Código de conduta em equipe: características das relações no escritório
Para se comportar bem no escritório, é necessário, antes de tudo, conhecer os padrões éticos. Para uma comunicação sem conflitos, este é um pré-requisito. O lado ético é muito importante em cada pessoa e inclui muitos fatores. Deve haver tato ao se comunicar com os colegas.
O que é etiqueta de escritório?
A etiqueta de serviço é uma parte da etiqueta geral responsável pela forma de relacionamento entre as pessoas durante o trabalho. Determina a forma como a comunicação ocorre entre os membros da equipe em relação uns aos outros e às autoridades, em relação aos clientes da organização. Isso se aplica à comunicação direta, correspondência, conversas telefônicas.
A especificidade que distingue a etiqueta empresarial da geral é a ênfase não na idade ou no gênero, mas na posição, que determina a ordem e a forma de comunicação.
Isso se aplica principalmente a trabalhadores de escritório, os chamados trabalhadores de "colarinho branco", serviços públicos, serviços e semelhantes. Embora se aplique formalmente a todas as áreas de trabalho, dificilmente será possível observar sua observância na indústria agroindustrial ou metalúrgica. Acontece que pessoas que trabalham em condições fisicamente difíceis e perigosas aproximam-se mais e freqüentemente se comunicam fora das rígidas convenções.
Funções
Em termos funcionais, a etiqueta de serviço visa objetivos como:
- Determinar o modelo de comportamento dos funcionários ao nível de um funcionário e da organização como um todo - etiqueta pessoal e corporativa.
- Fornece relacionamentos de acordo com a cadeia de comando.
- Previne situações de conflito e melhora o conforto psicológico da equipe.
Essas funções são incorporadas em tais formas específicas:
- relações intracoletivas de funcionários de sexos diferentes;
- liderança da alta administração sobre a inferior;
- recrutar novos funcionários e integrá-los à equipe;
- resolução de situações polêmicas e de conflito;
- demissão de funcionários;
- definição de estilo para correspondência comercial e outros.
Regras fundamentais
As regras gerais são expressas em conformidade com os seguintes princípios:
- Polidez... O endereço respeitoso com os colegas estabelece uma atitude positiva para comunicação futura. Ao se referir a colegas em um ambiente formal, o pronome pessoal "você" deve sempre ser usado, mesmo que sejam amigos seus fora do horário de expediente. Não há exceções a esta regra.
- Modéstia. Altos méritos não precisam de publicidade desnecessária, mas já são óbvios. Você não deve fertilizar a possível inveja de suas realizações com auto-elogio.
- Tato. A capacidade de suavizar atalhos em uma situação embaraçosa, por exemplo, quando alguém comete um erro, aumentará o respeito por parte do ofensor. E a ausência de perguntas e comentários inadequados contribuirá para a criação e fortalecimento de um ambiente confortável na equipe e enfatizará uma abordagem profissional aos negócios.
Características de relacionamentos
Os relacionamentos da equipe podem ser classificados nas seguintes categorias.
Gerente e subordinado
Para o trabalho eficaz de qualquer número de pessoas engajadas em um negócio, o principal é uma liderança hábil. Não é à toa que dizem: "Melhor uma manada de carneiros sob o controle de um leão do que uma manada de leões sob o controle de um carneiro." Portanto, um exemplo positivo da administração é especialmente importante. A gestão da equipe pode ser dividida em três partes:
- Tipo de controlo.
- O modelo de comportamento construído entre subordinados.
- Comportamento pessoal do líder da equipe.
É importante notar que existem dois modelos educacionais principais:
- Faça o mesmo que eu.
- Não faça o que eu faço, faça o que eu digo (minha experiência não teve sucesso, mas aconselho que faça melhor).
O segundo modelo é difícil de perceber. Não importa quais técnicas de gestão de RH sejam utilizadas, se um mau exemplo for claramente dado, ele será o guia de ação para a maioria. Portanto, o terceiro ponto - “Comportamento pessoal do líder” - é um momento crítico.
Para criar um terreno fértil para o trabalho da equipe confiada, você deve fazer o seguinte:
- Mantenha uma distância moderada dos subordinados. Você não deve iniciar relações pessoais amigáveis, especialmente um caso, mas também é impróprio se tornar um supervisor. Algo intermediário seria a melhor opção.
- Fornece informações sobre planos urgentes em um volume medido e forma. Não há necessidade de liderar a equipe às cegas, mas também não vale a pena revelar todas as cartas. Determine qual dos sons pode ser usado pelos subordinados, corte todos os desnecessários.
- Comemore as boas ideias dos funcionários, não apenas financeiramente, mas verbalmente. Por um lado, é um incentivo a mais para uma pessoa distinta, o seu reconhecimento: os campeões lutam mais por novas medalhas. Por outro lado, o incentivo para o restante dos funcionários é empurrar: ninguém quer ser o último, o pior ou o inútil. Mas não coloque todos os ovos na mesma cesta.
- Os comentários devem conter informações que ajudem o subordinado a entender o erro e como corrigi-lo. Evite ataques emocionais e críticas excessivas, o funcionário humilhado não é mais um aliado.
- Se um dos subordinados não responde positivamente aos erros percebidos em seu trabalho, pequenos comentários constantes não ajudarão, mas apenas causarão irritação. Vale a pena pensar em mudar a abordagem, talvez as informações do assunto não tenham sido percebidas corretamente.
- Estabeleça regras claras de conduta para os subordinados e mantenha a ordem estabelecida.Você não pode ser responsabilizado por uma violação que não foi anunciada, mesmo que seja justificada.
- Acompanhe a organização do espaço de trabalho da equipe, faça ajustes se necessário. Os subordinados não devem sentar-se na cabeça uns dos outros - isso contribui para a decomposição da disciplina e a criação de vários momentos não úteis. A disposição dos móveis no escritório do líder deve subconscientemente dar a dica de que a pessoa que entrou é um subordinado, mas não para pressionar ou oprimir, não vale a pena construir um trono e degraus.
- Determine a forma pela qual os subordinados podem expressar desacordo. Em primeiro lugar, a criação de um halo de infalibilidade de liderança é anti-motivação, nem um único escravo na alma amou seu faraó. Em segundo lugar, absolutamente qualquer pessoa pode se tornar uma fonte de uma ideia valiosa ou acréscimo a uma já existente.
Seja baseado em princípios, mas não dogmático. Não há ordens refletindo todas as possíveis confluências de vários fatores. Trate os subordinados especificamente, não como uma prensa de papel.
Na nova equipe
Quando chega um novo funcionário, a equipe com seu ambiente já está formada. Um novo elemento é adicionado à massa homogênea. Por outro lado, a questão é como o recém-chegado se comportará se a atmosfera local se revelar inadequada. Nesse caso, ele se adapta ou rejeita, torna-se um pária. Por outro lado, esta também é uma situação difícil para a equipe. O novo funcionário é percebido com apreensão e desconfiança.
Não fazendo parte da hierarquia local, provoca uma nova classificação, que será especialmente reagida negativamente pelos donos de lugares ao sol. Portanto, ao ingressar em uma nova equipe, o seguinte é importante:
- Comporte-se de maneira moderada, não agressiva, não tente mover montanhas. A atividade excessiva e a assertividade, manifestada em conexão com o desejo de se mostrar, amparada na autoconfiança externa, natural ou fingida, criará a impressão de um invasor passando por cima da cabeça e alienará a equipe.
- A aparência desempenha um papel importante, vale a pena dar preferência ao estilo conservador não desafiador, que, aliado ao respeito pelos veteranos locais, garantirá uma recepção normal.
- Dê preferência à contemplação ao invés da mentoria. Independentemente do nível de qualificação profissional, eles não vão para o mosteiro de outra pessoa com seu próprio foral. Considere os costumes locais com respeito antes de sugerir idéias interessantes. Sem o seu entendimento, qualquer inovação proposta não levará em consideração as especificidades locais, o que significa que não encontrará uma resposta.
- É melhor conduzir conversas sobre tópicos neutros, por exemplo, sobre questões de trabalho. Busque a opinião de novos colegas, faça perguntas e peça conselhos. Mas faça isso com moderação, do contrário você parecerá um leigo. Isso reconhecerá o profissionalismo de seus colegas de trabalho e mostrará respeito por eles.
- Ao pedir conselhos ouça atentamente, caso contrário terá a impressão de que está a ser feito por uma questão de aparência, agradeço a ajuda prestada.
- Não expresse opiniões negativas sobre os colegas; se encontrar alguma falha, aproxime-se pessoalmente da pessoa que o fez e pergunte de forma interrogativa se isso é realmente necessário. Ironia e sarcasmo são inaceitáveis.
- No caso de um conflito emergente, tente mudar a direção da conversa, mesmo se você estiver certo. Esclarecer o relacionamento não ajudará a resolver o problema, mas agravará o relacionamento em um novo lugar. Depois que o conflito acalmar, será possível retornar ao polêmico assunto de forma branda.
- Participar da vida pós-trabalho da equipe, comparecer a eventos corporativos festivos, viagens conjuntas.
- Em conversas, você não deve tocar no tópico da personalidade deste ou daquele funcionário: sua idade, etnia e assim por diante.
- Demonstre respeito por seus superiores, mas não chegue ao ponto da bajulação.
- Se houver um conflito intracoletivo, não tome partido.Dessa forma, uma das partes não se tornará inimiga e, além disso, a neutralidade trará mais benefícios e respeito para ambas as partes.
- Você não deve se concentrar em seu próprio alto nível de conhecimento, ele se tornará perceptível de qualquer maneira. A modéstia compensa a superioridade aos olhos dos colegas, e os chefes já vão avaliar o nível de acordo com os resultados da atividade de trabalho.
Assim, podem-se distinguir as seguintes qualidades, cuja ênfase ajudará na adaptação a um novo lugar:
- modéstia;
- honestidade;
- polidez;
- decência;
- tato.
Os principais erros neste caso serão:
- reclamações aos patrões, denúncias de funcionários;
- insultos por pequenas coisas, por exemplo, por piadas;
- isolamento;
- vingança;
- comportamento barulhento e desafiador;
- flertando;
- insinuando-se, servilismo;
- interesse excessivo pela vida pessoal dos colegas;
- focar na incompetência de alguém;
- gabar-se de conexões influentes na organização;
- declarações negativas sobre a ex-equipe.
Entre subordinados
Essa relação é baseada principalmente no princípio da igualdade. Consequentemente, a comunicação deve ocorrer da seguinte maneira:
- Não estando subordinados um ao outro, para conversas é melhor escolher um tom neutro e uma expressão facial amigável com predomínio de informações úteis no conteúdo do diálogo, evite falar de nada. O número de pessoas que querem beber de um poço limpo não diminui com o passar dos anos.
- É melhor se referir aos colegas como "você", eles ficam satisfeitos com a atitude de respeito, além de relacionamentos posteriores. O custo deste produto é igual a 0 e causa problemas apenas para pessoas com autoestima superestimada ou dolorosa e para aquelas cuja educação não teve envolvimento com ninguém.
- Dedique a maior parte do seu tempo às suas tarefas imediatas, também vale a pena ajudar os colegas a seu pedido, mas não se transformando em um cavalo de tração, no qual todas as incômodas atribuições serão descartadas.
Cada um tira o seu pão, mas não convém abandonar os que tropeçam.
- No processo de luta por bônus ou promoções, mostre contenção, não mostre antipatia ou desrespeito ao seu oponente. Reconhecê-lo como um oponente digno e se comportar de maneira adequada com ele só fortalecerá sua autoridade pessoal na equipe.
- Durante reuniões, apresentações e outras sessões de grupo, não é permitido interromper o relato de alguém, mesmo que haja erros nele. Você pode marcá-los após o término do discurso ou da reunião.
Entre homem e mulher
A especificidade da interação entre um homem e uma mulher em um ambiente de negócios difere da etiqueta geralmente aceita. A classificação ocorre apenas com base na posição, e qualquer manifestação de sexismo nos negócios modernos é estritamente desencorajada. No entanto, as diferenças de gênero ainda afetam a etiqueta de comunicação de funcionários heterossexuais, e o lado estético não afeta algumas características que podem ser destacadas:
- Durante a saudação, apenas uma mulher pode ser a primeira a estender a mão para cumprimentá-la. Um homem cumprimenta uma mulher com frases como “Saudações” ou “Olá”.
- Quando surge um conflito, o homem deve tentar extingui-lo e fazer concessões, embora isso não signifique aceitar quaisquer condições, a mulher também é responsável por sua ocorrência.
- A mulher cumprimenta primeiro apenas ao entrar numa sala onde já haja pessoas; noutros casos, é um homem que dá início à saudação.
- Ao se encontrar, vale a pena apresentar primeiro uma mulher e, depois dela, um homem.
Embora as mulheres tenham recebido tratamento igual ao dos homens, continua sendo uma boa forma abrir mão de espaço, ajudar na movimentação de objetos pesados, servir à mesa no intervalo do almoço: servir pratos, empurrar a cadeira para trás ao pousar e muito mais.
Para obter informações sobre como construir relacionamentos adequados com a equipe de trabalho, veja o próximo vídeo.