Papel de parede para sala

Papel de parede no corredor: tipos, escolhas e opções no interior

Papel de parede no corredor: tipos, escolhas e opções no interior
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tendências da moda
  3. Variedades
  4. Cores e padrões
  5. Como escolher o caminho certo?
  6. Soluções de estilo
  7. Como você pode combinar?
  8. Exemplos de sucesso

A disposição de um hall em um apartamento ou casa não pode ser limitada a móveis, aparelhos eletrônicos, piso e acabamento de teto. Preste atenção ao revestimento da parede. Uma das melhores opções é o papel de parede, mas com toda a simplicidade dessa solução, você precisa levar em conta suas sutilezas e trabalhar com muito cuidado.

Peculiaridades

Ao escolher papéis de parede para o salão, é imperativo levar em consideração os requisitos básicos para os mesmos, que são derivados do estudo da prática cotidiana.

Obviamente, deve-se dar preferência a produtos com características ambientais e sanitárias máximas.

Quanto mais seguro for o acabamento, mais calmas serão as próprias pessoas. Mas é preciso entender que as garantias dos vendedores e mesmo as inscrições nas etiquetas nem sempre correspondem à realidade. Papel de parede na parede do corredor de uma casa onde moram animais de estimação, onde há crianças, não pode ser de cor clara.

Não é necessário escolher telas de papel para uma sala para toda a família. Você pode se concentrar em outras opções mais exóticas. No entanto, a decisão final só pode ser feita após um estudo profundo de toda a gama e possibilidades. Os erros na escolha do papel de parede para o hall são ainda mais graves do que na compra noutro local.

Tendências da moda

Em 2019, são muitas as coleções de papéis de parede que seguem as últimas tendências. Os rolos de papel, antes os mais populares em popularidade, estão gradualmente saindo de moda. Os consumidores dão preferência a outras soluções de design mais perfeitas e elegantes.

As imagens do papel de parede devem corresponder às intenções e gostos dos proprietários - este é um axioma, independentemente do estilo escolhido.

Todos os designs de papel de parede com motivos vegetais permanecem opções atraentes. A expressão destes motivos pode ser muito diferente e por isso é sempre fácil fugir do tédio no interior. Populares são:

  • fotos da selva selvagem;

  • imagens de buquês de flores (na forma pura e em vasos, potes);
  • plantas incomuns de países exóticos.

Com a ajuda de tal decoração, é fácil saturar a sala com tons ricos.

Mas os motivos vegetalistas não agradam a todos, mas também são solicitados. opções de desenho geométrico... No final da década de 2010, na maioria das vezes não eram linhas e quadrados, como antes, mas hexágonos ou favos de mel. Eles são valorizados por equilibrar visualmente o espaço e dar-lhe integridade.

Uma característica obrigatória é a reprodução de padrões geométricos em papéis de parede, móveis estofados ou tecidos.

Os fabricantes modernos podem oferecer papel de parede elegante com losangos, decoração triangular e em zigue-zague. Normalmente, esses materiais de acabamento são usados ​​para criar detalhes atraentes.

Mas ao descrever lindas opções de papel de parede para o corredor, em voga neste ano, ainda é preciso voltar às imagens florais. Junto com buquês em qualquer forma, eles também podem ser representados por arbustos naturais. Tanto as rosas mais comuns quanto as plantas tropicais "instalam-se" nesses arbustos - em qualquer caso, a conformidade com a moda é garantida.

Mas você pode expressar seu desejo pela natureza às custas de motivos animalescos. Impressões com tigres e outros animais bonitos e elegantes adicionam elegância e entusiasmo ao design da sua casa. Você pode combinar motivos de animais e tendências de estilo retro que tornarão o ambiente ainda mais sofisticado.

O resultado final é que as imagens de animais são distribuídas uniformemente por todo o volume.

Não deve haver detalhes pretensiosos, excessivamente ornamentados ou muito pequenos.

Impressões representando:

  • borboletas;
  • peixe;
  • pássaros com plumagem brilhante.

Essas imagens são usadas principalmente para chamar a atenção para certas paredes ou áreas da sala.

Grandes imagens animalescas são usadas para dar ênfase. Dos anos anteriores, a abordagem de design dos últimos tempos herdou uma opção como imitação de alvenaria.

No entanto, tudo pode ser imitado:

  • superfícies de concreto e mármore;
  • Pedra natural;
  • Madeira;
  • Pele de cobra.

Das últimas tendências, pode-se apontar o uso de um esquema de cores complexo. Inclui:

  • azeitona e verde (em toda a variedade de tons);
  • cor de berinjela;
  • cor da onda do mar.

Coleções com cores vivas podem ser usadas para criar um clima favorável.

A principal escolha na atual temporada é feita entre as cores chocolate, amarelo, rosa e turquesa.

    A popularidade do papel fotográfico está em constante crescimento. Eles podem imitar não só plantas ou animais, mas também salas "profundas" com lareiras, estantes de livros feitas de madeira nobre.

    Das outras opções que definitivamente continuam na moda ou estão apenas entrando, vale citar:

    • imagens abstratas (de qualquer cor);
    • papel de parede com contraste preto e branco;
    • papel de parede gradiente.

    Variedades

    Mas, descobrindo os detalhes da moda atual, não se deve ignorar outro ponto - a preferência por determinados tipos de papel de parede.

    Soluções de design idênticas ou quase idênticas podem ser realizadas usando diferentes tipos de tela. Portanto, suas características práticas são de particular importância.

    As lojas têm uma grande quantidade de papel de parede de papel para o corredor. Eles são relativamente baratos e definitivamente são amigos do ambiente e seguros. No entanto, essa decoração de parede não pode ser chamada de durável. Mesmo o melhor papel degrada rapidamente em condições ideais.

    Tela acrílica mais forte e melhor tolerância à umidade.Pode ser recomendado como resposta à pergunta “o que comprar, para que não seja muito caro e confiável”.

    Relativo papel de parede de vinil, então eles são muito bonitos e não são inferiores em resistência às contrapartes de acrílico.

    No entanto, a falta de microventilação das paredes pode afetar adversamente o microclima da casa.

    Portanto, é impraticável usar apenas tecido de vinil para colar a sala de estar. Mas deve ser combinado com outros tipos de acabamentos.

    Se o objetivo é adquirir o papel de parede mais durável e duradouro, mascarando os desníveis da parede, então a escolha definitivamente deve recair nos rolos não tecido... Podem ser aplicados tanto de forma independente quanto como base para aplicação de vernizes e tintas.

    Relativo papel de parede líquido, então esse nome esconde uma composição de fibras têxteis ou celulose, pigmentos e cola.

    Uma vez que todos os componentes necessários já estão na composição, não há necessidade de aplicar adicionalmente a mesma cola.

    Ao aplicar uma mistura "líquida" na parede, o aparecimento de costuras pode ser excluído. Outra vantagem importante é a velocidade de trabalho. As características ambientais do papel de parede líquido moderno são elevadas e, ao mesmo tempo, são perfeitos para decorar ambientes com formas complexas ou superfícies irregulares.

    Os clássicos que rivalizam com o papel são merecidamente considerados papel de parede têxtil. Eles têm a mais ampla gama de texturas e opções visuais. Linho, seda ou algodão são aplicados à base do não tecido. Onde o tecido é colado, o gosto sofisticado dos proprietários é imediatamente reconhecido.

    Outras opções que valem a pena considerar:

    • papel de parede de veludo (fibra de náilon cobrindo a camada de papel);
    • papel de parede de vidro (que não acumula poeira e não queima em condições normais);
    • bambu, papel de parede de cortiça (tornam o ambiente mais interessante e não impedem a circulação do ar, no entanto, não são suficientemente resistentes à humidade).

    Se a decoração da sala está em primeiro lugar, e não suas características práticas, você pode usar com segurança Papel de parede 3D. Essa imagem pode ser criada em quase qualquer material existente. Na maioria das vezes, é não tecido, papel ou vinil.

    Junto com as opções tradicionalmente populares, decoradas com padrões abstratos, papéis de parede 3D únicos que ocupam um pequeno espaço são cada vez mais usados.

    Se houver fundos disponíveis, use telas tridimensionais fluorescentes, que parecem encantadores em qualquer ambiente.

    Cores e padrões

    Tendo lidado com o tipo de papel de parede, você precisa se familiarizar com outro aspecto importante - a cor das telas. A seleção de cores é determinada principalmente pelo nível de iluminação.

    Quando as janelas estão voltadas para o norte, é possível corrigir a situação com a ajuda de cores claras e aconchegantes. Mas, neste caso, o uso de combinações de tons escuros e claros também é permitido. Você apenas tem que cuidar da iluminação aprimorada.

    Junto com o vermelho, você pode usar tons de cinza, verde ou azulado. Os tons de roxo, dourado e tijolo são companheiros aceitáveis, mas o uso deve ser limitado. Se as paredes forem pintadas de rosa, móveis cinza e bordô podem ser combinados com ele. Em pequenas quantidades, é permitido o uso de tinta marrom.

    Já o papel de parede azul vai agradar aos conhecedores do estilo marinho. Este esquema de cores também se encaixa harmoniosamente em quartos com detalhes brilhantes. Graças à cor azul, você pode proporcionar tranquilidade e liberar a tensão que se acumulou ao longo do dia. Terá sucesso:

    • expandir visualmente o espaço;
    • adicione luz à sala;
    • refrescar o interior do hall voltado para o sul.

      Mas é preciso entender que o excesso de azul pode provocar tensão estética.

      Continuando a revisão do papel de parede liso no corredor, é preciso prestar atenção às telas brancas.

      Deve-se ter em mente que é extremamente difícil combinar corretamente paredes brancas com outros elementos internos. Teremos que pensar cuidadosamente sobre todas as nuances e sutilezas.

      Papel de parede branco pode atuar tanto como um fundo discreto quanto como uma decoração clara do ambiente. Tanto as cores ricas quanto as cores pastéis podem atuar como um acréscimo - você só precisa considerar cuidadosamente seu entrelaçamento.

      A cor branca evita emoções negativas ou excitação nervosa excessiva. Ao usar acentos de cor, o tédio excessivo também é evitado. O papel de parede branco pode ser combinado com quase todas as cores do interior.... Graças à neutralidade das cores, é possível mudar facilmente o ambiente com um mínimo de esforço. Pode ser inscrito em qualquer estilo, basta batê-lo corretamente.

      Mas deve-se ter em mente que as paredes brancas se sujam facilmente, elas devem ser criadas principalmente com papel de parede de vinil. Somente vinil pode ser facilmente lavado.

      Pela beleza, eles se destacam favoravelmente papel de parede turquesa... Esta cor ocupa posições intermediárias entre os tons de azul e verde. Por Segundo os designers, traz notas para a atmosfera:

      • leveza;
      • felicidade e serenidade;
      • tranqüilidade;
      • concentração de pensamentos.

      O brilho e a ambigüidade da cor turquesa desanimam algumas pessoas. Mas com a preparação adequada do interior, os efeitos negativos característicos do mesmo podem ser evitados. Uma cor turquesa intensa deve ser equilibrada com brancos ou outros tons suaves. Este movimento irá deliciar os defensores de movimentos de vanguarda ousados. Com muito mais frequência, no entanto, eles usam papel de parede turquesa claro, que se encaixa perfeitamente em uma variedade de conceitos de design.

      O papel de parede turquesa com monogramas e outras opções no espírito oriental são perfeitos para enfatizar o estilo asiático no interior. Para enfatizar o lado vanguardista do turquesa e conseguir maior severidade do interior, você pode usar revestimentos com padrões geométricos. Um clássico indiscutível, relevante em quase todos os lugares, é combinação de cores branco e turquesa.

      Não menos atraente do que turquesa, pode haver tons lilás. Agora, essa cor está experimentando um "renascimento" após um esquecimento imerecido durante o século XX.

      Uma parede lilás irá adicionar um toque de luxo e charme. Vai parecer muito profundo e rico, às vezes até dizem que isso é alguma outra realidade.

      A cor lilás confere harmonia e tranquilidade ao interior, sendo igualmente útil em apartamentos na cidade e em casas particulares.

      Os psicólogos observam que a sombra ajuda a lidar com medos e condições estressantes e ansiosas.

      Na maioria das vezes, os tons lilás são usados ​​em estilos como clássico e neoclássico. Mas eles também encontram aplicação em interiores:

      • Provence;
      • Art Deco;
      • shabby chic;
      • moderno.

      O papel de parede lilás pode ser decorado não apenas com padrões florais, mas também com temas abstratos, padrões geométricos. Em alguns casos, motivos surrealistas também são usados. Sob a influência de padrões lilases complexos, ocorre um relaxamento emocional e um efeito visual favorável é alcançado. Para completar este tópico, é pertinente apontar 3 variedades de cor lilás:

      • pálido (necessário como cobertura de fundo e para ampliar visualmente as instalações);
      • profundo (necessário para destacar áreas específicas);
      • especialmente brilhante (ajuda a realçar os acentos).

      O papel de parede do corredor com monogramas merece atenção especial. Estas decorações permitirão:

      • transformar espaço;
      • alcançar sofisticação do meio ambiente;
      • são práticos;
      • ajudam a cobrir pequenas irregularidades superficiais.

      No entanto, monogramas grandes e brilhantes não devem ser usados ​​em salas de estar pequenas.

      Com pouca luz, o foco deve estar em cores claras e quentes. Para garantir a estrutura geométrica ideal do espaço, você pode usar grandes monogramas centralizados em uma das paredes. Você pode adicionar conforto combinando monogramas com designs florais.

      A próxima opção comum é papel de parede bege... As vantagens desta cor são o calor, a suavidade e o conforto únicos. Em qualquer ambiente, desde que a cor seja usada com habilidade, ela vai adicionar estilo e criar uma sensação agradável.

      Uma vez que a sombra em si é suave, é muito fácil escolher contrastes brilhantes e ricos, animando a atmosfera tanto quanto possível.

      Para que o design de interiores não seja enfadonho, pode introduzir vários acentos suculentos e expressivos. Os papéis de parede bege-preto e bege-dourado são populares entre os designers.

      É apropriado completar a visão geral das opções de cores em papel de parede listrado para o corredor. Esse material de acabamento tem uma longa história (é usado desde os anos 1970). As composições listradas têm como objetivo principal o uso do jogo de proporções e a manipulação da geometria. Mesmo as técnicas de design mais modernas não privam esta abordagem de popularidade estável.

      As listras permitem tornar o salão mais interessante e animado.

      Ao usar papel de parede listrado em apenas uma parede, listras devem ser largas o suficiente... A presença de cores contrastantes é inaceitável. Esta solução irá garantir a solidez externa do interior. Nos estilos Art Déco e Barroco, o uso de listras é inaceitável, pois tais estilos proíbem o uso de linhas retas e retas.

      Como escolher o caminho certo?

      Um ponto muito importante é entender qual papel de parede é adequado para uma sala com janelas voltadas para o sul. Nesse caso todos os materiais que desbotam rapidamente ao sol devem ser evitados.

      Aconselha-se a utilização de tecidos não tecidos marcados com a marcação especial “resistente ao sol”.

      Cores quentes, especialmente "ardentes" são categoricamente inaceitáveis.

      A abordagem oposta é praticada se a sala estiver voltada para o norte. Neste caso, quanto mais longe a sala estiver da janela, mais claros devem ser os tons. Mas, ao mesmo tempo, você não deve usar tons de branco, porque eles não são práticos o suficiente. Em uma sala escura, a mais leve sujeira será claramente visível em uma superfície branca. Se o objetivo é destacar uma determinada parte do espaço, fragmentos de tons escuros são mais adequados.

      Nesse caso, as principais regras serão:

      • exclusão de cores muito brilhantes e "chamativas";
      • inadmissibilidade de acentos escuros em quartos com iluminação insuficiente;
      • uso limitado de técnicas de zoneamento em uma área pequena (em uma pequena sala de estar, soluções simples são mais adequadas).

      Levando em consideração o design dos móveis

      Para móveis leves, você pode escolher papéis de parede de qualquer cor e textura. Recomenda-se o uso de elementos contrastantes como acentos.... Telas com desenhos grandes são bem-vindas tanto quanto possível. Eles agem de forma diferente se o móvel for pintado em cores escuras: neste caso, use um papel de parede mais claro, mas sempre sem cores saturadas.

      Grandes desenhos nas paredes são extremamente mal combinados com fones de ouvido de cores escuras.

      Ocasionalmente, são usados ​​elementos de acentuação que remetem visualmente às cores da própria mobília. Mas quando os móveis são pintados com cores muito vivas e ricas, o papel de parede deve abafar e enfraquecer essa pressão interna para que o ambiente não se torne muito "agressivo". As cores neutras são adequadas para móveis de dois tons, que correspondem à cor das fachadas ou são 1 a 2 tons mais claros que eles.

      Para salas de estar de diferentes tamanhos e formas

      Para "Khrushchev" de uma pequena sala de estar, é permitido usar papel de parede de várias cores. As várias opções de uso não contradizem a moda atual. Mas é ainda melhor usar as soluções que são ótimas, de acordo com designers experientes. Para uma sala pequena, é recomendável usar o papel de parede mais claro possível. Eles são combinados com inclusões claras e relativamente escuras. É importante que o interior pareça mais vivo e o estilo seja enfatizado com mais precisão.

      Em um espaço apertado é inaceitável usar papéis de parede escuros como fundo. Fundos brilhantes também não são bons. Padrões grandes nas paredes são definitivamente inaceitáveis, porque eles "absorvem" o espaço livre.

      Você pode corrigir as imperfeições da geometria ou do tamanho da sala usando papel de parede com listras de tamanhos diferentes. Elementos verticais irão elevar o teto, mas você deve sempre lembrar que eles podem reduzir desnecessariamente a área da sala.

      Você pode suavizar a sensação de largura pequena aplicando um papel de parede com um padrão horizontal. Em corredores com formato assimétrico, ao selecionar e aplicar papel de parede, você precisa:

      • levar em consideração a localização das comunicações técnicas e seus nós principais;
      • pense sobre todas as outras possibilidades para corrigir erros;
      • tente enfatizar a unidade estilística das salas adjacentes;
      • para usar ilusões de ótica, extinguindo falhas de design.

      Soluções de estilo

      Deixe a sala ter o formato certo ou errado - em qualquer caso uma certa abordagem, o estilo deve ser usado em seu interior. NÉ necessário lidar com esse ponto para evitar erros. No sortimento de qualquer grande fabricante de papel de parede, existem coleções que se referem ao tema de um determinado país. As próprias imagens aplicadas aos rolos expressarão o espírito básico do estilo escolhido. Quanto às nuances de escolha, agora as clássicas e até enfatizadas direções estilísticas antigas.

      Sua principal característica, projetada para expressar alienação do espírito utilitário do século 21, é a presença de inclusões brilhantes. Podem ser acessórios com douramento, e ripas de madeira nobre. Outra decoração típica de papéis de parede clássicos são grandes padrões simétricos e estouros. O uso de detalhes ricos e brilhantes é generalizado. Molduras e molduras de estuque são consideradas uma adição interessante.

      Se o estilo for escolhido para a decoração do corredor barroco, então, é imperativo tentar reproduzir o tema do palácio. Cada detalhe certamente expressará o clima para um ambiente sofisticado e luxuoso. O papel de parede deve ter padrões grandes e entrelaçados e enfeites suaves com temas florais ou geométricos. Recomenda-se a criação de um interior barroco dominado por tons bordô, bege ou dourado. Na variante rococó, vale a pena considerar o uso de:

      • Branco;
      • cor de rosa;
      • cores bege.

      Quando uma sala é decorada com o espírito Art Deco, o papel de parede deve ter uma cor clara e calma. Os padrões são aceitáveis, mas não obrigatórios. Na maioria das vezes, telas com estampas são usadas para uma das paredes - e essa é uma técnica de zoneamento importante. O uso de papel de parede no espírito retro também é popular, o que expressa:

      • os arranjos de flores mais simples;
      • uma combinação de células e listras;
      • uma combinação de motivos geométricos e abstratos.

      Para estilizar retro bastante próxima é a decoração do salão no espírito da Provença. Este formato implica a criação do espaço mais confortável, tendo em conta a evolução da parte mediterrânica da França. Eles tradicionalmente usam um tema floral. Ele pode ser expresso em padrões florais de vários tamanhos e em papéis de parede de fotos com temas realistas. A presença de linhas rígidas também será um recurso obrigatório.

      Outros ramos país, ao contrário do provençal, são apropriados principalmente em uma casa de campo. Uma característica comum será o uso ativo de efeitos decorativos, entre os quais há papéis de parede com imitação de outros materiais. Quanto aos estilos modernos, eles são menos claros. Você não terá que seguir estritamente nenhuma regra, pelo contrário, é apropriado falar sobre a reprodução de recursos específicos.

      V modernista tipos de papel de parede são ativamente usados ​​com combinações de cores contrastantes e padrões em cores brilhantes.

      Estilo escandinavo dita seus requisitos para papel de parede. Na maioria das vezes, são utilizadas soluções monocromáticas. Claro, as cores branco e cinza prevalecem.Às vezes, é praticado combinar tijolos sem acabamento ou paredes de estuque com paredes revestidas de papel de parede.

      As próprias telas costumam expressar o clima de primavera.

      A geometria do papel de parede escandinavo é reduzida ao uso de soluções simples e concisas. O uso de motivos abstratos ajuda a evitar associações com interiores antiquados.

      Quanto ao papel de parede em grande estilo sótão, então eles reproduzem principalmente concreto, pedra natural ou tijolo. O uso de telas monótonas é permitido. Você precisa combinar as cores do papel de parede no espírito de um loft, da forma mais cuidadosa e cuidadosa possível.

      Como você pode combinar?

      É muito simples e fácil de colar em todo o salão com telas monótonas, mas é a manifestação de uma imaginação extremamente escassa. Faz sentido colar pelo menos uma parede diferente do resto das telas.

      É um erro combinar os primeiros papéis de parede encontrados na loja ou no catálogo.

      A combinação certa é escolhida antes de tudo depois de escolher tons quentes e frios. Eles devem estar equilibrados na sala, caso contrário, parecerá desconfortável e até estranho.

      A combinação pode ser construída a partir de cores próximas (tons da mesma cor), segmentos adjacentes da roda de cores, cores contrastantes. As 2 primeiras opções são ideais para aquelas pessoas que não possuem princípios de design perfeitos ou não possuem um gosto artístico impecável. As combinações mais comuns são:

      • desenho e cor monocromática;
      • alguns desenhos;
      • imagem geométrica e cor sólida;
      • imagem geométrica e ornamento.

        Se você fizer uma imagem brilhante e ao mesmo tempo contrastante na parede, poderá criar a impressão de que uma imagem de tamanho enorme está pendurada ali. Uma estampa floral expressiva não é uma escolha ruim. Nesse caso, móveis, tapetes e tecidos devem ser pintados em uma das tonalidades utilizadas para a estampa principal. A escolha de padrões pequenos ou grandes, abstratos ou temáticos é em grande parte uma questão de gosto pessoal. Outra coisa é importante: uma parede onde é usado um desenho brilhante não deve ser preenchida com elementos decorativos.

        Um clássico do gênero é a diferença de cores entre a “parte superior” e a “parte inferior”, separadas por uma borda. No entanto, deve-se ter em mente que essa técnica de combinação parece muito burocrática. E para apartamentos com tectos baixos, dificilmente é adequado. Quando a linha de junção vem de cima, ela é selecionada ao longo do horizonte da abertura da porta ou do armário. No layout inferior, a borda é traçada pelo peitoril da janela ou pelas partes superiores dos móveis adjacentes ao peitoril da janela.

        Devido à alternância de faixas verticais, um teto baixo é visualmente elevado ou uma parede excessivamente longa é encurtada. Esta solução é perfeita para casos em que há 2 desses problemas ao mesmo tempo. Para esmagar e encurtar visualmente o comprimento da parede, você precisa combinar 3 texturas:

        • a tela principal do papel de parede;
        • fragmento decorativo;
        • moldagem ou fita de freio.

        Destacar uma parede específica em um tom é considerado uma decisão arriscada.

        Em uma sala de estar quadrada, onde a mobília é mínima, um ponto colorido pode lidar com um sentimento negativo. Móveis leves deixarão de ser perdidos se você preparar um fundo escuro para eles. A seleção correta é alcançada graças a papéis de parede com um padrão semelhante, mas um fundo diferente. Um design mais modesto implica uso de molduras.

        Exemplos de sucesso

        A foto mostra como um ornamento floral verde-claro pode parecer encantador. Esses papéis de parede não são impressionantes, mas ainda assim justificam todos os investimentos.

        E aqui eles fizeram um pouco diferente: eles usam temas estilizados em vez de plantas puras. E as cores são claramente mais escuras. Este design de papel de parede se encaixa perfeitamente na composição clássica da sala.

        Esta foto mostra como lindas flores cinza escuro podem ser contra um fundo claro. Embora esta solução seja considerada desatualizada, na verdade é um clássico imortal.

        Uma escolha ideal para um interior leve e tranquilo.Uma solução alternativa é um papel de parede de cor clara com listras verticais mais escuras.

        Como escolher o papel de parede certo, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa