mais resistente que seja a tinta, recomenda-se renová-la a cada mês.
O mais útil e seguro é a coloração de henna. Por ser natural (é feito das folhas de uma árvore asiática), esse corante confere aos cachos elasticidade, volume e densidade adicionais, tornando-os brilhantes. Para obter a tonalidade desejada, é necessário adquirir um determinado tipo de corante natural. Via de regra, é apresentado na forma de tintas sudanesas, indianas e iranianas, cada uma com suas próprias nuances de cor.
Se a tintura de cabelo em casa for feita pela primeira vez, o mestre novato precisa seguir as seguintes instruções.
- Em primeiro lugar, deve-se preparar a tinta, para a qual henna é misturada com basma na proporção de 1: 2. Se a cor do cabelo da menina for castanho ou louro médio, então você precisa tomar o dobro de henna do que basma. Isso fornecerá um tom mais claro. Além disso, é recomendável adicionar algumas colheres de sopa de suco de cranberry à composição. Tudo é bem misturado (suco de cranberry, henna) e aquecido a uma temperatura de + 80-90 graus.
- Depois que a mistura preparada para tingir os cabelos resfriar a uma temperatura confortável, adiciona-se a gema de ovo e aplica-se tudo nos fios, segurando por 30 minutos. Em seguida, o basma é aplicado por 15-30 minutos (tudo depende da tonalidade desejada). Recomenda-se isolar a cabeça com uma tampa de plástico.
- O procedimento termina com uma lavagem da cabeça com xampus nutritivos.
Se desejar, um bálsamo revitalizante pode ser aplicado aos cachos.
Em casa, o cabelo é tingido com hena e de outras maneiras. Assim, por exemplo, muitas mulheres misturam henna com nozes para obter uma tonalidade vermelho-avermelhada, para a qual são pré-trituradas em um moedor de carne e fervidas por 10 minutos em uma pequena quantidade de água. Como resultado, obtém-se uma mistura que tem a consistência de um mingau líquido e é aplicada nos cabelos por 30 minutos. Em seguida, lava-se tudo e aplica-se hena, previamente misturada com a gema. É deixado por pelo menos 2 horas, depois é lavado e, como resultado, até mesmo as mulheres de cabelos castanho-escuros ficam com uma bela tonalidade vinho em seus cabelos.
Você também pode adicionar intensidade à cor de mogno com a ajuda de um cravo perfumado, que é adicionado à hena seca (não mais do que 2 colheres de chá). A mistura de pó resultante é diluída em água e aplicada aos fios, com duração de 30 minutos a 2 horas. Para abafar levemente o tom vermelho, mas obter uma cor brilhante, você pode adicionar 2 colheres de chá de café moído à hena em vez de canela. Tudo é enchido com água quente e infundido por 15 minutos. O resultado é uma tonalidade incomum de marrom com um leve avermelhado.
No caso de não haver tempo para preparar misturas de corantes, é melhor usar corantes profissionais prontos que são aplicados no cabelo da seguinte forma.
- Em primeiro lugar, jogue uma toalha velha sobre os ombros ou coloque uma camiseta que proteja suas roupas da tinta. Depois disso, você deve pentear o cabelo e dividi-lo em 4 mechas (2 verticais e 2 horizontais). Três seções precisam ser torcidas e presas, e a restante deve ser pintada. Mas não se esqueça de aplicar vaselina nas bordas das orelhas (isso evitará manchas na pele).
- Em seguida, calça-se as luvas e a tinta é preparada conforme indicado nas instruções para ela. Aplicar em fios de até 1 cm de largura, afastando-se ligeiramente da raiz do cabelo. É necessário aplicar o corante em todo o comprimento dos fios.
- Depois que o trabalho for concluído com a primeira seção, prossiga para o resto.
A seguir, a tinta é deixada pelo tempo indicado nas instruções, após o qual é lavada com água morna e aplicado xampu com condicionador.
Cuidado após a coloração
Independentemente da forma como o cabelo foi tingido, necessita de cuidados cuidadosos, que é aconselhável iniciar imediatamente após a tintura. A principal característica nesses cuidados é a versatilidade, ou seja, além da hidratação e nutrição profundas, é preciso garantir a segurança do pigmento colorante na estrutura de cada cabelo, bem como dar elasticidade e brilho aos cachos. . Todos esses requisitos são atendidos tanto por cosméticos prontos vendidos em lojas quanto por máscaras preparadas em casa. Para restaurar adequadamente a saúde do seu cabelo após a tintura, você deve seguir as seguintes orientações.
- Após cada lavagem dos cabelos, é necessário usar um bálsamo especial, cuja composição é voltada para o cuidado dos fios coloridos. O bálsamo deve ser aplicado mesmo quando o cabelo foi tingido com hena e basma. A única coisa é que, neste caso, a cabeça não pode ser lavada por 3 dias - isso é necessário para fixar a tinta.
- Vários tipos de máscaras também devem ser aplicados nos cabelos tingidos - podem ser produtos profissionais e produtos caseiros do tipo faça você mesmo.
- Para o enxágue dos cabelos, devem-se usar somente produtos naturais que potencializem a saturação da cor do cabelo, dêem brilho e hidratem. Para fios pintados em cores escuras, é aconselhável usar decocções de ervas de folhas de nogueira e casca de carvalho. As infusões de camomila ajudam a enfatizar o brilho do mogno claro. É muito simples preparar esse enxágüe caseiro: tomar 2-3 colheres de sopa de flores secas de camomila, despejar água fervente (500 ml), deixar tudo por várias horas, filtrar e aplicar no final de um shampoo padrão.
Além disso, as seguintes receitas para o cuidado de fios coloridos preparados em casa também serão úteis.
Máscara de abacate (hidratante)
Ajuda a acalmar a epiderme do couro cabeludo e hidrata bem os cachos coloridos, dando-lhes incrível brilho e elasticidade. Isso ocorre porque o abacate contém muitas vitaminas benéficas (E, C, B6, K), gorduras e folato. Esta máscara é ideal para qualquer tipo de cabelo tingido de mogno. Para prepará-lo, você precisará de gema, polpa de uma fruta de abacate, semente de abacate, óleo da árvore do chá, coentro, cipreste, 2 gotas cada.
Preparar a máscara é simples.
Primeiro corta-se o abacate e retira-se um osso, que também deve ser cortado em 2 partes e moído no moinho de café até ficar pulverulento. A polpa da fruta pode ser amolecida no liquidificador ou triturada com um garfo. Todos os ingredientes são misturados, a gema e os óleos essenciais são adicionados a eles. Em seguida, a máscara resultante é aplicada em cabelos pré-lavados e hidratados, distribuindo-a até as pontas. Coloca-se uma touca de plástico, a cabeça é coberta com uma toalha turca e guardada por uma hora, depois da qual tudo é lavado com água morna.
Óleo de Restauração Capilar Herbal
Um remédio semelhante pode ser preparado rapidamente em casa e usado em cabelos tingidos com hena ou tinta. Este óleo é caracterizado por propriedades cicatrizantes e restaura com eficácia a estrutura do cabelo danificado. Para prepará-lo, é necessário ter inflorescências de camomila, folhas de urtiga e sálvia, 1 colher de sopa. l, óleo vegetal (girassol, bardana, azeitona ou amêndoa) - 200 ml.
Para cozinhar, pegue todos os ingredientes secos e despeje o óleo em um recipiente de vidro. Tudo é coberto com uma tampa apertada e fica escondido no escuro por 2 semanas. Em seguida, o óleo de ervas é filtrado e utilizado para restaurar os cabelos, após aquecimento em banho-maria. O produto é aplicado em cachos úmidos e limpos com uma escova especial da ponta à raiz. Tudo é guardado por 45 minutos sob uma toalha felpuda e uma tampa de celofane, e depois lavado com água morna.
Para mais informações sobre a cor do cabelo mogno, veja o próximo vídeo.