Solidão

O que é a solidão e como lidar com ela?

O que é solidão e como você pode lidar com isso?
Contente
  1. Definição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos, suas causas e sintomas
  4. Como se livrar da sensação de solidão?

Alguns cientistas acreditam que a solidão de vez em quando pode invadir a vida de uma pessoa e atrapalhar seus planos e a própria vida. Podemos dizer com precisão: cada pessoa em algum momento pelo menos uma vez, mas diante de um estado de espírito solitário. Portanto, todos entendem aproximadamente que tal sentimento não pode ser chamado de agradável. Vamos considerar esse problema com mais detalhes.

Definição

A solidão é uma interrupção forçada da comunicação comunicativa com as pessoas. Nesse caso, a pessoa experimenta ansiedade, humor deprimido e depressão. A solidão é um sentimento que pode ser chamado de fenomenal. Em psicologia, existem 2 tipos de solidão: positivo e negativo.

O positivo surge quando a pessoa realmente deseja experimentar a solidão. Por exemplo, para escrever um romance ou pintar um quadro. A "má" solidão é um estado de completo isolamento.

Portanto, o medo da solidão nas pessoas é e será. O homem é um ser social. Para ele, comunicar-se com sua própria espécie não é apenas normal, mas também uma necessidade natural.

Esse tipo de sentimento tem inúmeras interpretações. Graças à solidão, qualquer um de nós pode regular livremente os contatos com outras pessoas. Em geral, a solidão é um feedback interrompido do mundo exterior. mas a privacidade física nem sempre é um indicador de alienação total, pois neste caso uma pessoa pode manter contato com outras pessoas à distância.

É pior quando o assunto está rodeado por outras pessoas - e ainda sente solidão.Por exemplo, um rapaz ou uma jovem pode sentir o sentimento descrito se não encontrar o par certo para si.

Um indivíduo inerte não pode se dar ao luxo de fazer novos conhecidos. É por isso que ele pode ficar isolado por muito tempo. Nesse caso, essa pessoa pode estar sujeita a estados depressivos muito fortes.

Portanto, o ponto principal é que a solidão nem sempre está associada ao isolamento social. Normalmente, esse é o tipo de solidão que pode ocorrer se uma pessoa na adolescência não aprendeu a se aproximar das pessoas.

Vantagens e desvantagens

Algumas pessoas são tolerantes ou boas em estar sozinhas. Outras pessoas não toleram muito bem o isolamento. Por que isso acontece? Porque a solidão tem seus prós e contras. Vamos considerá-los com mais detalhes. Vamos falar sobre os profissionais primeiro.

  • Graças à solidão, uma pessoa pode analisar suas ações, evitar erros.
  • Uma pessoa pode se tornar ela mesma e isso criará um clima positivo.
  • A solidão permite que você muitas vezes organize férias para si mesmo. E isso é muito útil para sua tranquilidade.
  • A solidão voluntária pode trazer muitos bônus. Por exemplo, uma pessoa fará o que ama. Ele vai dedicar muito tempo a ele. Ele terá sucesso em termos de auto-realização.
  • O lado positivo de estar sozinho é o autocontrole. Uma pessoa se concentra em seu biorritmo. Portanto, seu estado de espírito e saúde estão melhorando.
  • Você não precisa pensar sobre como as pessoas reagirão às suas ações e ações. Você apenas age e espera o resultado.
  • Você pode conhecer muitas pessoas e não ser obrigado a elas.
  • A aparência é melhorada e você gosta da sua aparência.
  • A independência financeira permite que você não economize em suas necessidades.
  • O ciúme, a ansiedade e as preocupações não o incomodam.
  • Uma pessoa pode decidir por si mesma o que fazer e como viver.

A solidão tem suas desvantagens.

  • As consequências de ficar sozinho podem ser terríveis. Por exemplo, você pode ter uma queda significativa na auto-estima.
  • A solidão afeta a psique. A pessoa fica irritada. Pessoas próximas a uma pessoa agressiva se distanciam ainda mais dela.
  • Existe o risco de desenvolver maus hábitos.
  • A solidão leva à falta de cuidado e carinho por parte dos entes queridos.
  • Existem outros lados também. Por exemplo, a idade avançada de uma pessoa. Nesse momento, qualquer sujeito precisa de cuidados que só pessoas próximas podem dar.
  • A solidão é perigosa porque o sujeito pode desenvolver várias neuroses.
  • Uma pessoa solitária não consegue perceber seu amor e afeição.
  • As pessoas podem julgar pelas costas e fofocar.
  • Às vezes, simplesmente não há ninguém com quem conversar sobre os tópicos mais urgentes.
  • Do lado de fora, não há compaixão e, mais ainda, não há ninguém para apoiar em tempos difíceis.
  • Várias doenças podem surgir devido a experiências - cardiovasculares e obesidade.
  • A imunidade sofre.
  • Muitas vezes uma pessoa pensa na morte.
  • O assunto é incapaz de empatizar. Ele se irrita com pessoas que têm famílias numerosas.
  • Você é dominado por fadiga crônica e, como resultado, insônia.

Tipos, suas causas e sintomas

Para começar, os especialistas identificam 4 tipos de solidão. Considere primeiro perspectiva interna positiva esse humor da alma. Também é chamada de "solidão orgulhosa". Esse estado de espírito dá liberdade à pessoa.

Tipo positivo externo surge quando um indivíduo se afasta fisicamente de todos para encontrar alguma ideia nova. A seguir vem solidão negativa interior... Nesse caso, os indivíduos experimentam a rejeição de seu "eu". Portanto, estando no centro das atenções humanas, eles ainda se sentem alienados.

A solidão negativa, que tem um caráter externo, pode vencer uma pessoa com a perda de um parente próximo.

É importante destacar que a experiência que as pessoas obtêm quando estão sozinhas é heterogênea.Ele se manifesta de diferentes maneiras em diferentes grupos sociais. Por exemplo, pessoas que estão casadas há muito tempo, que perderam a outra metade, podem vivenciar sua solidão de maneira muito negativa.

A solidão da sociedade é uma forma especial de autoconsciência. Nesse caso, ocorre uma ruptura total das relações e conexões que existiam na estrutura social de uma pessoa.

A solidão é tão multifacetada e variada que não tem apenas tipos, mas também tipos. Por exemplo, o psicólogo e autor de vários livros sobre psicologia S.G. Korchagina identificou 3 tipos de solidão. Vamos listá-los.

  • Solidão difusa implica no comportamento do sujeito empatia, desconfiança, resistência quando surgem conflitos. O aparecimento de tal estado em uma pessoa pode ocorrer como resultado de uma traição. Portanto, esses indivíduos precisam de apoio de fora. Eles esperam simpatia. Indivíduos com esse tipo de condição são movidos pelo medo e pela saudade. Quando encontram apoio, necessariamente concordam com todos os argumentos de quem os apoiou.
  • A ansiedade pode ser um motivo para alienar a solidão. Os indivíduos que sofrem dessa condição costumam ser altamente conflituosos e desconfiados. Eles são assombrados pelo pensamento de que alguém pode prejudicá-los. Portanto, essas pessoas não têm amigos e parentes.
  • Solidão dissociada tem combinações muito complexas de sentimentos e manifestações. O sujeito não pode compreender totalmente sua condição. Essa síndrome pressiona sua psique. Portanto, o clima está mudando constantemente. Isso significa que uma pessoa pode ter uma atitude ambígua em relação às pessoas próximas e familiares. Como resultado, ela gradualmente os perde.

Deve-se notar que a maioria dos pesquisadores divide o estado de solidão em tipos como crônico, situacional e transitório.

Crônica

Este é o tipo mais difícil e desesperador. Uma pessoa pode cair nesse estado negativo por vários motivos. Por exemplo, como resultado de um trauma psicológico na infância. Em primeiro lugar, a solidão crônica muitas vezes surge de uma educação inadequada. Se na infância a criança foi constantemente submetida ao controle total e mostrou indiferença a ela, então esse fator certamente terá um efeito negativo em sua vida adulta.

Tal sujeito, tendo atingido uma certa idade, muito provavelmente, não será capaz de estabelecer uma relação completa com o sexo oposto. Além disso, ele será menos sensível à comunicação social.

Situacional

Até o nome neste caso fala por si. Muitas vezes as pessoas experimentam essa solidão por vários motivos. Às vezes, as situações não funcionam bem e, portanto, os sujeitos experimentam uma espécie de alienação e acessos de solidão.

Por exemplo, os cônjuges após o divórcio podem estar sujeitos a esta condição. Isso acontecerá porque as pessoas que estão acostumadas a estar por perto o tempo todo se sentirão atraídas uma pela outra depois de se separarem por um tempo. No entanto, isso vai passar com o tempo.

Ou outro exemplo. Uma pessoa que chega a uma cidade grande onde não há amigos e pessoas próximas também pode experimentar reclusão forçada. Assim que ele encontrar pessoas com ideias semelhantes, esse estado desaparecerá.

O ponto principal é o seguinte: uma pessoa pode, de tempos em tempos, experimentar algum tipo de isolamento da sociedade como resultado da destruição involuntária de laços interpessoais.

Transferir

Esse tipo envolve surtos de solidão de curto prazo. Por exemplo, um novo dia está chegando, e uma pessoa por muito tempo não consegue se comunicar com ninguém e derramar sua alma. Se isso acontecer, ele terá a sensação de um vácuo completo.

No entanto, quando um determinado sujeito encontra uma companhia adequada, sua solidão desaparece. Ao mesmo tempo, nenhum traço de pensamentos ruins permanece na mente.

Como se livrar da sensação de solidão?

Em primeiro lugar, deve-se observar que de vez em quando a pessoa precisa ficar sozinha para repensar o curso de sua vida.Porém, qualquer psicólogo perceberá ao mesmo tempo: se a solidão se prolongar, você precisa combatê-la. Como? Em primeiro lugar, você precisa entender e determinar: por que surgiu um estado tão negativo. Tendo aprendido o motivo de sua ocorrência, você pode começar a corrigir a situação.

Em primeiro lugar, você precisa soar o alarme quando perceber um estado de solidão em uma criança ou adolescente. Se você deseja que seu futuro seja sem nuvens, preste atenção às informações abaixo.

As crianças ficam muito preocupadas se os adultos não prestam atenção aos seus problemas. Por exemplo, os pais estão muito ocupados com o trabalho e simplesmente não há tempo suficiente para os filhos. Eles "pagam" com brinquedos caros, trancam a criança no quarto para que ela não interfira. Ele, por sua vez, senta-se sozinho. Ele está entediado porque não há ninguém com quem conversar.

Enquanto isso, as crianças precisam de atenção constante dos adultos. É por isso a geração mais velha precisa prestar o máximo de atenção possível aos filhos. Como? Brinque com eles, pergunte sobre os eventos que aconteceram durante o dia, dê conselhos, relaxem juntos e assim por diante. Então seu filho começará a abrir sua alma, parando de se sentir solitário.

Os adolescentes também têm essas condições com bastante frequência. Esta idade é caracterizada por uma excitabilidade excessiva. Parece para um menino ou uma menina que o crescimento chegou. mas na verdade, no fundo, esses assuntos ainda são crianças.

Sua consciência frágil não consegue lidar com os desejos. Eles querem liberdade e ao mesmo tempo compreensão dos adultos. Quando não encontram nem um nem outro no ambiente, começam a cair em depressão. Este é um caminho direto para a solidão.

Portanto, os pais precisam monitorar de perto a condição de seus filhos. Converse com ele sobre vários tópicos e dê conselhos sábios. O suporte também é muito importante nessa idade.

Quando um adolescente se sente protegido por todos os lados, sua psique se estabiliza, apesar do fato de que o background hormonal dos adolescentes é completamente instável.

No entanto, deve-se observar que os adultos costumam ser expostos ao sentimento de solidão. Muitos não querem admitir tal estado de espírito, portanto, veladamente se consideram não solitários, mas indivíduos livres. Essas ações são proteção contra o mundo exterior.

Deve-se lembrar que o sentimento de completo isolamento da sociedade gradualmente leva a pessoa a um estado depressivo. Se não houver absolutamente nenhuma maneira de sair disso, a pessoa precisa chegar a um acordo com isso. Então ficará muito mais fácil e o sujeito começará a buscar uma saída dessa situação. Por exemplo, ele vai começar a trabalhar em seu próprio “eu”, mergulhar em algum projeto promissor. Uma pessoa com uma psique normal será capaz de mudar por dentro e por fora.

Existem outras maneiras também. Vamos considerá-los. Se não houver pessoas próximas por perto e você não tiver a oportunidade de contar a elas sobre seus problemas, tente não se prender muito a esses fatores negativos. Além disso, não há necessidade de sentir pena de si mesmo e chorar neste caso. Em vez disso, tente explicar a si mesmo que seu isolamento é temporário. Nesse ínterim, você precisa desfrutar plenamente de liberdade e independência.

Apresente-se. É possível que sua solidão seja a saída para essa situação. Talvez você sempre quis pertencer apenas a você ou a você mesmo. E agora o destino deu essa oportunidade.

Pare de sair com pessoas que te deixam ainda mais triste. Se você estiver enfrentando um vácuo na comunicação, expanda o círculo de pessoas que têm interesses em comum com você. Então sua vida se tornará muito mais brilhante e você não experimentará mais um estado de alienação.

A interação com pessoas positivas e bem-sucedidas aumenta significativamente o humor, torna possível sair de um problema psicológico negativo.

Embora os psicólogos não aconselhem o envolvimento com a comunicação virtual, nossa vida moderna dita suas próprias regras. Hoje você pode encontrar pessoas com interesses semelhantes na Internet em qualquer lugar do mundo. Portanto, tente usar essa chance.

No entanto, lembre-se: entre as pessoas decentes nas redes sociais, muitas vezes não existem pessoas totalmente confiáveis. Portanto, tenha cuidado ao escolher amigos e conhecidos. Se você suspeitar de negatividade, interrompa a conversa.

A comunicação ao vivo é muito melhor do que a comunicação virtual. Se tiver a oportunidade de ir a uma festa onde possa encontrar um ente querido, saia das suas atividades habituais e vá para onde eles estão à sua espera. Talvez assim você possa mudar seu destino.

A solidão pode ocorrer se uma pessoa tiver dúvidas sobre si mesma. É necessário saber que esse problema ocorre em uma pessoa por um motivo. Esse indivíduo pode ter tido uma infância difícil. Desde cedo não teve oportunidade de se expressar, e o hábito de ficar sempre "nas sombras" perdurou por muito tempo.

E é possível que tal condição no sujeito tenha surgido como resultado de algum tipo de trauma psicológico. Por exemplo, um ente querido se comportou incorretamente, foi insultado ou humilhado.

Nesse caso, você precisa tomar as medidas necessárias para elevar sua autoestima. Em primeiro lugar, pare de se culpar por tal incômodo que aconteceu com você. Você sofreu. Ao mesmo tempo, você ainda encontra forças para se culpar por algo? Pare de fazer isso.

Lembre-se disso: você é uma pessoa e ninguém se atreve a tratá-lo de maneira indecente. Portanto, vire esta página vital e esqueça o que aconteceu. Siga em frente e aproveite cada dia.

Para se livrar da solidão, você precisa superar seus complexos. Pare de agir tímido. Ninguém gosta disso. Seja ousado e decidido.

Imagine que existe um núcleo dentro de você. Ajuda a repelir energias negativas. Pense assim: tudo que você faz, você está fazendo certo. Portanto, sinta-se à vontade para expressar seus pensamentos e fazer coisas que parecem bastante adequadas para você.

Você deve saber que ninguém cuidará de sua condição melhor do que você. Portanto, ame-se primeiro. Diga não aos medos. As pessoas tratam uma pessoa da maneira que ela própria permite que o façam. Portanto, em qualquer caso, não se deixe ofender. Defenda-se e fique firme em seus pés. Então você não terá medo de nenhuma solidão.

Para se sentir a pessoa certa, faça algo de que goste. O trabalho consumirá sua consciência e então você sentirá sua necessidade.

Além disso, você definitivamente encontrará pessoas que pensam como você. É sempre interessante se comunicar com pessoas que são apaixonadas por alguma coisa. Como resultado de muitos contatos, você esquecerá que já sofreu com a solidão.

Olhe para você de fora. É possível que sua aparência descuidada repele as pessoas. Admita para si mesmo que seria desagradável para você se comunicar com pessoas que não se importam com sua aparência.

Portanto, conserte a situação. Marque uma consulta com seu estilista e cabeleireiro. Mudança além do reconhecimento. Sempre seja bonito e limpo. Você sentirá imediatamente como todos prestarão atenção à sua aparência e a admirarão. E então a questão é pequena. Tente se conectar com as pessoas ao seu redor. Quanto mais houver, melhor será para você.

A casca externa é atraente. No entanto, sob a capa deve haver a mente e a beleza da alma. Portanto, melhore a si mesmo. Inscreva-se em treinamentos que aumentem a inteligência. No entanto, os livros inteligentes da biblioteca também o ajudarão a adquirir muito conhecimento.

Quando uma pessoa é instruída, ela sabe como expressar seus pensamentos. Esse fator influencia muito a expansão dos links de comunicação. Então vá em frente e a sorte estará do seu lado.

Pare de ser exigente com as pessoas.Talvez sua condição exagerada afaste amigos e conhecidos em potencial de você. Não seja excessivamente humilde onde não precisa. Parceiros em potencial podem confundir seu comportamento humilde com desatenção. Como resultado, seu futuro escolhido simplesmente partirá, sem deixar nenhuma esperança para o próximo encontro.

Pare de pensar em crescimento na carreira o tempo todo. Esse fator, é claro, é muito importante, mas não deve impedi-lo de construir relacionamentos com o sexo oposto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa