Conversa de negócios

Tipos de conversa de negócios

Tipos de conversa de negócios
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Funções
  3. Visualizações
  4. as regras
  5. Como preparar?
  6. Sutilezas da regência
  7. dicas e truques

Você precisa saber como conduzir adequadamente uma conversa de negócios. Deve ser curto e informativo. Durante uma conversa de negócios, questões como maior cooperação, emprego e uma ampla variedade de transações são consideradas principalmente.

Peculiaridades

Em primeiro lugar, uma conversa de negócios é um contato oral entre duas pessoas que pretendem concluir, fortalecer ou encerrar uma relação comercial. Em segundo lugar, implica comunicação verbal entre interlocutores que têm autoridade para resolver questões de trabalho, problemas de negócios. Em terceiro lugar, com a ajuda da conversa, o resultado é alcançado mais rapidamente.

A conversa de negócios é um tipo de comunicação verbal e, ao contrário de outros métodos de comunicação, como uma reunião, correspondência comercial, conversas telefônicas, tem uma série de vantagens:

  • Uma conversa de negócios permite que você foque no interlocutor ou no grupo de pessoas que dela participam, o que significa que é voltada para o lado pessoal.
  • A comunicação direta ocorre em um ambiente confortável para ambas as partes, o que leva a uma busca mais rápida de soluções para os problemas.
  • Além disso, um ambiente descontraído cria condições mais favoráveis ​​para o estabelecimento de relacionamentos pessoais fortes, o que no processo de trabalho facilita a comunicação entre as partes.
  • Uma boa oportunidade para uma abordagem mais flexível do assunto em consideração.
  • A redução do tempo despendido, pois o interlocutor reage imediatamente aos depoimentos, contribui para o cumprimento rápido dos objetivos traçados.
  • É muito mais fácil convencer pessoalmente o interlocutor da sua correção e da validade da posição exigida, o que levará à aceitação de uma oferta mais vantajosa para você.
  • O nível de competência do gerente está em constante crescimento devido à consideração dos comentários e avaliações do outro lado.

Os estágios de uma conversa de negócios devem ser seguidos cuidadosamente. Isso tornará mais fácil negociar.

Funções

As tarefas realizadas ao se conduzir uma conversa são muito diversas.

Uma conversa de negócios contém várias funções essenciais para as negociações. Esses incluem:

  • os trabalhadores de uma área podem discutir questões urgentes e encontrar uma solução para elas;
  • estando na mesma sala, os parceiros estão em busca de soluções em conjunto, e várias ideias também estão sendo consideradas para avançar em direção ao objetivo;
  • uma alta probabilidade de fechar negócios lucrativos para os negócios;
  • as atividades comerciais atuais são coordenadas, o que leva ao controle de qualidade das tarefas executadas;
  • os contatos de negócios são fáceis de manter em um nível apropriado durante a conversa, ao invés de durante a correspondência;
  • há um estímulo dos colaboradores por meio de ideias motivacionais para a participação ativa nos negócios.

O conceito de conversação no mundo dos negócios é bastante rígido. Para conduzir as negociações, você deve dirigir-se ao interlocutor com educação, deve haver ética oficial e sempre falar brevemente e direto ao ponto.

Visualizações

As entrevistas de negócios podem ser conduzidas em três situações diferentes: contratação de um novo funcionário, demissão ou tendo uma conversa instrutiva sobre violações disciplinares.

Ao se candidatar a um emprego

Uma entrevista de emprego é realizada em formato de perguntas e respostas, que se assemelha mais a uma entrevista. O principal é obter informações confiáveis ​​sobre o novo funcionário para identificar suas qualidades profissionais.

As principais tarefas da entrevista ao se candidatar a um emprego:

  • descobrir o motivo pelo qual uma pessoa está procurando emprego;
  • determinar sua competência na área de trabalho exigida;
  • identificar seus pontos fracos e fortes, os principais traços de caráter, possivelmente, as peculiaridades de temperamento;
  • conheça as conquistas que o colaborador alcançou no passado;
  • pergunte qual é o salário que ele espera;
  • determinar quais instruções ele espera das autoridades;
  • determinar que tipo de chefe é bom e eficaz para ele.

Na dispensa

A conversa sobre a dispensa do funcionário do trabalho subdivide-se em dois tipos: dispensa por iniciativa própria e coação (por redução do quadro de pessoal, etc.).

Ao conduzir o primeiro tipo de conversa, é necessário:

  1. Identifique o verdadeiro motivo da demissão do funcionário.
  2. Determine como ele estava motivado, o que motivou tal decisão (talvez, insatisfação com o processo de produção ou desatenção por parte do gerente, ressentimento contra os colegas).
  3. Descubra o que não lhe convinha no trabalho e vice-versa. A terceira fase é a mais informativa.

É sabido que os colaboradores que deixam o local de trabalho por motivos pessoais, em regra, não têm medo de falar a verdade. Da parte do gerente, isso pode ajudá-lo no futuro a melhorar o processo de produção e eliminar a perda de trabalhadores valiosos.

A necessidade de tal conversa está na principal tarefa dos patrões - cuidar da correção de erros nas atividades de gerenciamento e monitorar isso em todos os níveis da produção.

A conversa com um funcionário que deve ser demitido é chamada de "conversa de despedida" na literatura estrangeira especial. Ele procede de forma diferente:

  1. A conversa nunca é agendada antes de finais de semana ou feriados, pois isso pode estragar o clima e afetar não só o próprio funcionário, mas também sua família e entes queridos.
  2. A conversa não se desenvolve no local de trabalho do colaborador, bem como numa sala onde trabalha um grande número de pessoas, o que acarreta uma grande carga emocional para o subordinado, o que pode acarretar algumas consequências.
  3. A conversa prossegue por 20 minutos, pois o funcionário, que ouviu a notícia desfavorável, não está sintonizado emocionalmente para ouvir o que está sendo contado e ponderar os diversos fatos que o gerente está tentando transmitir, entre na situação.
  4. Os chefes devem ser precisos e corretos na apresentação, caso contrário o funcionário pode ser assaltado por dúvidas sobre a justeza das palavras expressas, o que gerará disputas e recursos contra decisões. Especialmente as pessoas emocionais podem cair no choro na hora.

Na prática estrangeira, existe um "programa de reabilitação" especial para os demitidos. Na prática, os patrões procuram vagas em outro empreendimento para que o empregado, desesperado em suas próprias forças, não desista. Acredita-se também que este programa é útil para manter o nível de autoridade dos demitidos aos olhos de colegas e familiares.

Conversa disciplinar

    Por sua vez, ocorrem conversas disciplinares em caso de violação de quaisquer regras. Eles exigem uma avaliação crítica do trabalho do funcionário por parte do chefe. Portanto, tal conversa requer:

    1. O gerente é obrigado a obter todas as informações necessárias sobre o funcionário e seu cargo, a fim de evitar situações errôneas. A caracterização do funcionário deve ser a mais precisa e abrangente possível.
    2. As informações devem ser fornecidas alternadamente, pois uma conversa bem estruturada leva a um melhor entendimento do problema por parte do subordinado.
    3. A regra é única: você não pode criticar a personalidade do ofensor, a atenção é dada apenas à tarefa executada incorretamente. Esta definição deve sempre ser aplicada.

    Os tipos de conversa de negócios são bastante extensos. Você pode aplicar qualquer técnica de sua preferência. As habilidades de comunicação precisam receber atenção especial.

    as regras

    Uma ferramenta fundamental é a capacidade de fazer perguntas. Sempre vale a pena seguir o conjunto básico de regras para uma comunicação de fala eficaz:

    • É necessário estabelecer de forma correta e clara o contato com o interlocutor que lhe foi disponibilizado para obter um bom resultado e para reduzir o tempo de comunicações desnecessárias.
    • É preciso levar em conta o tipo de trabalho que ele faz, determinar seus poderes oficiais, questionar os limites da área de trabalho, para saber exatamente o que o trabalhador é responsável.
    • Experiência de vida e experiência de trabalho, assim como seus interesses fora da esfera de trabalho, seu processo de pensamento deve sempre ser levado em consideração. Cada pessoa é individual, o que significa que cada um precisa de sua própria abordagem. O método das frases clichês não vai funcionar aqui, você sempre precisa pensar.
    • O trabalhador deve ser tratado com respeito, não dando atenção aos seus possíveis defeitos de fala ou defeitos externos.
    • O objetivo principal de uma conversa de negócios é o processo de entrega de informações, ela deve ser organizada de forma clara de acordo com o planejado, não ter medo de apresentar suas ideias, refutar os argumentos do interlocutor, selecionar a argumentação correta, formular com precisão suas afirmações e não despeje água. Lembre-se de que uma decisão sempre segue uma discussão.
    • Se você se esforçar para entender melhor a natureza do problema que surgiu, poderá evitar conversas longas e desnecessárias "em volta e em volta", o que o ajudará a influenciar mais fortemente a pessoa ou grupo de pessoas envolvidas na conversa de negócios.
    • A correta apresentação e formulação do problema o levará a avaliações que podem estimular o interlocutor a expressar sua atitude para com o problema, ou motivá-lo a buscar soluções, liberá-lo e forçá-lo a apresentar uma ideia. A classificação deve ser clara.
    • A organização correta do diálogo o ajudará a entender melhor seu oponente, o ajudará a evitar impasses ou situações que podem enfurecer, irritar, irritar. Isso ajudará a preservar o melhor ambiente da conversa e a deixar uma impressão agradável depois.

    A equipe deve ter sempre um clima de boa vontade. Declarações ásperas para os participantes da conversa são inaceitáveis.

    Como preparar?

    É claro que as regras de preparação para uma conversa podem variar e nenhuma delas pode ser chamada de infalível. Tudo depende do desenvolvimento da situação. No entanto, será útil apontar as seguintes opções de preparação:

    • para começar, isso inclui a elaboração de um plano de entrevista;
    • em seguida, coletar e processar o material recebido para aumentar a competência na questão principal;
    • você sempre tem o direito de editar as informações existentes, para isso conversas de negócios são inventadas.

    A escolha do local certo para a entrevista pode afetar definitivamente o resultado da entrevista. Existem várias abordagens que variam dependendo da situação. Uma pessoa que não seja funcionário de sua empresa pode ser convidada para uma entrevista fora do prédio comercial.

    Outro exemplo: reunião no escritório do entrevistador, normalmente chamada de sala especial. Deve estar equipado com tudo o que você precisa. O ambiente ao seu redor e ao seu interlocutor deve ser o mais confortável possível, o principal fator é a tranquilidade.

    Desconecte todos os telefones. Avise seus colegas, a secretária de uma reunião intencional, pois estranhos, telefonemas desnecessários são simplesmente chatos, isso pode atrapalhar no cumprimento das tarefas estabelecidas, simplesmente atrapalhando o processo.

    Mas você deve entender que a “intimidade” da situação será desnecessária, não se esqueça do processo de trabalho. Ajuste a iluminação corretamente, escolha uma sala iluminada com um design minimalista, para que nada distraia a atenção.

    Sutilezas da regência

    Existem várias regras “padrão” que sutilmente, mas podem afetar significativamente o resultado de uma conversa de negócios. As técnicas usadas geralmente levam a resultados positivos. É necessário aplicar os modelos básicos de comportamento dos parceiros durante a conversa. Os Princípios Estruturais de Negócios também o ajudarão a subir na escada corporativa.

    Não é necessário se reunir com os funcionários no local de trabalho. O ponto de encontro pode ser um restaurante, um café, um clube e até uma casa. O objetivo que deve ser perseguido é o conforto. É o conforto que ajuda a conseguir o melhor resultado. Mas não se empolgue muito, se a situação parecer mais "íntima", isso pode levar ao resultado oposto.

    O momento em que você decide ter uma conversa de negócios é um ponto muito importante. Depois de pensar sobre esse ponto, você deve marcar uma consulta. Isso vai te ajudar e fazer o jogo em suas mãos, se você quiser mudar a iniciativa para o seu lado, é claro, e a própria situação será assim mais fácil de controlar.

    Depois de decidir o local e a hora, você precisa definir para si certas metas que vai ou deseja alcançar, depois desenvolve uma estratégia que vai seguir para isso e, em seguida, formula a estrutura da conversa. Também é importante considerar a localização dos participantes. A principal tecnologia é que você deve olhar para o interlocutor diretamente e no mesmo nível.

    Deve haver etiqueta durante as reuniões. Esta é uma das regras principais.

    dicas e truques

    Fatos que contribuem para o sucesso de uma conversa de negócios. Em primeiro lugar, isso deve incluir profissionalismo, afinal, é a competência na área escolhida e uma visão clara do problema que o ajudará a perdoar e a enfrentar rapidamente as tarefas e atingir o objetivo necessário.

    • O foco constante no resultado será a sua vantagem, somente a busca direta pelo objetivo leva à sua realização, nada mudará se você continuar deitado no divã.
    • Ritmo, é necessário traçar claramente as tarefas e objetivos para seguir o plano com clareza.
    • A saturação do raciocínio criará a impressão de que você é a pessoa mais interessada e receberá as "tortas".
    • Mas não se esqueça da estrutura para transmitir informações, embora um pouco de humor ainda seja apropriado.
    • Não tenha medo se a conversa não correr bem de imediato, muitas vezes o motivo do fracasso está não só em você, mas também no humor de seu interlocutor.
    • A forma como você apresenta as informações é muito importante. Você sempre precisa escolher as palavras certas. Os argumentos devem ser fortes. O clima é gentil. Há confiança na voz.
    • Discussões e tensões desnecessárias na conversa devem ser evitadas. Para começar, avalie a situação com calma, tente direcionar a conversa na direção certa com a ajuda do esclarecimento de dúvidas. Você não deve mostrar dúvidas sobre si mesmo ou indefesa em nome do objetivo - para convencer ou persuadir o interlocutor.
    • Julgamentos categóricos irrestritos arruinarão a essência da conversa, isso não deve ser esquecido. As pessoas muitas vezes não conseguem concordar, porque "quantas pessoas - tantas opiniões." Encontre um meio-termo; esta sempre foi a melhor maneira de lidar com questões e problemas extraordinários.
    • Se você tem que responder às objeções levantadas, primeiro tente ganhar tempo e permitir que o interlocutor responda de forma independente às suas próprias perguntas e, possivelmente, refute-as.
    • para isso convém uma rejeição indireta do problema, ouvindo várias objeções, para captar o principal é preciso continuar falando em tom sereno, e a redação deve ser amenizada se a resposta não esperar;
    • preconceitos e julgamentos pessoais não o ajudarão;
    • não se deve apressar-se a uma conclusão, porque há uma diferença entre fato e opinião;
    • nos casos em que o interlocutor está tentando "provocar" você com vívida presunção e tenta argumentar, você deve assumir a posição de "esperar" e esperar até que ele próprio chegue a um beco sem saída;
    • não se esqueça: a decisão deve seguir sempre a discussão, caso contrário, o interlocutor poderá criticá-lo, ou concordar com tudo que não levar a um bom resultado.

    Uma conversa devidamente estruturada é seu assistente fiel. Para isso, é necessário preparar-se com antecedência para a conversa, definir o local e a hora da reunião, preparar a entrada correta em contato com o interlocutor, formular corretamente o enunciado do problema, selecionar a argumentação correta ou refutação dos argumentos do interlocutor, analise opções de saída alternativas, escolha a solução ótima, corrija o acordo, diga adeus corretamente.

    Ao final da conversa, você deve analisar suas táticas de comunicação, bem como o resultado da conversa.

    A contratação de funcionários exige um certo esforço, conhecimento e experiência do gerente. Para as complexidades de conduzir uma conversa de negócios em uma entrevista, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa