Couro camurça

Como cuidar adequadamente dos produtos de camurça em casa?

Como cuidar adequadamente dos produtos de camurça em casa?
Contente
  1. Características do material
  2. Como escolher a camurça de qualidade certa?
  3. Sutilezas de cuidado
  4. Avaliação de produtos de cuidados

Os sapatos de camurça são um atributo indispensável de qualquer guarda-roupa da moda. Com este material são feitas não só bolsas e roupas, mas também sapatos, botas de outono, botas de inverno quentes, que se distinguem pela grande variedade de modelos. No entanto, apesar de sua aparência atraente, a camurça é caprichosa e não perdoa o cuidado indevido dela.

Características do material

A camurça é amplamente utilizada na indústria calçadista. Até sapatos esportivos, tênis e tênis leves são feitos com ele. Por tipo, o material pode ser:

  • artificial;
  • natural.

A camurça falsa é um material sintético. Isso pode ser feito de duas maneiras.

No primeiro caso, as partículas de pêlo são coladas à base, lubrificadas com um adesivo especial. Esse método de fazer camurça é considerado o mais econômico, mas a qualidade da tela acabada deixa muito a desejar. Os sapatos feitos com este material não duram muito.

O segundo método permite que você obtenha uma camurça de qualidade superior. Para isso, os fios de microfibra são fofos, tornando-os assim um análogo da camurça natural. Esses sapatos parecem caros e não requerem sutilezas especiais em seus cuidados. A única desvantagem da camurça artificial é o custo, já que sua alta qualidade certamente afetará o preço.

A camurça natural é feita de pele de animais, geralmente raças de médio porte. A superfície felpuda do material é tratada com diversos óleos vegetais ou gorduras animais, o que permite conferir ao calçado propriedades hidrorrepelentes.

    Existem duas maneiras de fazer camurça natural.

    1. Usando uma máquina de corte.Com este método de produção, o retalho cutâneo é dividido em duas partes em uma máquina especial. A camada interna é afofada e permite costurar produtos de camurça.
    2. O retalho cutâneo é cuidadosamente virado do avesso e o lado sujo é lixado. Os produtos feitos com essa camurça são os mais valiosos, pois têm duas faces, uma delas em couro liso.

    Sapatos de camurça natural são resistentes a fatores externos agressivos. Ela não tem medo da exposição a álcalis, ácidos e sais. Ele resiste bem às mudanças de temperatura e é confortável de usar em condições adversas de inverno.

    Como escolher a camurça de qualidade certa?

    Se você quer que seus sapatos durem mais de uma estação e pareçam caros e apresentáveis ​​ao mesmo tempo, não apenas o cuidado é importante, mas também a escolha inicial correta do material. É preferível dar preferência à camurça natural e, para distingui-la da artificial, é necessário ter atenção a alguns fatores.

    1. Cheiro. O material natural sempre cheira a couro, enquanto a imitação cheira a cola ou qualquer outro produto químico estranho.
    2. Superfície. Normalmente, apenas o material artificial tem uma superfície lisa e perfeitamente plana. Já o natural tem uma estrutura porosa, várias irregularidades e pequenos defeitos, que indicam a forma como a pele é processada.
    3. A Fundação. A camurça natural tem uma estrutura turca em ambos os lados, e a camurça artificial tem uma base em tecido no lado costurado.
    4. Camurça natural as vilosidades mudam ligeiramente de cor se você passar a mão sobre elas.
    5. O preço é muito baixo. Camurça natural não pode ser barata por definição, então se o custo for baixo, você deve estar ciente de que, muito provavelmente, os sapatos são comprados de um análogo artificial.
    6. As bordas do produto. Costuras não dobradas e não tratadas indicam que o produto é feito de material natural, pois não se desintegra e não necessita de processamento adicional.

    Sapatos de camurça natural proporcionam o máximo conforto de uso. As pernas não suam, “respiram”. O material artificial não pode se orgulhar de tais qualidades.

    Sutilezas de cuidado

    Para que os sapatos de camurça durem mais de uma estação, você deve cuidar deles de maneira cuidadosa e adequada. Uma atenção especial deve ser dada ao primeiro tratamento (especialmente no outono, inverno e primavera) com meios especiais, que é realizado imediatamente após a compra do par em casa. Para fazer isso, adquira um produto de proteção (geralmente na forma de spray) para criar uma película transparente que evitará que os sapatos se molhem. E também permitirá evitar a influência negativa dos sais, que percorrem as estradas das cidades no inverno. Para obter a melhor repelência à água, alguns fabricantes de calçados recomendam molhar os sapatos várias vezes.

    Atenção! Antes de aplicar a próxima camada, você deve esperar até que a anterior esteja completamente seca.

    As seguintes etapas de atendimento são realizadas em intervalos regulares, algumas delas diariamente.

    Limpeza

    Para que um par de sapatos mantenha uma aparência apresentável por muito tempo, é necessário limpá-lo diariamente da sujeira. Para isso, podem ser utilizados tanto meios improvisados ​​("folclóricos"), como linhas de loja para o cuidado de produtos a partir desse material. Você pode limpar seus sapatos com:

    • Gasolina;
    • borracha regular;
    • amônia;
    • banho de vapor;
    • meios especiais.

    Ao usar gasolina, use apenas uma que tenha alto grau de pureza (por exemplo, com a qual os isqueiros são reabastecidos). Com esta ferramenta, você pode remover manchas de graxa e óleo combustível de sapatos. Para isso, limpe a área contaminada com um pano limpo umedecido em gasolina e deixe de molho por 15 minutos. A seguir, a área tratada é polvilhada com sal alimentar grosso e após alguns minutos é removida cuidadosamente com uma escova. Se necessário, este procedimento pode ser repetido várias vezes até que um resultado satisfatório seja alcançado.

    Uma borracha escolar normal pode remover áreas brilhantes de sapatos de camurça. Para fazer isso, você precisa esfregar a área brilhante com ele até que o brilho desapareça completamente.

    Observação! A borracha deve estar limpa, sem tinta e marcas de esferográfica, caso contrário, você pode manchar ainda mais facilmente seus sapatos.

    A amônia é um produto único, amplamente utilizado não só na medicina, mas também na vida cotidiana. Para limpar sapatos de camurça com ele, deve-se misturá-lo com água na proporção de 1: 3, e aplicar a composição resultante em sapatos antes livres de poeira. Deixe agir por 15 minutos. Se necessário, você pode repetir o tratamento.

    A limpeza a vapor também é muito eficaz em camurça natural e sintética. Você pode usar um gerador de vapor ou segurar os sapatos sobre água fervente e escovar cuidadosamente com uma escova especial.

    Produtos especiais para o cuidado de sapatos de camurça incluem cremes especiais que são aplicados nos sapatos e permitem remover até as manchas mais difíceis.

    Restauração de cor

    De vez em quando, qualquer sapato de camurça precisa de retoques para restaurar suas cores ricas e pintar as áreas desbotadas. Para este fim, são utilizadas tintas de camurça para sapatos. Ao trabalhar com eles, você deve seguir as recomendações de especialistas.

    1. Para que os sapatos sejam pintados de maneira uniforme, é necessário escolher a tinta exatamente no tom. Pode ser adquirido em lojas especializadas de calçados ou roupas.
    2. Antes de tingir, experimente pintar em uma área imperceptível (dentro do sapato).
    3. O procedimento em si deve ser realizado estritamente de acordo com as instruções do fabricante da tinta. Para facilitar a aplicação, você pode usar um pincel ou esponja de espuma.
    4. Após três horas, necessárias para a secagem da tinta aplicada, é preciso passar um pincel sobre o sapato para levantar a pilha.

    Observação! A maneira mais fácil de tingir camurça preta e cinza. Os mais caprichosos são os tons de bege, creme e branco, pois é muito difícil adivinhar o tom da tinta com eles.

    Lavando

    A camurça é um material muito delicado, principalmente se for natural, por isso é melhor não levar esse calçado para lavagens regulares, limitando-nos aos cuidados diários minuciosos. No entanto, no caso de sujeira grave (ou sapatos de cores muito claras), tais medidas extremas não podem ser evitadas. Se você lavar de acordo com as regras a seguir, poderá evitar impactos negativos na aparência dos sapatos.

    1. Não é necessário molhar a parte interna do calçado. Os sapatos nunca devem ficar molhados. Por este motivo, a lavagem na máquina é proibida.
    2. Não é recomendado o uso de pós para lavar, pois são pouco solúveis em água. É melhor dar preferência aos detergentes líquidos.
    3. É melhor manusear os sapatos com uma esponja de espuma umedecida em água com sabão. É melhor usar luvas de borracha para proteger as mãos.
    4. Os sapatos lavados devem ser recheados firmemente com jornal e deixados para secar em temperatura ambiente.

    Atenção! Não seque o calçado de camurça ao sol ou em aparelhos de aquecimento, pois podem deformar-se ou formar manchas na superfície de difícil remoção.

    Armazenamento correto

    A vida útil dos sapatos também depende de como os sapatos são armazenados, portanto, você deve prestar atenção especial a este ponto. Ao armazenar (especialmente para o verão), algumas regras devem ser seguidas.

    1. A parte de cima das botas não deve ser dobrada, pois se formam vincos horizontais que não serão mais removíveis. Você deve encher suas botas com jornais ou usar moldes especiais infláveis ​​ou de espuma para os bootlegs.
    2. É melhor guardar os sapatos em local fresco, longe da luz solar e de aparelhos de aquecimento.
    3. Antes de guardar, os sapatos devem ser limpos e totalmente secos, caso contrário, pode formar-se bolor e estragar o vapor.

    Avaliação de produtos de cuidados

    Aqui estão os produtos industriais de camurça mais populares.

    1. Restaurador de cor. Permite que você retorne o calçado à sua aparência original. Pode ser produzido na forma de emulsões, sprays e cremes.
    2. Impregnação hidrorrepelente. Permite proteger o calçado da humidade. Na maioria das vezes, eles estão na forma de spray ou emulsão leve.
    3. Macas. Usado para "ajustar" os sapatos ao tamanho. Na maioria das vezes, pode ser encontrado à venda na forma de espuma.
    4. Impregnação. Aumenta as propriedades naturais de proteção da camurça. Disponível na forma de sprays e cremes.

    Os seguintes fabricantes de produtos para o cuidado de calçados de camurça são os mais populares: Salamander, Always Dry, Tarrago.

        Os sapatos de camurça não perdem popularidade devido à sua beleza e conforto de uso. E apesar de ela ser muito caprichosa em ir embora, se você fizer tudo na hora certa e seguir as recomendações, então esse calçado pode ser usado por mais de uma estação.

        Você pode assistir como cuidar da camurça neste vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa