Escolhendo o cobertor mais quente para o inverno
O cobertor não só permite que você se mantenha aquecido, mas também lhe dá conforto psicológico, uma sensação de segurança. Se no verão você consegue se manter com um cobertor, no inverno, quando a temperatura do ar cai, algo mais substancial e denso é necessário.
descrição geral
O cobertor é um pedaço de dormir, especialmente necessário no inverno. Se a sala estiver fria, um cobertor quente o manterá aquecido. Além disso, a sua utilização permitirá poupar no aquecimento aumentando a temperatura durante a noite, se for possível regular o aquecimento. Em uma casa com aquecimento por fogão, geralmente faz calor à noite e frio pela manhã.
É ótimo se a manta tiver boas propriedades de isolamento térmico para regular a transferência de calor. Portanto, um cobertor deve ser escolhido não apenas em termos de tamanho e sensações táteis. A qualidade do calor é muito influenciada pelo enchimento.
Além disso, nem todo material é indicado para certas doenças.
Variedades de enchimento
Dependendo do tipo de enchimento, as mantas diferem nas propriedades de isolamento térmico e outras características de qualidade. Eles podem ser condicionalmente divididos em 2 grupos: naturais e sintéticos. A composição da manta pode afetar significativamente a escolha no momento da compra.
A temperatura do cobertor pode ser determinada pela densidade do recheio. Para instalações de inverno e mal aquecidas, a densidade é de mais de 420 g por m². m, para a estação quente, recomenda-se escolher de 150 a 250 g por m². m. Tudo o que cai na lacuna é adequado para o período de entressafra.
Bambu
A fibra é feita de folhas e caules de bambu. Material relativamente jovem, porque.se generalizou no final do século XX. O primeiro método é trabalhoso, portanto caro e improdutivo. Mas as fibras são naturais. Com o método químico, um material artificial é obtido a partir de matérias-primas naturais. Prós:
- tem propriedades anti-sépticas - microorganismos nocivos (bactérias e bolores) não se dão bem, ótimo para quem sofre de doenças de pele;
- hipoalergênico;
- absorve perfeitamente o suor, enquanto seca rapidamente;
- fácil de lavar, não perde a forma;
- não acumula eletricidade estática;
- a estrutura porosa é excelente para permeabilidade ao ar;
- não acumula poeira e odores desagradáveis;
- excelente termorregulação - quente no inverno, não quente no verão;
- leve.
O enchimento de bambu tem uma longa vida útil. Mas é difícil encontrar à venda. Os fabricantes costumam classificar uma manta como bambu, mesmo que o enchimento contenha apenas 10% de fibra.
Ao comprar, você deve ler atentamente a composição. A desvantagem é o alto custo.
Downy
Pedaço de ganso ou pato é usado como enchimento. Goose é mais leve, mais macio, o cobertor com ele acaba sendo arejado. A penugem é mais pesada, o cobertor com ela é mais maciço. Penugem com propriedades terapêuticas especiais também podem ser observadas. A penugem de cisne também já foi usada, mas agora é proibida em muitos países por razões éticas. O enchimento é bastante caro. Acontece que coleta até 30 g de penugem de uma ave, o que explica o alto custo das mantas reais.
Prós:
- mantém perfeitamente a sua forma, não enrola nem enruga;
- macio e leve;
- excelente permeabilidade ao ar
- excelente termorregulação;
Desvantagens:
- acumula bem a umidade, umedeça rapidamente;
- pode se tornar um terreno fértil para os ácaros;
- requer secagem e batimento regulares;
- a lavagem a seco é preferida.
O cobertor retém o calor perfeitamente, é confortável dormir embaixo dele mesmo no verão. Ao mesmo tempo, é muito problemático cuidar. É difícil lavá-lo sozinho. Absorve perfeitamente a umidade, embora seja mal espremida, pode se perder em grumos. Ao usar a máquina de lavar, apenas o modo suave é recomendado. Portanto, é mais fácil pagar por serviços de lavagem a seco do que tentar se lavar e até estragar tudo.
Se você não tratar os produtos feitos de penugem com cuidado, guarde-os com cuidado, sacudindo-o periodicamente, então a penugem começa a se acumular. A manta perde o seu aspecto estético, surgem pontes frias devido à distribuição irregular do enchimento. Mas, com os devidos cuidados, pode durar mais de 12 anos.
Os edredons não são recomendados para quem sofre de alergias e pessoas com problemas respiratórios crônicos. O material é natural e muitas vezes abriga ácaros, que podem causar ataques de tosse e asfixia.
Amassado
Até algumas décadas atrás, a manta de algodão era muito popular, já que o mercado praticamente não tinha opções alternativas. É espesso e quente, mas impermeável ao ar. O material "não respira", e por isso forma um efeito estufa, causando superaquecimento do corpo.
Prós:
- absorve perfeitamente a umidade;
- enchimento ecológico;
- se mantém aquecido;
- não causa alergias;
- acessível;
- longa vida útil com uso cuidadoso.
Desvantagens:
- pode causar superaquecimento do corpo;
- pesado em peso;
- difícil de cuidar;
- acumula odores desagradáveis que não podem ser removidos;
- o enchimento fica em pedaços.
O cobertor de algodão não pode ser lavado. Uma vez molhado, o algodão pode formar caroços que não podem ser quebrados. Apenas lavagem a seco é recomendada para o cobertor. Normalmente é retirado do pó ou aspirado. Se precisar ser lavado, é feito à mão. Depois disso, eles simplesmente penduram, deixando a água escorrer.
Em nenhum caso deve ser espremido.
Sinteponovoe
A fibra sintética apresenta excelentes características de desempenho, por exemplo, não molha em ambientes com alta umidade.Em casas de campo e de campo, que nem sempre aquecem no inverno, é bom guardar as mantas sintéticas de inverno, é conveniente levá-las ao ar livre em barracas.
Prós:
- não absorve umidade;
- não tem medo de mofo e insetos;
- não acumula poeira, não absorve odores;
- orçamentário;
- leve em peso;
- pode ser lavado regularmente;
- seca rapidamente;
- o enchimento não se aglomera.
Desvantagens:
- enchimento artificial;
- baixa vida útil.
O nível de aquecimento em materiais sintéticos é significativamente menor do que em materiais naturais. Como uma manta de algodão, o inverno sintético cria o efeito de uma estufa, pois não proporciona a troca de ar.
Camelo
A lã de camelo é a mais valiosa em comparação com outras, por exemplo, de ovelha ou de lhama. Mantas e mantas se destacam. Os cobertores são mais finos, mas também ótimos para o inverno. As propriedades de isolamento térmico de uma colcha dependem da densidade do enchimento.
Prós:
- absorve perfeitamente o suor, mas não o acumule ao arejar;
- não acumule eletricidade estática;
- material natural ecologicamente correto;
- têm um efeito terapêutico na pessoa adormecida;
- não endurece;
- apenas no cuidado;
- alta vida útil.
Desvantagens:
- alérgico à lã;
- requer proteção contra mariposas;
- os ácaros podem começar no material;
- alto custo do produto.
É interessante notar que a manta de camelo tem efeito terapêutico na pessoa adormecida devido ao conteúdo de lanonina do material. Proporciona condições confortáveis para dormir, alivia a tensão nervosa e relaxa os músculos. O cobertor é útil para pessoas que sofrem de reumatismo, osteocondrose e várias doenças ortopédicas. É muito difícil encontrar um cobertor de camelo puro. Mais frequentemente, os fabricantes oferecem produtos com alto teor de lã de ovelha. A combinação ideal é de 80% a 20%. Cuidar do seu cobertor é fácil. Ele pode ser lavado em um ciclo delicado com um detergente de lã neutro, mas alguns itens requerem apenas lavagem a seco.
Recomenda-se ventilar periodicamente a manta, retirando-a para secar ao sol.
Seda
Os cobertores de seda são macios, luxuosos, mantêm-se bem aquecidos e não acumulam umidade. Graças à enzima do bicho-da-seda, os microorganismos não se iniciam neles. O material é totalmente natural, mas ao mesmo tempo incrivelmente caro, razão pela qual essas mantas são classificadas como premium.
Prós:
- não causa alergias;
- ácaros, fungos ou outras pragas não começam no material;
- não eletrificado;
- respirável;
- sensações táteis agradáveis;
- longa vida útil.
Desvantagens:
- pesado;
- requer cuidados delicados;
- um cobertor de qualidade é caro.
A seda é caprichosa ao partir. Pode ser lavado, mas apenas em um ciclo delicado. É melhor guardar desdobrado, não torcer com força, ventilar periodicamente. É importante observar que todas as qualidades listadas estão relacionadas ao enchimento natural. Existem muitos produtos no mercado feitos de rayon, cujo desempenho não corresponde ao original.
Holofiber
Holofiber é também chamado de penugem artificial, uma vez que o enchimento sintético praticamente não é inferior ao material natural em suas qualidades. Fabricado em fibra de poliéster com estrutura oca e micro-molas, mas ao mesmo tempo amigo do ambiente com boas propriedades de resistência ao fogo.
Prós:
- hipoalergênico;
- ambientalmente amigável;
- macio e leve;
- higroscópico;
- não eletrificado;
- não arde e não arde;
- fácil de cuidar;
- resistente ao desgaste;
- acessível.
Desvantagens:
- artificial;
- perde sua forma após lavagens frequentes.
Ótima para pessoas com doenças dermatológicas, pulmonares e alérgicas, pois é uma alternativa aos edredons. A manta hollowfiber é fácil de lavar, seca rapidamente e retorna ao seu formato original. Embora com o tempo possa perdê-lo. Para cada estação, a manta deve ser escolhida de acordo com a densidade, o quão quente está, você pode descobrir nas informações do rótulo.
De outros
Todos os materiais acima são os mais populares para cobertores, mas você pode encontrar outras opções interessantes, por exemplo, de fibra de cânhamo. Um cobertor feito desse material é um sério concorrente da seda. Graças ao selênio e ao silício, as fibras têm excelentes propriedades antimicrobianas, os ácaros e outros microorganismos não se iniciam nelas. Ao mesmo tempo, os produtos de cânhamo são fáceis de cuidar e secam rapidamente, mas enrugam muito. Ou mantas feitas de liocel ou tencel (fibra de eucalipto). Relativamente novo, mas igualmente um material caro.
O Tencel mantém perfeitamente a sua forma, um material amigo do ambiente e seguro com elevado rendimento, mas que necessita de uma lavagem delicada. Outro novo enchimento hipoalergênico para cobertores é a fibra de milho. Não acumula sujeira e poeira, tem maior resistência ao desgaste e restaura rapidamente sua forma após a deformação. Dos materiais sintéticos, o silicone pode ser diferenciado. O cobertor é incrivelmente leve, parece um cobertor de lã em termos de desempenho, mas carrapatos ou insetos não começam nele. Antialérgico, fácil de limpar.
Dimensões (editar)
O tamanho do cobertor deve ser confortável para envolvê-lo, mas não deve cair da cama até o chão. É importante considerar o tamanho da cama, a altura da pessoa e as preferências pessoais. Por exemplo, um cobertor duplo é adequado para um casal. Os tamanhos mais comuns são 200x220, 175x205 e 195x215 cm. Mas se sentirem calor sob o mesmo cobertor, um dos cônjuges constantemente puxa a borda sobre si mesmo, então você pode comprar dois, um e meio. Neste caso, todos poderão escolher o enchimento mais adequado para si. Um cobertor e meio é adequado para adultos e adolescentes. Normalmente produzido nos seguintes tamanhos: 143x210, 155x215, 160x220 e 165x220 cm.
Para as crianças, a régua de tamanho se parece com isto:
- para recém-nascidos - 90x90 ou 100x100 cm;
- de 3 a 6 meses - 110x140 cm;
- pré-escolares - 125x150 cm;
- alunos - 140x160 cm.
Os modelos europeus são ligeiramente diferentes. Normalmente, o padrão europeu (200x220 cm) e o Euromaxi (220x240 e 220x260 cm) são diferenciados.
Fabricantes
O valor pelo dinheiro é importante no momento da compra. Marcas conhecidas procuram manter um determinado nível de qualidade, desde o segmento de luxo aos extras, por isso, na hora de comprar, concentre-se nas críticas dos clientes. Por exemplo, o apresentador Grama alemã de marca austríaca conhecida por seus têxteis-lar de luxo. A empresa monitora cuidadosamente a qualidade e cumpre todos os padrões internacionais.
Outra marca global bem conhecida - TROIS COURONNES da Suíça. Popular nos mercados ocidental e russo. Todos os produtos são de alta qualidade e possuem certificados de segurança. A empresa oferece uma ampla gama de enchimentos hipoalergênicos.
Os fabricantes russos não estão muito atrás em qualidade:
- NATUREZA S - excelente qualidade a preços razoáveis, todas as matérias-primas passam por várias etapas de processamento, mas a carga frequentemente contém impurezas sintéticas;
- "Preguiçoso" - a marca é conhecida não só no mercado nacional, mas também no mercado europeu, os fabricantes utilizam apenas matérias-primas naturais para os enchimentos;
- ECOTEX É outro conhecido fabricante nacional que desenvolve com sucesso os mercados do exterior próximo. Todos os produtos são de excelente qualidade e com preços acessíveis, mas também existe um segmento de luxo;
- "AlVi Tek" - marca rapidamente reconhecível devido a um rótulo brilhante, principalmente produtos feitos de penugem, que passam por um tratamento térmico completo, pelo que o enchimento é resistente a insetos de cama;
- "Têxtil Donskoy" - é mais conhecida por suas mantas de camelo com adição de lã de ovelha, as mantas são feitas de teca, que é muito respirável;
- Primavelle - um dos fabricantes populares de mantas de lã, mas também produz produtos com enchimento artificial;
- SN-TEXTILE - usa ativamente novas tecnologias na produção, não apenas lã, mas também sintéticos são usados como matéria-prima, e os produtos são sempre produzidos em um design original brilhante.
As empresas turcas também podem oferecer preços baixos e boa qualidade. Por exemplo, a English Home, que produz têxteis no estilo inglês. Ou a conhecida marca "Chilek", a empresa produz cobertores quentes leves e pesados.
Como escolher o melhor?
A escolha do cobertor deve ser baseada no tamanho da cama, preferências pessoais, estado de saúde, o grau de aquecimento do ambiente e as condições climáticas da região. Existem vários critérios nos quais você precisa confiar ao comprar:
- enchimento e material de cobertura;
- Tecnologia de manufatura;
- qualidade da alfaiataria;
- cheiro;
- rótulo.
O enchimento deve ser selecionado de acordo com suas propriedades de isolamento térmico e contra-indicações à saúde. Por exemplo, se o quarto estiver muito frio, você pode escolher um edredom, um cobertor de algodão ou um cobertor de lã para dormir. Se estiver quente, cuide de um cobertor fino. Se você tem tendência a alergias ou asma, escolha um cobertor leve cheio de ervas.
A capa também é importante. O material deve permitir que o ar passe bem, mas ao mesmo tempo ser denso o suficiente para conter o enchimento. Os mais preferidos são algodão, cetim, teca, chita ou jacquard. Quanto mais denso o enchimento, mais macio é o tecido. De acordo com a tecnologia de fabricação, eles distinguem entre acolchoado, cassete e karostep. A escolha dos pontos determina o quão bem eles irão segurar o enchimento. Por exemplo, para edredons, a costura cassete é preferível, ou seja, em quadrados, para que se reduza menos a grumos.
A manta não deve ter um odor forte ou desagradável a produtos químicos, especialmente se a etiqueta contiver apenas materiais naturais. É importante ler a composição com atenção. Para reduzir o custo, componentes mais baratos ou artificiais podem ser adicionados às matérias-primas naturais. O rótulo também deve indicar o país de origem, requisitos de atendimento, a composição não só do enchimento, mas também da capa. As informações na embalagem e no rótulo embutido devem ser idênticas.
Alguns modelos podem não ser apenas para a estação fria. Por exemplo, um modelo verão-inverno com botões. Essa manta geralmente tem duas camadas e é projetada para todas as estações.