Disputar etiqueta e ética

A base de qualquer relacionamento entre duas ou mais pessoas é a comunicação, durante a qual trocam fatos, informações e opiniões próprias. Se pontos de vista e posições não coincidirem, pode surgir uma disputa. Uma condição importante para seu início é o desejo dos participantes de defender seu ponto de vista.

A essência do conceito
Uma disputa é uma competição verbal, mas o significado da palavra também é um conceito mais amplo que reflete a oposição das partes. Os participantes podem ser duas ou mais pessoas.
O confronto verbal é usado ativamente antes da conclusão das transações, durante as negociações. Cientistas ou avós no quintal podem discutir.



A habilidade de debater apropriadamente é reconhecida como uma arte chamada erística.
A tradição de conduzir este tipo de lutas veio da Grécia Antiga. Mais tarde, leis estritas foram criadas de acordo com as quais elas podem ser executadas.

O objetivo original era obter a verdade. Com o tempo, a competição verbal se tornou uma ferramenta para alcançar a vitória a qualquer custo.
Hoje, a caracterização "debatedor inveterado" tem uma conotação bastante negativa. As expressões extremas desse fenômeno são disputas e demagogia. Demagogos usam técnicas implícitas de raciocínio falso, usam formas complexas de apresentar uma posição, mascarando contradições lógicas. O conjunto de tal debatedor também inclui insinuar-se e populismo.

Classificação
A classificação é realizada de acordo com um dos traços característicos da competição. Existem vários tipos principais.
- Discussão - as conversas de negócios em busca da verdade costumam ser calmas, e técnicas honestas são usadas para refutar os argumentos do lado oposto.

- Disputa - concurso público sobre o tema de uma tese.Este formulário é frequentemente utilizado na defesa de artigos científicos ou na discussão de um determinado problema por pessoas que às vezes têm as mesmas posições.
- Controvérsia - confronto verbal ativo com o objetivo de derrotar o inimigo. Freqüentemente, o confronto é possível, mas dentro da estrutura das normas de comportamento e moralidade geralmente aceitas.



- Debate ou debate - choques públicos de opiniões, demonstrando as posições de diferentes partidos. Na maioria das vezes, eles ocorrem como uma reação a uma mensagem, um discurso em uma conferência, durante uma campanha eleitoral.


Disputas envolvendo o uso de técnicas incorretas:
- ecletismo - realizado para alcançar a verdade;
- sofisma - para alcançar a vitória sobre o inimigo a qualquer custo.



A natureza da competição verbal é influenciada pelos objetivos, a importância do problema ou da informação que está sendo discutida, o número de participantes e a forma da luta. Nos últimos anos, polêmica por polêmica se tornou popular. Os participantes praticam as técnicas sem atingir um objetivo específico, mas para seu próprio prazer.
Padrões éticos e regras de conduta
A ética da disputa é baseada nas regras e princípios de preparação:
- pensar na tática de travar uma batalha verbal, escolhendo o objetivo principal e os argumentos principais;
- prontidão para qualquer cenário;
- estudar o nível de treinamento de seu oponente, seus lados positivos e negativos na condução de uma disputa;
- enfocando o tema da discussão.

De acordo com as regras de etiqueta, é necessário ouvir o seu oponente, permitindo-lhe expressar plenamente o seu ponto de vista.
Várias outras regras podem ser distinguidas:
- nunca se permita afundar ao nível de seu oponente com seus ataques agressivos e irracionais;
- ao negar qualquer tese, é necessário não apenas dizer “não”, mas também apresentar pelo menos alguns argumentos;
- é preciso criticar apenas com uma abordagem construtiva;
- os pensamentos devem ser confrontados com os pensamentos, não com uma análise das falhas da personalidade.

A cultura do combate verbal não é uma tarefa fácil. O autodesenvolvimento constante, aumentando a base do seu próprio conhecimento, novas técnicas, a lógica férrea o ajudarão a ter sucesso em qualquer disputa.
Para mais informações sobre a arte de argumentar, veja o próximo vídeo.