Como fazer você mesmo uma vidraça de sapato?
Sapatos velhos perderam o brilho antigo, mas você não consegue nem se separar deles? Não se apresse em jogar fora seu par de sapatos favorito. Tente atualizá-lo usando um procedimento simples chamado glassage.
O que é isso?
Glassage é uma palavra francesa e, como todo francês, carrega um certo chique e brilho. Glassage é o polimento de sapatos, o que torna até os sapatos velhos esteticamente atraentes, dando-lhes o brilho original e escondendo as rugas. Glassage também o protege de influências externas, incluindo água.
Você pode fazer isso em sapatos exclusivamente de couro liso natural.
O Glassage pode ser amador ou profissional. Na primeira vez que você se depara com uma técnica, pode-se gastar até duas horas polindo, mas com a habilidade adequada, o tempo será reduzido para 30 minutos.
A vidragem profissional é realizada apenas por um mestre experiente. Demora muito, mas o efeito dura muito mais tempo, e a aparência do calçado costuma ser muito mais vantajosa.
Quanto tempo dura o efeito?
A vida útil da vidraça depende diretamente se ela foi feita com alta qualidade e da frequência com que você usa sapatos. Com o uso raro de sapatos, o efeito pode durar até um ano, com frequência - vários meses.
É necessário cuidar adequadamente dos calçados com vidraria, de vez em quando enxugando os dedos dos pés com um pano levemente úmido. Não esfregue os dedos dos pés com uma escova: este procedimento danificará o vidro.
Forças e meios
A vidragem pode ser solicitada pelo mestre. Mas se você tiver um desejo, é perfeitamente possível realizar o procedimento sozinho em casa. Isso não apenas dará às suas botas uma aparência nova, mas também protegerá contra os efeitos nocivos dos produtos químicos que se acumulam em nossas estradas.
É importante levar em consideração que a vidragem é um procedimento longo e trabalhoso.Se um artesão experiente pode lidar com esse trabalho em 20-30 minutos, então pode levar algumas horas para um novato amador. Portanto, acumulamos paciência, tomamos perseverança, rigor, uma grande vontade de ajudar e começamos a preparar os fundos.
Para a vidraça, precisamos:
- Um pequeno pedaço de pano de algodão. Algumas pessoas aconselham o uso de veludo ou lã. O principal é que o tecido é macio, mas denso.
- Gutalin. Tente escolher a cor mais próxima do seu par de sapatos, caso contrário, opte por uma neutra.
- Um pequeno recipiente com água.
- Luvas de borracha ou ponta do dedo (disponíveis na farmácia).
- Agulha de tricô de metal, vara de bambu ou pinça.
O local onde será realizada a envidraçamento deve ser bem ventilado e ter excelente iluminação. A graxa para sapatos não é um perfume francês, é melhor se livrar do cheiro rapidamente.
Técnica de execução
Primeiro, inspecionamos os sapatos para verificar se há contaminação. Erva daninha, partículas de poeira podem tornar seu trabalho inútil. Mas rachaduras e vincos são facilmente eliminados por meio de vidro. Melhor "encher" a meia com papel ou pano. Idealmente, você pode usar um molde de madeira ou plástico para isso.
Em primeiro lugar, o nariz do sapato fica exposto à vidraça - ele não se curva ao caminhar e fica sempre à vista.
Alguns também o fazem no cenário, o que só é adequado para grandes estetas. Em primeiro lugar, a parte de trás não é tão visível quanto a frente e, em segundo lugar, a fricção constante com calças ou jeans não permite manter o efeito por muito tempo. Glassage não é feito nas botas de vamp e tornozelo.
Você pode prosseguir para o procedimento de engomar somente após limpar seus sapatos e processar com um creme nutritivo.
Etapas da vidragem.
- Colocamos um descanso de dedo ou uma luva de borracha fina em toda a mão no dedo indicador.
- Enrolamos o tecido em torno do dedo indicador. É importante que fique bem ajustado e que as “caudas” não interfiram no seu trabalho. Portanto, envolva o dedo como se estivesse fazendo uma bandagem apertada durante o alongamento.
- Mergulhamos o dedo em um frasco de graxa de sapato. Nós apenas fazemos isso com muito cuidado. Precisamos de muito pouco dinheiro.
- Começamos a desenhar círculos na capa da bota. Os movimentos devem ser suaves, sem pressão, no sentido anti-horário. Continuamos o procedimento por 10-15 segundos.
- Aplique uma gota d'água na superfície a ser tratada. Só uma gota, nada mais. Se você não tiver um conta-gotas em mãos, use uma agulha de tricô ou uma vara de bambu. Continuamos em um movimento circular.
- Certifique-se de que o dedo enfaixado com um pano permaneça sempre ligeiramente úmido. A palavra-chave é "ligeiramente". Como você já entendeu, a voz é um assunto delicado. Não tolera grosseria.
- Aplique a próxima camada fina de graxa de sapato. Agora, os movimentos não podem ser apenas circulares. Esfregue o produto ao longo e transversalmente.
- Outra gota d'água. Repita este ciclo até que a superfície da pele brilhe literalmente.
Importante! A cada passo seguinte, seus movimentos devem se tornar cada vez mais suaves. Na linha de chegada, serão leves toques. A propósito, da próxima vez levará muito menos tempo para manter o efeito - apenas alguns minutos.
Ressalvas
- O excesso de graxa ou água pode ter o efeito oposto. A superfície do sapato vai "inchar", ficar coberta de solavancos ou manchas.
- Pressionar com muita força fará com que o sapato rache ou amasse.
- Produtos baratos podem não funcionar ou mesmo estragar a superfície das botas. Use graxa de sapato, cujo preço é de pelo menos 400 rublos, a embalagem vai durar muito tempo. É mais barato do que um novo par de bons sapatos de couro.
- Se em algum momento você perceber que todos os seus esforços não dão resultado e o sapato não fica brilhante, continue o procedimento no dia seguinte, quando a graxa e a água forem bem absorvidas.
- Se algo dava errado, surgiam manchas ou a graxa do sapato ficava em uma camada irregular, surgiam saliências, afetando impiedosamente o resultado do trabalho realizado.Remova o produto aplicado com uma escova dura e recomece. Neste caso, como diz o ditado popular, só paciência e trabalho moerão tudo, e no sentido literal da palavra. Mas o resultado vale a pena.
Portanto, não se separe do seu amado e velho par de sapatos, o procedimento de engomar pode devolvê-lo à sua aparência anterior. E economizar vários milhares de rublos na compra de sapatos novos também não será supérfluo. Como último recurso, procure a ajuda de uma sapataria. O sapateiro fará o trabalho para você, o que, novamente, acaba sendo muito mais lucrativo do que ir à loja e comprar um novo par de sapatos de couro.