Tudo sobre cobertores de lã de camelo
Os cobertores de lã de camelo são familiares a todos desde os tempos da URSS. Eles ainda são relevantes hoje. Nesta revisão, vamos considerar as vantagens e desvantagens, bem como dar recomendações para a escolha de um produto de qualidade.
Vantagens e desvantagens
A manta de lã de camelo é quente e macia, tem uma composição 100% natural. O produto não só proporciona um descanso confortável à pessoa, mas também a cura. Para a fabricação de cobertores, eles levam lã de bactrianos de duas corcovas e dromedares de uma corcunda. Os animais são tosados e depois penteados para obter subpêlo e penugem. Dependendo da idade do camelo e da raça, a espessura dos pelos varia de 6 a 120 mícrons.
As matérias-primas resultantes são classificadas, lavadas, secas e penteadas. A lã é deixada na sua forma natural, não é tingida nem submetida a qualquer processamento adicional - esta técnica permite preservar totalmente o respeito pelo ambiente das matérias-primas naturais. As fibras são então usadas como enchimento de cobertores ou passadas por um tear para formar colchas do tipo jacquard. Além da lã, a penugem leve de camelo é usada na fabricação de enchimentos.
Distingue-se pela sua suavidade e respirabilidade, pelo que o material é ideal para produtos infantis. No entanto, cuidar desses cobertores é muito mais difícil, por isso eles não são tão populares quanto os cobertores de lã.
As opções de lã de camelo oferecem vantagens significativas em relação a outros tipos de colchas.
- Termorregulação. A lã de camelo tem a propriedade de manter um aquecimento confortável para o corpo. Isso porque, em seu habitat natural, o animal se depara com mudanças diárias de temperatura.
- Permeabilidade do ar. Esse parâmetro é explicado pelas peculiaridades do pelo de camelo. Eles são respiráveis e respiráveis.
- Resistente ao desgaste. A vida útil mínima da maioria dos modelos de mantas de camelo é de 7 a 9 anos. Produtos de alta qualidade com cuidado adequado podem servir por duas a três décadas.
- Higroscopicidade. É sabido que muitas vezes as pessoas suam durante o sono à noite. Cobertores de lã de camelo podem absorver umidade até 30% de seu próprio peso.
- Pequenez. As vilosidades do pelo de camelo são ocas por dentro, de modo que uma colcha de tecido medindo 200x200 cm pesará pouco mais de um quilo.
- O efeito de cura. Há muito tempo as pessoas notam o efeito curativo do pelo de camelo no corpo humano. Nossos ancestrais também utilizavam essa matéria-prima para o tratamento de doenças graves. Hoje, a lã desse animal é muito procurada pela indústria médica, onde são feitos espartilhos e cintos médicos.
A lã de camelo contém lanolina, uma cera que ocorre naturalmente. Ele tem a capacidade de neutralizar as toxinas acumuladas no corpo humano. Quando usado com cobertores, é absorvido pela pele, melhorando significativamente o bem-estar.
A lã de camelo tem um efeito absorvente nos órgãos respiratórios, alivia o quadro em caso de patologias do sistema cardiovascular. Os médicos aconselham todas as pessoas que desejam curar a osteocondrose, reumatismo e artrite a se cobrirem com um cobertor de fibras de camelo. Numerosas análises de usuários mencionam a capacidade do cobertor de aliviar doenças do sistema musculoesquelético.
Além disso, o pelo de camelo é benéfico para pessoas com tendência a resfriados frequentes.
Cobertores de lã de camelo têm propriedades positivas indiscutíveis:
- melhorar a nutrição da pele e dos tecidos;
- normalizar o metabolismo;
- rejuvenescer a pele;
- eliminar processos inflamatórios;
- remover eletricidade estática, proteger contra os efeitos negativos do campo eletromagnético;
- melhorar a microcirculação do sangue.
No entanto, os cobertores de lã de camelo têm suas desvantagens.
- Dificuldade em sair. A lã de camelo não deve ser lavada na máquina. Para manter sua limpeza, a lavagem deve ser realizada manualmente com a utilização de produtos especiais. Caso contrário, você não conseguirá manter a colcha em sua forma original.
- Preço Alto. Essas mantas são muito mais caras do que os produtos com enchimento artificial existentes no mercado. No entanto, esta desvantagem é facilmente nivelada pela durabilidade e praticidade dos revestimentos.
- Alergenicidade. Os ácaros da poeira e outros microorganismos que podem causar uma reação alérgica podem crescer em cobertores de lã.
Obviamente, as vantagens dos produtos cobrem totalmente as desvantagens de tais cobertores. Não é por acaso que a lã de camelo era popular na época da União Soviética e continua com o pico de vendas hoje. Mesmo a variedade de novos materiais não diminui a demanda por cobertores de lã de qualidade.
Variedades
As mantas de lã de camelo são produzidas em duas versões.
Tipo aberto
Cobertor fino para todas as estações com lã do lado de fora. Se o produto for feito de cabelos de um homem adulto, ele será áspero e espinhoso. Portanto, para cobertores abertos, a penugem de camelos jovens ou lã de camelo é usada. Esses produtos são muito quentes e têm um efeito cicatrizante pronunciado.
Tipo fechado
Cobertor espesso com lã forrada. Estes não são produtos felpudos, apenas os cabelos escondidos na capa são usados aqui. Assim, a pelagem espetada não causa desconforto. A colcha pode ser confeccionada com diversos tipos de costura.
- Costura paralela. Neste caso, as linhas são paralelas, localizadas a uma distância considerável uma da outra. O enchimento dessas mantas está fraco e começa a se enrugar.
- Karostepnye. Essas linhas são adicionalmente reforçadas com padrões.A lã é fixada melhor, mas depois de um tempo ainda começa a enrugar e enrugar.
- Cassete. Produtos da mais alta qualidade. Aqui, os pontos são dispostos perpendicularmente uns aos outros, formando pequenas células. Eles seguram a lã com força, impedindo-a de se mover.
Em geral, os modelos fechados são mais fáceis de manter e usar. No entanto, não há necessidade de esperar por um efeito terapêutico durante a operação.
Dimensões (editar)
A indústria moderna produz várias variedades de cobertores de lã de camelo. Eles diferem entre si em seus tamanhos. Os mais difundidos são os modelos de um e meio, 2 quartos e infantil.
Os cobertores e meio são costurados nas seguintes dimensões:
- 140 (145) x 205;
- 150 (155) x 210;
- 160 x 220 cm.
As mantas duplas, assim como os modelos euro, são produzidos em outros tamanhos:
- 172 (175) x 205;
- 200 x 220 (euros);
- 240 x 220 cm (euro-maxi).
A escolha deste ou daquele modelo é feita levando-se em consideração as necessidades individuais e o tamanho do berço. As mantas dos seguintes tamanhos são as mais procuradas hoje em dia:
- 140x205;
- 160x210;
- 180x220;
- 200x200;
- 200x220 cm.
Os mais populares no segmento infantil são os modelos com parâmetros:
- 100x135;
- 100x140;
- 100x150;
- 110x140 cm.
Principais fabricantes
Ao escolher cobertores, deve-se dar preferência a produtos de fabricantes confiáveis, que se estabeleceram como criadores de produtos de alta qualidade. A classificação das marcas mais procuradas inclui várias marcas.
- Kariguz. Esta empresa fabrica cobertores de lã há mais de um quarto de século. Hoje, a marca é considerada líder na produção de artigos de plumas e penas na Europa. Esta é uma empresa russa que, ao longo dos anos de sua existência, recebeu diversos certificados e diplomas de importância federal e internacional.
- Verossa. Outra empresa nacional que oferece cobertores de lã de camelo. Os produtos desta marca distinguem-se pelo conforto e aconchego, ao mesmo tempo que apresentam uma óptima relação preço e qualidade. No mercado russo, os produtos desta fábrica são os mais procurados.
- Alvitek. Há muitos anos a empresa ocupa a posição de líder no segmento de produção de travesseiros, colchões e cobertores na Rússia. A marca se anunciou pela primeira vez em 1996. Ao longo dos anos de existência, a empresa acumulou vasta experiência na criação de produtos da mais alta qualidade.
- Togas. A história desta empresa remonta a 1926. Desde então, a empresa abriu várias empresas que estão se desenvolvendo com sucesso, aprimorando incansavelmente a tecnologia de fabricação de produtos de plumas e penas.
Outras marcas populares incluem Aelita, Artpostel, Asika, Light Dreams, Ecotex, Lucy, bem como Dargez, NeSaDen (Ivanovo), Sakhara e Sovinson. Os usuários domésticos observam a durabilidade e praticidade dos cobertores das fábricas da Mongólia e do Cazaquistão.
Por que os cobertores de penas de cisne são melhores?
Cobertores de camelo são freqüentemente comparados a colchas de penas de cisne, que são materiais artificiais e ecologicamente corretos. Ao escolher entre esses modelos, deve-se partir de várias características do consumidor. A penugem de cisne é pouco respirável e não absorve líquidos. Portanto, descansar embaixo dela, especialmente em climas quentes, é desagradável. A penugem de cisne está eletrizada. Nisso ele perde para fibras de camelo, que não acumulam eletricidade estática. Um cobertor de penas de cisne pesa muito mais leve do que um camelo.
A penugem de cisne é hipoalergênica, ideal para usuários com doenças alérgicas e asma. A comparação entre lã de camelo e lã de ovelha não levanta menos questões. Existem vários pontos a considerar ao escolher. A lã de camelo é muito mais leve que a de ovelha.
Assim, os usuários fazem a escolha levando em consideração suas preferências individuais - alguém dorme melhor coberto com um cobertor pesado e alguém fica muito mais confortável embaixo de um cobertor leve.
Cobertores de fibra de ovelha são mais difíceis de manter. Se a colcha de camelo puder ser lavada à mão, os produtos feitos de fibra de ovelha deverão ser lavados a seco. Os preços dos cobertores de camelo são mais altos. No entanto, eles também duram mais. Portanto, aqui a escolha dependerá apenas da capacidade do comprador de pagar uma determinada quantia. A escolha entre lã de camelo e materiais sustentáveis modernos como eucalipto e bambu não é fácil.
O enchimento de fibra de madeira é fácil de cuidar e fácil de lavar e secar, ao contrário da lã. Para usuários com doenças alérgicas e broncopulmonares, é melhor dar preferência ao bambu. É hipoalergênico, não acumula poeira, mofo e outras microflora patogênicas não vivem nele. No verão, tanto o bambu quanto a manta de camelo ficam igualmente quentes. Mas em noites geladas, a lã aquece o usuário com muito mais eficiência do que as fibras de madeira.
Como escolher o caminho certo?
Há muitos critérios a serem considerados ao escolher o modelo certo de manta de lã de camelo. Em primeiro lugar, esse é o grau de calor e a densidade do produto. De acordo com este critério, todos os produtos apresentados são divididos em 5 variedades.
- Muito quente - sua densidade é de 900 g / m2. Este é um modelo de inverno ideal para quartos frios ou pessoas com frio constante.
- Inverno - densidade 400-500 g / m2. O modelo é ideal para uso em climas frios em ambientes mal aquecidos.
- Demi-estação - a densidade corresponde a 300-350 g / m2. Adequado para uso no outono e na primavera. Pode ser usado durante todo o ano por pessoas que, devido às características fisiológicas, não reagem bruscamente às mudanças de temperatura.
- Densidade de luz 200-220 g / m2. Este cobertor proporciona conforto em um quarto aconchegante e bem aquecido.
- Verão - o parâmetro de densidade é 160-180 g / m2. Pode ser usado como cobertor na estação quente ou como cobertor.
O índice de densidade é indicado na etiqueta da manta com pontos de 5 a 1 - quanto maior o número de pontos, mais quente fica a manta. Muitos fabricantes oferecem modelos de duas camadas para todas as estações. Eles consistem em 2 partes, cada uma com sua própria densidade - as metades são presas juntas com botões. Você pode usá-los juntos ou separadamente. Assim, o conjunto inclui uma semi-estação estreita e um abrigo duplo de inverno. O tipo de fixação do preenchimento não é de pouca importância. O mais confiável e prático é o cassete.
O tecido da capa deve ser de algodão. Percal, cetim e cambraia são comumente usados. Os produtos mais caros são feitos de telas à base de fibras de eucalipto. Tanto a lã quanto o penugem podem atuar como enchimento. Para as crianças, é melhor usar produtos de penugem. Para cobertores abertos, o pelo de camelo é a melhor solução, é mais macio e mais agradável ao tato. A lã dos camelos adultos é grosseira - é usada principalmente para cobertores fechados. Ao mesmo tempo, os edredons são mais caros, mas são mais quentes e mais macios.
Além disso, para baixo tem um efeito terapêutico mais pronunciado e, portanto, é classificado como mais alto.
Regras de cuidado
Ao usar qualquer cobertor, mais cedo ou mais tarde surgem situações em que é necessária uma grande limpeza. Você pode limpar esses cobertores em casa, mas precisa seguir as regras básicas. Cobertores de lã de camelo são lavados de duas maneiras.
- Manualmente. Nesse caso, são usados géis especiais para lã ou sabão em pó - dessa forma, as vilosidades ficam muito menos emaranhadas. A água deve estar em temperatura ambiente, o revestimento de lanolina quente nas fibras se quebrará. O enxágue é feito com a reposição da água até que todos os componentes do sabão sejam removidos. Não gire.
- Em uma máquina de escrever. Se a máquina de lavar permitir uma lavagem delicada à mão, você pode usar este modo. Neste caso, a temperatura não deve ser superior a 30 graus, a opção de centrifugação está desligada, caso contrário a lã se desfará em grumos durante a lavagem e mesmo a restauração não salvará o produto.
Ao lavar essas mantas, você deve escolher géis especiais com lanolina. As mantas são secas em salas ventiladas, sempre sobre uma superfície horizontal. Não é recomendado secar coisas de lã ao sol. Para tirar o cheiro, uma vez por trimestre a manta deve ser ventilada do lado de fora. Isso deve ser feito em uma área sombreada, longe dos raios ultravioleta diretos.
Com o cuidado adequado da manta, sua vida útil será de 20 a 30 anos.
Como distinguir de um falso?
Até o momento, há um grande número de falsificações no mercado. Não é difícil verificar se o cobertor é real na sua frente.
- Cor. Os pelos de camelo não são tingidos, portanto todas as mantas são produzidas nas cores naturais bege.
- Uniformidade. Os produtos de lã de camelo são feitos em técnica de feltragem. Os cabelos não podem sair um a um, mesmo que você queira arrancá-los com uma pinça - não será fácil fazer isso.
- Linha. Os produtos de alta qualidade são costurados com firmeza e as bordas são acabadas com inlay ou overloque.
- Cheiro. A lã de ovelha tem um cheiro muito mais forte do que a lã de camelo, e os enchimentos sintéticos não têm cheiro algum.
- Preço. Produtos de lã de camelo de alta qualidade não podem custar menos de 10 mil rublos. Se você tem um produto por 2-5 mil rublos. - provavelmente uma mistura de fibras de camelo e ovelha. Os modelos oferecidos na faixa de preço de até 1,5 mil rublos são lã termicamente colada.
Visão geral da revisão
As avaliações dos usuários sobre cobertores de lã de camelo são, em sua maioria, positivas. São produtos confiáveis e de alta qualidade que garantem um sono adequado para qualquer pessoa. Esta característica é explicada pelas propriedades curativas únicas do pelo de camelo, que ajudam a aliviar a dor e a inflamação, aumentar a imunidade e normalizar a circulação sanguínea.
Cobertores de lã de camelo estão disponíveis no mercado em uma ampla variedade. Portanto, você pode escolher o modelo mais adequado para qualquer clima, para que seu descanso seja confortável tanto nas noites quentes de outono-primavera quanto nos invernos frios. Estes produtos práticos e duradouros, na ausência de doenças alérgicas e asma, serão a solução ideal para organizar um dormitório para crianças e adultos. Não é por acaso que atualmente eles são muito procurados e sua popularidade só cresce a cada ano.