Qual cobertor escolher: bambu ou pêlo de camelo?
As pessoas estão acostumadas a dormir cobertas - é mais confortável na noite fria. Mesmo no verão, muitas pessoas preferem ir para a cama debaixo das cobertas. Os fabricantes oferecem muitos tipos desses produtos, mas ainda é melhor dar preferência aos materiais naturais. Vamos ajudá-lo a descobrir o que é melhor - um cobertor de bambu ou lã de camelo.
Qual é mais quente?
Tanto o bambu quanto a lã de camelo retêm bem o calor; os produtos feitos com essas matérias-primas são caracterizados por um alto nível de condutividade térmica. Mas no final, tudo vai depender da densidade do material. Conhecendo esses indicadores, você pode escolher uma manta para o verão, inverno - leve ou superquente.
Os últimos incluem produtos com densidade de 500 g por metro quadrado e mais - essas são as opções mais quentes para cobertores. Se esse número for menor, eles são apenas cobertores quentes. Produto de tipo universal, quando a densidade é de 350 g por metro quadrado. As versões leves são de 220 ge as versões de verão são de 180 g por metro quadrado.
Alguns especialistas ainda aconselham dar preferência não às fibras vegetais, mas à lã, se quiser se manter aquecido no frio extremo. Mas o principal indicador ainda está atrás da densidade.
Se este indicador estiver alto, o calor estará sob o cobertor feito de qualquer enchimento. Aqui tudo vai depender das suas preferências, da saúde (a lã pode causar uma reação alérgica) e da forma como o cobertor será usado.
O que é mais fácil de limpar?
Claro, um cobertor cheio de plantas não requer tantos cuidados. Por exemplo, a lã de lã deve ser protegida do ataque das traças, ventilada periodicamente, lavada principalmente à mão, e este é um processo muito trabalhoso (absorve água e fica muito pesado).
O bambu pode ser lavado em máquina de lavar automática, o que facilita muito o destino da dona de casa. É verdade que nas modernas "máquinas automáticas" com o modo de "lavagem delicada" também se pode lavar uma pequena manta de camelo.
Tudo depende da capacidade do tambor: para quantos quilogramas um processo de lavagem foi projetado e se o fabricante autorizou. Na hora de comprar um produto, leia atentamente as informações no rótulo, estão indicadas as regras de uso, bem como os cuidados com a manta.
A propósito, se você manuseia mal uma manta de bambu, também podem surgir problemas, inclusive durante o processo de lavagem. Ele pode simplesmente amassar se for lavado na temperatura errada.
Em geral, em termos de resistência ao desgaste, com o uso adequado, tanto bambu quanto lã de camelo - ambos os enchimentos podem durar muito tempo.
Comparação de outras características
As mantas de camelo são do tipo aberto (lã) e fechado (com uma capa, e lã de camelo é usada como enchimento). Ambas as opções provaram ser excelentes em operação e podem durar mais de uma dúzia de anos.
Edredons com enchimento de bambu são um novo tipo de cama e uma ótima alternativa aos produtos de lã. As mantas de bambu têm uma boa aparência, são leves, não requerem cuidados especiais e são fáceis de usar.
Vamos comparar alguns indicadores de bambu e lã.
-
Em primeiro lugar, trata-se de diferentes matérias-primas na origem. O bambu é uma base vegetal (fibras obtidas por meios químicos ou mecânicos). Uma manta de camelo é baseada em um produto natural - lã ou subpêlo de um animal (camelo).
-
As propriedades antibacterianas são mais pronunciadas no enchimento vegetal. Acredita-se que existam inclusões especiais nas fibras de bambu que não permitem a absorção de poeira, o que exclui o aparecimento de ácaros em tal manta. A lã também tem propriedades antibacterianas, mas não são iguais às do bambu. Se você não seguir as regras de cuidado desses produtos, os ácaros encontrarão refúgio neles.
-
As pontuações de praticidade também são diferentes para cobertores de bambu e camelo. Estes últimos requerem mais cuidados. Após a lavagem, os produtos de lã demoram mais para secar, os produtos de bambu quase saem do tambor já secos. Eles não perdem a forma e não requerem proteção contra mariposas, ao contrário dos cobertores de camelo.
E, finalmente, a categoria de peso é diferente. As telas de camelo são muito mais pesadas do que as de bambu (mesmo com a mesma densidade e o mesmo tamanho). Embora existam pessoas que, independentemente do enchimento, simplesmente preferem adormecer debaixo de um cobertor pesado, e vice-versa.
Qual é o melhor cobertor para você?
Na meia, tanto o produto se mostrou bem. Mas os amantes dos produtos tradicionais costumam escolher o enchimento natural - e comprar uma manta de camelo, e quem quer experimentar algo novo vai preferir as tendências modernas e escolher as fibras de bambu.
Os indicadores médicos podem ditar seus termos. Nesse caso, a maioria dos que sofrem de neuralgia, que se preocupam com as articulações, osteocondrose e reumatismo, dará preferência à lã de camelo medicamentosa, que contém lanolina.
Está comprovado que esta substância suprime os processos inflamatórios, melhora a microcirculação sanguínea, o funcionamento do sistema vascular e os processos metabólicos nos tecidos.
A única desvantagem dos produtos de camelo é o cheiro pronunciado de pelos de animais, que pode causar um ataque alérgico.
É por isso que asmáticos (podem causar asfixia) e as pessoas alérgicas preferem escolher cobertores de bambu inodoros. Ou seja, para determinar o que é melhor escolher, deve-se partir das características individuais de uma pessoa, das qualidades e propriedades do enchimento.