As sutilezas da psicologia da comunicação empresarial
A comunicação empresarial é fundamentalmente diferente de conversas sobre tópicos do dia-a-dia. As sutilezas da psicologia desse tipo de conversa requerem a formação de etiqueta a fim de concluir uma cooperação mutuamente benéfica.
Peculiaridades
A comunicação empresarial é a criação de um complexo processo de várias etapas de criação de relações entre interlocutores, que estão ligados por interesses profissionais comuns. Uma característica é o comportamento estrito dentro dos limites estabelecidos, limitado pela etiqueta das atividades oficiais com um toque de tolerância nacional.
A etiqueta se subordina a duas categorias - uma lista de regulamentos e instruções. Estes últimos representam a atitude dos funcionários em relação a uma posição superior, enquanto as normas são os aspectos psicológicos da interação entre funcionários de posição igual no sistema de ascensão profissional.
No entanto, ambos os grupos obedecem aos requisitos gerais de cooperação educada. Interesses pessoais, aversões e humores negativos não devem influenciar o curso do trabalho.
A filosofia da comunicação empresarial está obrigada a contribuir para a ordem estabelecida do estilo oficial de negócios. Isso se aplica tanto aos padrões escritos quanto ao comportamento com outras pessoas.
A cultura da comunicação é em várias etapas principais, que prevêem relações futuras entre os parceiros de negócios:
- Uma saudação educada para mostrar à outra pessoa uma disposição amigável. As pessoas devem confiar umas nas outras no contexto de atividades conjuntas;
- Conhecimento significa estabelecer contato para representar visualmente um ao outro;
- Visando um tópico específico;
- Discussão do objetivo ou resolução de um assunto delicado;
- O resultado da conversa.
Tal atitude perante a ordem é necessária para a construção da cooperação, procedente do interesse mútuo de ambas as partes. O aprofundamento do relacionamento pressupõe a produtividade do trabalho para o alcance da meta, com a manifestação de uma postura criativa e de interesse ativo, o que aumentará o andamento da produção nos negócios.
Estilos
O conhecimento das regras de comunicação empresarial permite que uma pessoa suba rapidamente na carreira, aumentando seu status e importância na sociedade. No processo de melhoria, o indivíduo forma um certo estilo de comportamento, que na maioria dos casos depende do tipo de atividade:
- Humanista... Essa abordagem vem ganhando cada vez mais popularidade, pois envolve o apoio e a busca conjunta de uma solução para o problema. O funcionário é percebido como uma pessoa com qualidades individuais, levando em consideração suas emoções e caráter;
- Manipulativo. O gerente ou colega usa o interlocutor como ferramenta para atingir objetivos específicos. Por exemplo, o controle pessoal estrito sobre o desempenho de tarefas é a manipulação de um parceiro sobre o outro;
- Estilo ritual, ao contrário de humanista, implica a criação do status desejado na sociedade. As qualidades profissionais e pessoais são apagadas contra o pano de fundo de uma certa "máscara", cujas características foram previamente definidas. Essa é uma função do dia a dia de cada colaborador, formada individualmente.
O conhecimento da política de comunicação permite estabelecer contactos empresariais, porque a comunicação empresarial é parte integrante da gestão dos processos organizacionais. Proprietários, gerentes e funcionários devem comunicar eficazmente seus pensamentos e idéias a outras pessoas dentro e fora da empresa.
Felizmente, existem vários métodos de comunicação disponíveis para pessoas que trabalham com comunicação empresarial. Cada método permite que os funcionários escolham como a mensagem será transmitida, bem como criem estilos de comunicação específicos para diferentes participantes.
Verbal
Esse tipo de comunicação no trabalho é uma transferência verbal de informações. A comunicação verbal pode assumir a forma de reuniões, conversas cara a cara, conversas telefônicas e videoconferências. É a melhor forma de comunicação empresarial, pois permite que os interlocutores se avaliem visualmente.
No entanto, a vasta rede da esfera empresarial dificulta a difusão do tipo de comunicação verbal. Barreiras de idioma, diferenças de tempo e diferentes culturas criam problemas para a comunicação verbal.
Não-verbal
A comunicação não verbal é representada por notas de negócios, ofícios, documentos e anúncios diversos. Para enviar o mesmo tipo de mensagem a várias pessoas, a comunicação não verbal é de importância prática. Pode auxiliar na transmissão de instruções técnicas e demonstrar diagramas, gráficos que precisam ser visualizados para funcionar.
As organizações são capazes de usar a documentação como evidência na solução de vários problemas e questões legais importantes. Indivíduos e representantes de empresas, usando este método de comunicação comercial, poderão se proteger adicionalmente do lado jurídico da questão.
Além disso, a comunicação não verbal durante um encontro pessoal é expressa em vários gestos, posturas e expressões faciais. O comportamento traz informações adicionais para o interlocutor e o ajuda a tirar conclusões apropriadas.
Eletrônico
A tecnologia abriu novas formas de comunicação empresarial. E-mail, webconferência e redes sociais permitem que você conduza uma comunicação empresarial com várias pessoas ao mesmo tempo. Os sites oficiais das empresas reduzem o nível de comunicação com o consumidor, ao mesmo tempo que demonstram as fortes qualidades e características da empresa.
A comunicação empresarial eletrônica leva menos tempo e reduz custos.Um ponto importante é que os interlocutores independem do local e da necessidade de encontro pessoal.
Porém, no estabelecimento de uma relação comercial, a comunicação direta é importante, o que ajuda a estabelecer o contato visual e a formar uma representação visual do interlocutor. É importante que ambos os lados estejam no mesmo tempo e espaço, pois é necessário que os participantes causem uma boa impressão. A presença pessoal pode ter um forte impacto em todo o processo de comunicação empresarial.
O contato direto nem sempre é possível dependendo da situação. Exatamente, assim como a discussão do assunto com várias pessoas cria uma barreira para a troca de informações. Consequentemente, a comunicação empresarial assume uma forma diferente de interação:
- Correspondência de negócios... Pedidos, cartas e decretos são uma forma indireta de comunicação. A comunicação por escrito é necessária para resolver conflitos ou situações agudas dentro da organização e entre pessoas jurídicas;
- conferência de imprensa envolve informar o público para discutir questões atuais por meio de uma reunião de funcionários com representantes da mídia;
- Reunião. É realizado diretamente dentro da organização com o objetivo de formular e resolver o problema entre os funcionários. O gerente precisa discutir as atividades de trabalho com vários funcionários ao mesmo tempo.
No decurso da atividade profissional, surgem várias situações que abrangem as formas de comunicação empresarial. Alguns não podem ser resolvidos sem conflito, outros requerem uma abordagem tolerante. O processo é dificultado pelas explosões emocionais de indivíduos que defendem seu próprio ponto de vista.
O papel da comunicação empresarial é regular a interação dos interlocutores no ambiente empresarial para prevenir situações problemáticas.
Noções básicas de comunicação
Ter características pessoais complementa a definição de comunicação empresarial. Os interlocutores observam a etiqueta estabelecida, que se desenvolve em função das características nacionais e profissionais. A psicologia, o comportamento linguístico e as percepções dos participantes sobre o aparelho de estado também têm um impacto significativo no curso da conversa.
A estratégia que forma a base da conversa deve ser escolhida corretamente. Para tanto, recomenda-se primeiro levar em consideração as características do interlocutor:
- tipo de temperamento e expressão das emoções;
- características da linguagem;
- costumes nacionais;
- esfera profissional;
- posição na empresa;
- tolerância e atitude para com pessoas de nacionalidade diferente.
A ética na filosofia da comunicação empresarial desempenha um papel importante, sendo uma questão urgente nos dias de hoje. Quase todo mundo realiza uma transação comercial diariamente. Além disso, uma parte significativa da vida pertence à participação e preparação para as atividades profissionais.
Como parte de programas abrangentes de ética, muitas empresas desenvolveram políticas internas que abordam o comportamento cultural dos funcionários. A política é implementada tanto em chamadas simples para o cumprimento das regras gerais da cultura, quanto em um código mais detalhado.
Este último contém requisitos comportamentais específicos que expressam as expectativas da empresa em relação aos trabalhadores. Além disso, a política interna é uma lista de recomendações para resolver alguns problemas comuns que surgem no decorrer dos negócios.
A ética empresarial é baseada em duas áreas: pragmatismo e prescrição. O primeiro princípio é extrair o máximo benefício de mais pessoas. O custo deve ser compensado pelos benefícios cumulativos de contatos e acordos comerciais.
A injunção moral é que as decisões tomadas por um indivíduo não devem depender das consequências e regras ditadas pela sociedade. Por exemplo, a organização não deve mentir para o consumidor sobre os serviços que fornece.
Conhecer a etiqueta empresarial é relevante porque ajuda o entrevistado a assumir uma posição mais vantajosa. No entanto, os interlocutores devem levar em consideração os interesses uns dos outros e aproveitar os benefícios mútuos ao discutir o objetivo. Ao mesmo tempo, é preciso defender posições com um discurso bem definido, formulando corretamente o pensamento. A obtenção de um resultado positivo depende do entendimento mútuo e da cooperação de ambas as partes.
Normas e princípios
O campo da comunicação empresarial afeta quase todas as áreas da vida diária. Essa interação extensa não foge à lista das comunicações interpessoais, exigindo ajustes de processos.
O curso dos processos de negociações comerciais é baseado nos princípios básicos:
- A comunicação empresarial afeta não apenas a discussão de questões específicas, mas também o relacionamento pessoal dos interlocutores. Assim, qualquer contato não é completo sem colisão interpessoal;
- Cada pessoa inicia a continuidade da conversa por meio de gestos verbais e não verbais. Graças a essas mensagens, o interlocutor tira conclusões e simula a situação atual;
- Objetivo. Qualquer ato comunicativo tem um objetivo específico: estabelecer contato comercial ou resolver um problema geral. Junto com ele, também existem tarefas latentes. Por exemplo, ao descrever um problema para transmitir a essência da reunião, o apresentador é capaz de, sem saber, demonstrar erudição e eloqüência ao público;
- A multidimensionalidade baseia-se não apenas na circulação de informações entre os interlocutores, mas também na adequada regulação das relações. Uma conversa é uma transmissão de dados pessoais e um acordo entre parceiros de negócios. Ao mesmo tempo, há uma manifestação de fundo emocional entre os indivíduos. Por exemplo, um dos interlocutores é capaz de expressar uma posição dominante em relação ao seu parceiro.
As regras de conduta ditam o tom da conversa. Qualquer gesto errado e palavra descuidada podem atrapalhar um negócio multimilionário, enquanto uma disposição benevolente ajudará a fechar um contrato lucrativo. É importante conhecer a lista de normas básicas para um resultado positivo da comunicação empresarial.
A posição de liderança é assumida por uma dicção clara. O público deve perceber adequadamente a fala do orador. É importante transmitir a mensagem necessária ao ouvinte, evitando a monotonia enfadonha. Um discurso vago com conteúdo pobre pode envenenar a comunicação empresarial.
É necessário manter o ritmo da conversa e usar técnicas psicológicas. A conversa lenta distrai o interlocutor da principal troca de informações. Por outro lado, graças ao discurso rápido, é quase impossível transmitir as informações necessárias ao ouvinte. Alternando entre mensagens longas e curtas, um resultado positivo pode ser alcançado.
Sugestões sobrecarregadas de informações devem ser divididas em sugestões menores e de fácil digestão. No entanto, não use apenas passagens curtas que não causem a impressão desejada.
Ao criar uma imagem, recomenda-se observar várias normas que aumentam a porcentagem de sucesso:
- O início de uma conversa não deve ser oneroso com propostas de negócios. O interlocutor pode considerá-los ataques agressivos, aos quais responderá imediatamente com extrema aversão à conversa;
- Perguntas feitas corretamente ajudarão a trazer o interlocutor ao pensamento certo e diluir uma conversa tensa;
- Você não deve expressar abertamente seu próprio ponto de vista. Se isso não pode ser evitado, então é necessário disfarçar o pensamento sob uma opinião subjetiva, expressa de maneira suave e discreta;
- A comunicação empresarial exige respeito pela etiqueta. Ir além dos limites das normas culturais afeta negativamente o curso da comunicação;
- Não é recomendado expressar soluções prontas.O incentivo à auto-inferência contribui para a disposição do interlocutor e para um desfecho favorável do contato interpessoal.
A capacidade de articular pensamentos e a estratégia certa pode aumentar as chances de atingir um objetivo. Ao mesmo tempo, os participantes devem cumprir seus próprios papéis na estrutura de cooperação mutuamente benéfica. Os interlocutores precisam levar em consideração os interesses uns dos outros e respeitar as normas culturais estabelecidas.
Ao conduzir a comunicação empresarial, não se deve deixar o espaço profissional. No dia a dia, o interlocutor pode ser um gerente e um funcionário de nível médio. Ambos os participantes cumprem com o papel da atividade profissional. No trabalho, a cooperação e a interação ativa são importantes.
Para obter ainda mais informações sobre as habilidades de comunicação empresarial mais importantes, consulte o próximo vídeo.