Cuidado de calçado

Como limpar sapatos de camurça em casa?

Como limpar sapatos de camurça em casa?
Contente
  1. Como limpar a camurça corretamente?
  2. O que você pode limpar?
  3. Prevenção de contaminação

O cuidado competente do calçado, independentemente da estação, é um evento obrigatório que irá garantir a sua aparência adequada e longa vida útil. Isso é especialmente verdadeiro para sapatos de camurça, uma vez que eles exigem uma abordagem especial para operação e manutenção, portanto, antes de comprar tal modelo, é importante ter uma ideia dos métodos e meios de manutenção dos produtos de camurça.

Como limpar a camurça corretamente?

A popularidade desses calçados entre homens e mulheres se deve à peculiaridade do material em transformar a aparência dos calçados, conferindo elegância à imagem, ao mesmo tempo que aumenta o nível de conforto durante o uso devido à maciez e flexibilidade do material.

No entanto, a sazonalidade e as características climáticas às vezes fazem seus próprios ajustes na vida de uma pessoa, o que, como resultado, obriga o proprietário de sapatos de camurça a caminhar com eles em poças e montes de lama ou neve, onde uma medida forçada é o contato direto da camurça com vários reagentes químicos. Além disso, há casos em que, devido a determinadas circunstâncias ou por negligência, o calçado se suja com diversos compostos gordurosos ou tintoriais. A mesma água fica na camurça, manchas de sal, que prejudicam a aparência do sapato e a qualidade do material.

Levando em consideração todos os pontos acima e na compra de calçados de camurça, você deve ter uma ideia clara de quais ferramentas e auxiliares são recomendados para a limpeza e cuidados em casa.

Em primeiro lugar, você precisa secar sapatos, botas ou tênis molhados: para isso, a parte externa dos calçados deve ser umedecida com um pano seco que não solte fiapos e, por dentro, colocar uns rolos de jornal amassado para preencher o espaço todo o máximo possível, independentemente de ter sido utilizada camurça artificial ou natural para confecção sapatos.

Se os sapatos forem feitos em tons claros, deve-se usar papel branco sem a presença de impressão tipográfica para preenchê-los. Para agilizar o processo de secagem do material, o papel no interior pode ser trocado a cada meia hora, mas com a condição de que fique úmido.

Para limpar o material não deve ser esfregado - trata-se da retirada de manchas e manchas de sujeira após a chuva, pois isso fará com que a sujeira só penetre mais profundamente no material entre as fibras.

É necessário secar a camurça úmida em temperatura ambiente, não devendo ser colocada perto de aparelhos de aquecimento, pois existe o risco de o calçado perder a forma.

Quando a sujeira estiver completamente seca no substrato, pode-se removê-la com uma escova. Um acessório tão útil, via de regra, é vendido em sapatarias junto com produtos e composições de cuidados profissionais; você também pode comprá-lo em sua loja de ferragens regular ou em supermercados em lojas especializadas que oferecem produtos de calçados.

Esse acessório geralmente é feito de três lados, com uma soneca diferente em cada lado; normalmente o lado de borracha, o lado com cerdas macias e a área com dentes de metal. As cerdas de poliuretano ajudam a levantar a camurça depois que ela fica úmida e pegajosa, o segundo lado é usado para remover arranhões e marcas de gordura em sapatos secos, este último - dá ao produto e às cerdas a posição correta e ajuda a remover a sujeira mais teimosa .

Na ausência de tal item na vida cotidiana, é melhor fazer um substituto em casa: para isso, você pode usar uma escova de dentes velha, um pano feito de matéria-prima áspera ou uma escova de roupas comum.

É necessário trabalhar com um pincel estritamente em uma direção., e locais como as juntas entre a camurça e a sola, onde não sai para remover a sujeira com uma escova, podem ser tratados com um cotonete comum. A escova pode lidar com a principal camada de sujeira existente na superfície, remover a poeira e também limpar vestígios de sal; mas para se livrar de manchas mais profundas e antigas nos sapatos, especialmente branco ou bege, você precisa de produtos de camurça extras e muito mais esforço.

O que você pode limpar?

A próxima etapa, que diz respeito à retirada de sujeira e outros contaminantes da camurça, é o tratamento hidrorrepelente, feito por meios especializados. O mais correto é realizá-lo imediatamente após a compra de um novo par de sapatos, borrifando o material com um aerossol para que fique bem umedecido com a composição. Depois disso, é necessário que a camurça finalmente fique saturada e seque à temperatura normal. Via de regra, esse tratamento será capaz de evitar que os calçados se molhem por um período de tempo, após o qual o procedimento deverá ser repetido. Hoje você encontra à venda uma grande variedade de produtos recomendados para uso com camurça e nobuk. Uma característica do produto é a composição contendo óleo de amêndoa. Esta substância fornece cuidados suaves e funções de proteção.

A limpeza de calçados em camurça envolve não apenas impregnação e escovação hidrófugo, mas também cuidados refrescantes para que os calçados tenham sempre uma aparência atraente. Para isso, existem aerossóis, cremes ou formulações líquidas especiais que apresentam uma cor semelhante à paleta variada da camurça.

Para remover a sujeira grave dos sapatos, mesmo se você usar regularmente produtos que permitem repelir a água e manter o brilho da cor, você precisará de certas ferramentas que pode adquirir adicionalmente ou fazer em casa.

Formulações especiais

Hoje, é fácil comprar produtos especializados no combate à sujeira e manchas graves em sapatos de camurça. Entre as marcas mais populares estão Saphir, Kiwi ou Salton. Todos os produtos de limpeza profissionais podem ser classificados da seguinte forma.

Uma série de cremes protetores para veludo e camurça

Essas composições, após serem aplicadas ao material, formam uma camada protetora confiável. Normalmente, a aplicação do creme é feita com uma esponja ou pincel somente sobre sapatos limpos e completamente secos. Entre as marcas populares estão Duke Velours Nubuck.

Sprays para tratar sapatos de camurça

Tais formulações permitem a remoção de manchas e marcas de sal e produtos químicos rodoviários nos calçados, além disso, as formulações restauram o material, fornecem qualidades de repelência à água e enfrentam facilmente outros tipos de poluição. As marcas populares incluem spray Davidik ou Silver Premium 3 em 1.

Espuma para limpar sapatos

O produto impregna qualitativamente a pilha do material, limpa sujeira e vestígios de sal; é necessário usar tais composições estritamente de acordo com as instruções. Os produtos da marca Salton são muito populares.

Produtos para colorir

Eles permitem dar ao material sua cor original e pintar sobre vestígios de sujeira que não podem ser removidos.

Além disso, esponjas e todos os tipos de borrachas podem ser adquiridos para ajudar a cuidar dos sapatos de camurça, que são recomendados para uso diário após o uso de botas, sapatos ou tênis. A essência da remoção de manchas e estrias é a lavagem a seco, em que esfrega-se com borracha ou esponja a área do material que apresenta defeitos de sujeira até que a substância teimosa seja totalmente retirada da pilha.

Formulações especializadas também podem ser selecionadas com base no tipo de contaminação presente no material. São produtos universais, bem como formulações para combater manchas de oleosidade, manchas de sal ou para restaurar a cor que o calçado perdeu pelo contato frequente com produtos químicos. As informações sobre o uso pretendido de uma determinada composição são indicadas pelo fabricante nas instruções e na lata, embalagem ou tubo com o calçado.

O multi-limpador é Saphir Detacheur Hiver-Winter ou Tarrago Leather Care. O Kiwi pertence à classe das espumas de limpeza, o Crep Protect é recomendado para devolver a atratividade do material.

Remédios populares

Para se livrar de várias marcas e manchas na camurça, as formulações que você mesmo pode preparar em casa são consideradas bastante eficazes. No entanto, existem algumas recomendações e características de um determinado produto, bem como uma série de medidas preparatórias em relação a sapatos e material.

Você deve saber que é possível remover poeira, graxa ou outras substâncias com remédios populares se os sapatos estiverem secos e cheios de papel ou jornais.

Amido, pó dental, pó para polvilhar, sal, areia, giz triturado

Cada casa tem a garantia de ter uma das substâncias acima. Esses produtos a granel ajudarão a remover a mancha de graxa do material. Os resultados mais tangíveis podem ser alcançados ao trabalhar com sujeira nova. Para isso, é necessário aquecer levemente a areia ou o pó, tratar com ele a área suja do material e deixá-lo neste estado por várias horas. Depois disso, os restos da substância solta podem ser simplesmente sacudidos ou escovados.

Borracha ou migalha de pão

Às vezes, um elástico comum pode ser um bom remédio para combater a sujeira. Em vez disso, você pode pegar uma migalha de pão simples de uma cor adequada e usar uma crosta de pão em vez de um pincel.

Os produtos acima referem-se às opções para remoção a seco de várias manchas de camurça. A seguir, consideraremos maneiras de usar remédios populares, que envolvem a limpeza úmida de material sujo.

Composição do sabonete

Nos casos em que os pós e outros produtos a granel não trouxeram o efeito esperado, pode-se preparar uma composição de sabonete a partir de sabonete comum, sabão em pó, ou xampu, batendo até formar espuma. Porém, neste caso, é importante que os produtos utilizados não contenham corantes ou alvejantes e cloro, para não prejudicar a cor e a textura da camurça. Para um efeito persistente, você pode colocar algumas gotas de amônia na solução de sabão.

É necessário trabalhar a composição da seguinte maneira: é necessário coletar a espuma sobre uma esponja limpa e esfregar a composição no material em movimentos circulares, evitando-se a entrada abundante de água no calçado. Após o processamento, a esponja deve ser enxaguada para remover os restos da composição de espuma do material.

Vinagre e amônia

Esta opção lida bem com manchas de sujeira e sal. Para prepará-lo, é necessário diluir amônia e vinagre em uma pequena quantidade de água na proporção de 4: 1. Umedeça qualquer pano sem fiapos ou cotonete com o produto e trate a área necessária do calçado. Em seguida, retire o produto com água. Após a secagem final, é necessário escovar o pelo de camurça para levantar os fios aderentes.

Vapor

Muitas donas de casa em casa livram-se da sujeira dos sapatos segurando-os sobre o vapor, porém esse método tem seus inconvenientes, pois a água pode conter uma variedade de impurezas que, após a secagem, ficarão manchas no material. Portanto, usando esta opção, você deve se certificar da qualidade da água utilizada, para não prejudicar seus sapatos.

Leite e refrigerante

Este método é recomendado para o cuidado e limpeza de roupas de camurça de cores claras. Para preparar a composição, é necessário dissolver o bicarbonato de sódio no volume de uma colher de chá em 100-150 ml de leite e adicionar algumas gotas de amônia. Eles limpam os sapatos com uma esponja, umedecem as bordas com eles e esfregam levemente o local com a sujeira. Em seguida, com uma esponja úmida umedecida em água, é preciso retirar os resquícios da composição da camurça.

Álcool e água

Este produto pode ser usado em qualquer cor de camurça. Para fazer um limpador, você precisa misturar os ingredientes em partes iguais, aplicá-los na área problemática e depois enxaguar com água pura.

Grãos de café

Este produto só deve ser usado em sapatos de camurça escura. É aplicado na superfície do produto e esfregado com leve pressão. Depois de seco, o mingau deve ser retirado dos sapatos com guardanapo, esponja ou pano. Além disso, você pode usar uma borracha para remover o volume.

Gasolina e talco

O processo de limpeza com tal ferramenta envolve o tratamento da área contaminada de camurça com gasolina, após o que a área deve ser borrifada com uma grande camada de pó de talco e os sapatos devem ser deixados neste estado por 2-3 horas, e então o material deve ser limpo com uma escova dura.

Prevenção de contaminação

A atitude cuidadosa com os calçados, assim como a observância das regras de armazenamento nem sempre podem proteger contra o aparecimento de contaminação, mas medidas preventivas regulares irão facilitar muito a remoção de contaminantes. Um grande papel é desempenhado pelo uso de compostos hidrorrepelentes que protegem o material não só da umidade, mas também da sujeira e diversas impurezas que ele contém na rua, uma vez que o produto cria uma certa barreira que impede a penetração profunda de poeira e sujeira dentro.

Além disso, é importante evitar que os raios solares entrem em contato com a camurça durante o armazenamento. Uma boa prevenção do acúmulo de poeira no pelo será o “penteado” regular da camurça, que removerá os acúmulos profundos de sujeira, levantando as vilosidades, o que aumenta o apelo visual do calçado.A melhor forma de guardar os sapatos de camurça é embrulhar o par em papel.

É melhor ter escovas de limpeza diferentes para sapatos multicoloridos e você precisará de cuidados regulares para uma escova para sapatos de cores claras, a fim de não manchar os sapatos com a poeira velha.

A limpeza deve ser feita em apenas uma direção e antes de cada saída, principalmente na entressafra e no inverno, os sapatos de camurça devem ser tratados com compostos e impregnações especiais.

Para informações sobre como limpar o calçado de camurça em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa