Solidão

Tudo sobre a solidão masculina

Tudo sobre a solidão masculina
Contente
  1. características gerais
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Razões possíveis
  4. Maneiras de lutar
  5. Conselho do psicólogo

O gênero de uma pessoa não pode influenciar seus sentimentos. Todos os homens e mulheres são capazes de sofrer e se alegrar. Se ocorrer solidão, os sentimentos a respeito disso em qualquer indivíduo praticamente não diferem uns dos outros. A única diferença pode ser que as mulheres tendem a expressar seus sentimentos de forma mais emocional, enquanto os homens os escondem no fundo do coração.

características gerais

Vamos começar definindo a solidão em geral. Esse fator pode ser denominado de fenômeno sócio-psicológico, que se expressa em um estado específico de uma pessoa. Esse fenômeno surge quando a pessoa percebe que não tem pessoas realmente próximas.

Se falarmos especificamente sobre a solidão masculina, então esse fenômeno, embora seja considerado bastante raro, é cada vez mais comum no mundo moderno.

Acredita-se que os homens têm muito menos probabilidade de sofrer quaisquer manifestações negativas nos relacionamentos. A psicologia dos homens é a seguinte: os representantes do sexo forte são mesquinhos com emoções, ao contrário das mulheres. Eles são capazes de mudar rapidamente sua atenção de um parceiro para outro, e isso os livra de fatores psicológicos negativos. Também é mais fácil para eles encontrar um novo emprego e passatempos para a vida.

No entanto, não se pode abordar tal questão de forma inequívoca. Todas as pessoas são individuais. Portanto, sua reação ao mundo ao seu redor pode ser diferente. Tudo depende da singularidade do temperamento do homem. Existem homens que têm a síndrome do solitário. Em geral, essa manifestação da psique reflete o estado interior de uma pessoa. Um sinal, neste caso, é a seguinte ação: o sujeito “liga” uma reação protetora e aos poucos começa a “se fechar” em si mesmo.No decorrer de todas essas ações, ele simplesmente recusa relacionamentos íntimos com as pessoas.

Essa condição tem um efeito negativo sobre o estado de espírito geral. Depois disso, a psique humana começa gradualmente a se adaptar ao sofrimento.

Em nenhum caso, alguém deve tolerar esse estado de coisas. É imperativo sair desse "vácuo" para começar a viver plenamente e trabalhar em benefício dos entes queridos.

Vantagens e desvantagens

Dependendo da visão de mundo e da educação, as pessoas percebem a solidão de maneiras diferentes. Para alguns, esse fator não incomoda, mas alguém sofre muito de depressão. Para estar totalmente convencido do que foi dito acima, consideremos com mais detalhes quais são os prós e os contras da solidão masculina. Então, vamos começar com os profissionais.

  • Quando na vida de uma pessoa tudo depende apenas de si mesma, ela pode dizer com segurança que é o mestre de sua vida.
  • Ninguém influencia um homem de forma alguma. Além disso, ninguém indica que ele precisa concluir esta ou aquela tarefa em um futuro próximo.
  • A psique está em relativa paz devido ao fato de que ninguém a "incomoda".
  • Um homem pode fazer qualquer negócio que esteja próximo de seu estado de espírito: ir a um bar, tomar uma cerveja, sentar-se com amigos, etc.
  • A liberdade em um relacionamento torna possível não ficar preso a um parceiro. Assim, um representante do sexo masculino pode satisfazer seus desejos e necessidades de natureza sexual.
  • Apesar de todas as suas ações e feitos, um homem não precisa dar desculpas a ninguém.
  • Na ausência de entes queridos, o homem não precisa assumir nenhuma responsabilidade por sua vida e saúde, bem como por seu estado de espírito.

No entanto, os argumentos acima não parecem convincentes quando se trata dos seguintes aspectos, que revelam os lados negativos da solidão.

  • Se uma pessoa está sozinha, então é muito difícil para ela conseguir algo em grande escala, pois às vezes não há recursos psicológicos suficientes para isso.
  • Uma pessoa solitária não pode contar com o apoio de fora. Ele deve confiar apenas em sua própria força. Portanto, seu estado de espírito freqüentemente "falha". Por isso, a solidão se torna perigosa.
  • Se a solidão perdurar até a velhice, a pessoa corre o risco de ficar sozinha consigo mesma no momento mais inadequado para isso.

Em geral, estar sozinho tem muitos prós e contras. Se uma pessoa tem grande inteligência, ela pode direcionar sua solidão para alcançar qualquer objetivo.

Ao mesmo tempo, não se deve esquecer que existem pessoas simplesmente solitárias, e existem aquelas de que ninguém precisa. E se você escolher conscientemente a solidão, certifique-se de que a linha entre a solidão e a inutilidade não seja apagada.

Razões possíveis

Deve-se notar que as pessoas podem escolher conscientemente um estilo de vida solitário, ou a solidão ocorre por algum motivo que depende diretamente ou não de uma pessoa. Algumas pessoas preferem viver sozinhas de forma bastante consciente. Eles não querem se sobrecarregar com os problemas dos outros e cuidar apenas de seus negócios. Eles têm pouco interesse nos eventos que acontecem na vida de estranhos. Às vezes, até mesmo parentes próximos se tornam um fardo para essas pessoas egoístas.

Por exemplo, existem solteiros convictos. Esses sujeitos não querem estar perto de seu companheiro dia e noite. Assim que essas pessoas começam a ser forçadas a qualquer ação, por exemplo, para se casar, elas imediatamente abandonam o relacionamento. Além disso, essas pessoas podem ter filhos, pelos quais têm sentimentos semelhantes e tentam ajudar em tudo.

Em outros casos, a pessoa recusa completamente quaisquer conexões, sejam amizades ou relações conjugais. Essa condição é causada por profundas crenças egoístas. Portanto, sujeitos com tal temperamento quase nunca mudam seus hábitos, pois ficam completamente satisfeitos com a solidão. Eles não podem imaginar outra vida.

Existem homens que se tornaram solitários por qualquer motivo.Nesse caso, a solidão ocorre inconscientemente. Os motivos da solidão, neste caso, podem ser diferentes. Por exemplo, uma pessoa passou por um estresse extremo devido a um fracasso em um relacionamento anterior. Talvez sua esposa o traiu ou algum outro evento negativo aconteceu. O homem está obcecado por esse assunto "dolorido" e não pode de forma alguma mudar sua consciência para outro.

Também acontece que um representante do sexo forte está em apuros. Sua família morreu. A memória de sua amada esposa e filhos não permite que tal sujeito saia com dignidade de uma situação difícil. A baixa autoestima também pode influenciar fortemente o desejo de ficar sozinho, bem como uma posição elevada na sociedade. Um homem pensa que as mulheres o apreciam por seu alto status e independência monetária. Portanto, ele não confia em candidatos potenciais. No entanto, ele também desconfia de amigos e familiares.

A forte influência da mãe durante a infância pode desempenhar um papel especial no futuro. Ou se o homem teve uma infância difícil e por algum motivo foi severamente punido e espancado. Um homem também pode se fixar no ideal de sua mulher. E todos os parceiros que aparecem em seu caminho parecem indignos.

Outro fator é a instabilidade psicológica. Desde o início, o homem se torna rude e desequilibrado. Daí o problema da solidão.

Maneiras de lutar

Para viver uma vida plena, você precisa ter muitos amigos e familiares ao seu redor. Após 30 anos, a pessoa deve constituir família. E se você ainda está sozinho, você precisa vencer o medo em si mesmo e salvar-se de um estado tão desagradável. Você pode começar com os seguintes pontos.

O prazer da solidão

Este fator é anormal. Você deve estar totalmente ciente de todas as suas ações para se livrar rapidamente do vício. Para fazer isso, você precisa lutar consigo mesmo. Portanto, comece a agir dessa maneira. Se seus amigos o convidaram para uma festa, em hipótese alguma recuse. Resista à tentação de ficar em casa e sozinho.

Em vez disso, vá e divirta-se. Talvez pela primeira vez você realmente não goste dessa reviravolta, mas com o tempo você vai tolerar isso e tentar se acostumar a "sair com as pessoas".

Muitos escolhem conscientemente um estilo de vida solitário, pensando que assim manterão sua independência de qualquer pessoa. Esta opinião está completamente errada. Uma pessoa de alguma forma depende da sociedade - seria melhor se esta sociedade consistisse de pessoas próximas.

Um animal de estimação

Qualquer criatura viva ajudará a lidar com os problemas e sobreviver à solidão. Os animais amam seus donos com tanta lealdade que os perdoam por qualquer erro. Comece a viver para alguém e você sentirá imediatamente um tremendo retorno moral. Você aprenderá a cuidar do seu vizinho. Um amiguinho tornará sua vida mais consciente. Uma vez que você anseie por comunicação, saberá que a felicidade está ao virar da esquina.

Hobby favorito

Um hobby ajudará a salvá-lo da solidão. Se você ficou sem namorada ou se sua amada o deixou, tente encontrar um negócio do seu agrado. Para fazer isso, considere as seguintes opções. Se você não gosta do seu trabalho e ele o sobrecarrega, encontre outro. Deixe sua nova posição ser uma válvula de escape para você. Supere o medo de ficar sem meio de subsistência e entre em ação. Qualquer atividade certamente trará lucro e você verá por si mesmo. Então ouse e não hesite.

Inscreva-se em um círculo especializado. Aqui você pode aprender algo novo, e com isso sua autoestima aumentará. Com sua chegada, a autoconfiança aparecerá. Não fique em casa o tempo todo. Vá para as pessoas. Deixe a comunicação com alguém que você conhece se tornar seu passatempo favorito.

Basta escolher um ambiente decente para você. Graças a pessoas bem informadas e inteligentes, você pode aprender muitas informações novas.

Esporte

Muito bom para sua saúde. Graças às atividades esportivas, você pode "matar dois coelhos com uma cajadada".Em primeiro lugar, você constrói sua figura e, em segundo lugar, você vai se livrar da falta de ar e pode facilmente superar qualquer distância. Além disso, você encontrará pessoas que pensam como você.

Lembre-se de que as pessoas que praticam esportes são sempre interessantes para as pessoas ao seu redor. Eles estão cheios de energia e podem compartilhar uma atitude positiva com os outros.

Livrar-se das redes sociais

A comunicação ao vivo nunca pode substituir a comunicação cega nas redes sociais. Quando você vê uma pessoa à sua frente e pode tocar seu ombro, você sente sua energia. Você fica interessado e calmo. A pessoa que está nas proximidades sempre ajudará com conselhos e virá em seu socorro. Você sempre sentirá que está sob algum tipo de proteção invisível. Isso o deixará mais calmo e seu humor melhorará.

As redes sociais são outro assunto. Nesse caso, você não vê o interlocutor com seus próprios olhos, mas confia nas informações gerais que são postadas sobre ele na página. Parece que você encontrou o seu ideal, mas na verdade, do outro lado da rede virtual, existe uma pessoa primitiva que quer tirar algum proveito de você ou está apenas te enganando. Como resultado, você não receberá a satisfação moral que gostaria de receber ao se comunicar com um estranho. Depois disso, você ficará ainda mais decepcionado com as pessoas e não terá mais vontade de fazer amizades. E isso ameaça o início de uma solidão completa.

Conselho do psicólogo

Para realmente se livrar da solidão, você precisa definir essa meta. Você mesmo deve sentir o desejo de se comunicar com estranhos e encontrar sua outra metade. E então você pode contar com as dicas a seguir.

  • Defina uma meta realista - encontrar um ente querido. Ao fazer isso, livre-se de equívocos. Por exemplo, deixe seu companheiro em suas apresentações ter uma aparência "pé no chão". Lembre-se de que até a criatura mais fofa tem seus lados negativos.
  • É necessário determinar seus pontos fortes e fracos, para não "assustar" o potencial querido com ações impensadas.
  • Livre-se da ansiedade e dos medos. Eles interferem no trabalho completo e em uma vida feliz.
  • Não sucumba aos vícios.
sem comentários

Moda

a beleza

casa